22.3.12

Olhe para o seu peixe

É difícil encontrar algo na internet que dure mais do que um dia (hora, minuto, segundo), e de muitas coisas gostamos, curtimos, mas quais realmente nos chamam atenção o suficiente para voltar várias vezes? Qual a diferença entre gostar e amar algo na internet? O que significa?

O escritor Robin Sloan, pensou no assunto e lançou um ensaio sobre o assunto em forma de app que ficou interessante. Tem que baixar a app que se chama Fish: a tap essay (só para iPhone, iPod Touch, iPad, iCoisas), é lá que está o texto. É em inglês. A leitura é boa, rápida, e interessante, é como se fosse um slideshow que você vai batendo o dedo e as palavras vão surgindo. É interativo, ao longo da leitura tem frases que, se você quiser, pode twittar direto. No fim ele dá uma senha para ir aos outros links disponíveis no site.

As coisas (sites, fotos, videos) que gostamos na internet passamos adiante no twitter, facebook, etc, até colocamos nos favoritos, as que amamos também, mas sempre voltamos a elas para mais algumas olhadas.

O que o peixe tem a ver com isso? É uma experiência que Louis Agassiz (que fez expedições no Brasil) fez com seus alunos: os colocou para observar um peixe numa bandeja de metal, e saía da sala. Cada vez que voltava ele perguntava o que tinham visto.

Estou passando adiante. Ainda não decidi se gostei e pronto, ou se amei para voltar várias vezes. Só sei que nunca tinha lido nada do Sr. Sloan, nem tinha ouvido falar dele, mas agora fiquei curiosa para ler um de seus livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário