tag:blogger.com,1999:blog-143441492024-03-18T00:04:11.709-03:00Caderninho da Tia HeloSuehttp://www.blogger.com/profile/10371781315702112973noreply@blogger.comBlogger1451125tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-21200347306900819382024-03-11T12:17:00.002-03:002024-03-11T12:24:19.093-03:00Oscar 2024<p>Ano passado o Oscar foi comportado e diria que esse ano seguiu a tendencia. A grande novidade foi que começou uma hora antes e pela primeira vez na vida fui dormir antes da meia noite em noite de Oscar. Valeu academia.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgeZIb6lQx0pPxaArVKAy_Cq64iQmCNqTEDFEhLAX4TJnwJEnK-NS8KKvEFs5n8_xjyuGd78anm_r5tIJQchnDNs7uw4tqad37Mvp1vaRvM3E9DsTlrXv3zHDfmkw69BsE9GA5n1jsPMTqmF7HP4BUEYtKTUvpc3MEyOeQby85_l6nV9QuIKoz69A" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; font-style: italic; margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1467" data-original-width="1179" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgeZIb6lQx0pPxaArVKAy_Cq64iQmCNqTEDFEhLAX4TJnwJEnK-NS8KKvEFs5n8_xjyuGd78anm_r5tIJQchnDNs7uw4tqad37Mvp1vaRvM3E9DsTlrXv3zHDfmkw69BsE9GA5n1jsPMTqmF7HP4BUEYtKTUvpc3MEyOeQby85_l6nV9QuIKoz69A=w257-h320" width="257" /></a></div><p></p><p>Não vi nada do tapete vermelho, liguei a tv já na hora da cerimônia. Aqui farei minha reclamação da transmissão da TNT/MAX: foi uma bosta. Não entrarei em detalhes porque esse post é sobre a premiação.</p><p>Jimmy Kimmel continua sem graça. Ele reclamou do tempo dos filmes (vários com mais de 2 horas) mas fez discurso de apresentação longo, e chato. A única risada sincera que ele teve do público foi no fim quando foi ler tweets sobre si mesmo e deu uma resposta ao ex-presidente americano.</p><p>Mas para ser justa essa cerimônia foi até bem enxuta. Na apresentação das categorias de atores trouxeram outros atores e atrizes que venceram o Oscar para apresentar cada um. O momento besteirol ficou por conta do Jon Cena entrando pelado para apresentar melhor figurino e foi mais engraçado que todas as piadas do Jimmy Kimmel.</p><p>O In Memoriam desse ano deve Andrea Bocelli cantando com o filho. Só achei que colocar pessoas dançando não foi uma boa idéia.</p><p>A melhor dupla de apresentadores foi Ryan Gosling e Emily Blunt que fizeram uma homenagem aos dublês. Os dois foram naturais, engraçados e carismáticos.</p><p>Esse ano deram o envelope de melhor filme para o Al Pacino que com total falta de suspense ou emoção (e talvez com uns drinks a mais) anunciou o vencedor. Foi meio anticlimático mas pelo menos ele leu o nome certo.</p><p>O queridinho da cerimônia foi o cachorro Messi, a estrela de Anatomia de uma Queda, que, depois de vários memes na internet dizendo que Bradley Cooper não queria que ele fosse, estava lá.</p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhA40Jh-pnJIlj7-35YesYh3rvwSqi6kGlvEjYtGhgmJXO4NDe2Ew-a31pDSfldIryXcG62Pyavl4fhefKWyLjY49A2ZlBrWE1FUA2hHP1Q3l-5i41QSlPRHmkGPV8MhKnxYq7hMmN2ZMjuPFH_d4AaZAlg3dXrdCShJ0dyCzIciGcmkpfXVcJiBg" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; font-style: italic; margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="846" data-original-width="1179" height="230" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhA40Jh-pnJIlj7-35YesYh3rvwSqi6kGlvEjYtGhgmJXO4NDe2Ew-a31pDSfldIryXcG62Pyavl4fhefKWyLjY49A2ZlBrWE1FUA2hHP1Q3l-5i41QSlPRHmkGPV8MhKnxYq7hMmN2ZMjuPFH_d4AaZAlg3dXrdCShJ0dyCzIciGcmkpfXVcJiBg" width="320" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">bradley cooper quem?</td></tr></tbody></table><p></p><p>Mas o melhor momento de toda a noite ficou por conta do Ryan Gosling e todos os Kens da Barbie apresentando<a href="https://youtu.be/r2H4pJOtj_M?si=wUNUNer9bn3fgUty" target="_blank"> I'm Just Ken, a melhor música do filme, com tudo que tem direito.</a> Teve referência a Os Homens Preferem as Loiras, filme com a Marilyn Monroe (mas aposto que muita gente achou que foi ao video de Material Girl da Madonna). Essa música não ganhou o Oscar mas essa foi a melhor apresentação de uma música no Oscar desde a Lady Gaga e Bradley Cooper.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;">Vamos a premiação. Esse ano vi todos os filme nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Animação</b>. Ganhou <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/filmes-e-series-e-2-novelas-coreanas.html" target="_blank">O Menino e a Garça</a> </i>do Hayao Miyazaki. O filme é lindo, Miyazaki é Miyazaki, mas meu favorito era o <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/06/filmes-e-series-e-duas-novelas-coreanas.html" target="_blank">Homem Aranha no Aranhaverso</a>.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b style="font-size: 15.4px;">Melhor Ator Coadjuvante</b><span style="font-size: 15.4px;">.</span><span style="font-size: 15.4px;"> <i>Robert Downey Jr </i>por <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank">Oppenheimer</a>. Barbada da noite.</span></p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Atriz Coadjuvante</b>.<i> Da'Vine Joy Randoph </i>por <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/12/filmes-e-series.html" target="_blank">Os Rejeitados</a>. Outra barbada e ela é ótima. Pessoal do bolão estava feliz.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Fotografia</b>. <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank"><i>Oppenheime</i>r</a>, que também ganhou <b>Melhor Montagem</b> (a Jennifer Lame, montadora do filme, é super jovem) e <b>Trilha Sonora Original</b> (mais um Oscar para o Ludwig Göransson).</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b style="font-size: 15.4px;">Melhor Som</b><span style="font-size: 15.4px;">.</span><span style="font-size: 15.4px;"> <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/filmes-e-series-e-2-novelas-coreanas.html" target="_blank">Zona de Interesse</a>, </i>óbvio. O som é personagem do filme. <i>Zona de Interesse</i> também ganhou <b>Melhor Filme Internacional</b> (o meu preferido era <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/01/filmes-e-series-e-novelas-coreanas.html" target="_blank">Dias Perfeitos,</a> filme do Japão)</span></p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Documentário</b>. <i>20 dias em Mariupol.</i> Não vi, mas o discurso foi do diretor foi forte. </p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Documentário Curta</b>. <i>The Last Repair Shop</i>. Ainda não vi mas <a href="https://youtu.be/xttrkgKXtZ4?si=iTME41A-V00huRZV" target="_blank">está no youtube</a>.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Curta</b>. <i>A Incrivel História de Henry Sugar</i> que está na Netflix. Deu o primeiro Oscar para o Wes Anderson. É um dos filmes mais Wes Anderson do Wes Anderson.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Animação Curta</b>. <i>War is Over.</i> Não vi.<span style="font-size: 15.4px;"> </span></p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Figurino, Direção de Arte e Maquigem </b>foram para <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/pobres-criaturas.html" target="_blank">Pobres Criaturas</a></i><b>.</b> </p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Efeitos Visuais</b>. <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/12/filmes-e-series.html" target="_blank">Godzilla Minus One</a>. </i>O melhor Oscar da noite. Os Japoneses fizeram esse filme com poquíssimo dinheiro e efeitos maravilhosos. Os artistas subiram no palco com seus bonecos do Godzilla. E taí, Godzilla tem um Oscar. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiI2yVedLU6VYyIg4r4Ww_kl_y27E_vbVmCaCDZLfxWIAOqBahEH9cTEdeMB-VHOB_WOhBkLbrm_JqntBTYGLN9mZcf0HBuLtOHZQXQdOU_Lj6_-TFjmjExWa6Uy3arYQogEb2SQwNQGS-Q7dXnMTlmJLgaEQn0itSbUzpCvp2t1udl07e5u70XLw" style="font-size: 15.4px; font-style: italic; margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="742" data-original-width="1179" height="201" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiI2yVedLU6VYyIg4r4Ww_kl_y27E_vbVmCaCDZLfxWIAOqBahEH9cTEdeMB-VHOB_WOhBkLbrm_JqntBTYGLN9mZcf0HBuLtOHZQXQdOU_Lj6_-TFjmjExWa6Uy3arYQogEb2SQwNQGS-Q7dXnMTlmJLgaEQn0itSbUzpCvp2t1udl07e5u70XLw" width="320" /></a></div><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"></p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Música</b>. <i>What Was I Made For? da Billie EilishZzzzzz. </i>Único Oscar de<a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank"> </a><i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank">Barbie</a>.</i></p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Roteiro Original</b>. <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/12/filmes-e-series.html" target="_blank">Anatomia de uma Queda</a>.</i> Maravilhoso e Justine Triet levou seu Oscar para casa. Eu gostaria que <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/08/filmes-e-series.html" target="_blank">Vidas Passadas</a> tivesse ganho,mas achei justo. Também foi o único Oscar do filme.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Roteiro Adaptado</b>. <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/filmes-e-series-e-2-novelas-coreanas.html" target="_blank">American Fiction</a></i>. Filme que teve os melhores diálogos. E foi uma surpresa, quebrou os bolões. </p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Direção</b>. <i>Christopher Nolan </i>por<i> Oppenheimer. </i>Diria que foi quase uma barbada e finalmente deram um douradinho pro Nolan, mas esse filme nem entra no meu top 3 filmes dele.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Ator.</b> <i>Cillian Murphy</i> por <i>Oppenheimer</i>. Justo. 80% do filme é a cara dele na tela e ele faz um excelente trabalho.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Atriz</b>. <i>Emma Stone </i>por <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/pobres-criaturas.html" target="_blank">Pobres Criaturas</a>. </i>Esse era o Oscar mais imprevisível mas previsível da noite. Lily Gladstone tinha uma boa torcida mas Emma Stone acabou levando seu segundo Oscar para casa.</p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><b>Melhor Filme</b>. <i><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank">Oppenheimer</a>. </i></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;">Três indicados na categora Melhor Filme que não ganharam nada: Vidas Passadas, Maestro e <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/10/assassinos-da-lua-da-flores.html" target="_blank">Assassinos da Lua das Flores</a>. </p><p style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px;"><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/08/filmes-e-series.html" target="_blank">Vidas Passadas</a> foi meu filme preferido do ano passado e acho que o Oscar esnobou a Greta Lee. O filme do Bradley Cooper nem deveria estar nessa lista mas <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/10/assassinos-da-lua-da-flores.html" target="_blank">o filme do tio Martin Scorsese</a> merecia mais, é excelente.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-59771166047003895322024-03-01T15:11:00.000-03:002024-03-01T15:11:09.863-03:00Dune - parte dois<p>Então, <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2021/10/dune.html" target="_blank">três anos depois de Duna - parte um</a>, chegou o dia de ver a continuação do babado que acontece no planeta Arrakis.</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhxTLyJieonv5lEsMXyGrutv4oBWfBpST5A5_3wFwQYzFb2Bw8rBSiOrNg-qHzdAeWnd00o7N6PjRSKpxrvB7m5MaRhdKqnxZ_jFG6ImMluT6QHzl84XQ4PP1FEIgs4rlKnoRSFUisgnfUVuk59z0jK3HUVvmVbAAgtldpP_VFXLSDgpW8Ms6GFPg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1470" data-original-width="1179" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhxTLyJieonv5lEsMXyGrutv4oBWfBpST5A5_3wFwQYzFb2Bw8rBSiOrNg-qHzdAeWnd00o7N6PjRSKpxrvB7m5MaRhdKqnxZ_jFG6ImMluT6QHzl84XQ4PP1FEIgs4rlKnoRSFUisgnfUVuk59z0jK3HUVvmVbAAgtldpP_VFXLSDgpW8Ms6GFPg=w256-h320" width="256" /></a></div><br /><br /><p></p><p>Vi o primeiro filme algumas vezes, passa direto na HBO (que agora é MAX), mas revi no dia que fui ver a parte dois para ter a história fresquinha na cabeça.</p><p>Contém SPOILERS do filme um e vou tentar não dar do filme dois.</p><p>O filme um termina com Paul Atreides (Timothée Chalamet) sendo acolhido pelos Fremen - o povo que vive nas dunas de Arrakis - depois de lutar com um deles. O filme dois começa do mesmo ponto e já emenda com um ataque dos Harkonnen que mataram o pai do Paul (sdds Oscar Isaac) e tomaram de volta a administração de Arrakis.</p><p>Paul, no filme um, foi considerado pela Madre Bruxa como especial e depois da sua família ter sido dizimada, de ter sobrevivido nas dunas, encarado a minhoca gigante de frente e de ter lutado com um dos Fremen e ganhado, ele tem a simpatia do Stilgar, o lider do povo da areia, e o interesse de Chani que é uma guerreira dos Fremen.</p><p>Stilgar é um homem trabalhado na fé e ele acredita que Paul veio para ajudar (e salvar) seu povo. Os Fremem querem os Harkonnen fora do seu planeta. Acontece que a especiaria é um bem muito precioso e quem tem o controle da exploração não vai abrir mão.</p><p>Chani não acredita nessa baboseira de profecia, de messias, e luta sempre pelo bem do povo, mas ela xona no Paul e vai entender que pessoas em posição de poder é outra coisa.</p><p>Paul quer apenas ser apenas um rapaz <strike>latino americano</strike> que vai lutar junto aos Fremen, mas mamãe Jessica tem outros planos para ele e Stilgar também. Paul foi treinado nas técnicas de guerra por generais do exercito de seu pai, teve educação na politica direto de seu pai e sabe os truques das bruxas intergaláticas - ensinado por sua mãe. E agora Chani o treina nos caminhos do deserto e Stilgar o ensina a montar nas minhocas gigantes.</p><p>Sim, Paul é poderoso e carismático. Aos poucos ele vai ganhando confiança, ajuda taticamente a minar a produção de especiarias dos Harkonnen que é motivo para muitas cenas de batalhas.</p><p>Sabemos que o ataque na surdina dos Harkonnen em Arrakis foi orquestrado pelo Imperador que nesse filme ganha a cara do Christopher Walken e ele tem uma filha que faz parte da sociedade das bruxas intergaláticas - a mesma da mãe do Paul.</p><p>Outro personagem que aparece nesse filme é outro sobrinho do Barão Harkonnen, o Feyd-Rautha, um psicopata sem limites que vai querer herdar o controle de Arrakis. O Barão continua o homem balão que mete medo em todo mundo.</p><p>E continua toda a história de plano de manipulação política e agora também genética já que as bruxas intergaláticas também estão na briga pelo poder.</p><p>Esse segundo filme é mais longo, tem mais informação, tem muitas cenas de batalha, as minhocas aparecem várias vezes e sempre na hora certa.</p><p>A fotografia é maravilhosa. O design de produção é lindo, amei a nave toda espelhada do Imperador. A música junto com o som é de tremer as cadeiras do IMAX. Aliás, é um filme para ver na maior tela possível.</p><p>Timotê está ótimo, nesse filme ele realmente tem uma evolução e continua preenchendo a tela do IMAX como poucos. Mas a MVP de todo babado é da Rebecca Ferguson que faz mamãe Jessica. Javier Bardem me fez dar risadas, a Zendaya é boa - girl power 👊, queria ter visto mais da Florence Pugh e o Austin Butler deixou o Elvis para trás e veio pronto para ser o vilão.</p><p>PORÉM, tenho que dizer que a parte dois não tem um desfecho 100%. Deixa muita coisa para uma parte três. Nunca li o(s) livro(s) então não sei até onde essa história vai, só espero que não demore outros 3 anos para saber o que acontece com Paul e cia.</p><p><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-46377000241347186772024-02-29T15:33:00.006-03:002024-03-11T11:51:18.257-03:00+Filmes e Séries (e 2 novelas coreanas)<p><b><span style="font-size: medium;">Filmes</span></b></p><p><b>Zona de Interesse </b>- Seguindo com os filmes indicados ao Oscar 2024 (para <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/02/pobres-criaturas.html" target="_blank">Pobres Criaturas</a> fiz um post separado), esse filme está indicado em várias categorias incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, e é sobre a família nazista do comandante do campo de concentração que mora do outro lado do muro de Auchwitz. Aqui vemos num estilo BBB a rotina dessa família, como pegam os pertences dos judeus e distribuem entre si, como dormem tranquilamente com os sons ao redor (tiros, gritos, choros, forno queimando). É um filme desconfortável. O formato BBNazista não funcionou muito para mim, até tirei uma soneca no meio do filme, mas o design de som é muito bom e o filme rende boas reflexões.</p><p><b>O Menino e a Garça</b> - animação do japonês Hayao Miyazaki que concorre ao Oscar de melhor animação. O Miyazaki já está na casa dos 80 anos e ainda faz filmes belíssimos como esse. A animação é toda 2D feita na mão e cheia de detalhes. Aqui temos a história de um menino que perde a mãe num fogo no meio da segunda guerra e vai morrar no campo com sei pai e sua "nova mãe" (que também é sua tia). Lá ele vai explorar uma torre abandonada que o leva a um mundo onde ele vai descobrir muitas coisas. A música é linda.</p><p><b>American Fiction</b> - mais um concorrente ao Oscar de Melhor Filme (ator coadjuvante, ator e roteiro adaptado). Um escritor negro está tendo dificuldades em vender seu novo livro mas quando ele, de brincadeira, escreve um livro com todos os clichês esperados de um escritor negro (violência, gíria, personagens encarcerados, etc) os editores todos querem comprar. Paralelo a isso tem a história da familia dele. É uma comédia e é engraçada. Os diálogos desse filme são ótimos. PRIME VIDEO</p><p><b>Io Capitano</b> - Filme da Itália concorrendo ao Oscar de filme internacional conta a história de dois adolescentes senegaleses e a saga (e violência) que eles enfrentam até chegar num barco que vai para Itália. É bom.</p><p><b>The Greatest Night in Pop </b>- um filme documentário que conta como aconteceu o encontro de artistas para gravar <a href="https://youtu.be/s3wNuru4U0I?si=eXKcHhZAMYtTdBXm" target="_blank">We Are The World </a>em UMA NOITE. Sim, foi tudo feito em uma noite: música e video. Tem um bocado de babado e descobrimos porque o <a href="https://www.tiktok.com/discover/bob-dylan-we-are-the-world-memes" target="_blank">Bob Dylan virou meme</a> no tiktok. É para ficar com a música grudada na cabeça por semanas. NETFLIX</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg-RFGROiDKzsCZb7Tv3C4P2gSGPF4St59z0jMqhXtb8P8wwShUhyFqwhVytyjmcgCAKHlOJ9LnHQGoXyeJUY2d8esVucbGWDraR96zubVdpLFSMPpq8wXw9u0tJjd-JqaMym9DMdvaMdzblaDsGVIk1IuKaYALTf2GwpQkoEKpotZUqU_u5MEWgg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1761" data-original-width="1179" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg-RFGROiDKzsCZb7Tv3C4P2gSGPF4St59z0jMqhXtb8P8wwShUhyFqwhVytyjmcgCAKHlOJ9LnHQGoXyeJUY2d8esVucbGWDraR96zubVdpLFSMPpq8wXw9u0tJjd-JqaMym9DMdvaMdzblaDsGVIk1IuKaYALTf2GwpQkoEKpotZUqU_u5MEWgg=w215-h320" width="215" /></a></div><br /><p></p><p><b>Everyone But You</b> - fevereiro é o mês do amor em outras terras então é o mês da comédia romântica. Aqui temos uma versão da Megera Indomada de Shakespeare com um casal simpático. Toda vez que eu estava achando esse filme bobo ou ruim me jogavam o Glen Powell sem camisa ou sem calças (aliás, quero mais filmes com o Glen Powell, ele é muito carismático). Aí no fim achei o filme divertido. Tem uma <a href="https://youtu.be/b7k0a5hYnSI?si=_JqHOjSFt_mUZb_b" target="_blank">música que também vai grudar na sua cabeça</a> e uma das melhores cenas pós-créditos do ano.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiTk7R1kpuxXW_b3Ktab2LIPs4q64JFeulwprnuLay7fTOoNnIFJ6B2Y1GEG5PTwABQXrBoAGSxs2g-ROy1qQuJhJlAHkP5ChI-dufPI9HHJxrd2rV2ubHnpqXyBh7KNe70y04qy988H4qf_gjyz0YeBdPsQ6JSV87q0ufgDwrx2EZ0DwBmYuoJJg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1268" data-original-width="900" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiTk7R1kpuxXW_b3Ktab2LIPs4q64JFeulwprnuLay7fTOoNnIFJ6B2Y1GEG5PTwABQXrBoAGSxs2g-ROy1qQuJhJlAHkP5ChI-dufPI9HHJxrd2rV2ubHnpqXyBh7KNe70y04qy988H4qf_gjyz0YeBdPsQ6JSV87q0ufgDwrx2EZ0DwBmYuoJJg=w227-h320" width="227" /></a></div><p></p><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Séries</span></b></p><p><b>True Detective 4 </b> - a quarta temporada da série passa na noite de dias numa cidade remota no Alasca e as detetives Liz Danvers e Evangeline Navarro tem que desvendar o que aconteceu com um grupo de cientistas que morreu congelado (e estavam pelados). Cada temporada da série é uma história independente, só que essa quarta tem muita referência da primeira mas não precisa rever (ou ver) para entender. Achei boa. HBO MAX (ou só MAX a partir de hoje)</p><p><b>Expats</b> - série que mostra a vida de 3 mulheres expatriadas morando em Hong Kong que estão ligadas por um acontecimento. O primeiro episódio é um pouco misterioso mas já no fim sabemos o que aconteceu. Além da vida dessas mulheres também mostra a comunidade de mulheres das Filipinas que saem de seu país para serem domésticas em outros países da Asia. PRIME VIDEO</p><p><b>One Day</b> - li o livro, vi o filme e agora vi a série. Aqui temos a história de Emma e Dex, dois jovens que se conhecem no último dia da faculdade mas ficam amigos e daí vemos um dia 15 de julho nos anos seguintes e o que acontece. Achei o Dex da série mais simpático do que o do filme. É uma boa história. NETFLIX</p><p><b>A Killer Paradox</b> - série coreana (não é novela) sobre um rapaz que acidentalmente mata um homem que tinha matado outro cara, mas como o rapaz tem sorte fica parecendo que foi um caso de matou e morreu na briga. Depois o rapaz descobre que o homem que ele matou era um serial killer. A história vai para um caminho dele ser um vigilante e tem um detetive na cola dele. Essa é a segunda série coreana que vejo que aborda esse assunto de fazer justiça com as próprias mãos. É boa mas as vezes fica confusa porque sai do eixo central. NETFLIX</p><p><b>Bom Dia Veronica 3</b> - A terceira temporada veio para fechar a história que começou no fim da primeira e seguiu na segunda. Aqui a série mantém a tradição de pegar um galã global para ser o vilão e dessa vez foi o Rodrigo Santoro. É uma temporada curta e deu o desfecho mas achei só ok. (a primeira é a melhor) NETFLIX</p><p><b>Mr. & Mrs. Smith </b>- dois espiões que viram casal e tem que se virar para cumprir os trabalhos. John e Jane se conheceram quando foram morar juntos e trabalhar como casal. A parte íntima do casal veio depois. Em cada episódio tem um convidado especial que faz parte de um caso. O Wagner Moura está no quarto episódio. Donald Glover e Maya Erskine são ótimos. É bem melhor do que o filme com Brad Pitt e Angelina Jolie. PRIME VIDEO.</p><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Novelas Coreanas</span></b></p><div><b>Moving</b> - Essa novela coreana estava super bem cotada e resolvi dar uma chance. Confesso que não queria ver porque é sobre pessoas com poderes e já estava saturada de anos de filmes da Marvel e DC. MAS os coreanos conseguiram trazer uma camada a mais e eu me importei mesmo com esses personagens. A novela é meio que dividida em dois tempos: primeiro temos os adolescentes Bong-seok, Hee-soo e Kang-hoon. </div><div>Hee-soo está chegando na escola nova porque na escola anterior ela se defendeu dos coleguinhas que faziam bullying batendo em outros alunos mas como ela não apresentou nenhum machucado a culpa caiu sobre ela e foi expulsa.<br />Bong-seok tem o poder de flutuar e é uma coisa que ele não controla muito então sua mãe coloca peso em suas pernas e mochila para ele não sair voando e descobrirem que ele tem poderes. Ele é a melhor pessoa dessa novela.<br />E Kang-hoon é o lider da turma que também esconde sua força e agilidade.</div><div>Algumas pessoas com poderes vivem escondidas porque tem uma agência do governo atrás delas.</div><div>A outra parte da novela conta a história dos adultos com poderes: pai da Hee-soo e os pais do Bong-seok. A história de amor dos pais do Bong-seok é melhor do que muita novela coreana de romance.</div><div>É bem feita, os efeitos surpreendem, e achei melhor do que muito filme e série de pessoas com poderes que tem por aí. STAR+</div><div><br /></div><div><b>Yumi Cells</b> - sabe o filme Divertidamente? É essa novela coreana só que com muito mais bonequinhos do que só os 5 do filme da Disney e é na cabeça de uma mulher adulta. Aqui mistura animação com live action. Então temos a Yumi que está há três anos solteira, sem se relacionar, porque foi traída pelo namorado e sua bonequinha do amor está em coma respirando por aparelhos. Quem lidera os bonequinhos da Yumi é o bonequinho da razão em parceria com a bonequinha da sensibilidade. Um colega do trabalho da Yumi arranja um encontro as cegas e ela conhece o Wung. Bonequinha do amor já não respira mais por aparelhos e está pronta para sair do hospital. Yumi trabalha com contabilidade mas ela queria mesmo ser escritora mas sua bonequinha escritora foi literalmente enterrada. Tudo que Yumi decide fazer, seja em relação ao namoro com Wung ou no trabalho nós vemos suas células (os bonequinhos) trabalhando e debatendo idéias do que fazer. Meu bonequinho favorito é o da safadeza - sempre risadas garantidas. </div><div>Em dado momento nós vemos os bonequinhos na cabeça do Wung e é uma coisa mais analítica (Wung é engenheiro), os bonequinhos dele sempre rodam um algoritmo para as situações.</div><div>Essa novela em sacadas ótimas, a animação é bem feita e é divertida.</div><div>Na verdade são 2 temporadas de 14 episódios. Está no VIKI mas de graça, nem precisa fazer login mas tem propagandas.</div><div><br /></div><div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhVwOUoGcLGXCsBiYSGuYWXWjFXxb_GkQIRfvj7lgmJYzqsc4lXq4QpGrq0eaKRISZOr5bFXLoj6dAJFEEX9Xl1GmVQEZckKqxMR8ht28KYHVYZXiRTyll-aQmwFJCmh8qSG8nrriSAAGIqdgOQK1U7k91OGmsreFr62RdNF3-VC9ycJwCtt-F9pg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1680" data-original-width="1179" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhVwOUoGcLGXCsBiYSGuYWXWjFXxb_GkQIRfvj7lgmJYzqsc4lXq4QpGrq0eaKRISZOr5bFXLoj6dAJFEEX9Xl1GmVQEZckKqxMR8ht28KYHVYZXiRTyll-aQmwFJCmh8qSG8nrriSAAGIqdgOQK1U7k91OGmsreFr62RdNF3-VC9ycJwCtt-F9pg=w224-h320" width="224" /></a></div><br /><br /></div><div><br /></div>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-78354356472547884452024-02-14T14:43:00.002-03:002024-02-14T14:44:09.846-03:00Enquanto isso no Carnaval...<p>Desde o <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2024/01/reveillonpallooza-de-fortaleza.html" target="_blank">Reveillonpalooza</a> a cidade não parou. Teve um fim de semana com 3 dias de show (um deles Nação Zumbi) para o início das férias e depois todos os fins de semana foram de pré-carnaval.</p><p>E o pré-carnaval acontecia em vários lugares da cidade. Teve Olodum na Praça do Ferreira, Paulinho da Viola na Praia de Iracema, e os Transacionais em todos os lugares. Além dos desfiles dos blocos locais como Unidos da Cachorra.</p><p>Aí veio o carnaval de fato. Já disse aqui, em <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2016/02/enquanto-isso-no-carnaval.html" target="_blank">outros posts</a>, que Fortaleza não é uma cidade de carnaval. Nos últimos 8 anos mudou bastante, a prefeitura investiu, mais blocos surgiram (alguns sumiram) e as pessoas tem ficado na cidade. </p><p>Em geral fica tudo muito calmo, as ruas vazias, zero trânsito, muita coisa fechada, mas tem pontos de carnaval. Seja no maracatu na Domingos Olímpio, nos shows do aterrinho da Praia de Iracema, no carnaval de bairro da Gentilandia, no Mercado dos Pinhões, na Mocinha e no centro da cidade.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi33DonIVktpiHu4uZqphdDLi4tNOBGSzEOirchqCXHKvgu0DBmBzL-L6rU2LcpOsLwyC6XHxUe19cWnyNM3c7eE0coYbo9pyKEMZ_pjp58arNjPTyBdOvWa5H7CzEnXH-_lFAuw-TBFU6hJ0DWaLFRiQHJQMFoqXzYhVDg8eSgnQvo4Tz9Hg-a_Q" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="2540" data-original-width="2001" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi33DonIVktpiHu4uZqphdDLi4tNOBGSzEOirchqCXHKvgu0DBmBzL-L6rU2LcpOsLwyC6XHxUe19cWnyNM3c7eE0coYbo9pyKEMZ_pjp58arNjPTyBdOvWa5H7CzEnXH-_lFAuw-TBFU6hJ0DWaLFRiQHJQMFoqXzYhVDg8eSgnQvo4Tz9Hg-a_Q=w252-h320" width="252" /></a></div><p></p><p>Esse ano até fiz uma nova fantasia. Pintei um vestido com estampa de dalmata mas, dependendo dos acessórios, pode ser outras fantasias como: a Cruella De Vil, o Spot (do Spiderman), o teste de Rorschach ou, como disse um amigo, "Oreo quebrado num copo de leite".</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhdoXzV-NleBG11d835uWTnHGouNJk25tJ_lfBJdzb82pdAY_5TSEOPNHTXVN-Htt1eCy_R9cs2ZY2Cj0c5xXsU26oc-UMkXBUr-WBakHlsKa9rCAeHCfVL8lcYrXqwpESlCvv7Q82iBSUf8apb4N2IcNbmO2h4XfemDgApmVYxtD86Uws7BoCB2A" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhdoXzV-NleBG11d835uWTnHGouNJk25tJ_lfBJdzb82pdAY_5TSEOPNHTXVN-Htt1eCy_R9cs2ZY2Cj0c5xXsU26oc-UMkXBUr-WBakHlsKa9rCAeHCfVL8lcYrXqwpESlCvv7Q82iBSUf8apb4N2IcNbmO2h4XfemDgApmVYxtD86Uws7BoCB2A=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Esse ano fui de dalmata.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiPxcRB9x9DybVPrVgptDn_tLa3pwzKYU1tXR7_ah5IgfK1binfJSI7dkR81rAKaeJ_B3zWGxaDQfniLpoHW1548ZFvFg6ntqsEWrY-0rQWLuzRIyQClSvCPheKmKCA3gsbhMy_oErDb2FKOYxgDTlShtqahTBTqaHPNVPYPPO6KTlxpM74A_krRg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1800" data-original-width="1440" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiPxcRB9x9DybVPrVgptDn_tLa3pwzKYU1tXR7_ah5IgfK1binfJSI7dkR81rAKaeJ_B3zWGxaDQfniLpoHW1548ZFvFg6ntqsEWrY-0rQWLuzRIyQClSvCPheKmKCA3gsbhMy_oErDb2FKOYxgDTlShtqahTBTqaHPNVPYPPO6KTlxpM74A_krRg=w256-h320" width="256" /></a></div><p></p><p>E minha fantasia de BB8 resiste a 8 carnavais. E segue enquanto o capacete resistir.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg3Al2TomNTxJiemYeSOSIXouCJW-NuvFPpdFGjzQooANQrJlnoX0kLHI8jYosvr1EXql-sMa-LesAm1nXzjSsN-GWIMhB74siPCV0wUA3r9yfIYtoLk7fTxrFGvPHD8beHkWlBvf7ifNJgF1lofBa1FXuQmpiBCeTlXvVrxTdeq_e4iQ5-wOJcdQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="2596" data-original-width="2493" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg3Al2TomNTxJiemYeSOSIXouCJW-NuvFPpdFGjzQooANQrJlnoX0kLHI8jYosvr1EXql-sMa-LesAm1nXzjSsN-GWIMhB74siPCV0wUA3r9yfIYtoLk7fTxrFGvPHD8beHkWlBvf7ifNJgF1lofBa1FXuQmpiBCeTlXvVrxTdeq_e4iQ5-wOJcdQ=w307-h320" width="307" /></a></div><p></p><p>No sábado de carnaval choveu muito. Muito mesmo. E era uma chuva mais do que esperada porque o calor estava passando do saudável. Mas no sábado a noite a chuva deu uma trégua e fui ver o que acontecia no Mercado dos Pinhões (reggae), na Mocinha (marchinhas de carnaval) e na Praia de Iracema (Zeca Baleiro).</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh5dCrh93mvq8GWnlfGJAFZjKghZ0QpMRm_guI1MoO45OMxALDZSP2tbBEq9srNTjIK0adznjJBLk8gvxiFW5NercqAO0DPA8yS0bX9r6NQ8bifqlOVhAPY6CNQKwhWUePk2oX7zfIuWhGGjoeTGbIiL1NqKOgEiY2MP2ZWqnPciXybY4hJiL36wg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh5dCrh93mvq8GWnlfGJAFZjKghZ0QpMRm_guI1MoO45OMxALDZSP2tbBEq9srNTjIK0adznjJBLk8gvxiFW5NercqAO0DPA8yS0bX9r6NQ8bifqlOVhAPY6CNQKwhWUePk2oX7zfIuWhGGjoeTGbIiL1NqKOgEiY2MP2ZWqnPciXybY4hJiL36wg=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Domingo de manhã teve mais chuva mas mesmo assim saí de bicicleta (meu meio de transporte favorito no carnaval) e fui até a reitoria da UFC de onde ia sair o bloco Soltos na Buraqueira. Começou com pouca gente mas conforme ia passando pelas ruas do bairro a multidão ia se formando. E muita gente fantasiada.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgG5G9oIsc-zNKwI0vpCixyeWZ6P7LN0mQBPeHDuxKzs-EBNQfkgT4fG81bogl2NJ_3Ak9IzbvZb5wAPPvXP--axkwxmtMDsXoPA7igScX0gK091sgETQH1kNqaMaJmFeBU_NIdcEpcKb-JVzZflj61Y2jqvD52v243vsmFvEj1lttN0qkLFcDn5w" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgG5G9oIsc-zNKwI0vpCixyeWZ6P7LN0mQBPeHDuxKzs-EBNQfkgT4fG81bogl2NJ_3Ak9IzbvZb5wAPPvXP--axkwxmtMDsXoPA7igScX0gK091sgETQH1kNqaMaJmFeBU_NIdcEpcKb-JVzZflj61Y2jqvD52v243vsmFvEj1lttN0qkLFcDn5w=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Fui para outra parte da cidade experimentar o carnaval dos xóvens alternativos. Era uma vila de casas com música eletrônica. Em uma das casas tinha comida e o sanduíche estava delicioso. Fiquei só o tempo de comer e beber porque a música era chata demais. Trocaram o DJ e parecia que estava escutando a mesma música. Os xóvens que estavam lá só balançavam a cabeça, ninguém dançando.</p><p>Peguei minha bike e fui ver o bloco dos playboys (reis do camarote?) da cidade. Porque só isso define um bloco de rua com valet parking. A música era melhor do que no bloco da geração Z, as pessoas estavam mais animadas, a organização era ok, porém começou a ficar cheio demais numa rua estreita sem área de vazão. Bem, eu vazei e fui para casa.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiyKu1ghBp61gfUEIQa4_rR2XZ9qqnN7p0O3fXYJLZhnE5m_NkLxRxH4d5nOCGL-7Xgr8xWTRqy9wPakVm-fXuY32kHsVkzRcv6tF-7EKZWOQrqMMuIvvAjo_UIk0NG8BBRJkux0eTQuQzGv1YYwX7EOa0wsbGiFU4wh7HEd2VShfK7oCw6GJfxjw" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiyKu1ghBp61gfUEIQa4_rR2XZ9qqnN7p0O3fXYJLZhnE5m_NkLxRxH4d5nOCGL-7Xgr8xWTRqy9wPakVm-fXuY32kHsVkzRcv6tF-7EKZWOQrqMMuIvvAjo_UIk0NG8BBRJkux0eTQuQzGv1YYwX7EOa0wsbGiFU4wh7HEd2VShfK7oCw6GJfxjw=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Segunda de carnaval fiquei no bloco do streaming e unidos da leitura.</p><p>Terça de carnaval foi o dia do bloco As Gata Pira que acontece na Praça dos Leões no centro da cidade. O lugar é ótimo, arborizado, não estava muito cheio, a banda era ok, as pessoas estavam fantasiadas e animadas. </p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjI8JmWrqZvyErEqmKWDEF75AKMJ_g4yBjAUhRp0I12ng7M3aqGM7fuKmtDLqdtcKom3qTc0h5U0Sdiv6Qt3vX7nZdLDjtRf28RqG20ymW3h3JYSE1-r9MxWHLRkBQorfhwHaWkvU6g0Lrtufgh_nFJcEUchYn4VUL2S2R7NQgkpQroZgQBVw4oCg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjI8JmWrqZvyErEqmKWDEF75AKMJ_g4yBjAUhRp0I12ng7M3aqGM7fuKmtDLqdtcKom3qTc0h5U0Sdiv6Qt3vX7nZdLDjtRf28RqG20ymW3h3JYSE1-r9MxWHLRkBQorfhwHaWkvU6g0Lrtufgh_nFJcEUchYn4VUL2S2R7NQgkpQroZgQBVw4oCg=w240-h320" width="240" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiArqSZ_rPEYwr73Elsxgj0ffpGj9EIv3jCvTJIAEP0-wkQGQjhZ7ogXKj2UuXwsEhEbgEVG1Ajo9H8tqMCUvDep0dQ-lCphwy6caBOAp0y50EwO3kuM5eSla3Z3vok8ypfT4NPjFRN_mPdkB4CSpbYTOhK4W1ntP6wYCtEPhcgsUadGbnBbbiqyg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiArqSZ_rPEYwr73Elsxgj0ffpGj9EIv3jCvTJIAEP0-wkQGQjhZ7ogXKj2UuXwsEhEbgEVG1Ajo9H8tqMCUvDep0dQ-lCphwy6caBOAp0y50EwO3kuM5eSla3Z3vok8ypfT4NPjFRN_mPdkB4CSpbYTOhK4W1ntP6wYCtEPhcgsUadGbnBbbiqyg=w240-h320" width="240" /></a></div><br /><br /><p></p><p>Foi ótimo para terminar o carnaval de 2024.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-54902147111198683182024-02-06T10:38:00.000-03:002024-02-06T10:38:04.543-03:00Pobres Criaturas<p> Dos 10 filmes indicados ao Oscar de melhor filme desse ano, Pobres Criaturas era um que faltava ver. (Ainda falta ver American Fiction e Zone of Interest)</p><p>Aqui em Fortaleza inicialmente só foi lançado em salas VIP que tem quantidade de cadeiras reduzida se preços abusivos. Mas muita gente deve ter reclamado (eu inclusive) e colocaram o filme numa sala normal numa sessão que ficou lo-ta-da provando que as pessoas querem sim ir ao cinema ver filmes além de blockbusters.</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjfPRJSNpJovbophjsinx8_ymEo1Bctq6qyot9wWpkfK4dKvM-6UqbSVr9XO_9Xy9FIB5swSovAzslzzQFPFL-uaMXgSZSAIclmxDoFKkc1FIA2mnXc1Va-FB0UEglIw6QyBfhXPLmyr_Dqxgfq2lhot3f-SZyOMqKu8NyXmU_Prno-7JW1t9zW4w" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1680" data-original-width="1179" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjfPRJSNpJovbophjsinx8_ymEo1Bctq6qyot9wWpkfK4dKvM-6UqbSVr9XO_9Xy9FIB5swSovAzslzzQFPFL-uaMXgSZSAIclmxDoFKkc1FIA2mnXc1Va-FB0UEglIw6QyBfhXPLmyr_Dqxgfq2lhot3f-SZyOMqKu8NyXmU_Prno-7JW1t9zW4w=w224-h320" width="224" /></a></div><br /><p></p><p>O filme é dirigido pelo Yorgos Lanthimos que dirigiu O Lagosta, O Sacrifício do Cervo Sagrado e a Favorita. Ele faz filmes estranhos, usa lente olho de peixe, e sempre cheios de detalhes. Com Pobres Criaturas não foi diferente mas aqui ele usou mais do elemento fantasia.</p><p>A história é sobre a Bella Baxter uma mulher adulta que no início do filme não consegue andar direito, nem falar, nem comer. Ela se comporta como uma criança e logo sabemos porque. Bella mora na casa do médico/cientista maluco Godwin Baxter que é tipo o Dr. Frankenstein mas quem é deformado é ele e não sua criatura. O Godwin, God para os íntimos, gosta de fazer experimentos em seres vivos (e alguns mortos) e podemos vê-los pela casa. God também dá aulas de cirurgia.</p><p>Tudo isso passa numa época que parece ser a vitoriana com um mix de steampunk e art noveau. No início tudo em preto e branco.</p><p>God chama um de seus alunos para ser seu assistente e anotar tudo que Bella faz para ver sua evolução.</p><p>Bella começa andar melhor, falar mais, e quer sair de casa mas God resiste a qualquer excursão fora de casa onde ela tenha interação com outras pessoas. Ele acha que se ela casar com o assistente vai conseguir controlar tudo e contrata um advogado para fazer um contrato.</p><p>A essa altura Bella já descobriu os prazeres de seus próprios dedos e algumas frutas e é seduzida pelo advogado para uma aventura. E aqui o filme fica colorido.</p><p>E assim ela vai para Lisboa. Bella segue experimentando tudo, ela tem uma visão ingênua e inquisitiva para todas as coisas. Ela não tem freios sociais e quer entender como o mundo funciona.</p><p>Mais não conto. Só digo que esse filme é o que Barbie gostaria de ter sido.</p><p>Emma Stone está espetacular no papel da Bella. Tanto na parte física quanto usando aqueles olhos enormes que dá quase apra ver as engrenagens se movimentando na cabeça da Bella.</p><p>Mark Ruffalo ótimo num papel bem diferente de tudo que ele já fez. Um canastrão golpista que se apaixona. A cena da dança é ótima.</p><p>A direção de arte e figurinos são fantásticos.</p><p>Acho que merece todas as indicações que teve e espero que ganhe várias.</p><p>Faz tempo que Tia Helô não aparece para uma cotação de filme, mas acho que ela dira uns 652 "Ai, Jesus!" especialmente para a fase parisiense da Bella.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-40455948637243875982024-01-30T13:53:00.000-03:002024-01-30T13:53:40.411-03:00+Filmes e Séries ( e novelas coreanas)<p>Começando o ano com o que vi em janeiro. </p><p><b><span style="font-size: medium;">Filmes</span></b></p><p><b>Perfect Days</b> - dirigido pelo Wim Wenders mas é o filme indicado do Japão ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Conta a história do Hirayama, um homem que gosta de ler, tomar banho no onsen local, comer no mesmo restaurante, dar uma volta no seu bar preferido e escutar boa musica (Patti Smith, Lou Reed, Kinks, Van Morrison). Ele trabalha limpando os banheiros mais bonitos de Shibuya em Tóquio (sério, tem até um site: <a href="https://tokyotoilet.jp/en/" target="_blank">Tokyo Toilet</a>). O filme é isso, o dia a dia do Hirayama e pequenos acontecimentos. É maravilhoso. O Koji Yakusho que faz o Hirayama ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes, mais do que merecido.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiJl0GMtI6EaCZOoVyI2Va39i2JUIdUBh9ZycHuPHjzw47g3rjoCyiVqb49VsBBl44Zw5x1q1gLq_mLbDcmrBSw47KmibI1-thNGpnZyTkOz1zidoB_mRpCghDgWVPy8Uyu6oxjgktfJ0n9IdFoAF6j1YiXl5-lVuw1CJow3A61whKbStePD6-YGQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1256" data-original-width="870" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiJl0GMtI6EaCZOoVyI2Va39i2JUIdUBh9ZycHuPHjzw47g3rjoCyiVqb49VsBBl44Zw5x1q1gLq_mLbDcmrBSw47KmibI1-thNGpnZyTkOz1zidoB_mRpCghDgWVPy8Uyu6oxjgktfJ0n9IdFoAF6j1YiXl5-lVuw1CJow3A61whKbStePD6-YGQ=w221-h320" width="221" /></a></div><p></p><p><b><br /></b></p><p><b>Monster -</b> Dirigido pelo Kore-eda Hirokazu que também dirigiu o maravilhoso Shoplifters e o ótimo Broker (esse com atores coreanos). Aqui temos a história de uma mãe que ao ver seu filho agindo estranho vai tirar satisfação na escola. Aí temos três pontos de vista: da mãe, do professor e do garoto. Mais não conto, vejam, é excelente. Para abraçar uma almofada em posição fetal no fim.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiENl6IL0aqG59F7uIadjo9s1T6juHys-4RXIWJ64PH0c53dEWPIaHOGVC1tf47nzsSunuGWH-s6A-x4kcaFYeBT_P8-NI-Pob7MTuVBHQCAO-CTltlBzBe9CFXF1YjVAJeyObvjTK__udZ6lV3plchPxbpZsZMEUiNKZkjdRZ9G_WSbsqpb9BMNQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1256" data-original-width="902" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiENl6IL0aqG59F7uIadjo9s1T6juHys-4RXIWJ64PH0c53dEWPIaHOGVC1tf47nzsSunuGWH-s6A-x4kcaFYeBT_P8-NI-Pob7MTuVBHQCAO-CTltlBzBe9CFXF1YjVAJeyObvjTK__udZ6lV3plchPxbpZsZMEUiNKZkjdRZ9G_WSbsqpb9BMNQ" width="172" /></a></div><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><p></p><p><b>The Teacher's Lounge</b> - filme indicado ao Oscar pela Alemanha. Aqui temos uma professora que decide investigar por conta própria quem está fazendo pequenos furtos na escola. E dá ruim. Entre esse filme e Monster temos a prova que professores mereciam ganhar muito mais pelo que fazem.</p><p></p><p><b>Good Grief</b> - Filme sobre luto e amizade. Marido do Marc morre inesperadamente e ele leva os dois melhores amigos para uma viagem a Paris onde ele descobre algumas coisas e escuta muitas verdades. NETFLIX</p><p><b>Bottoms</b> - duas meninas querem se aproximar de seus crushes para perder a virgindade e criam uma espécie de clube da luta na escola. É absurdo? Sim. Dei risadas? Sim. PRIME VIDEO</p><p><b>Foe</b> - um filme na PRIME VIDEO que desperdiça o talento de Saoirse Ronan e Paul Mescal. Num futuro distópico onde tem uma base na lua, esse casal mora no meio do nada e ele foi escolhido para ir a base lunar passar um tempo. Para ela não ficar sozinha vão deixar uma espécie de androide para substituí-lo. O episódio Black Mirror: Beyond the Sea (NETFLIX) com Aaron Paul e Josh Hartnett é basicamente a mesma história e é MUITO melhor.</p><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Séries</span></b></p><p><b>The Brothers Sun</b> - Série sobre uma família de gangsters tawaineses. O irmão mais velho sai de Taiwan para Los Angeles depois que o pai mafioso líder do clã sofreu um ataque. Nos EUA mora a mãe e o irmão mais novo que não sabe que a família é mafiosa. Irmão mais novo acha que a mãe é apenas uma enfermeira. Tem boas cenas de luta, plot twists dignos e tem a Michelle Yeoh fazendo a mãe. NETFLIX</p><p><b>Fool Me Once</b> - série britânica sobre uma viúva que pouco tempo depois da morte de seu marido o vê na camera babá de sua filha. Aí ela vai tentar descobrir o que aconteceu. É mais ou menos. Estou mal acostumada com os plot twists dos coreanos e achei esse fraco. NETFLIX</p><p><b>The Bequeathed</b> - falando em coreanos, nessa série uma mulher herda o cemitério familiar do seu tio que foi assassinado. Acontece que ela nem sabia que tinha um tio porque tinha perdido contato com o pai muitos anos antes dele falecer. Aqui temos plot twist carpado de respeito. Só achei a protagonista muito sem graça, já o detetive é ótimo. NETFLIX</p><p><b>American Nightmare</b> - série documentário sobre um homem que vai até a polícia dizendo que sua namorada foi sequestrada. A polícia acha que ele a matou porque a história dele é muito absurda até que a namorada aparece e conta o que aconteceu. Só que a policia não acredita porque acha que ela está fazendo o mesmo que a personagem de Gone Girl - Garota Exemplar (filme do David Fincher). Para ter raiva da polícia da California. NETFLIX</p><p><b>Twin Flames</b> - série documentário sobre uma seita/culto que levava as pessoas (maioria mulheres) acharem que encontravam suas alma gêmeas ou chamas gêmeas. O culto é liderado por um casal que determinava quem era chama gêmea de quem e tudo é feito online. Haja olhos revirados para o tanto de besteira que esse casal falava, e felizmente teve gente que conseguiu sair mas fiquei com pena. NETFLIX</p><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Novelas Coreanas</span></b></p><div style="text-align: left;"><b>A Criatura de Gyeongseong</b> - Aqui temos uma novela coreana disfarçada de série. Digo isso porque tem alguns <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2022/05/os-cliches-de-novela-coreana.html" target="_blank">clichês clássicos</a> de novela coreana (especialmente a câmera lenta exagerada). A história passa na época da ocupação japonesa e só por isso acho que já vale a pena ver. Os coreanos tem poucas produções que retratam esse período que foi de muito sofrimento.<br />Outro motivo é o casal central: Park Seo Jun e Han So Hee tem química e chutam muitas bundas. O Park Seo Jun faz o Tae Sang que é dono de uma casa de penhores e cheio de influencia: se você quer achar alguém é só pedir para ele. Um policial japonês pede para ele encontrar sua amante coreana. Tae Sang então conhece Chae-ok (numa cena comercial de shampoo) e ela o ajuda a encontrar a moça que está presa no hospital japonês. Acontece que nesse hospital está rolando um experimento com prisioneiros coreanos e uma da mulheres é transformada em monstro. Então temos pessoas tentando resgatar alguém de um hospital onde tem um monstro. Está bem feita, a história é boa e estou curiosa para a segunda temporada (que já estão filmando). NETFLIX</div><p style="text-align: left;"><b>Return to Samdal-Ri</b> - novela fofa que passa na ilha de Jeju, sobre um casal que as mães eram amigas e os dois nasceram no mesmo dia. Foram BFFs por toda infância e quando foram morar em Seoul ficaram juntos. Algo aconteceu que eles terminaram o namoro e 8 anos depois ela volta a ilha (para se esconder de um escandalo) e eles se reencontram. Só acho que duas pessoas com quase 40 anos não deveriam dar muita importância para o que os pais acham. NETFLIX</p><p><b>Marry My Husband</b> - mais uma novela com viagem no tempo e vingança (acho que esses são meus temas preferidos). Jiwoo está com uma doença terminal e descobre que seu marido a trai com a melhor amiga. E de quebra o marido a mata (com apoio da amiga). Jiwoo acorda 10 anos antes e dessa vez ela vai fazer diferente, mas ela descobre que não pode mudar tudo, então para que ela fique livre do marido (que é só namorado) ela tem que fazer a amiga casar com ele no lugar dela. Essa amiga é a PIOR pessoa ever, do tipo que se faz de fofa mas é traíra. O marido é escroto mas pelo menos ele é engraçado. O bonitão que a ajuda é muito tenso, ele poderia sorrir mais. Achei divertida. PRIME VIDEO</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-48219776473566530422024-01-01T14:46:00.003-03:002024-01-01T22:18:44.880-03:00Reveillonpallooza de Fortaleza<p>Feliz Ano Novo!</p><p>A prefeitura de Fortaleza vem há alguns anos investindo na festa de ano novo da cidade com shows no dia 31/12 até a virada e muitos fogos.</p><p>Ano passado a prefeitura resolveu que um dia era pouco e fez 3 dias de shows com pouquíssimos fogos (porém silenciosos). Esse ano repetiu a dose e ainda teve show de drones.</p><p>Os shows começaram dia 29/12 e antes disso a rede hoteleira da cidade já estava com 96% de ocupação.</p><p>Chegar no Aterro foi fácil (pra mim). De casa andei 2km pelo calçadão da Beira Mar até a parte atras do palco. Aí no primeiro dia fui pela rua principal que fica muito cheia e as ruas perpendiculares com muitas barraquinhas, andei até a metade do Aterro e fui para areia.</p><p>No outro dia que fui, dia 31, achei melhor ir pelo lado da praia. Andei na areia fofa até a metade do Aterro e fui para o meio - foi a melhor decisão, tanto para chegar quanto para ir embora.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCtFFUddZ2LTeH-78fIsiGV6XZggLAmu7vxoN1lxzI1-359rN_2w-4XmDyN92ac1_cQvFJE95nywjUpokOvnO5wMtYHxDUtUKrrx2qRuSTGmKmWmKxKsZwdD9WBYzdXt9l5D0BtE8FFuNnM4YoWV1C_fPHi06xLK-GdEhS3wiv11CPDmTKNueYUg/s2565/blog5.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="2565" data-original-width="1962" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCtFFUddZ2LTeH-78fIsiGV6XZggLAmu7vxoN1lxzI1-359rN_2w-4XmDyN92ac1_cQvFJE95nywjUpokOvnO5wMtYHxDUtUKrrx2qRuSTGmKmWmKxKsZwdD9WBYzdXt9l5D0BtE8FFuNnM4YoWV1C_fPHi06xLK-GdEhS3wiv11CPDmTKNueYUg/s320/blog5.jpg" width="245" /></a></div><p></p><p>Começou com Roberto Carlos, dia 29 foi só dele. Quem lê o blog sabe que não sou fã da voz dele mas gosto de algumas músicas (cantadas por outras pessoas). Achei que seria um evento interessante de participar. E foi. Milhares de pessoas compareceram no Aterro da Praia de Iracema para cantar Emoções, Outra Vez, Como é grande o meu amor, Amigo de fé irmão camarada, Calhambeque, Evidências, e muitas outras músicas que todo mundo canta porque ocupam um bom espaço do consciente coletivo e memória afetiva dos brasileiros. Tinha muita gente emocionada.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIERDjgo1NKVr2wwctgDBq-u3-eXcIsqmIQ2Hk6Ea0b-ZWmB04HntNisFM6ZDgJKtOSOhjDp-dMlNcgEIGXYt4Bp5QLW7uHXL00fymU40gfT9JW7D-KNtIKtU1-4Is0whWDsRGn-osdzk3IqUC4HbmNcjtNAhgQk6We_ld_RGdb4EztOIY24nApg/s2618/blog3.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="2618" data-original-width="1980" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIERDjgo1NKVr2wwctgDBq-u3-eXcIsqmIQ2Hk6Ea0b-ZWmB04HntNisFM6ZDgJKtOSOhjDp-dMlNcgEIGXYt4Bp5QLW7uHXL00fymU40gfT9JW7D-KNtIKtU1-4Is0whWDsRGn-osdzk3IqUC4HbmNcjtNAhgQk6We_ld_RGdb4EztOIY24nApg/s320/blog3.jpg" width="242" /></a></div><p></p><p>O som dos shows estava muito bom, mas tinha que ficar na areia entre as torres com caixas de som. </p><p>No segundo dia eu estava muito cansada e não fui mas todo mundo disse que Marisa Monte fez um showzaço. Ela trouxe o Waldonys, sanfoneiro cearense, para tocar com ela.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitjipgIXZiOC_214cLOg7ohQVZdUP3MiHp70JhVST4-DppGW-Pwa2C9Uj2EL5_I3SYrq2cij6wEXq_SiyD5LsU0k1N7R4q8DAGgocYejoH7iL9khHyYeOFurmu2ze9D04lWKcPHYfzWbwF7j0eMtZHXQZ7LD1cVn-xau4tvh8SXemgPPWIp5Zsvw/s2864/blog4.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="2864" data-original-width="1971" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitjipgIXZiOC_214cLOg7ohQVZdUP3MiHp70JhVST4-DppGW-Pwa2C9Uj2EL5_I3SYrq2cij6wEXq_SiyD5LsU0k1N7R4q8DAGgocYejoH7iL9khHyYeOFurmu2ze9D04lWKcPHYfzWbwF7j0eMtZHXQZ7LD1cVn-xau4tvh8SXemgPPWIp5Zsvw/s320/blog4.jpg" width="220" /></a></div><p></p><p>No dia 31 assim que a prefeitura divulgou os horários e ordem dos shows (coisa que só fizeram no último dia) e vi que Ney Matogrosso tocaria as 20:00 e na sequencia seria os Titãs fui logo para o Aterro. Cheguei com tranquilidade. Show do Ney Matogrosso foi ótimo. </p><p>Os Titãs trouxeram sua última turnê com todos os integrantes e todos os hits. Show maravilhoso que me fez cavar um buraco na areia de tanto dançar e pular.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWHJuizsi0d__ZNn-guaQNYIKxf7Fr7fnVcbINP-UWdnnyNnWpoxP9KEjWJPsH-VC8oBhzVnoii6qNEzd5SaCJVO-dfYTkdG9DT9Qd8X4Mbd247IYOfpnIFWC8YgDgXj2NDduLpkBDjQTETLV7hHTira-SxOmPZdhRBL-RmAhFeiRFATg2SjH77w/s4032/blog2.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWHJuizsi0d__ZNn-guaQNYIKxf7Fr7fnVcbINP-UWdnnyNnWpoxP9KEjWJPsH-VC8oBhzVnoii6qNEzd5SaCJVO-dfYTkdG9DT9Qd8X4Mbd247IYOfpnIFWC8YgDgXj2NDduLpkBDjQTETLV7hHTira-SxOmPZdhRBL-RmAhFeiRFATg2SjH77w/s320/blog2.jpg" width="240" /></a></div><p></p><p>Assim que terminou o show dos Titãs eu tinha meia hora para andar até em casa e passar o ano com a família. Sair do meio do Aterro demorou um pouco porque já tinha muito mais gente, muitas pessoas com isopores na areia e algumas pessoas acharam que fazer um cercadinho (com tubos de pvc e fita de cena de crime) era uma boa idéia (não é, dificulta a circulação além de antipático). Mas consegui chegar faltando 5 minutos.</p><p>Teve fogos, poucos e silenciosos (os bichinhos agradecem). Eu queria muito ter visto o show de drones mas não quis ficar no Aterro. Ainda bem que não fiquei porque o show dos drones não foi na virada, foi uma hora e meia depois, no show do Alok. Acho que a prefeitura poderia ter divulgado melhor essa informação.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy44v9c1HA6Bv07uOJDfojNi_1nggOYYYUrUAr1isC7f_-2RJ3KvBJQTQC5uoa5lricAcmvOaIpe9qOAskf3Th1Ifq9eJ4fOslUyc6IU9qyAbmZowEkIW0pQ-Zs2L7B3jjshSxBBGBWQFbN7OsNNXCB5_tnzmYRearIXxt33YekQG6PJZVSNH-JA/s4032/blog1.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy44v9c1HA6Bv07uOJDfojNi_1nggOYYYUrUAr1isC7f_-2RJ3KvBJQTQC5uoa5lricAcmvOaIpe9qOAskf3Th1Ifq9eJ4fOslUyc6IU9qyAbmZowEkIW0pQ-Zs2L7B3jjshSxBBGBWQFbN7OsNNXCB5_tnzmYRearIXxt33YekQG6PJZVSNH-JA/s320/blog1.jpg" width="240" /></a></div><p></p><p>Eram 200 drones que fizeram desenhos e frases. Vi depois no <a href="https://www.instagram.com/reel/C1jKSIbOqDU/?utm_source=ig_web_copy_link" target="_blank">instagram da prefeitura</a>. </p><p>E foi assim que a cidade deu oi para o ano novo.</p><p>Bem-vindo 2024!</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><p></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-16639166701811346962023-12-29T17:32:00.003-03:002023-12-31T09:15:45.447-03:00+Filmes e Séries<p>Para terminar o ano, aqui vai o que vi em dezembro. Foram MUITOS filmes e vários que estarão nas premiações ano que vem.</p><p><b>Filmes</b></p><p><b>Wonka</b> - Filme que conta a juventude do Willy Wonka um pouco antes dele iniciar a fantástica fábrica de chocolates. Esse filme tem como base o filme dos anos 1970 e foi dirigido pelo Paul King que dirigiu o maravilhoso Paddington 2. Timotê Chalamet é o Willy Wonka e ele é ótimo. É um filme lúdico, é também musical. Gostei, achei divertido e fofo. E tem o Hugh Grant hilário fazendo um Oompa Loompa.</p><p><b>Godzilla Minus One</b> - aos 45 do segundo tempo do ano os japoneses mandam esse ótimo filme do melhor monstro. Esse Godzilla é destruidor e poderoso. A história passa no fim da segunda guerra quando o Japão já está perdendo a guerra e Tóquio foi toda destruida. Temos o Shikishima que era para ser um piloto kamikaze mas ele preferiu fingir que seu avião estava com defeito a se jogar em algum alvo. Ele vai para uma ilha oficina e lá aparece o Godzilla pela primeira vez, ainda "pequeno". Shikishima volta para Tóquio para ver sua casa destruída, seus pais mortos e sua vergonha exarcebada pela vizinha. Ele se vê formando uma família inusitada e aí Godzilla dá as caras outra vez. Americanos, apenas parem de fazer filmes do Godzilla, deixem isso para os Japoneses.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiLdcCCzpCL4NHolleRw1S3_UJz23H2fE3jBX78YYvWIK0xzvf9nkowHkOxftl7yXYONjLDHpsdtsR5TBybdDsI4txkmamZbtlZY2GJAeycPaodFy-cgridqpimtgFBSuVuYTWZ06Rv5z7m4RSpmlEaa1rgflAAY-4krN-BUNBnpsE1OZnTTLfP6g" style="font-family: "Helvetica Neue"; font-size: 13px; margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1350" data-original-width="946" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiLdcCCzpCL4NHolleRw1S3_UJz23H2fE3jBX78YYvWIK0xzvf9nkowHkOxftl7yXYONjLDHpsdtsR5TBybdDsI4txkmamZbtlZY2GJAeycPaodFy-cgridqpimtgFBSuVuYTWZ06Rv5z7m4RSpmlEaa1rgflAAY-4krN-BUNBnpsE1OZnTTLfP6g=w224-h320" width="224" /></a></div><p></p><p><b>Anatomia De Uma Queda</b> - filme francês que conta a história de Sandra que fica viúva depois que seu marido aparece morto de uma aparente queda da janela. Caiu? Foi empurrado? A polícia francesa tem suas dúvidas e Sandra é levada a julgamento. É tenso e o sistema jurídico francês é fofoqueiro. Esse filme é muito bom.</p><p><b>Saltburn</b> - Que surto foi esse? Mas gostei desse filme. É sobre Oliver, um rapaz que entra apra Oxford mas é meio rejeitado pela galera cool. Um dia Oliver ajuda Felix (rico e lindo) e ele o convida para passar o verão em sua casa: Saltburn. Oliver chega no casarão, talvez mansão seja mais adequado, e conhece a família excêntrica do Felix. Daí pra frente muitas coisas bizarras acontecem. Dei muitas risadas vendo esse filme especialmente com a mãe do Felix e uma personagem chamada Poor Dear Pamela. Trilha sonora maravilhosa e uma cena final inusitada. A única coisa que esse filme não precisava fazer era explicar o que já estava explicado. AMAZON PRIME</p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjYHXHxUz5SNhRWO4QXroJsmEt6p4ed-cHp31p4jJ_s5lUUFE_WReaDI_KZzQRKVkSGjuzl3SoepPrOiw3COjESl2hL8D3XCmYzx4jvJ9vPIFAiVCgeEcQHeroskN4xr2-Mnber-e9kF4GsJnqXMWiy2Y3Ex9AmrFhzZp2PB59bdYFt8Ibf5ZZujw" style="font-family: "Helvetica Neue"; font-size: 13px; margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1316" data-original-width="908" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjYHXHxUz5SNhRWO4QXroJsmEt6p4ed-cHp31p4jJ_s5lUUFE_WReaDI_KZzQRKVkSGjuzl3SoepPrOiw3COjESl2hL8D3XCmYzx4jvJ9vPIFAiVCgeEcQHeroskN4xr2-Mnber-e9kF4GsJnqXMWiy2Y3Ex9AmrFhzZp2PB59bdYFt8Ibf5ZZujw=w221-h320" width="221" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">murder on the<br />dance floor</td></tr></tbody></table><p></p><p><b>Priscilla</b> - Filme da Sofia Coppola que conta a história de Priscilla Presley. A relação dela com o Elvis sempre foi muito romantizada mas aqui vemos uma menina de 14 anos sendo abordada por um homem, famoso, de 24 anos. Sofia Coppola nos mostra como essa relação foi tóxica, nesse filme temos o Elvis lado B. Como Sofia não pode usar as músicas do Elvis, e como <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2013/03/momento-toc-top-7-diretores-e-trilhas.html" target="_blank">gênia das trilhas sonoras</a>, ela escolheu músicas que achei até melhor. Vi no cinema com uma platéia jovem que a cada entendimento do que era essa relação ficava incomodada e reagia com risadas nervosas ou um Eita! coletivo. Achei esse filme muito bom. </p><p><b>May December</b> - Falando de relações tóxicas essa leva o troféu do ano. Aqui temos Elizabeth que é uma atriz que vai fazer a Gracie em um filme. Para poder retratar a personagem direito ela vai passar um tempo com a Gracie e o Joe, marido da Gracie. Acontece que Gracie teve um caso com Joe quando ele tinha 14 anos e ela 32, ela engravidou dele, teve a filha na prisão e quando saiu os dois casaram e tiveram mais filhos. Os personagens são fictícios mas teve uma história real parecida com essa nos EUA. As duas atrizes estão ótimas mas Charles Melton, que faz o Joe, está tão maravilhoso que me fez sentir o desconforto dessa relação.</p><p><b>The Holdovers</b> (Os Rejeitados)- um filme contemplativo sobre um garoto que tem que ficar no colégio interno durante as festas de fim de ano. Como acompanhante ele tem um professor de história chato pacas e a cozinheira do colégio. Esse trio vai se entendendo ao longo do filme.</p><p><b>Maestro</b> - Filme dirigido pelo Bradley Cooper, e também estrelado por ele, sobre os 30 anos do casamento do maestro e compositor Leonard Bernstein com sua esposa Felicia. É um filme cheio de pedigree porque foi produzido por Martin Scorsese e Steven Spielberg. É uma história boa, o relacionamento dos dois tem várias nuances MAS, pra mim, o filme não funcionou. A transição do preto e branco para o colorido é muito bem feita, Carey Mulligan está excelente no papel da Felicia, mas achei que Bradley abusou do malabarismo cinematográfico nesse filme. NETFLIX</p><p><b>Leave The World Behind</b> (O Mundo Depois de Nós) - Aqui temos uma família indo para uma casa de praia mas a internet cai, a tv para de transmitir, a filha fica sem saber o final de Friends, o pai não sabe dirigir sem GPS e a Julia Roberts odeia gente. O dono da casa chega com a filha dizendo que a cidade está um caos e eles também vão ficar ali. Aí coisas acontecem a camera roda mais do que necessário (desculpa Bradley, malabarismo cinematográfico é o que o Sam Esmail faz nesse filme) e a moral é: não jogue fora seus LPs e DVDs just in case. NETFLIX</p><p><b>Fuga das Galinhas: Ameaça dos Nuggets</b> - O stop motion da Aardman é sempre sensacional. Aqui temos as galinhas vivendo tranquilamente em uma ilha depois de sua última fuga mas Molly, filha de Ginger e Rocky, se mete em confusão e as galinhas tem uma nova ameaça. Não é tão bom quanto o primeiro mas é divertido. NETFLIX.</p><p><br /></p><p><b>Séries</b></p><p><b>The Crown</b> - A sexta e última temporada veio em duas partes. Na primeira temos toda a história da Diana com Dodi nos seus últimos dias e na segunda parte é sobre o futuro da coroa. A parte sobre William e Kate achei meh, mas a parte que a rainha discute e modernização da realeza é muito boa. Achei o final digno. NETFLIX</p><p><b>The Guilded Age</b> - A segunda temporada trouxe a inauguração da casa de espetáculos Metropolitan e a construção da Brooklyn Bridge. Os ricos de NYC brigando para ver quem tem o melhor box da ópera, os donos das empresas de trem tendo que lidar com greve dos operários, população negra se unindo com os irlandeses para que as escolas não sejam fechadas e muitas festas. Achei boa. HBO Max</p><p><b>Murder At The End Of The World </b>- uma escritora e viciada em true crime (filha de um policial legista) é chamada para fazer parte de um grupo isolado numa espécie de bunker na Islândia. Mortes começam acontecer e aí ela vai desvendando. Tem inteligência artifical, hackers, gente que já foi a lua, bilionário paranóico e por aí vai. Achei ok. STAR+</p><p><b>Vigilante</b> - série coreana (que deveria ter colocado no post passado) sobre um aspirante da polícia que nas horas vagas se vinga de criminosos que ou não foram presos ou sairam da prisão mas o vigilante acha que a pena foi branda. Tem muita pancadaria nessa série mas também tem uma discussão interessante sobre fazer justiça com as próprias mãos. STAR+</p><p><b>The Bucaneers</b> - Série sobre um grupo de jovens americanas ricas, no fim do século 19, que vão até Londres na temporada de debutantes para encontrar um marido. Acontece que elas são expansivas e com outras idéias do que querem para marido. É a Bridgerton da APPLE TV+ com um toque mais moderno porém sem um Duque hot.</p><p><b>John Lennon Murder Without Trial</b> - série documentário sobre o assassinato do Beatle que traz zero novidade. TOTALMENTE DESNECESSÁRIA. Pronto avisei. APPLE TV+</p><p><br /></p><p>E agora vamos aos <b>reality shows</b>:</p><p><b>Squid Game: The Challenge</b> - SIM fizeram um reality com as provas da série. E como na série começa com umas 500 pessoas no batatinha 1,2,3. Claro que as pessoas não morrem mas levam um tiro de paintball e tem que fingir de morto quando são eliminados. O design de produção é o mesmo da série e está fantástico. As pessoas são péssimas e isso faz do reality divertido. No fim o prêmio é de mais de 4 milhões de dólares. Duas provas são diferentes do reality, o cabo de guerra (a possibilidade de acidentes é alta) e o jogo que dá nome a série (acho que deve ser muito complicado para os ocidentais e mudaram). Tem até um brasileiro na parada.</p><p><b>Single's Inferno 3</b> - Os coreanos são tão mestres do plot twist que até em reality eles sabem fazer. Nessa terceira temporada do reality de namoro, que as pessoas ficam numa ilha chamada de inferno e quando formam casais vão para um hotel 5 estrelas (paraíso), já começa com um plot twist logo no primeiro episódio. Dessa vez arranjaram coreanos dispostos a conhecer mais gente ao invés de ficar fixando em uma pessoa. E também tem uns jogos mais divertidos.Três temporadas e as coreanas continuam carregando bolsa Chanel pela praia. A Netflix trouxe de volta o sucesso da temporada passada: o Jinyoung (ou Dex). Ele é tão carismático que a Netflix não ia deixar passar e o transformou em um dos comentaristas, ele é ótimo (fofoqueiro!).</p><p><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-20218671414886497452023-12-25T17:14:00.001-03:002023-12-25T18:21:40.311-03:00Momento TOC livros 17 (parte 3)<p>E cheguei aos 59 livros. Dezenove a mais do que a meta do ano.</p><p>Aqui vai o resumo do ano em livros.</p><p>Dos 59 livros:</p><p>- Li mais autoras do que autores: 39 mulheres (algumas li mais de um livro) e 16 homens.</p><p>- Esse ano continuei nos asiáticos e li livros da Coréia do Sul, Japão e Vietnã. Li um da República Dominicana e um peruano sobre a Rep. Dominicana. Da Europa teve França, Inglaterra, Espanha e Suécia. E os de sempre: Brasil e EUA. (para o ano que vem vou tentar ler mais América Latina)</p><p>- Li 7 HQs.</p><p>- Dois livros terminei na força da raiva, e digo quais foram: Infinito em Junco e O Mestre e a Margarida.</p><p>- Li muitos romances beira de piscina, muitos mesmo, alguns tão ruins que nem coloquei nas listas, mas, oficialmente, foram 18 livros.</p><p><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/04/momento-toc-livros-17-parte-1.html" target="_blank">Livros 2023 (parte 1) de 1 a 20</a></p><p><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/08/momento-toc-livros-17-parte-2.html" target="_blank">Livros 2023 (parte 2) de 21 a 40</a></p><p>Então vamos aos últimos 19 livros do ano.</p><p><b>Vento de Queimada</b> - <i>André de Leones</i> - Já adianto que aguardo o filme ou série desse livro. A história passa ali nos anos 1980 entre Brasília e Goiânia e é sobre a Isabel que é uma assassina de aluguel. Isabel é jovem, tem apenas 25 anos e trabalha com seu pai que é ex-policial. Pai da Isabel se mete em uma enrascada e é ela que tem que fazer um servicinho para livrá-lo. Ao longo do livro ficamos sabendo o que levou Isabel a entrar nesse ramo. Esse livro é muito bom.</p><p><b>I Have Some Questions For You</b> - <i>Rebecca Makkai</i> - A Bodie é convidada a voltar a sua escola para dar um curso de duas semanas sobre podcasts. Um de seus alunos decide fazer um podcast sobre um crime que aconteceu na escola quando Bodie estava no último ano. É um mistério que dura anos e ninguém sabe o que aconteceu. Na pesquisa dos alunos alguns fantasmas do passado vão aparecendo, Bodie lembra de outras coisas e tem muito sobre a época dela na escola. Em muitas partes perdi o interesse mas a parte do crime é boa.</p><p><b>Bem Vindos a Livraria Hyunam-dong</b> - <i>Hwang Bo Reum</i> - Aqui temos a Yeong Ju que trabalhava em uma grande empresa mas teve um burnout e resolveu pedir demissão e de quebra um divórcio porque o marido só pensava em trabalho. Ela decide abrir uma livraria no bairro porque gostava de ler. Nos primeiros meses ela apenas deixava as portas abertas para quem quisesse entrar e ler mas depois ela teve que começar a pensar em ganhar dinheiro e com isso ela coloca um café dentro da livraria e organiza encontro com escritores. O livro tem outros personagens interessantes que frequentam (ou trabalham) a livraria e é sobre essa obsessão que os coreanos tem com trabalho e como precisam parar e respirar e viver. Achei esse livro bom.</p><p><b>All That's Left Unsaid</b> - <i>Tracy Lien</i> - Ky é uma jornalista vietnamita-australiana, ou seja, ela nasceu no vietnam mas cresceu na Australia entre as duas culturas. O irmão da Ky (seis ano mais novo) nasceu na Australia e seus pais moram em uma comunidade Vietnamita onde nem falam inglês e ela acaba sendo a tradutora. Ky sofre bullying na escola mas se forma e vai para faculdade e evita voltar para onde os pais moram. Um dia seu irmão é brutalmente assassinado num restaurante e Ky tem que voltar para o enterro e investigar o que aconteceu. Gostei que a Ky é uma personagem nada simpática, o livro aborda bem a vida de imigrante e a pressão que os filhos sofrem para serem muito bem sucedidos quando querem apenas pertencer.</p><p><b>Três</b> - <i>Valerie Perrin</i> - um novelão ótimo que conta a história de três amigos: Nina, Etienne e Adrien. Os três ficam amigos aos 10 anos e inseparáveis até os 18 quando estão no último ano da escola. Eles tinham planos de irem juntos para Paris mas isso não acontece. A narrativa vai em vem no tempo e tem mistério, drama de família, fofoca, amor e amizade.</p><p><b>Não Fossem as Sílabas do Sábado </b>- <i>Mariana Salomão Carrara</i> - Ana chama seu marido André para ajudá-la a carregar um quadro para casa mas ele nunca chega porque morreu num acidente bizarro. Ana ia contar a Andre que estava grávida mas ela acaba tendo que criar a filha Catarina com ajuda (as vezes indesejada) da vizinha Madalena. Uma história de luto mas também de como laços inesperados se criam.</p><p><b>Stone Blind</b> - Natalie Haynes - a história da Medusa que leva fama de monstro mas era apenas uma górgona que estava na dela com as irmãs, numa boa, na praia, cuidando da vida, quando o Poseidon foi atrás dela. Posidon encurralou a Medusa no templo de Atena que ficou puta mas como não podia castigar o tio, castigou a coitada da Medusa. Gostei que esse livro mostra que Perseu não era tão herói assim. </p><p><b>Como a Geração Sexo, Drogas e Rock n' Roll Salvou Hollywood</b> - <i>Peter Biskind</i> - li esse livro num Book Club com amigas. A leitura durou um ano porque liamos um capítulo (ou dois) por mês, viamos os filmes e faziamos os encontros. Se não fosse isso acho que nunca teria lido esse livro. E não é um livro bom. O autor é um deslumbrado que fica puxando o saco de alguns diretores e o livro tem toda uma vibe "naquele tempo era melhor". A timeline é toda cagada, fica indo e vindo no tempo e os assuntos ficam espalhados pelo livro. Peter Biskind nem sabe contar uma fofoca direito. </p><p><b>Greek Lessons</b> - <i>Han Kang</i> - Esse é o terceiro livro que leio da Han Kang (os outros: o ótimo A Vegetariana e o comovente Atos Humanos). Aqui ela conta a história de duas pessoas que leva a um encontro improvável. Um é o professor de grego clássico que cresceu na Alemanha mas decidiu voltar a Seoul e está ficando cego. Ele vive entre duas culturas e com medo de perder a independência. A outra é uma mulher, com alguns traumas recentes, que não fala (segundo o livro ela perdeu as palavras) que decide fazer aulas de grego para ver se uma lingua estrangeira a devolve a fala. A parte do professor é sempre narrada na primeira pessoa e a da mulher na terceira pessoa. É sobre conexão humana.</p><p><b>Oração Para Desaparecer</b> - Socorro Acioli - Aqui temos uma mulher que é desenterrada viva em uma das cidades chamadas Almofala em Portugal. Ela não sabem quem é, nem de onde veio. Só sabem que ela é brasileira pelo sotaque. Cida (nome que dão a ela) é uma mulher sem identidade e sem memória que precisa recomeçar em um lugar desconhecido...até que ela se lembre do que aconteceu. Mais uma vez a Socorro Acioli usa o realismo fantástico para contar uma história (de amor) que passa por vários lugares e que tem origem aqui no Ceará.</p><p><br /></p><p>Agora uma sequência de romances beira de piscina que li nos últimos meses do ano.</p><p><b>If Only You</b> - <i>Chloe Liese</i> - mais um livro da série dos irmãos Bergman e dessa vez é a irmã mais nova Ziggy. Não li todos os livros mas o outros 2 que li achei divertidos. Ziggy está no espectro autista e é jogadora profissional de futebol de um time de Los Angeles e da seleção americana. Ela é tímida e está cansada de ser subestimada, de ser considerada uma garotinha e quer mudar a imagem. Ela acha que é boa idéia se juntar (só como amigos) com Sebastian. Ele é um jogador de hóquei, amigo do irmão da Ziggy, bad boy, beberrão, fanfarrão, cheio de problemas que está se recuperando de um pé quebrado. Ela acha que pode melhorar a fama dele e ele a dela. Fofo.</p><p><b>Better Hate than Never</b> - <i>Chloe Liese </i>- esse é o segundo livro de uma série de irmãs que tem como base uma obra de Shakespeare. Nesse é a vez da irmã mais nova Kate e o Shakespeare da vez é A Megera Domada. Kate e Christopher brigam desde crianças mas quando ela volta de uma longa viagem com um ombro machucado a briga vai longe demais e os familiares interferem. Christopher vê que tem que mudar a atitude e faz isso. Os dois tem estilos de vida muito diferentes, ela tem déficit de atenção e ele tem muita ansiedade e enxaqueca. Quando se acertam até que é um casal saudável que fala sobre tudo. Tirando umas partes exageradas, é fofo. O livro da primeira irmã foi melhor.</p><p><b>In a Jam </b>- <i>Kate Canterbary</i> - Shay foi abandonada no altar por telefone, e ela foi a última a saber porque a família do noivo nem compareceu. Arrasada, ela descobre que sua avó deixou uma pequena fazenda numa cidadezinha onde Shay morou os últimos 2 anos de high school. MAS para herdar de fato ela tem que morar um ano na fazenda e se casar. Chegando lá ela descobre que o vizinho é seu melhor amigo dos 2 anos que ela passou lá (e agora é fazendeiro gostosão). Noah era advogato em NYC e voltou para cuidar da fazenda depois que seu pai faleceu. Ele oferece para casar com ela para que ela tenha a herança e a gente sabe como essa coisa de casamento fake acaba. </p><p><b>The Co-op </b>-<i> Tarah Dewitt </i>- LaRynn e Deacon, aos 18 anos, passaram um verão juntos na casa de suas avós (que eram um casal) que terminou meio errado. Oito anos depois as avós faleceram e deixaram a casa para os dois. A casa está em péssimo estado e, para vender, eles tem que fazer uma reforma grande. Deacon tem feito algumas coisas aqui e ali mas ele tem um outro trabalho. LaRynn tem um dinheiro deixado pela avó mas ela precisa estar casada para ter acesso. Adivinha? LaRynn e Deacon se casam. Mas até resolver a parte do casamento fake esse casal briga um bocado.</p><p><b>Root Bound</b> - <i>Tarah Dewitt</i> - Essa autora estava com os livros praticamente de graça então peguei 2. Achei esse melhor que o do casal brigando para reformar a casa. Aqui Tait é uma fotógrafa profissional que está divorciada há 2 anos do cara que ela namorava desde sempre e a traiu com a melhor amiga dela. A mãe faleceu e ela não fala com o pai que mora num rancho. Ela recebe uma proposta irrecusável de fotografar as locações de uma série de sucesso e é no rancho do pai dela. Ela resiste mas vai e conhece o Henry que cuida do rancho e mora com a família do pai dela desde a adolescência. Ele quebra a camera dela sem querer, eles brigam, depois ficam amigos e, bem, sabemos onde isso termina.</p><p><b>The Right Move</b> - <i>Liz Tomforde</i> - Esse livro apareceu tanto no goodreads como sugestão que decidi ver se valia a pena. Achei um exagero (tanto em páginas quanto a história). Indy, uma comissária de bordo de um avião particular de um time de hóquei está sem ter onde morar porque acabou o relacionamento com o namorado e gastou o dinheiro que tinha para congelar os óvulos (ela tem problema nos ovários). A sua amiga oferece a casa do irmão, Ryan, para Indy ficar já que ele é solteiro e mora sozinho numa cobertura enorme. Ryan é um jogador de basquete muito famoso e quase não sai de casa por motivo de: papparazzi e fãs. Ryan também é tímido. Numa festa o chefe do time do Ryan acha que Indy é sua namorada e ele pede a ela para levar esse namoro falso por um tempo até ele se firmar como capitão da equipe. Namoro falso, casamento falso, poteito, potáto. Esse livro porderia ter terminado em 75% do livro. Mas vou dizer que o Ryan é um fofo, ele aprendeu liguagem dos sinais para falar com os pais dela.</p><p><b>Love Theoretically</b> - <i>Ali Hazelwood </i>- (em português: <b>Amor, Teoricamente</b>) essa autora é sucesso no tiktok e peguei esse livro para saber qual o babado. Não é o mais conhecido dela mas foi o que a sinopse mais me agradou. Elsie é uma física teórica que trabalha como professora assistente e quer um trabalho mais permanente que venha com seguro saúde porque ela é diabética e o sistema de saúde americano é uma bosta. Ela também precisa de dinheiro para o aluguel e quer terminar sua pesquisa. O trabalho alternativo da Elsie é ser namorada de aluguel (sem sexo) de alguns nerds que a contratam para ir em eventos. O Greg é um de seus clientes favoritos e ela tem ido as festas de família dele há algum tempo (mãe do Greg quer que ele case mas ele não está afim nem de namorar). Acontece que Greg tem um irmão, o Jack, que fica muito curioso com Elsie e faz muitas perguntas. Quando Elsie se candidata a uma vaga de professora no MIT quem tem que fazer a entrevista dela é Jack que vem a ser o professor chefe do departamento de Física. Pessoas inteligentes para física mas nem tanto emocionalmente. Entendi o hype do tiktok. É fofo.</p><p><b>The Dead Romantics</b> - <i>Ashley Poston</i> -peguei esse livro para ler no Halloween porque me prometeram uma história com fantasmas. A Florence é uma ghostwriter para uma escritora de romances muito conhecida que a contratou para escrever 3 livros. Só que Florence está empacada no terceiro livro porque ela acabou o namoro e não acredita no amor. Florence vai falar com seu novo editor Benji que precisa ou de mais tempo ou não escrever um romance. Benji nega. Florence precisa voltar a sua cidade natal porque seu pai morreu. Tem um detalhe: Florence vê e fala com fantasmas. No meio da preparação do velório do pai dela, o Benji aparece como fantasma. Não é difícil adivinhar o plot twist desse livro ainda mais se você assistiu o filme E Se Fosse Verdade com a Reese Witherspoon e Mark Ruffalo. O que tem de interessante é a família dela que é dona de uma casa funerária e como eles lidam com a morte.</p><p><b>Take A Hint Danny Brown</b> - <i>Talia Hibbert</i>- (em português; <b>Se Liga Dani Brown</b>) Parece que esse ano resolvi acatar quase todas as sugestões de romance beira de piscina do Goodreads. E também fiquei meio presa no clichê namoro/casamento fake porque aqui temos mais uma história com esse tema. Dani é uma professora universitária que está estudando para seu PHD e não tem tempo para namoro sério, ela só quer uma amizade colorida. Ela tinha isso mas terminou quando a amiga começou a ter sentimentos. Os meses passam e Dani está sem uma amizade colorida e só estuda e traz café para o segurança do prédio onde ela dá aulas. Zaf é o segurança. Ele é ex-jogador de rugby e tem uma ONG que ajuda jovens rapazes. Um dia Dani fica presa no elevador e Zaf a salva carregando no colo. Alguém filma e os dois viralizam como casal que dá visibilidade a ONG dele. Ele pede a Dani para terem um namoro fake e ela aceita na condição deles também terem uma amizade colorida no tempo que durar o namoro fake. Achei justo a troca de favores.</p><p><br /></p><p>Para 2024 vou continuar na meta de 40 livros. E ler menos romances beira de piscina.</p><p><br /></p><p><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">Momento TOC Livros dos outros anos: </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2008/01/momento-toc-livros.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(1)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2009/01/momento-toc-livros-2.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(2),</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2009/12/momento-toc-livros-3.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(3)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2010/12/momento-toc-livros-4.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(4),</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://www.cadernotiahelo.blogspot.com.br/2011/12/momento-toc-livros-5.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(5)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2012/12/momento-toc-livros-6.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(6)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://www.cadernotiahelo.blogspot.com.br/2013/12/momento-toc-livros-7.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;">(7)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2014/12/momento-toc-livros-8.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(8)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2015/12/momento-toc-livros-9.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(9)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2016/12/momento-toc-livros-10.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(10)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2017/12/momento-toc-livros-11.html" style="color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(11)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2018/12/momento-toc-livros-12.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(12)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2019/12/momento-toc-livros-13.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(13)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2020/12/momento-toc-livros-14-parte-3.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(14)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2021/12/momento-toc-livros-15-parte-5.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(15)</a><span style="color: #666666;"><span style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102);"> e</span></span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2022/12/momento-toc-livros-16-parte-2.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank"> (16)</a></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-58987046440418952242023-12-15T22:17:00.002-03:002024-03-11T11:56:14.057-03:00Enquanto isso no Viki.... (2) e mais novelas coreanas<p>Ano passado paguei um mês do Viki (o streaming de doramas) para ver algumas novelas coreanas que as dorameiras tanto falam e <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/01/enquanto-isso-no-viki.html" target="_blank">fiz um post com todas elas</a>. Esse ano o Duolingo me deu de presente, por fazer aulas de coreano, um cupom para uma semana no Viki. </p><p>Então peguei minha carteirinha provisória de dorameira e fui ver o que tinha de interessante por lá ou o que não vi da outra vez.</p><p>Uma semana é pouco tempo então me dediquei e consegui ver duas novelas inteiras (uma de 16 episódios e outra de 12), uma série de 12 episódios, e uma novela vi no com o dedo no fast forward.</p><p><b>Twinkling Watermelon</b> - todo mundo falando dessa novela recente (2023) e fiquei curiosa. Quando comecei não fazia idéia do que se tratava e no fim chorei um bocado. Conta a história do Eun Gyol que é CODA, Child Of Deaf Adults, ou seja, seus pais são surdos e seu irmão mais velho também. A família depende muito dele e seu pai espera que ele siga carreira de médico, mas, aos 18 anos, Eun Gyol quer tocar guitarra numa banda. Ele briga com o pai e viaja no tempo para os anos 1990 onde ele encontra o pai com 18 anos. Eun Gyol descobre que: 1) seu pai, Yi Chan, não é surdo (e ele não sabe o que aconteceu que fez o pai parar de escutar) e 2)Yi Chan está querendo formar uma banda de rock para conquistar seu crush, mas o crush não é a mãe do Eun Gyol.</p><p>O ator que faz o Yi Chan (o Choi Huyn Wook de 25/21 e DP) é muito carismático. A bandinha de rock Watermelon Sugar (beijo Harry Styles!) é divertida e as músicas são boas.</p><p>Algumas coisas ficam mal explicadas mas quem se importa? Tem viagem no tempo, tem bromance, tem banda de rock (um alívio no mundo do K-Pop), tem girl power, e é muito fofa!</p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiYg517sHveSHRizP5vzTbRALDHmUdqYiKlYZfI_4Xe7YH_07qXpBT43KNhHxSv6bivjteE1M5D2sQPxE8T4Mk1aSpGRsY5V_zK4TP2Gd9OkEdwTUFDAkD8aFXlJLxdQUqMywJ9b3Ctosg-PHpacOvsYpZMGJhYlUJ3gptytoFVPPGlwLx2pSgv2A" style="margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1344" data-original-width="956" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiYg517sHveSHRizP5vzTbRALDHmUdqYiKlYZfI_4Xe7YH_07qXpBT43KNhHxSv6bivjteE1M5D2sQPxE8T4Mk1aSpGRsY5V_zK4TP2Gd9OkEdwTUFDAkD8aFXlJLxdQUqMywJ9b3Ctosg-PHpacOvsYpZMGJhYlUJ3gptytoFVPPGlwLx2pSgv2A=w228-h320" width="228" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">até o cartaz é fofo</td></tr></tbody></table><p><b><br /></b></p><p><b>Happiness</b> - Série de 2021 com 12 episódios. Aqui temos Sae Bom e Yi Hyun que, na época da escola, ficaram amigos depois de um incidente. Na vida adulta ela é policial especializada em anti terrorismo e ele é detetive. Numa ação a Sae Bom é atacada por um homem e leva um arranhão. Esse homem tinha um virus que na série chama de raiva humana mas é zumbi mesmo. Sae Bom fica sob observação mas ela nunca desenvolve a "doença". Ela quer muito conseguir um apartamento num condomínio e, depois do ataque, o chefão diz que dá a ela os pontos que ela precisa para o apartamento mas que não é suficiente, seria melhor se ela tivesse marido. Ela faz a proposta de casamento fake para o Yi Hyun e ele aceita rapidinho (ele tem um crush nela). Eles formam um casal muito cool. Acontece que começa aumentar os casos de zumbis, e eles ficam em quarentena dentro do condomínio com as PIORES pessoas. Já disse que ninguém faz zumbis como os coreanos, e nessa série não é diferente, mas aqui o foco é nas pessoas e como o ser humano consegue ser pior do que qualquer monstro. Achei muito boa.</p><p><b></b></p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjzXL762yliE7m6RtpSjed5kgHTyiBRrydn5zVnAcg37RM_5G5yJHTHHh_2zfVQFuVIC1PDbX598T720akdkNSBqJOmGgN8UghhFOsUQFY4F2oyeBNwMu1CpGZzrjsXhSC5aNWvqm_hrWsJ1hNtRxIWAK0IeQJEW-ZcDK_mUS8WiXKP7cEUcOXZ7g" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><img alt="" data-original-height="1066" data-original-width="998" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjzXL762yliE7m6RtpSjed5kgHTyiBRrydn5zVnAcg37RM_5G5yJHTHHh_2zfVQFuVIC1PDbX598T720akdkNSBqJOmGgN8UghhFOsUQFY4F2oyeBNwMu1CpGZzrjsXhSC5aNWvqm_hrWsJ1hNtRxIWAK0IeQJEW-ZcDK_mUS8WiXKP7cEUcOXZ7g=w300-h320" width="300" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">só pela foto que eles tem na parede<br />do dia que se meteram em encrenca na escola<br />você já sabe que esse casal é cool</td></tr></tbody></table><div><br /><p style="text-align: left;"><b>Goblin</b> (ou Guardian: The Lonely and Great God) - Essa novela de 2016 está em todas as listas de dorama e é referenciada em várias outras novelas (se aparecer um cachecol vermelho é referencia a essa novela). Já vou dizer que achei uma bosta. É muito repetitiva. A única coisa que valeu o meu tempo foi ver o Gong Yoo desfilando com camisas de gola rolê e as cenas em Quebec, o resto passei tudo no rapidinho. Essa novela conta a história do Goblin, um homem que foi, via maldição, transformado nesse ser, que é tipo um deus, há 940 anos e passa o tempo lendo livros, entediado e se metendo na vida alheia. Ele só vai morrer quando sua noiva aparecer e quebrar a maldição da imortalidade tirando a espada enfiada no seu peito que só ela pode ver. Um dia ele salva uma mulher grávida da morte e 18 anos depois ele descobre que a filha dessa mulher é a noiva dele. Então temos um homem de 940 anos e uma garota de 18. É CREEPY. Drácula é terror por um motivo e não é porque ele morde pescoços. Não dá para romantizar essa relação. Sem contar que mesmo com 940 anos esse homem continua sendo mimado, bobo e imaturo. E a noiva do goblin vê fantasmas. A história secundária do ceifador com a mulher que foi sua namorada em vidas passadas também é ruim. Nem o bromance do goblin com o ceifador me interessou (mas é melhor do que o goblin com a noiva).</p><p style="text-align: left;">Até tem uma discussão sobre morte e imortalidade que poderia ser interessante mas fica ofuscada. </p><p></p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: justify;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjkU1e-1a07fahUsGfqE_agvso1RwQNkWFcc23Df9bKN7SCY536FPUMmdgjxXlBnB2Uzune1k7D0hhSde1ucAnkrluH-1iLleympwvYedRYPjY5zn-AmC8Cq9KGU25mpcMUl0m0Eww7QNYexrBgtMQri8VwjC65Rcg5gyWrT837kfOPAoxLAj3SAg" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><img alt="" data-original-height="1122" data-original-width="1632" height="220" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjkU1e-1a07fahUsGfqE_agvso1RwQNkWFcc23Df9bKN7SCY536FPUMmdgjxXlBnB2Uzune1k7D0hhSde1ucAnkrluH-1iLleympwvYedRYPjY5zn-AmC8Cq9KGU25mpcMUl0m0Eww7QNYexrBgtMQri8VwjC65Rcg5gyWrT837kfOPAoxLAj3SAg" width="320" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">esse lugar virou ponto turístico na coreia do sul<br />por causa dessa cena</td></tr></tbody></table><div style="text-align: left;"><br /></div><div style="text-align: left;"><b style="font-weight: bold;">Perfect Marriage Revenge</b><b> </b>- Já estava acabando o prazo mas consegui ver essa novela de 12 episódios. Foi uma das coisas mais cafonas que vi nos últimos tempos mas prendeu minha atenção. Tudo nessa novela é CAFONA: as atuações, os cenários, as roupas, os ângulos de filmagem, até os plot twists dignos de novela mexicana. Mas tem dois temas que gosto: viagem no tempo e vingança. Aqui a mocinha foi adotada por uma familia rica porém é muito maltratada por todos, foi até envenenada quando criança. A mãe a faz ser culpada por um golpe e o marido tem um crush na irmã mais nova que é outra escrota. A mocinha descobre tudo isso em uma tarde, logo depois bate o carro e fica em coma/morre. Aí ela volta um ano no tempo e decide que vai ser tudo diferente e vai se vingar. Primeira coisa é dispensar o noivo (ela ainda não tinha casado) e ir atrás do cara que a irmã dela está de olho. Quando ela encontra o tal cara ela propõe logo esse casamento vingança e ele aceita bem facim facim. Aí amigos, é plot twist atrás de plot twist duplo carpado. Achei divertida.</div><p></p><p></p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: justify;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiy1ik5BNap2tbqPz83wOJnEHMep1RzkwMK3ClmmVb2dDVVQ4Zz-TsRAjDs0iWgEUSbCqPGGpKWxqzrV-MFtZqTKKsOZiyUCBwHKIfVFPJpnR8JWxYWrASodzsla8-3ZO1CdgaIDpaUP9CrCbyiXhC5WJCHbCaoOrt0H6B_HmLPdXqC6ptXPwjnqA" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><img alt="" data-original-height="1306" data-original-width="876" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiy1ik5BNap2tbqPz83wOJnEHMep1RzkwMK3ClmmVb2dDVVQ4Zz-TsRAjDs0iWgEUSbCqPGGpKWxqzrV-MFtZqTKKsOZiyUCBwHKIfVFPJpnR8JWxYWrASodzsla8-3ZO1CdgaIDpaUP9CrCbyiXhC5WJCHbCaoOrt0H6B_HmLPdXqC6ptXPwjnqA=w215-h320" width="215" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">o cartaz é a prova da cafonice</td></tr></tbody></table><div style="text-align: left;"><br /></div><p></p><p style="text-align: left;">Sempre coloco as novelas coreanas com os filmes e séries mas vou colocar as outras duas que vi em dezembro aqui. As duas na <b>NETFLIX</b>.</p><p style="text-align: left;"><b>Castaway Diva</b> - Diva a Deriva - Essa novela conta a história da MokAh, uma adolescente que quer muito ser cantora. Ela consegue um encontro com uma cantora famosa da qual ela é muito fã mas seu pai violento quebra seu violão e não a deixa ir. Ela decide fugir e conta com a ajuda do seu amigo Ki Ho (que tem um pai policial que também é muito violento). A fuga deles dá errado e MokAh acaba caindo do barco que ia levá-la da ilha onde mora para o continente. Mok Ah fica a deriva, acaba numa ilha deserta (aparentemente a costa da Coréia do Sul tem milhares de ilhas desabitadas) e lá ela fica por 15 anos. Isso mesmo 15 fucking ANOS. Dorme com essa Tom Hanks. Um dia ela é encontrada pelos irmãos Woo Hak e Bo Geol que estavam fazendo a limpeza da ilha. Os irmãos a acolhem e um deles a leva para conhecer a tal cantora que agora está em decadência. É mais pesada (muita violência doméstica) do que parece mas também é engraçada. Só não gostei das músicas, mas não é o estilo de música que gosto.</p><p style="text-align: left;"><b>True Beauty</b> - essa novela de 2020 é muito falada e quando estive em Seoul passei por um lugar de karaokê (ou noraebang para os coreanos) as dorameiras que me assistiam nos stories todas mandaram mensagem que era o karaokê de True Beauty. Aí entrou na NETFLIX esse mês e resolvi ver o que acontece em True Beauty. Aqui temos uma novela teen onde a Ju Kyung (que chamarei de Ju) é um adolescente que usa óculos e tem a pele com algumas espinhas. Para os padrões coreanos, a Ju é considerada muito feia e sofre um bullying na escola. Sua mãe não ajuda dizendo que ela precisa estudar mais já que não é bonita. Acontece que Ju gosta de música heavy metal, de quadrinhos e não é tão boa aluna. Depois de um bullying na escola ela pensa em se jogar do prédio mas o SooHo aparece e a tira de lá. </p><p style="text-align: left;">Ju muda de escola e decide aprender a fazer uma maquiagem boa e usar lentes para não ser a feia da escola nova. Dá resultado e todos a acham linda. Ela faz novos amigues e consegue se enturmar. O SooHo estuda na mesma sala, e é o cara mais inteligente da turma (e o mais bonito), mas ele é meio grosso, não sorri e é super intenso, até fala sussurrando. O SooHo também gosta de quadrinhos e frequenta a mesma loja que a Ju. SooHo é o único na escola nova que viu Ju com e sem maquiagem.</p><p style="text-align: left;">Aí surge outro rapaz na parada, o Seo Jun, bad boy motoqueiro e tem uma história passada com o SooHo. </p><p style="text-align: left;">Então Ju vive essa vida de com e sem maquiagem. Os dois meninos gostam dela mas a gente sabe que triangulo amoroso em novela coreana nunca é triangulo de verdade.</p><p style="text-align: left;">Essa novela tem um bocado de coisa que poderia ser problematizada mas vamos relevar e dizer que é divertida. A irmã mais velha da Ju é a melhor pessoa dessa novela.</p><p style="text-align: left;"><br /></p></div>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-7295274667408798072023-12-01T20:38:00.003-03:002023-12-10T06:22:25.553-03:00Sir Paul McCartney in Brasília<p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div>Ano passado participei de um book club onde lemos a biografia dos Beatles do Bob Spitz. Foram meses de leitura, encontros e fofocas. Então quando Sir Paul anunciou os shows no Brasil comprei logo o ingresso. E comprei para ir em Brasilia porque 3 das amigas do clube do livro moram lá e achei que seria mais divertido ir com elas e foi ótimo!<p></p><p>Paul McCartney esteve no Brasil várias vezes, inclusive já tocou em Fortaleza, mas eu nunca tinha ido num show dele.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggmKynaSXuSmR_O3_21D1iuSdlMCFqqheK8Bdd4jo4YEbIzzIvNx1TduEGJyjnl7Lm9MJoJN7MOYiglf1XaG8-PBDQsEbwA9NgA0EzDVYToUS-xzc7xN_jstkfluBNBdkgEDxNyZAS2sj1gDshL61p96LQXNHtqCQdZE8r-e_ie52Cvg6DwzaoPQ/s4032/IMG_9736.HEIC" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggmKynaSXuSmR_O3_21D1iuSdlMCFqqheK8Bdd4jo4YEbIzzIvNx1TduEGJyjnl7Lm9MJoJN7MOYiglf1XaG8-PBDQsEbwA9NgA0EzDVYToUS-xzc7xN_jstkfluBNBdkgEDxNyZAS2sj1gDshL61p96LQXNHtqCQdZE8r-e_ie52Cvg6DwzaoPQ/s320/IMG_9736.HEIC" width="240" /></a></div><p></p><p>Já vou deixar isso dito logo no início porque é impressionante que esse senhor com mais de 80 anos faça um show com mais de 2 horas com tanta energia. Ele se movimenta por todo o palco, toca diversos instrumentos, faz um rock mais pesado em alguns momentos do show, faz voz e violão, falou em português, dançou e no fim até deu um pulinho. Quando você acha que ele vai acabar o show ele volta para mais e quando vai embora deixa a sensação que poderia ter tocado mais 3 horas.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMSU2VphrugmKP-n26HgVKvLjiWcG-HKNB37OZ1Ny1s6c6YxIJREXoXCYPk7ZMAfp3vyEwWNButdbhOumJoW78HjydDsMdQQbbb1V-3jNU6FZDBRmveT9LIZwMTpFo33vkYDLRAjc_3L_pI9fC6DP28WUwKZT9AInsa4XSHsmrtlayb6ImdBFtIQ/s3520/IMG_9747.JPG" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="3520" data-original-width="1980" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMSU2VphrugmKP-n26HgVKvLjiWcG-HKNB37OZ1Ny1s6c6YxIJREXoXCYPk7ZMAfp3vyEwWNButdbhOumJoW78HjydDsMdQQbbb1V-3jNU6FZDBRmveT9LIZwMTpFo33vkYDLRAjc_3L_pI9fC6DP28WUwKZT9AInsa4XSHsmrtlayb6ImdBFtIQ/s320/IMG_9747.JPG" width="180" /></a></div><p></p><p>O esquema de show no Estádio Mané Garrincha é muito organizado, foi tranquilo chegar e sair. Do hotel que estava dava para ir a pé e para quem vai de carro tem estacionamento lá dentro. O estádio lotou e teve zero confusão, o público estava bem tranquilo.</p><p>No show Sir Paul McCartney tocou de tudo: musicas novas, hits da carreira solo, algumas menos conhecidas, e muitas músicas dos Beatles.</p><p>A banda que o acompanha é maravilhosa. Fiquei impressionada com o que acontece no palco porque tem muitas mudanças de configuração: tem plataforma que sobe, tem momento íntimo que os músicos ficam mais juntos, tem pirotecnia, entrada e saída de pianos (sim, 2 pianos), coordenação com projeções no telão (ele canta uma música com John Lennon). É tudo feito com uma fluidez que fica imperceptível, quando você olha lá está Sir Paul numa plataforma pra todo mundo ver.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGbZAbauv57RrKR0RHWwDx7vreXAQgmcWPz_bha5bWKOL1o8pOATCAD4ldxvEqwgr8D6j3rt-E93prY7oHGZ_KYpHtr2is4PuDkcIuVycZgUEFjCIS1H0JgFRoc3uvHkD_jNBmgFghp9qeNZPYr9EX0htwUQQIL-ve3lNOXlGi86YDpmR56CnZNw/s2493/IMG_9778.jpg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="2493" data-original-width="1980" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGbZAbauv57RrKR0RHWwDx7vreXAQgmcWPz_bha5bWKOL1o8pOATCAD4ldxvEqwgr8D6j3rt-E93prY7oHGZ_KYpHtr2is4PuDkcIuVycZgUEFjCIS1H0JgFRoc3uvHkD_jNBmgFghp9qeNZPYr9EX0htwUQQIL-ve3lNOXlGi86YDpmR56CnZNw/s320/IMG_9778.jpg" width="254" /></a></div><p></p><p>Do meu top 5 músicas da carreira solo dele só não tocou Only Mamma knows. Teve Let 'Em In, teve Maybe I'm Amazed, teve Band On The Run com Sir Paul dando pulinhos e mostrando que os joelhos estão em dia, e teve Live And Let Die com um show pirotécnico digno do James Bond.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZrcK_8o-QX4-EAvUlDT6yJEATFLiru1wgy4buqs5SLQwi3eJdw_bcN0zWMvcpgLz7CLjOT3RkfoVwlWrt3WDoYw4UEsHUEN7-a_a8picfaSnBH-wegZT52ZXnN4IfFUYKTR6U6jMnXlTFd9fg5X7QcN1Cr_UrLO4W3E3tpvG62_iaqbXECFG3vA/s4032/IMG_9775.HEIC" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZrcK_8o-QX4-EAvUlDT6yJEATFLiru1wgy4buqs5SLQwi3eJdw_bcN0zWMvcpgLz7CLjOT3RkfoVwlWrt3WDoYw4UEsHUEN7-a_a8picfaSnBH-wegZT52ZXnN4IfFUYKTR6U6jMnXlTFd9fg5X7QcN1Cr_UrLO4W3E3tpvG62_iaqbXECFG3vA/s320/IMG_9775.HEIC" width="240" /></a></div><p></p><p>Dos Beatles teve: Love Me Do, Blackbird, I've Got a Feeling, Can't Buy Me Love, Ob-la-di Ob-la-da, Let It Be, Magical Mystery Tour, Helter Skelter, Lady Madonna, Get Back, I've Just Seen a Face, Golden Slumbers, Got to Get You Into My life, Something, Mr. Kite, Birthday, Sgt. Peppers e Carry That Weight.</p><p>Claro que teve Hey Jude e é um momento maravilhoso que tem o maior clima de fim de show mas aí Sir Paul ainda volta para mais umas 6 músicas.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnOzUGhr2MV-iM22xb6ZUCV_h77KGJ_ixO5Tl99cyoIzQEB8N9r6ntLwUuJoSShEfOgeJaaMifKXSKmCXLxrqQ00g9xTcV9US0OXkcw85lqULzaq0GeQT0Z0-blopwrftvXCozkq-Bv_-3Hiru0uUBn3PK6W4HxqriPmNTz4sJa7_968SSaBcDgg/s4032/IMG_9789.HEIC" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnOzUGhr2MV-iM22xb6ZUCV_h77KGJ_ixO5Tl99cyoIzQEB8N9r6ntLwUuJoSShEfOgeJaaMifKXSKmCXLxrqQ00g9xTcV9US0OXkcw85lqULzaq0GeQT0Z0-blopwrftvXCozkq-Bv_-3Hiru0uUBn3PK6W4HxqriPmNTz4sJa7_968SSaBcDgg/s320/IMG_9789.HEIC" width="240" /></a></div><p></p><p>E termina com The End porque the love you take is equal to the love you make.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-31751883357558702082023-11-29T07:19:00.189-03:002023-11-29T12:59:45.170-03:00+ Filmes e Séries (e duas novelas coreanas)<p><b></b></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><b><br /></b></div><b> Filmes</b><p></p><p><b>The Marvels</b> - O filme mais recente da Marvel que traz a Capitã Marvel, Kamala Khan conhecida como Ms Marvel (fofa!) e a Monica Rambeau que não sabia quem era porque não vi Wandavison. Mas o que interessa aqui é que as três de alguma forma trocam de lugar quando usam seus poderes. Elas tem que impedir uma vilã meio sem graça de roubar água, ar e sol dos planetas. Achei divertido, gosto muito da Kamala Khan, acho a familia dela engraçada e ela é a alma do filme. Esse filme também trouxe Park Seo Joon na sua estréia em Hollywod e acho que ele foi muito bem. Achei que a cena dos gatos valeu o ingresso do cinema.</p><p><b>Napoleon</b> - Ridley Scott ainda tem energia para dirigir um filme grande desses. As cenas das batalhas são muito bem feitas, Joaquin Phoenix está ótimo como Napoelão mas pra mim faltou química entre ele e a Vanessa Kirby que faz a Josephine. Achei o filme meio picotado (mas parece que vai ter uma versão em minissérie com cenas a mais). Certamente me faltou conhecimento histórico sobre o imperador francês para aproveitar melhor esse filme. </p><p><b>The Killer</b> - Michael Fassbender faz um assassino de aluguel extremamente metódico. E ele nos explica tudo na narração. No início do filme ele tem um serviço que dá errado e a partir daí ele precisa improvisar. A trilha sonora é só The Smiths, perfeita para um assassino que faz yoga na tocaia. Gostei desse filme. NETFLIX</p><p><b>Yellow Door 90's Club</b> - um filme documentário sobre o clube de cinema que Bong Joon Ho e seus amigos tinham no início dos anos 1990. Eles vão contando a história através de encontros no zoom e depoimentos. Me pareceu um clube bem divertido e que levou o Bong joon Ho a ser o diretor de sucesso que é hoje. NETFLIX</p><p><b>Sly</b> - Filme documentário sobre o Sylvester Stallone onde ele mesmo conta sua história. As vezes parece papo de coach mas a história de como ele conseguiu fazer o primeiro Rocky é muito boa. NETFLIX</p><p><b>The Pigeon Tunnel</b> - filme documentário sobre o John Le Carre, escritor de vários livros sobre espiões e que foi um espião ele mesmo. A história do pai dele é inacreditável.</p><p><b>Nyad</b> - A nadadora de maratonas aquáticas Diana Nyad (historia real) decide tentar nadar de Cuba a Florida aos 60 anos. Ela tinha tentado fazer essa travessia 30 anos antes e não conseguiu. Ela é uma pessoa chata, insistente, perseverante, egocentrica, mas acho que só assim para conseguir nadar sei lá quantas horas direto num mar com tubarões. E ela tem a melhor amiga. NETFLIX</p><p><b>Fingernails</b> - Esse filme tem 3 dos melhores atores jovens que estão em alta: Riz Ahmed, Jessie Buckley e Jeremy Allen White, mas foi desperdício de talento. Nesse mundo do filme as pessoas sabem se o amor que por outra é realmente correspondido através de um teste na unha (que tem que ser arrancada). E algumas pessoas fazem o teste e confirmam e outras não. Anna e Ryan são um casal que deu positivo no teste da unha. Um dia ela vai trabalhar na organização que faz os testes e conhece o Amir. Rola um clima entre os dois e Anna foca com dúvidas. PRIME VIIDEO</p><p><br /></p><p><b>Séries</b></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; font-weight: bold; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXVJkizvj6KtzOhsSgJAhnFLryiIKhYEd7pyTylZFIFEQo9vosqibrwZz9A9EVPvNbJ5D59B-EvYvxi__ihJMeoOP56mtc03E6x1H64tzyekG-BwPHFcMBuGYZCNAJ2XdaIUfAtwEiL2KDb7mW2IbVwP-nM8CVIDsPltLcBKQWKV-lssz_-ZKKrA/s1338/Screenshot%202023-11-25%20at%2021.33.18.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1338" data-original-width="914" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXVJkizvj6KtzOhsSgJAhnFLryiIKhYEd7pyTylZFIFEQo9vosqibrwZz9A9EVPvNbJ5D59B-EvYvxi__ihJMeoOP56mtc03E6x1H64tzyekG-BwPHFcMBuGYZCNAJ2XdaIUfAtwEiL2KDb7mW2IbVwP-nM8CVIDsPltLcBKQWKV-lssz_-ZKKrA/s320/Screenshot%202023-11-25%20at%2021.33.18.png" width="219" /></a></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><b style="font-weight: bold;">Blue Eye Samurai </b><b>- </b>uma animação belíssima que conta a história de Miso, um samurai que tem os olhos azuis herdados de seu pai que é um dos 4 homens brancos vivendo no Japão quando Miso nasceu. E o homem colocou fogo na casa onde Miso morava com sua mãe. Por ser mestiço, Miso nem é considerado gente mas ele é acolhido por um artesão de espadas que o ensina oficio. Quando adulto, Miso sai atrás desses 4 homens para ter sua vingança. As cenas de luta são muito bem feitas, é animação para adultos. O episódio 5 dessa série é maravilhoso. NETFLIX</div><p></p><p><b>Lessons in Chemistry - </b>Uma assistente de laboratório de química em uma universidade quer fazer sua pesquisa mas por ser mulher (anos 1950) ela é sempre subestimada. Um dia ela conhece um outro químico que a ajuda e os dois passam a trabalhar juntos, mas aí a vida acontece e ela é levada a ter um show de culinária na tv. Não li o livro mas achei a série boa. APPLE TV+</p><p><b>The Morning Show</b> - Nessa terceira temporada a rede de tv (e streaming) está para ser vendida a um magnata da tecnologia (Jon Hamm) e Cory quer fazer esse negócio puxando alguns tapetes. A Alex fica no meio de tudo mas dá a volta por cima, e a Bradley se mete numa enrascada por causa do irmão. Achei boa essa temporada. APPLE TV+</p><p><b>What We Do In The Shadows</b> - na quinta temporada o Guillermo finalmente tem seu pescoço mordido por um amigo vampiro mas isso é problema porque não foi o Nandor. Risadas Garantidas! STAR+</p><p><b>Turn To Me Mukai</b> - série japonesa sobre um rapaz, o Mukai, que desde que terminou seu ultimo relacionamento, há 10 anos, ele não namorou mais. Ele nem sabe direito porque o relacionamento acabou. Mas agora ele quer namorar e conta com a ajuda do seu cunhado e de uma amiga que conhece no bar. No fundo essa é uma série sobre as mulheres japonesas que cansaram da sociedade machista (e misógina) e não querem mais fazer o que os japoneses consideram o papel tradicional da mulher. Girl power. O Mukai é um fofo. NETFLIX</p><p><b>All The Light We Cannot See</b> - Série que passa na segunda guerra numa cidade na França que está sob domínio alemão mas os ingleses e americanos estão atacando. No meio de tudo de uma garota cega que faz uma trasmisssão de rádio que é escutada por um soldado alemão. O alemãozinho e a menina são ótimos e está bem feita. Quando li o livro estava gostando, a história era boa, leitura agradável mas só queria que acabasse. A série também só queria que acabasse mas gostei menos. NETFLIX</p><p><b>Scott Pilgrim Takes Off</b> - uma animação baseada na HQ e no filme do Scott Pilgrim. No começo achei que seria a mesma história mas não é. Tem um plot twist bom e deram uma atualizada em muitas coisas. É divertida. A animação foi feita por japoneses e tem um estilo bacana. NETFLIX</p><p><br /></p><p><b>Novelas Coreanas</b></p><p>Essas duas novelas tem um tema em comum: saúde mental. Falo que Freud faz muita falta na Coréia do Sul porque nas novelas e séries não existe a figura do terapeuta, é sempre direto no psiquiatra. E muitas vezes a abordagem com algumas doenças mentais parece papo de coach, mas acho que está acontecendo uma mudança da sociedade e uma evolução nos tratamentos e mostram isso nas novelas e séries.</p><p><b>Daily Dose of Sunshine</b> - uma enfermeira da emergência é transferida para a unidade psiquiátrica de um hospital. Lá ela aprende que cuidar de pessoas com problemas de saúde mental é muito diferente. Ela tem um amigo que tem transtorno bipolar mas ela só se da conta disso depois que começa a cuidar dos pacientes psiquiátricos, aí ela ajuda o amigo. Um proctologista fica interessado na enfermeira depois que descobre que ela o deixa menos ansioso e ele para com a mania de estalar os dedos. Também aborda o que acontece com os profissionais que atuam nessa área. Tem partes engraçadas e partes pesadas. NETFLIX</p><p><b>Tomorrow</b> - o inferno coreano está muito cheio então criaram um grupo de ceifadores cuja função é evitar que pessoas cometam suicídio. Por que? Bem, para os coreanos responsáveis pelo limbo, suicídio é um crime então a pessoa automaticamente vai para o inferno (livre arbítrio mandou um beijo). Um rapaz tenta evitar que um senhor se jogue da ponte bem na hora que os ceifadores chegam. O rapaz acaba caindo da ponte junto com o homem e fica em coma. Como ele está lá e cá a chefe do limbo diz que ele pode trabalhar com os ceifadores anti-suicídio por 6 meses e quando acordar do coma ele terá o emprego que quiser (ou ficar em coma por 3 anos). E assim ele vai com os outros dois ceifadores tentar evitar que as pessoas (e um cachorro) se matem. Na cola do grupo tem um ceifador tradicional que não acredita nesse negócio de convencer as pessoas, ele quer é recolher as almas (deve ter uma meta a cumprir). O rapaz é um fofo (é a terceira novela que vejo com o Rowoon e sempre o acho divertido) e a Gu Ryon, a chefe dele, é ótima, ela chuta muitas bundas. Apesar da abordagem do suicídio ser problemática, achei essa novela divertida. NETFLIX</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-58977785515895871292023-11-18T21:43:00.001-03:002023-12-07T19:51:28.554-03:00Vista Chinesa<p>Quando andei nas<a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/11/paineras.html" target="_blank"> Paineiras </a>conversei com alguns ciclistas, me disseram que a estrada até a Vista Chinesa também fechava para carros no fim de semana. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhwsM7m7PzFzPNye5qVslgb6TG5qEvj5MG00yKZ7aoA48SLviCAwijqaqLCulgqww353TzglGEq5O5tt7hDWO_cgX18zD5l9v4caVksc55XPACbx7XqYGTBoXSAgyIzAEocXC46_Oieco2Wm5qcOliXtovAvoGXMBlo3BkUx7cd4LdT8r9uKzK_oQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhwsM7m7PzFzPNye5qVslgb6TG5qEvj5MG00yKZ7aoA48SLviCAwijqaqLCulgqww353TzglGEq5O5tt7hDWO_cgX18zD5l9v4caVksc55XPACbx7XqYGTBoXSAgyIzAEocXC46_Oieco2Wm5qcOliXtovAvoGXMBlo3BkUx7cd4LdT8r9uKzK_oQ=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>No meio da onda de calor no Rio de Janeiro, onde as 5 da manhã já está fazendo 28 graus, decidi pedalar até a Vista Chinesa. As 6:30 já estava no Jardim Botânico iniciando o caminho pelo Horto. Acontece que minha bicicleta não tem muitas marchas e antes de chegar na guarita do Parque Nacional da Tijuca já estava empurrando a bike morro acima.</p><p>Fui com uma amiga e decidimos deixar as bicicletas na guarita e seguir a pé. Da guarita até a Vista Chinesa são 3,7km. De. Subida.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg0xp5rU_DidFGF7j77vqwFvT8Kx_3CdJhKD9YARIKLVmgjEGfvceRaaSU8USIyOnphthhTIukHLOxfP2apxhEZw2ljQOOB5_Qhm3q7KphJjsh51Ul2KPzTysUjFOblAgqb8Mk_ZfDjT5AeemEXszVSmnIKfbGS3GPJ5d7-hju6h7VCxGRvq3eTVg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg0xp5rU_DidFGF7j77vqwFvT8Kx_3CdJhKD9YARIKLVmgjEGfvceRaaSU8USIyOnphthhTIukHLOxfP2apxhEZw2ljQOOB5_Qhm3q7KphJjsh51Ul2KPzTysUjFOblAgqb8Mk_ZfDjT5AeemEXszVSmnIKfbGS3GPJ5d7-hju6h7VCxGRvq3eTVg=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Não tem trecho reto para descansar as pernas, é só na inclinação. Cansa, mas é muito arborizado e senti menos o calor. Os ciclistas sofrem na subida mas na descida vão numa velocidade que chega ser perigosa para quem está andando.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgWjo4JvH2KQzlpn7cOPxmSENAA2TjN4Fh0x8olZ68yQonTwpUbIETt1-VqFH3p1r7c1FsnaFeK-NnCUEEgWBZIA9AxMFIgvTCPgy-Nx6woB_syGrDTtBvhoHjbFj4wd0jvCv6tujWmfmf_m7Pa2Hii356emUglHuaNkycNQ6LA1eWfpu_Lj6RyZw" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgWjo4JvH2KQzlpn7cOPxmSENAA2TjN4Fh0x8olZ68yQonTwpUbIETt1-VqFH3p1r7c1FsnaFeK-NnCUEEgWBZIA9AxMFIgvTCPgy-Nx6woB_syGrDTtBvhoHjbFj4wd0jvCv6tujWmfmf_m7Pa2Hii356emUglHuaNkycNQ6LA1eWfpu_Lj6RyZw=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>No meio do caminho tem a Cachoeira do Horto que tem um banho geladinho. Mais a frente tem a entrada de uma trilha que vai até outras cachoeiras, mas não fomos.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh8Jjuko0p5l4orriwOMba6QeQW4Jrs4d7FC-2C4sov6XXn1WyahNXKUaFhxxQkyOYnyvhQvg0BXQOJ2cYOwVA1lpDj8G8XMUgf9C_1NDv9j8Y_Yfeli_ECZMcPN4pQZMcecn07jZgQBC67XcrCiX4dvgmv_xqSDok_N-VazuWctv92rInGl3xmeA" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh8Jjuko0p5l4orriwOMba6QeQW4Jrs4d7FC-2C4sov6XXn1WyahNXKUaFhxxQkyOYnyvhQvg0BXQOJ2cYOwVA1lpDj8G8XMUgf9C_1NDv9j8Y_Yfeli_ECZMcPN4pQZMcecn07jZgQBC67XcrCiX4dvgmv_xqSDok_N-VazuWctv92rInGl3xmeA=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Chegamos na Vista Chinesa que é um mirante construído entre 1902 e 1906 e tem um pagoda estilo oriental e foi uma homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá. A vista de lá é linda. Acho que é o único lugar do Rio que dá pra ver o Corcovado e o Pão de Açúcar, um ao lado do outro.</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgMzhOCwXsDKeTeuEnxPsssS7vfzyOGvN4BOx-DKLGgJFTUyl3I20sP4_Jak8B3_3wWDPMW2W7ks-xqNYDSUaIzECmEs0lmhO2MYmi4Xox2Mi7N-2dVhPRtaxOlXxX3ukIrx4mZRglCfueHAVYW0ScroHnXfce_2vgAjIIr45DOCGFID7cdONnmWg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgMzhOCwXsDKeTeuEnxPsssS7vfzyOGvN4BOx-DKLGgJFTUyl3I20sP4_Jak8B3_3wWDPMW2W7ks-xqNYDSUaIzECmEs0lmhO2MYmi4Xox2Mi7N-2dVhPRtaxOlXxX3ukIrx4mZRglCfueHAVYW0ScroHnXfce_2vgAjIIr45DOCGFID7cdONnmWg=w240-h320" width="240" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEggWVX9a75q7lI3bRtO72Y00GBnph09ssuc1U9ef1QRzoospOJE4OHSXd5OJmWZ07uAAU_9zMKl1A4PiaWgrmjIr4vshc5rZEEyDHlXsgFSk8Gj9GAUv7HMJvNgzPSMj_jLrTkfmk48UWP-Q_zBqDsietAFimAJ3xIPjdeR8zzalmE6QrMcXxRc8w" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEggWVX9a75q7lI3bRtO72Y00GBnph09ssuc1U9ef1QRzoospOJE4OHSXd5OJmWZ07uAAU_9zMKl1A4PiaWgrmjIr4vshc5rZEEyDHlXsgFSk8Gj9GAUv7HMJvNgzPSMj_jLrTkfmk48UWP-Q_zBqDsietAFimAJ3xIPjdeR8zzalmE6QrMcXxRc8w=w240-h320" width="240" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div>A volta foi só descida com uma parada na cachoeira para um banho gelado e aliviar os 32 graus que estava fazendo as 9 da manhã.<p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBzX0fne59_ipC-rL4eH5TsNWAauLHc9_5wOt1nYl4IVrBDtkGI9XxgWGbDu6nEa1PBzKOtQ9b4JT-7pcndDua4-g4aXBCqzke0e6x68PbZKADK3tK4bj50cjgcFedwlxS2R_7QMNNMYisi1ukSI8f22b9cs1wFchrnGX35kC2N7QIZCrvGjmMAg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1200" data-original-width="1600" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBzX0fne59_ipC-rL4eH5TsNWAauLHc9_5wOt1nYl4IVrBDtkGI9XxgWGbDu6nEa1PBzKOtQ9b4JT-7pcndDua4-g4aXBCqzke0e6x68PbZKADK3tK4bj50cjgcFedwlxS2R_7QMNNMYisi1ukSI8f22b9cs1wFchrnGX35kC2N7QIZCrvGjmMAg" width="320" /></a></div><p></p><p>Durante a semana dá para ir direto até a Vista Chinesa de carro, mas no fim de semana só a pé ou de bicicleta. No caminho tem algumas lojas de bike e acho que também alugam bicicletas para quem quer arriscar a subida (e descida).</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-73670237057444415032023-11-12T08:57:00.000-03:002023-11-12T08:57:54.681-03:00Paineras<p>A estrada das Paineiras leva até o pé do Corcovado, lá tem uma estação do trem e tem um prédio que é um ponto de parada da vans que levam até a estátua.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiqkQ1-_hiznFOlQG5QZS1GEYbqrq6CxiQCi18m3dYbSB7F02TU8fg7rf3jC2_d9cLZg0Mf_6jWM52-zY45k6csaGjFiQNxV4meR6vvEcrY3ZzLjsYXZCFNKvHlUWbkYoFdnzjUvBkYlB8CAf3OdLQ1KqPCvJg03t1NaSF9BzyXgXbgRUZlD2i34A" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiqkQ1-_hiznFOlQG5QZS1GEYbqrq6CxiQCi18m3dYbSB7F02TU8fg7rf3jC2_d9cLZg0Mf_6jWM52-zY45k6csaGjFiQNxV4meR6vvEcrY3ZzLjsYXZCFNKvHlUWbkYoFdnzjUvBkYlB8CAf3OdLQ1KqPCvJg03t1NaSF9BzyXgXbgRUZlD2i34A=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>A estrada segue em direção ao Alto da Boa Vista mas a partir desse ponto fica fechada para carros nos fins de semana. Paineiras faz parte do<a href="https://parquenacionaldatijuca.rio/locais/" target="_blank"> Parque Nacional da Tijuca</a>.</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgp5VTlgZVbTVhjXrYRiIF_MXgGA66ddCxN2vc6XI0f2Pj7GzCqEBgEHabsnANTGDph3bW-1k4zZrrvwKkiYgSqjYLXK-b-Oh8x1IC6e-0HByK1XNiCt6PTYJ9dD1rwFUc0bQznSZw_0pNXHU2Gvy9Z7tzpHHGRIPksWhd5wa3s-XFIVo4NXcujiw" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgp5VTlgZVbTVhjXrYRiIF_MXgGA66ddCxN2vc6XI0f2Pj7GzCqEBgEHabsnANTGDph3bW-1k4zZrrvwKkiYgSqjYLXK-b-Oh8x1IC6e-0HByK1XNiCt6PTYJ9dD1rwFUc0bQznSZw_0pNXHU2Gvy9Z7tzpHHGRIPksWhd5wa3s-XFIVo4NXcujiw=w240-h320" width="240" /></a></div><br /><p></p><p>O trecho que vai até o Alto da Boa Vista tem mais ou menos 9km. Eu andei só 3,5 km desse trecho (que deu 7km ida e volta) e foi mais plano com algumas subidas. Tem muitos ciclistas, alguns treinando, muitos mesmo.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhvqfkp2xwikpwibP-1QvOXCA9mEjqPihOXIQ_vOEKoHseuO7FcrPTr-O4iLF7t32he9Lk7QtfUd4ekUNHhvDeK8GnqBRNgK7P0b8DzloaPxq2Db-G9zaszvroX3t47-vdaerCfect6nrEUM4mxVEK0hGwRKoEHerwhBTo7ezMQ3KWdekTkzxRwFQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhvqfkp2xwikpwibP-1QvOXCA9mEjqPihOXIQ_vOEKoHseuO7FcrPTr-O4iLF7t32he9Lk7QtfUd4ekUNHhvDeK8GnqBRNgK7P0b8DzloaPxq2Db-G9zaszvroX3t47-vdaerCfect6nrEUM4mxVEK0hGwRKoEHerwhBTo7ezMQ3KWdekTkzxRwFQ=w240-h320" width="240" /></a></div><p>É uma caminhada muito agradável, sempre na sombra, com vistas maravilhosas em alguns pontos.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjy6sXCljyKbFLh3UETPjw9A7UvOJmd7a0z4M3-QO8BV2qJgu0ev4CFcdK3tYXdejRNY__XtvUan1lDKx03gDAvIl0thjdr2ahuXrPwx6x3-Y-76-XKYeE_m0eDcoaKrmp_Dbrglf5bCPDNgowdW9do02N_Uh1v17i3bhfpz4YBz1afEfBoBbkY_Q" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjy6sXCljyKbFLh3UETPjw9A7UvOJmd7a0z4M3-QO8BV2qJgu0ev4CFcdK3tYXdejRNY__XtvUan1lDKx03gDAvIl0thjdr2ahuXrPwx6x3-Y-76-XKYeE_m0eDcoaKrmp_Dbrglf5bCPDNgowdW9do02N_Uh1v17i3bhfpz4YBz1afEfBoBbkY_Q=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>No trecho que andei tem 3 quedas d'água e uma estava perfeita para um banho.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg8IvXngB3D6OkExidMaR4rrGoDF_HDJEUa38F2-gqWwnVq7jUz4W7KdaTISh5Pnc8VWORg41ufPcGYMngaQLT17uzqM1IU6NBnAOAVeKrQ9hdYz4n40ynnhAfjMnv_RXnZ4L-mRxWrtJ5dCMpFjDCRgzNdrK2IvWD2eW-NvW8eYVt2e5rdDFF-AA" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="4032" data-original-width="3024" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg8IvXngB3D6OkExidMaR4rrGoDF_HDJEUa38F2-gqWwnVq7jUz4W7KdaTISh5Pnc8VWORg41ufPcGYMngaQLT17uzqM1IU6NBnAOAVeKrQ9hdYz4n40ynnhAfjMnv_RXnZ4L-mRxWrtJ5dCMpFjDCRgzNdrK2IvWD2eW-NvW8eYVt2e5rdDFF-AA=w240-h320" width="240" /></a></div><p></p><p>Fazia muito tempo que não ia nas Paineiras. Da última vez que estive lá tinha muitas pessoas andando mas dessa vez tinha muitas bikes e poucos pedestres.</p><p>Para chegar lá, indo da zona sul, pelo lado do Corcovado, só de carro, taxi, uber ou bicicleta. O ônibus só chega até o Cosme Velho e de lá tem que seguir em uma dessas opções. MAS lembrei que tem as <a href="https://www.paineirascorcovado.com.br" target="_blank">vans oficiais do Corcovado</a> e tem um ponto que sai na Praça do Lido em Copacabana. Tem a opção de pagar só o transporte ida e volta, sem a entrada para o Cristo Redentor, e foi o que fiz. É mais barato do que o uber que muitas vezes não aceita as corridas na hora de voltar de lá. O prédio onde as vans param tem banheiros, café, restaurante e a lojinha do Corcovado. Como é a atração turística mais famosa do Brasil, está sempre muito cheio de gente e a van de volta pode demorar um pouco mas é organizado.</p><p>Quem vai pela zona norte tem um ônibus que para bem perto da entrada no Alto da Boa Vista.</p><p>Não fui de bicicleta porque minhas bikes são urbanas e não tem marchas suficientes para subir até lá, e nem sei se eu teria pernas para pedalar tanto morro acima.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-82258375589158545932023-11-05T11:26:00.001-03:002023-11-05T11:50:47.730-03:00RHCP in Rio<p><br /></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhACjV-AIYWmIB1lnKa-aADiGXuJRjEegsyLnaVcFsHDrqQlKTWIVd0alBhVjaz5gLuT4iBQaeYEoXmjKgo1tyOatiauf-P39FNeNSmTo-BDUCxOIY5mUFn1nWYLHUWbknUeABnNH-MP9_o7fqJnt4av3A6SiLU5g-3R0imnJ6N2wcvLFODOgKSeg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="2230" data-original-width="2230" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhACjV-AIYWmIB1lnKa-aADiGXuJRjEegsyLnaVcFsHDrqQlKTWIVd0alBhVjaz5gLuT4iBQaeYEoXmjKgo1tyOatiauf-P39FNeNSmTo-BDUCxOIY5mUFn1nWYLHUWbknUeABnNH-MP9_o7fqJnt4av3A6SiLU5g-3R0imnJ6N2wcvLFODOgKSeg=w320-h320" width="320" /></a></div><p></p><p>Red Hot Chili Peppers é uma banda que sou fã, basta dar uma procurada aqui no blog que tem <a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2017/09/analisando-musica-californication-red.html" target="_blank">analisando a música de Californication</a>, tem lista dos <a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2018/03/top-10-videos-do-red-hot-chili-peppers.html" target="_blank">10 videos que mais gosto</a>, tem book report dos livros do Anthony Kiedis e do Flea e tem a última vez que fui num <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2018/03/red-hot-chili-peppers-no-lollapalooza.html" target="_blank">show deles no Lollapalooza de 2018</a>.</p><p>Então quando eles anunciaram os shows no sudeste e sul do Brasil (porque os rapazes da California ainda tem que conhecer o nordeste) comprei logo o ingresso para o show no Rio.</p><p>Antes de falar do show preciso dizer que ontem foi um dia de muitos eventos na cidade inclusive a final da Libertadores com um jogo entre Fluminense e Boca Juniors da Argentina (Fluminense ganhou). Sim, potencial grande de confusão que felizmente não teve (onde passei). Achei a cidade muito organizada e foi muito fácil ir e voltar do Engenhão via metrô e trem. Quando tem show colocam um trem que vai direto da Central do Brasil até o estádio que deixa tudo mais tranquilo.</p><p>Mas vamos ao que interessa.</p><p>Foi a primeira vez que fui no Engenhão (ou formalmente conhecido como Estadio Nilton Santos) que é a casa do Botafogo e foi o estádio das Olimpíadas 2016 onde teve as provas de atletismo. O gramado é coberto com uma proteção mas bom mesmo é andar na pista de corrida que é muito macia. Como é um estádio menor tem uma parte da arquibancada aberta que não faz eco como faz no Maracanã se não lotar. Gostei de ver show lá.</p><p>Esse foi um dos shows mais tranquilos que fui. Tinha espaço onde estava no meio, depois fui para lateral porque pular na pista de corrida macia era melhor. </p><p>Antes do RHCP tocou uma banda da California chamada<a href="https://youtu.be/a8TRWvDmg_k?si=XFqt442TZe_0XjLN" target="_blank"> Irontom</a> que não conhecia e gostei. O vocalista era muito animado e as músicas tinham uma batida mais pesada. Eles até fizeram um cover de uma <a href="https://youtu.be/HyHNuVaZJ-k?si=SncRpMo9wuHopUml" target="_blank">musica do Gorillaz.</a></p><p>RHCP entrou no palco pontualmente as 20:30 e eles sempre começam com uma jam session entre Flea, Chad e dessa fez John Frusciante que voltou a tocar com a banda. O Frusciante foi o guitarrista do RHCP nos discos que mais gosto.</p><p>Começaram com Can't Stop do album By The Way (que deve ser o disco do RHCP que mais escuto) e desse mesmo disco também tocaram <a href="https://youtu.be/0fcRa5Z6LmU?si=r_UgcIo-uoxMHOId" target="_blank">Zephyr Song</a> e By The Way que sempre coloca a galera pra pular. Dos albuns novos (lançaram dois) tocaram Here Ever Never, Tippa My Tongue, Eddie, The Heavy Wing e <a href="https://youtu.be/OS8taasZl8k?si=I1xr3r1TOON9ms9B" target="_blank">Black Summer</a>, dessas só conhecia três porque escutei pouco das musicas novas. De Californication teve a música título, claro, Right On Time e Otherside. Teve <a href="https://youtu.be/JAFi9V6czdE?si=bRKIefFrlZNebHrg" target="_blank">Havana Affair</a>, um cover dos Ramones que eu nunca tinha escutado eles tocando, e <a href="https://youtu.be/0XcN12uVHeQ?si=VYz6Z9AvzKxsTw_L" target="_blank">Soul to Squeeze</a> que é uma delícia. Tocaram <a href="https://youtu.be/yuFI5KSPAt4?si=snLts2xZ555GVUww" target="_blank">Snow</a> e essa música estava na minha cabeça há dias.</p><p>Do album clássico Blood Sugar Sex Magik tocaram Suck My Kiss e terminaram o show com Under the Bridge e Give it Away.</p><p>A banda dosa bem os hits com as músicas novas. Gostei muito das animações nos telões. Nesse show acho que eles tiveram alguns problemas técnicos mas nada que tirasse a energia incrível que a banda tem. Fico impressionada que Flea, Anthony Kiedis, que já passaram dos 60 anos, ainda pulam como se fossem adolescentes (o Flea mais que AK). O baterista Chad Smith também sessentão toca com muita disposição. O Frusciante é o caçula, ainda cinquentão, voltou a guitarra inspirado.</p><p>Claro que Anthony Kiedis cantou as 4 últimas músicas shirtless, não seria um show do RHCP sem um shirtless digno.</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgIMiC0Tro14wkWBtOSyr_Wob2DWKUhizdTax0awCR3oaJqaDrtQW1xfcPVqm3Ehc4_j4v-8wy-EM2ax-w3E7u7ya8ul-WrtDI7LuUQegj-85W9-dncqjCH0Uuew69gYuwOZ7RslpF_PzJlVfVMhx1vyUPrIcAwfDuazGkp0BI1kbC43OVlFopK8Q" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="2425" data-original-width="2088" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgIMiC0Tro14wkWBtOSyr_Wob2DWKUhizdTax0awCR3oaJqaDrtQW1xfcPVqm3Ehc4_j4v-8wy-EM2ax-w3E7u7ya8ul-WrtDI7LuUQegj-85W9-dncqjCH0Uuew69gYuwOZ7RslpF_PzJlVfVMhx1vyUPrIcAwfDuazGkp0BI1kbC43OVlFopK8Q=w276-h320" width="276" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">RHCP gosta muito de tocar aqui no Brasil e pela reação da platéia espero que voltem muitas vezes.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: right;"><br /></div><p></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-33931186306675295412023-10-29T08:00:00.011-03:002023-11-19T17:55:55.687-03:00+Filmes e Séries (e duas novelas coreanas)<p><b>Filmes</b></p><p><b>The Creator</b> - Filme dirigido pelo Gareth Edwards que dirigiu Rogue One, um dos melhores filmes de Star Wars. Creator passa num futuro onde a inteligência artificial foi banida do ocidente por ter causado uma explosão atômica em Los Angeles. No oriente os andróides são acolhidos e fazem parte da sociedade, mas os americanos não aceitam e querem descobrir e destruir uma tal arma que eles acham que existe e para isso infiltram um agente no meio de um grupo rebelde. A criação de mundo desse filme é espetacular, veria outra história na mesma ambientação (especialmente se tiver o Ken Watanabe e o robô estiloso), a história desse filme não achei tão boa mas valeu o ingresso do cinema.</p><p><b>Reptile</b> - Benicio del Toro faz um detetive que investiga a morte de uma mulher e nada é o que parece. Achei bom (menos o Justin Timberlake). NETFLIX</p><p><b>Strange Way of Life</b> - Filme curta do Pedro Almodovar onde Pedro Pascal (crush!) e Ethan Hawke fazem dois cowboys que tiveram uma história no passado. Ethan Hawke é o sherife que quer prender o filho do Pedro Pascal. O defeito desse filme é que é muito curto.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEinu05Q8YwbzPEr06rhKMe8XxLbfBZQp2vNDVydPaxKAFh5leH6CGSbV2CzIUaFu7m1vIf6iud3qvTXHVdKtzS19tZtQ9I_pzKJR5AGoTNoEAjLKLg2Je6vioWmoorAJQ3vYRhznCxZCuzeIhYYBqu2mGiLDdgnO6pw_cSUHcabiOOr35XDQJv5iA" style="font-weight: 700; margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1282" data-original-width="908" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEinu05Q8YwbzPEr06rhKMe8XxLbfBZQp2vNDVydPaxKAFh5leH6CGSbV2CzIUaFu7m1vIf6iud3qvTXHVdKtzS19tZtQ9I_pzKJR5AGoTNoEAjLKLg2Je6vioWmoorAJQ3vYRhznCxZCuzeIhYYBqu2mGiLDdgnO6pw_cSUHcabiOOr35XDQJv5iA" width="170" /></a></div><p></p><p><b>Retratos Fantasmas</b> - o Kleber Mendonça (Bacurau e Aquarius) fez esse documentário sobre os cinemas de rua de Recife. Ele conta sua história pessoal com a cidade e como os cinemas foram sumindo, se transformando em lojas e igrejas com a decadência do centro da cidade. Queria ter gostado mais desse filme mas a narração do próprio diretor é tão monótona que não conseguia prestar atenção no que ele dizia. NETFLIX</p><p><b>No One Will Save You</b> - um filme sobre uma menina que sofre um ataque de ETs em casa. Esse filme tem pouquíssimas falas e acho que vale a pena ver com fones de ouvido porque o design de som é muito bom. Os ETs dão medo. STAR+</p><p><b>Totally Killer</b> - em 1987 um serial killer matou três adolescentes de 16 anos e em 2023 ele voltou para matar a única que sobreviveu e que é mãe de Jamie. Depois da morte da mãe, a Jamie entra numa máquina do tempo inventada pela amiga e volta a 1987 para tentar impedir as mortes. Achei absurdo, divertido, dei risadas e levei sustos. PRIME VIDEO</p><p><b>Pain Hustlers</b> - filme com Chris Evans e Emily Blunt sobre uma empresa farmacêutica que quer vender seu remédio (um analgésico forte para pacientes com cancer) e para isso precisa convencer os médicos a prescreverem. A empresa sabe que o remédio vicia mas quer lucrar e vender ações, os médicos fazem pelo dinheiro e os pacientes se lascam. Esse filme tem uma vibe The Big Short mas Emily Blunt dá conta do recado. NETFLIX</p><p><br /></p><p><b>Séries</b></p><p><b>The Worst of Evil</b> - série coreana (não é novela) sobre um policial que se infiltra numa gangue que aparentemente só cuida de estabelecimentos em Gangnam mas o chefe está envolvido no trafico de drogas entre China, Japão e Coréia do Sul. A história passa nos anos 1990 e está tudo muito bem feito. As lutas são no estilo filmes de Hong Kong e o policial infiltrado está sempre tenso. A esposa do policial (que também é policial) faz parte da investigação e acho que ela poderia ter tido mais participação na série. O chefe da gangue é charmoso e o bromance dele com o policial infiltrado é muito bom. STAR +</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiUK-_DG3pFss1ig8UTO6d9BrraUAl89JfOHioxfTpxbAM-3iZdhfgRS1qKtpkDWrT2zjDGR7XAVW0g-TA3Ndc96uO3vaBgMzdMekNPpEBbRBpq5oZk4WDrb0xhL4oqrXqs6kJoKSxhWPwlJdpi2dAbG4UgDWK8LMMardIsBM_dC4Y-Pl6y_w_69Q" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1238" data-original-width="964" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiUK-_DG3pFss1ig8UTO6d9BrraUAl89JfOHioxfTpxbAM-3iZdhfgRS1qKtpkDWrT2zjDGR7XAVW0g-TA3Ndc96uO3vaBgMzdMekNPpEBbRBpq5oZk4WDrb0xhL4oqrXqs6kJoKSxhWPwlJdpi2dAbG4UgDWK8LMMardIsBM_dC4Y-Pl6y_w_69Q" width="187" /></a></div><p></p><p><b>The Fall of The House of Usher </b>- Série do Mike Flannagan (das ótimas Missa da Meia Noite e Residência Hill - ambas na NETFLIX). Aqui a familia Usher tem os irmãos Roderick e Madeleine que são donos de uma empresa farmacêutica. Acontece que os 6 filhos do Roderick começam a morrer um por um e sempre tem uma mulher misteriosa envolvida. Essa série é baseada num conto do Edgar Allen Poe e tem várias outras referências as obras dele. Não tem grandes sustos mas algumas das mortes são bem chocantes. Aqui alguns monólogos não funcionaram tão bem quanto em Missa da Meia Noite mas tem um muito bom sobre limões e limonada. NETFLIX</p><p><b>Justified City Primeval</b> - Assisti as 7 temporadas de Justified e fiquei animada com a volta do Rayland Givens as telas. Nessa temporada extra, que pode ser uma minissérie ou não, o Rayland está levando a filha para uma colônia de férias na Florida quando dois caras tentam assaltá-lo. Ele tem que levar os caras de volta a Detroit e lá acaba tendo que investigar a morte de um juiz. É boa. STAR+</p><p><b>Relendo Mafalda </b>- uma série documentário sobre a menina mais famosa da Argentina. São várias entrevistas a outros artistas argentinos que vão contando sobre a influência dos quadrinhos do Quino. STAR+</p><p><b>Beckham</b> - Série documentário sobre o David Beckham. Está bem feita e David Beckham tem tanto carisma, mas tanto carisma que o resto da família nem precisa ter. Posh Spice super sincera é ótima! NETFLIX</p><p><b>Odeio Natal</b> - Abrindo a temporada dos filmes (nesse caso série) de Natal vi essa série italiana sobre uma mulher que, sob pressão da família, diz que tem um namorado e vai trazê-lo para o jantar de Natal. Ela tem que se virar para encontrar o tal namorado. Achei divertida e passa em Veneza. NETFLIX</p><p><br /></p><p><b>Novela Coreana</b></p><p><b>Destined With You</b> - Uma moça que trabalha na prefeitura vai fiscalizar uma casa abandonada, que era de uma xamã, num parque e esbarra num advogado que estava ali olhando a casa. Depois esse advogado encontra uma caixa com um livro de feitiços que, segundo a xamã, ele tem que entregar para a moça. Ela decide fazer o feitiço do amor no seu crush mas quem acaba bebendo a água batizada é o advogado. É engraçado ver o advogado não conseguindo se livrar de correr atrás dela e fazendo declarações cafonas ("<a href="https://youtu.be/ngMV8NOyvkw?si=pKQMr5jZ0NsD3sBs" target="_blank">te ver e não te querer é improvável é impossível</a>" como diria o Skank). Na metade a novela fica meio confusa, tem uma história no passado que é boa com cenas bonitas na neve, tem um stalker perseguindo a moça, o babado dos feitiços acaba perdendo a função mas no fim tudo faz sentido (menos os pais do advogado). O casal é muito simpático. NETFLIX</p><p><b>Doona</b> - uma idol (não me perguntem o que é porque até hoje não entendi, acho que é tipo cantora/dançarina), que foi cancelada depois de ter saído no meio de um show, mora numa casa que é dividida com rapazes universitários. Ela mora em um andar sozinha e eles no outro. Um dia chega um estudante de engenharia para morar lá e ela acha que ele é um fã. Os dois inicialmente se desentendem mas depois ficam amigos. Ela o ajuda com o crush e ele a ajuda a recuperar da crise de ansiedade. No começo achei que a Doona seria só uma manic pixie dream girl da depressão mas a história dela é boa (explica um pouco mais dessa indústria coreana de idols). Aí essa amizade muda de rumo. Essa é uma novela disfarçada de série com poucos episódios. O casal é bom e tem uma personagem secundária que morou no Brasil e acho que ela merecia um spin off. NETFLIX</p><p style="font-family: "Helvetica Neue"; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; margin: 0px;"><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-85815857737946671802023-10-21T11:08:00.004-03:002023-10-30T21:21:17.831-03:00Assassinos da Lua da Flores<p>Esse ano participei de um book club que teve um livro sobre diretores americanos dos anos 1970 como tema. O grupo lia os capitulos, assitia os filmes relacionados aquele capítulo e nos encontravamos uma vez por mês para debater livro e filmes. Em um dado momento decidimos que Martin Scorsese merecia um encontro especial só para ele.</p><p>Então escolhemos 10 filmes filmografia do Martin Scorsese para debater. Cada participante ficou responsável por um filme, para falar curiosidades da produção, comentar entrevistas do Scorsese e dos atores e qualquer outra informação a mais. (O meu foi Cassino de 1995)</p><p>A filmografia do Martin Scorsese é vasta e variada. Ele está fazendo filmes desde o fim dos anos 1960, mas seu primeiro sucesso foi Mean Streets, filme de 1973, que ele baseou em sua experiência e conhecimento do mundo da mafia em NYC. Os temas mais recorrentes nos filmes dele são: a mafia e religião, mas Martin Scorsese se aventura em outros temas e gêneros com maestria. Ele é um estudioso da sociedade e do que o ser humano é capaz.</p><p>Martin Scorsese também é um exímio conhecedor de filmes e da história do cinema. Aos 80 anos ele ainda está dirigindo filmes, documentarios e até propaganda de perfume.</p><p>E foi com tudo isso em mente que fui ver Os Assassinos da Lua das Flores (Killers of The Flower Moon), o filme mais recente do Tio Martin (porque agora já sou íntima).</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg6eKu2W2XkD4AQCoQVCz07rLV2Z0zFj4WVDYgS4dlpEJjlXLX413x16wWtIFivPvMNuNHQnDCLCzCsKu5yJAZpnPBOZRxc9J-e0PpL5iQKliEoihizk8oaOw2mGqaFTy6TFmXG_1Tcm3ei1WRxfsTfyFcBY5OkOKXziI-2QaNYK29NCa6hjw_Rjg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1342" data-original-width="902" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg6eKu2W2XkD4AQCoQVCz07rLV2Z0zFj4WVDYgS4dlpEJjlXLX413x16wWtIFivPvMNuNHQnDCLCzCsKu5yJAZpnPBOZRxc9J-e0PpL5iQKliEoihizk8oaOw2mGqaFTy6TFmXG_1Tcm3ei1WRxfsTfyFcBY5OkOKXziI-2QaNYK29NCa6hjw_Rjg=w215-h320" width="215" /></a></div><p></p><p>O filme conta a história de uma nação indígena americana, os Osage, que é dona de terras onde petróleo brotou. O filme não explica muito mas os Osage eram donos de grande parte do meio oeste americano porém com a exploração e a corrida do ouro foram perdendo terreno. Eles acabaram escolhendo a terra mais inóspita que acharam só para o governo os deixar em paz, e o governo achando que ali não daria nada deixou e ainda assinou um contrato dizendo que os Osage seriam donos de tudo que brotasse daquela terra. E assim os Osage ficaram milionários quando o petróleo apareceu.</p><p>Os Osage são donos da terra mas o petróleo é explorado por empresas do homem branco. Com o dinheiro aparece um bocado de gente aproveitadora. Os indígenas são considerado incapazes, então eles tem o dinheiro mas precisam ficar pedindo a um "responsável".</p><p>O filme foi baseado no livro (não li), de mesmo nome, do David Grann, que conta a história real de como o recém criado FBI foi investigar os assassinatos de indígenas que estavam acontecendo na região. Martin Scorsese e o roteirista Eric Roth decidiram mudar o foco da história da investigação para o casal Ernest e Mollie Burkhart e William Hale.</p><p>O filme começa com Ernest (Leo DiCaprio) chegando na cidade entre todo tipo de gente, inclusive pessoas brigando. O tio dele, William Hale (Bob De Niro), é dono de uma fazenda de gado, fala a língua dos Osage, se diz amigo deles e também é uma espécie de político da área. O tio faz com que Ernest seja motorista de taxi e é assim que ele conhece Mollie (Lily Gladstone).</p><p>Mollie é Osage pura e, junto com sua mãe e irmãs, dona de muitas terras. Tio William sugere fortemente que Ernest pense em casamento, de preferencia com uma Osage. </p><p>O detalhe é que as terras dos Osage não podem ser vendidas nem transferidas, só podem ser herdadas. E o Tio William é ganancioso, ambicioso, dissimulado e traiçoeiro.</p><p>Alguns indígenas começam a morrer de doenças (provavelmente envenenamentos) mas logo começa acontecer assassinatos de fato. Um atrás do outro. A polícia local não se da o trabalho de investigar direito até que uma comitiva de indígenas vai até Washington falar com o presidente e o FBI aparece.</p><p>O filme é longo, são 3 horas e 25 minutos, não achei cansativo e até entendi, no fim, porque é longo mas poderia ser um pouco mais curto. A relacionamento de Ernest e Mollie é uma metáfora para o que acontece em maior escala e Martin Scorsese vai deixando a platéia tensa, indignada e revoltada com os acontecimentos até entregar um final espetacular.</p><p>Leo DiCaprio está ótimo, é um dos melhores papéis dele, Ernest é tolo, manipulável, mas ao mesmo tempo sofre muito. Robert De Niro faz o melhor vilão da carreira, tive mais medo e raiva dele nesse filme do que no Cabo do Medo. E Lily Gladstone é maravilhosa, a atuação dela é muito natural cheia de olhares significativos.</p><p>A fotografia é muito bonita e a maravilhosa trilha sonora vem com blues e tambores.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">O filme é excelente e Tio Martin está aí provando que ainda tem muito gás.</div><br /><p></p><p><br /></p><p>A Tia Helô iria gostar muito da Mollie mas Tio William Hale merece uns 624 "Ai, Jesus!".</p><p><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-60220455181893216062023-10-15T18:10:00.013-03:002023-12-29T18:40:28.151-03:00Cinema Sul Coreano Contemporâneo<p>Em 2023 o filme Oldboy, dirigido pelo Park Chan Wook, fez 20 anos e foi relançado nos cinemas. Em 2003 esse filme deixou Cannes e o Quentin Tarantino de queixo caído. É um filme violento com plot twists que o cinema americano não teria coragem de fazer. Também tem cenas tão bem feitas e um uso criativo da câmera que foram copiadas por vários filmes (e séries). </p><p>A Coréia do Sul começou a investir em cultura no fim dos anos anos 1980. Eles viram a influência que Hollywood tinha e optaram por conquistar o mundo pelo o que eles chamam de soft power e investiram muito em audiovisual e música. No fim dos anos 1990, depois de uma crise, passaram a investir mais e veio a hallyu: a onda coreana de produções culturais. Os coreanos consomem muito tudo que é feito lá. Um cinema em Seoul com 5 salas vai ter 4 filmes coreanos e um americano (provavelmente um blockbuster).</p><p>Acho que os sul coreanos estão conseguindo conquistar o mundo com esse soft power. Começou com o K-Pop, depois o cinema (que chegou até no Oscar com Parasita) e agora as novelas e séries que dominam os streamings.</p><p>Então decidi fazer uma mini maratona do cinema sul coreano dos últimos 20 anos. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl9co85UH_j1r95ub1eKCNG_Kgn96-zW0_UXxjn2p3fCZ2-F21lrA0nzgOQ81Is2GeunOo3lgv-vgvub2wp_nCNSE__cD6QoYWoRNQ6ogrsENdzuUQ6TZyjjcQJgHITR9fNcoVx8RL9qdWnQrylUJUR8BNaT7-eKwu7ezu7YdFOYTIPmse2xzLYA/s1322/Screenshot%202023-10-15%20at%2013.31.51.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="1322" data-original-width="900" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl9co85UH_j1r95ub1eKCNG_Kgn96-zW0_UXxjn2p3fCZ2-F21lrA0nzgOQ81Is2GeunOo3lgv-vgvub2wp_nCNSE__cD6QoYWoRNQ6ogrsENdzuUQ6TZyjjcQJgHITR9fNcoVx8RL9qdWnQrylUJUR8BNaT7-eKwu7ezu7YdFOYTIPmse2xzLYA/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2013.31.51.png" width="218" /></a></div><p></p><p><b>Oldboy (2003)</b>. Dirigido pelo Park Chan Wook com Choi Min Sik, Yoo Ji Tae e Kang Hye Jeong. Um homem ficou preso em um quarto por 15 anos sem saber porque. Um dia ele é solto e tem um tempo limitado para descobrir quem o prendeu. É violento pacas, tanto em lutas quanto psicologicamente. Mesmo sabendo que tem um plot twist (porque todas as coisas coreanas tem) você fica chocada. Eu vi esse filme pela segunda vez e fiquei chocada do mesmo jeito.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPxleR6hMoffkrxCdbE8RXu0eEd0zLp0C6u_0vIuMhwYJ2QfTAFZLVpYIrQ6HlojEN5eDf3Dw3kpsJFvASX6ZwvVBwOUkNlMXP7UclIkWobq6TRFsOHLhNozm2r4xcEJmO_Kgn2_IpIeanUvvxXgAfwm-xPPDglfAnxZ_aoqI3egq5M3YpHU9JmQ/s1224/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.23.19.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1224" data-original-width="904" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPxleR6hMoffkrxCdbE8RXu0eEd0zLp0C6u_0vIuMhwYJ2QfTAFZLVpYIrQ6HlojEN5eDf3Dw3kpsJFvASX6ZwvVBwOUkNlMXP7UclIkWobq6TRFsOHLhNozm2r4xcEJmO_Kgn2_IpIeanUvvxXgAfwm-xPPDglfAnxZ_aoqI3egq5M3YpHU9JmQ/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.23.19.png" width="236" /></a></div><p></p><p><b>Memórias de um Assassino</b> (<b>Memories of Murder 2003</b>) - Filme dirigido pelo Bong Joon Ho que saiu no mesmo ano de Oldboy e é tão bom quanto. É baseado numa história real de assassinatos de mulheres que aconteceram numa cidade pequena na Coréia do Sul nos anos 1980. Dois detetives truculentos e com poucos recursos tentam investigar os assassinatos sem muito sucesso até que um detetive de Seoul chega para ajudar e vê que pode ser um serial killer. O Zodiaco do David Fincher (filme de 2007) lembra muito esse filme mas esse é mais tenso. Tem o Son Kang Ho (ator favorito do Bong Joon ho), Kim Sang Kyung e Kim Roe Ha fazem os 3 detetives. Tenho certeza que a cena final de <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2021/05/vincenzo.html" target="_blank">Vincenzo</a> foi uma referencia direta a cena final desse filme.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPLzGePZqG8hjNZiZsmd_hcLJwx26Fc4MAs_3KL3FjfNJxKhPoJP4eIW2YzDJK6LHz-1J0um7xNx1OfHXTDsTgsVnhOd0ZbhNuZ96m9T37TUOeG3GJcFLPtpP6HgA8ExvvKrVtM9YgqMBg0_Lnn-YVG_IYgM6MZ3SIfGzaoMWlJ0tQY-519OzuKA/s1336/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.56.02.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1336" data-original-width="916" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPLzGePZqG8hjNZiZsmd_hcLJwx26Fc4MAs_3KL3FjfNJxKhPoJP4eIW2YzDJK6LHz-1J0um7xNx1OfHXTDsTgsVnhOd0ZbhNuZ96m9T37TUOeG3GJcFLPtpP6HgA8ExvvKrVtM9YgqMBg0_Lnn-YVG_IYgM6MZ3SIfGzaoMWlJ0tQY-519OzuKA/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.56.02.png" width="219" /></a></div><p></p><p><b>O Hospedeiro </b>(<b>The Host 2006</b>) - também dirigido pelo Bong Joon Ho. Aqui um monstro aparece no Rio Han nas margens da ilha Yeouido e ataca um grupo de pessoas. Gang Du consegue fugir mas sua filha é pega pelo monstro. A família (Gang Du, o pai e os irmãos) acha que a menina morreu mas ela consegue ligar e dizer que está num esgoto. Aí a família passa a procurá-la na medida que a policia e os médicos procuram Gang Du porque ele teve contato com o sangue do monstro. Tudo isso misturado com uma notícia de que o monstro espalha um virus. O monstro é muito bem feito e cada enquadramento desse filme é um flash. Se tivesse revisto antes de ir para Seoul teria tirado muito mais fotos das pontes da cidade. Claro que tem o Song Kang Ho, tem a Bae Doona e o Park Hae Il.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKUFeSZsetF5hQlel2WEBW0garMoAKr3O5lPfv3cA-JIVV0zcir5Lfw5FGHLHzX-ULa3-gtvU7TjL3kNl5KBRl3But4tMFyvFnVWJ7nPZPYqztviUSsSYR41Xa2kA2jmpBN6l6bXFFak839sax1p_gob0-3mnFKmJ84oYGHdHum6LWheBregLY4A/s1308/Screenshot%202023-10-15%20at%2013.32.29.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="1308" data-original-width="980" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKUFeSZsetF5hQlel2WEBW0garMoAKr3O5lPfv3cA-JIVV0zcir5Lfw5FGHLHzX-ULa3-gtvU7TjL3kNl5KBRl3But4tMFyvFnVWJ7nPZPYqztviUSsSYR41Xa2kA2jmpBN6l6bXFFak839sax1p_gob0-3mnFKmJ84oYGHdHum6LWheBregLY4A/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2013.32.29.png" width="240" /></a></div><p></p><p><b>A Criada</b> (<b>The Handmaiden 2016</b>) - outro filme dirigido pelo Park Chan Wook. Esse filme conta a história de uma moça que, durante a ocupação japonesa da Coréia, é contratada para ser criada da sobrinha japonesa de um homem muito rico. É daquelas histórias que você acha que é uma coisa mas é outra e depois outra diferente. Aqui o Park Chan Wook usa uma fotografia caprichada e explora o sensual numa linha muito tênue que poderia ser pornográfico mas não é. Depois de Oldboy o Park Chan Wook passou a escrever os roteiros com uma mulher, a Chung Seo Kyung, para que tivesse um ponto de vista feminino mais preciso. A Kim Min Hee e a Kim Tae Ri estão maravilhosas nesse filme. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidCoTZ9nxfE_I2kMz8oB3dNiFm9HPse7YiYxlcsJwovnuxeJcA2z9dDBlfBqDSDp7TJgmxiapVXCNIn9mrHaySCZT-TDziZc1pId_zxacHf7YP8hFm_ZjwFE_PM4FtPGQo2sSfORUPMNIJY4QqyGWxuf525lApipCDmUShE559R4fzNEZx5W3Y9g/s1202/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.48.06.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1202" data-original-width="810" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidCoTZ9nxfE_I2kMz8oB3dNiFm9HPse7YiYxlcsJwovnuxeJcA2z9dDBlfBqDSDp7TJgmxiapVXCNIn9mrHaySCZT-TDziZc1pId_zxacHf7YP8hFm_ZjwFE_PM4FtPGQo2sSfORUPMNIJY4QqyGWxuf525lApipCDmUShE559R4fzNEZx5W3Y9g/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.48.06.png" width="216" /></a></div><p></p><p><b>Trem para Busan</b> (<b>Train To Busan 2016</b>) - dirigido pelo Yeon Sang Ho é um filme com zumbis mas não é sobre os zumbis. Não sou fã do gênero mas ninguém faz zumbis como os coreanos, é só ver esse filme. Um pai está levando a filha para Busan no meio de uma pandemia de um virus que transforma as pessoas em zumbis. E até chegar a Busan ele, a filha e outros passageiros do trem vão ter que se defender dos zumbis. Vi pela segunda vez e fiquei tensa como se fosse a primeira. O Gong Yoo, maravilhoso, faz o pai e a garotinha Kim Su An é ótima. Não duvido alguém derramar umas lágrimas no fim. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZueRPydEk-Zwh8SzF19mCfOy1o_7YqhKSuu64LtREG8duU9GBBoOW5G8QosDf8HwPp7lkVGXCmFWPVty2ldhQhTmdjl9Itgd_qkgWtrg-fsZaTb_SY8sEFRKf2Ow9m1uxk2VOaefDrqPrtcbtVdp_bDoLeUDqbOfly0psxX5AuLkpWjE9HQttfw/s1324/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.46.32.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="1324" data-original-width="942" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZueRPydEk-Zwh8SzF19mCfOy1o_7YqhKSuu64LtREG8duU9GBBoOW5G8QosDf8HwPp7lkVGXCmFWPVty2ldhQhTmdjl9Itgd_qkgWtrg-fsZaTb_SY8sEFRKf2Ow9m1uxk2VOaefDrqPrtcbtVdp_bDoLeUDqbOfly0psxX5AuLkpWjE9HQttfw/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.46.32.png" width="228" /></a></div><p></p><p></p><p><b>Em Chamas</b> (<b>Burning 2018</b>) - filme dirigido pelo Lee Chang Dong. Diferente dos outros filmes dessa lista esse é um filme quase contemplativo. Não tem muita ação, nem grandes reviravoltas, mas é tenso pacas. É sobre um rapaz que terminou de servir o exercito e reencontra uma amiga da sua cidadezinha. Os dois ficam juntos mas ela vai para uma viagem a Africa de alguns meses. Na volta ela chega com um namorado que é um cara rico e misterioso que conta ao rapaz qual o seu hobby preferido. O Steven Yeun, atuando em coreano, faz o namorado misterioso e ele está maravilhoso. O Yun Ah in faz o rapaz que nos deixa tensos o filme inteiro e a Jong Seo Jun faz a amiga/amante. Vi esse filme pela segunda vez e percebi que tem mais nuances do que quando vi da primeira vez.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0OqbEem25OlG2FGaMxXsYiHgWofU4MB_Pwk18wdkgpllxc8mZmHYEeTalQ25qg4kA7y8Oi_vvv9QKqPlKGazxKTquWurrverD2-oSkNVRVH48a-DS4x_Bjnq2m2mYkqWY6tpo1qKeFJZKBMeyCa55Nx8fHb0Fg8COQeFLMfgKmCYpS4w910_5Lw/s1148/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.38.16.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1148" data-original-width="804" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0OqbEem25OlG2FGaMxXsYiHgWofU4MB_Pwk18wdkgpllxc8mZmHYEeTalQ25qg4kA7y8Oi_vvv9QKqPlKGazxKTquWurrverD2-oSkNVRVH48a-DS4x_Bjnq2m2mYkqWY6tpo1qKeFJZKBMeyCa55Nx8fHb0Fg8COQeFLMfgKmCYpS4w910_5Lw/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.38.16.png" width="224" /></a></div><p></p><p><b>Parasita </b>(<b>Parasite 2019</b>) - Filme que ganhou 4 Oscars inclusive o de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, ou seja, para a academia nenhum filme em 2019 foi melhor do que esse. Bong Joon Hon também levou o prêmio de roteiro e de direção. Parasita é sobre uma família pobre, os Kim, de trambiqueiros, que tenta se virar nos 30. Um dia o filho recebe a dica de um amigo para ser professor de inglês de uma garota de uma família muito rica. O filho vê a oportunidade de trazer toda a família para trabalhar na casa dos Park. E vários acontecimentos seguem para nos deixar na dúvida de quem são os parasitas: a familia pobre que se infiltra toda na casa dos ricos ou a família Park que usufrui do conforto de ter todos esses empregados? Como diria Chico Science: o de cima sobe e o de baixo desce. A fotografia é maravilhosa. O sucesso internacional desse filme vem do tema que é comum a quase todos, é engraçado e trágico e também porque ninguém faz plot twist como os coreanos. Gosto tanto desse filme que vi pela quarta vez. Son Kang Ho também está nesse filme com os ótimos Lee Sun Kyun, Choi Woo Sik, Park So Dam, Lee Jeong Eun e Cho Yeo Jeong.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaNrUf99NWukDrWNJrsp8Pt9JXKIXbp3Goyxnn1vBKyP7erwme4YBdqmbCtIwoK69Eo8h6MPRaA5QZeEBXgmzqXeSStVWB3O8vRaednkOdyTY-eEtn4_UnJVts6rNUR8tkmSvzzD_dd71SeI3e__XmTfxtxwde1npYG9eZqjU4EDW1V37TZrUDcQ/s1354/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.01.02.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1354" data-original-width="914" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaNrUf99NWukDrWNJrsp8Pt9JXKIXbp3Goyxnn1vBKyP7erwme4YBdqmbCtIwoK69Eo8h6MPRaA5QZeEBXgmzqXeSStVWB3O8vRaednkOdyTY-eEtn4_UnJVts6rNUR8tkmSvzzD_dd71SeI3e__XmTfxtxwde1npYG9eZqjU4EDW1V37TZrUDcQ/s320/Screenshot%202023-10-15%20at%2014.01.02.png" width="216" /></a></div><p></p><p><b>Decisão de Partir </b>(<b>Decision To Leave 2022</b>). Acho que dos três filmes do Park Chan Wook que vi esse é o meu preferido. Não tem a ousadia de Oldboy nem a sensualidade da Criada mas gosto muito dessa história, acho romântica. Conta a história de um detetive que investiga a morte de um homem que estava escalando uma montanha e aparentemente caiu. A esposa do morto é uma chinesa que não fala bem coreano e passa a ser suspeita. Esse filme tem um movimento de câmera muito criativo, ângulos inusitados, referencias a mar e montanha e uma fotografia maravilhosa. Tem uma homenagem ao Amor a Flor da Pele do Wong Kar Wai com o uso de certas cores. Park Hae Il e Tang Wei ótimos fazendo o detetive e a viúva chinesa. Ja vi esse filme 3 vezes e cada vez descubro um detalhe diferente.</p><p><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-35409071412267368302023-09-30T11:59:00.004-03:002023-10-21T17:28:43.668-03:00+ Filmes e Séries (e novelas coreanas)<p><b><span style="font-size: medium;">Filmes</span></b></p><p><b>Asteroid City</b> - Filme mais recente do Wes Anderson e é o filme mais Wes Anderson dele. É tão Wes Anderson que chega a ser teatral. E é sobre um programa de tv sobre uma peça de teatro que é mostrada como um filme. Haja metalinguagem. Tem preto e branco e muito colorido. Foi tudo filmado em locação mas parece cenário fake, a direção de arte é maravilhosa. O elenco é estelar, tem muita gente fazendo só uma ponta. Senti falta de uma trilha sonora melhor, não fica no meu top 3 filmes dele mas no fim gostei. É sobre a vida, o universo e tudo mais. </p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPkZii7P_KcpY2SzEurTNh-LnFBIj20dd6ShtnhbPsW26i_xLWNRMD-DEyZo6XBsZpQznzFYOX4YK94TGauZRfYP5szSw9G_PLG6boXvyvKvve8kTB-_iHnn6ij3mBEodqnH_T6XmJBBTJB_BfOf0JLHoIL3JTBAA0EgFbRUjf0EkkJhyphenhyphend6mpjeg/s1354/Screenshot%202023-09-29%20at%2015.07.43.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1354" data-original-width="922" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPkZii7P_KcpY2SzEurTNh-LnFBIj20dd6ShtnhbPsW26i_xLWNRMD-DEyZo6XBsZpQznzFYOX4YK94TGauZRfYP5szSw9G_PLG6boXvyvKvve8kTB-_iHnn6ij3mBEodqnH_T6XmJBBTJB_BfOf0JLHoIL3JTBAA0EgFbRUjf0EkkJhyphenhyphend6mpjeg/s320/Screenshot%202023-09-29%20at%2015.07.43.png" width="218" /></a></div><p><b>The Wonderful Life of Henry Sugar</b>, <b>The Swan,</b> <b>The Rat Catcher e Poison</b> - Falando em Wes Anderson, a NETFLIX colocou 4 curtas dirigidos por ele no catálogo. São histórias tiradas de contos do Roald Dahl (autor da Fantástica Fábrica de Chocolate). Os curtas tem todos um tom teatral que achei cansativo mas sempre gosto da criatividade da direção de arte dos filmes do Wes Anderson. <b>Henry Sugar</b> é um aristocrata britânico que aprendeu uma técnica de meditação e conseguia ganhar dinheiro lendo as cartas do baralho. <b>O Cisne</b> é a história de bullying de um garotinho que envolve um cisne. A <b>história do rato</b> achei boba. <b>Poison</b> é sobre um homem que estava lendo um livro quando uma cobra venenosa se alojou na sua pança mas ainda não o picou.</p><p><b>Blue Beetle </b>- O herói latino da DC. Jaime é um rapaz que foi o primeiro da família a se formar na faculdade mas chega em casa sem emprego. Jenny (Bruna Marquezine) oferece um emprego ao jaime mas quando ele chega na empresa ela dá para ele uma caixinha e diz para guardá-la. Mas como toda boa familia latina é curiosa, Jaime e a sua abrem a caixinha e de dentro sai um besouro azul que é uma tecnologia alienígena que deixa o Jaime meio homem de ferro. O que esse filme tem de interessante é que o Besouro azul deve ser o único herói que luta com a família toda. A vó guerrilheira dele é ótima. Achei divertido.</p><p><b>El Conde </b>- filme do diretor chileno Pablo Larrain que conta a história do Pinochet como se ele fosse um vampiro. Parece um filme do Wes Anderson em preto e branco misturado com os vampiros de What We Do In The Shadows, mas sem a criatividade do primeiro nem a graça do segundo. Uma coisa posso dizer desse filme é que tem alguns diálogos ótimos. NETFLIX</p><p><b>Cassandro</b> - filme baseado na história real do lutador de Lucha Libre Cassandro. Gael Garcia Bernal faz o lutador que conseguiu um lugar de destaque nas lutas sendo um exótico (que seria um lutador drag queen). As cenas de luta são boas e Gael sempre se dedica. PRIME VIDEO</p><p><b>Concrete Utopia</b> - Filme coreano que conta a história de um grupo que mora num condomínio que é o único prédio que continua de pé depois de um terremoto devastador. É o tipo do filme que você espera ver zumbis mas aí a gente descobre que o ser humano pode ser pior que qualquer monstro. O Park Seo Jun (crush!) faz um servidor público casado com uma enfermeira (a Park Bo Young). Os dois moram no prédio e ele acaba fazendo parte da força tarefa liderada por um outro morador que a primeira providência é colocar para fora, no meio do inverno gelado, qualquer pessoa que não fosse dona de um apartamento. Daí para frente é só ladeira abaixo na condição humana. Achei bom.</p><p><b>Elemental </b>- desenho aniamdo da Pixar que conta a história da Faísca (que é fogo) que vem de uma família que imigrou para uma cidade que era predominante água, terra e nuvens por uma vida melhor. O pai da Faisca quer se aposentar mas não acha que ela está pronta para assumir o negócio da familia. Um dia ela tem muita raiva e explode um cano na loja e da água surge o Wade que é um funcionario público que estava buscando um vazamento. Os dois se apaixonam enquanto tentam desvendar de onde bvem o vazamento. Tem momentos fofos mas achei só ok. DISNEY+</p><p><b>Love At First Sight</b> - romance bobinho mas eficiente onde a Hadley conhece o Oliver num voo dos EUA para Londres e rola uma química entre os dois. Ela está indo para o casamento do pai e ele para o funeral (em vida) da mãe. É fofo. NETFLIX</p><p><b>Flora and Son </b>- filme do John Carney, mesmo diretor dos ótimos Begin Again e Sing Street. Flora foi mãe adolescente, seu filho hoje tem 14 anos e é um delinquente na beira de ser mandado para um reformatório. Ela é separada do pai do menino que era músico e só fica com o menino de vez e quando. Flora tem suas questões com a maternidade. O menino gosta de música e Flora pega um violão do lixo, conserta e dá para o menino, mas ele só quer saber de batidas eletrônicas. Então Flora decide aprender a tocar com um professor online. O filme é fofo mas não tem músicas tão boas quanto os outros filmes do diretor. O duo entre Flora e o professor é ok e a música final é engraçada. APPLE TV+</p><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Séries</span></b></p><p><b>Jury Duty</b> - uma série que é um documentário fake (dos criadores do The Office americano) sobre um grupo de jurados em um julgamento na California. São todos atores MENOS o Ronald. As situações são todas falsas mas Ronald não sabe disso e ele é um fofo. No começo achei bobo, depois vão colocando umas situações que não sei como a coisa não desandou, mas no último episódio mostram como tudo foi feito e vale a pena. PRIME VIDEO</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5m9gNPirf5GnMuUDjBY4JiP4nox5l8nktM0y2ToOtO7OygPDuDu3UkYsNPZwEQclGTxdiRBEoqznX7ZLZQQxG9dCJHY8z3wb5upCBb_dRFrMrW_W0WoNpW6twwsx6PISPdUUpU3NK0CDSDceTfXfFHYLZEDkmEPElcMlTeWi5-h3iifak2rsglA/s1252/Screenshot%202023-09-29%20at%2015.09.13.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img border="0" data-original-height="1252" data-original-width="902" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5m9gNPirf5GnMuUDjBY4JiP4nox5l8nktM0y2ToOtO7OygPDuDu3UkYsNPZwEQclGTxdiRBEoqznX7ZLZQQxG9dCJHY8z3wb5upCBb_dRFrMrW_W0WoNpW6twwsx6PISPdUUpU3NK0CDSDceTfXfFHYLZEDkmEPElcMlTeWi5-h3iifak2rsglA/s320/Screenshot%202023-09-29%20at%2015.09.13.png" width="231" /></a></div><p></p><p><b>Wilderness</b> - uma minisérie sobre um casal que vai de férias porque ela descobriu que ele a estava traindo mas decidiram que uma viagem poderia melhorar as coisas. Porém a amante de marido aparece (com o namorado) no mesmo hotel. Aí a coisa desanda mas a tensão é boa. PRIME VIDEO</p><p><b>Ahsoka</b> - série Star Wars sobre uma personagem que eu não conhecia até ela aparecer na segunda temporada de The Mandalorian e foi para ela que Baby Yoda disse que seu nome era Grogu. Ahsoka é de uma série animada chamada Clone Wars e de outra chamada Rebels, e eu nunca vi nenhuma das duas. Nessa série Ahsoka descobriu que um general mauzão ainda está vivo em alguma galaxia mais far far away ainda e ele não pode voltar ou então teremos a volta do império. (não é spoiler: o império volta como nova ordem - filmes 7 a 9). Anyway, o melhor dessa série é um personagem chamado Baylan que é um ex-jedi que virou mercenário (mas ele tem outros motivos). Não é uma série para quem nunca viu Star Wars. DISNEY+</p><p><b>Sex Education </b>- Quarta e última temporada dessa série britânica que é sucesso na NETFLIX. No último ano o Otis e o Eric vão para uma nova escola que tem uma abordagem de ensino bem diferente. Lá o Otis descobre que tem uma concorrente que também dá conselhos aos alunos sobre sexo. Maeve está nos EUA fazendo curso para ser escritora, Eric tem um momento igreja, Adam foi trabalhar numa fazenda e a mãe do Otis está tentando se virar com a bebezinha que nasceu na temporada passada. Achei o fim digno. </p><p><b>The Super Models</b> - Série documentário sobre Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Linda Evangelista, quatro das 5 (a outra é a Tatiana Patitz que infelizmente faleceu ano passado) modelos que foram as primeiras supermodelos - mulheres requisitadas pelos designers porque elas é que traziam o interesse para as marcas. Inclusive nem sei dizer se teve alguma outra (além da Gisele Budchen) depois desse quinteto, não sou conhecedora do mundo da moda. O documentário mostra várias imagens delas na carreira e conta como elas terem se juntado para o video de <a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2016/06/analisando-musica-freedom-90-george.html" target="_blank">Freedom 90 do George Michael</a> foi o boom para elas. APPLE TV+</p><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXalLqPNxAoITzUEkfuQQsTxL_3Fgqr8pGn_c_qWIYiDfK69oylT7xuircOHHmZ36SbYBmz9nvfO-oGBQMcvjbGbxsfohCD8Z1nC2jwqsKCC78xmUZ6J2q0o8rcjSVNnXLN-zRWdpDhcQbRO_hI1H5fJThG7TorLac7Z6llHbpa2wSa7rpj3SWrw/s1336/Screenshot%202023-09-29%20at%2018.25.19.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="1336" data-original-width="900" height="320" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXalLqPNxAoITzUEkfuQQsTxL_3Fgqr8pGn_c_qWIYiDfK69oylT7xuircOHHmZ36SbYBmz9nvfO-oGBQMcvjbGbxsfohCD8Z1nC2jwqsKCC78xmUZ6J2q0o8rcjSVNnXLN-zRWdpDhcQbRO_hI1H5fJThG7TorLac7Z6llHbpa2wSa7rpj3SWrw/s320/Screenshot%202023-09-29%20at%2018.25.19.png" width="216" /></a></div><br /><p><br /></p><p><b><span style="font-size: medium;">Novelas Coreanas</span></b></p><p><b>Behind Your Touch </b>- Essa novela é levemente (muito) inspirada no filme Memórias de Um Assassino do Bong Joon Ho, só que com um toque de fantasia. O Detetive Moon foi transferido de Seoul para uma cidade pequena e está atras de um caso grande para voltar a cidade grande. Na cidade pequena a veterinária Ye Boon ganha poderes durante uma chuva de meteoros. Qual o poder? Ela consegue ver o que uma pessoa (ou animal) fez encostando as mãos na bunda dessa pessoa (ou animal). Uma série de assassinatos começa acontecer e o Detetive Moon pede ajuda da Ye Boon para ajudá-lo a desvendar o mistério. Quem viu a <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2022/04/filmes-e-series-e-duas-novelas-coreanas.html" target="_blank">novela coreana 25/21 </a>vai dar risadas extras com algumas referências. Comecei a ver essa novela em coreano com legendas em português mas um dia coloquei dublado e a versão dublada é MUITO mais engraçada. Dou muitas risadas vendo essa novela. Um exemplo: enquanto que em coreano a Ye Boon fala "Estou mais feliz do que se estivesse voando" na legenda em português tem "Estou muito feliz" e na dublagem tem a genial "Estou mais feliz do que piolho no Chewbacca". I rest my case. NETFLIX</p><p><b>Lawyer/Doctor</b> - Nessa novela o Dr. Han, cirurgião cardiaco, faz o transplante de coração do irmão de sua noiva que morre. Dr. Han descobre que tiraram o coração transplantado do rapaz mas não tem como provar e vai preso pela morte dele. Depois de cinco anos na prisão Dr. Han sai e se torna advogado de médicos e vai atrás de se vingar do dono do hospital que arquitetou a prisão dele. Tem plot twists bons, o Dr. Han é bonitão mas tem um personagem importante que é péssimo. STAR+</p><p><b>A Time Called You</b> - Essa é uma novela disfarçada de série em 12 episódios. <a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2022/05/os-cliches-de-novela-coreana.html" target="_blank">É novela por causa dos clichês</a>. Tem viagem no tempo e é confuso. Não sei nem se vou conseguir resumir, mas tentarei. O marido da Jun Hee morreu num acidente de avião e ela recebeu um walkman com uma fita e uma foto que parecia ela com o marido e um rapaz que ela não reconhecia. Ao escutar a fita ela volta ao ano de 1998 no corpo de uma garota tímida chamada Minju que é fisicamente muito parecida com a Jun Hee. Minju tem um crush num colega da escola (igual ao marido da Jun Hee mas tem outro nome) e tem um outro rapaz que anda com ele (o da foto que a Jun Hee não reconhecia). Bem, aí tem um vai e vem no tempo, tem um acidente, um assassinato, e a musica tema toca demais. A Jeon Yeobin (A Cha Young de Vincenzo) e o Ahn Hyo Seop (o Tae Moo de Pretendente Surpresa) tem muita química, mas o que me incomodou nessa novela/série é que os atores de mais de 30 anos passam muito tempo fazendo os adolescentes de 18 anos, tem momentos que a gente sabe que eles não tem 18 anos. Uma vez que você entende como se dá a viagem no tempo fica melhor. Vou contar para economizar o tempo de quem for assistir: para viajar no tempo tem que escutar a música na fita que está no walkman e a pessoa viaja na consciência para o corpo de outra pessoa fisicamente igual (vendo dá para entender melhor). Se fosse um pouco menos dramática eu teria gostado mais. NETFLIX</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><br /><br /><p></p>
<p style="font-family: "Helvetica Neue"; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; margin: 0px;"><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-77633268383151131472023-08-30T19:47:00.000-03:002023-08-30T19:47:38.213-03:00+Filmes e Séries<p><b>Filmes</b></p><p><b>Past Lives </b>- Filme, dirigido pela Celine Song, que estreiou no festival de Sundance em janeiro e continua sendo falado. É sobre a Nora que imigrou da Coréia do Sul, com a família, para o Canada aos 12 anos. Em Seoul ela tinha um melhor amigo, o Hae Sung, e eles perderam contato até que 12 anos depois se reencontram via redes sociais. Ele na Coréia do Sul estudando engenharia e ela em NYC estudando para ser escritora. Eles mantém essa amizade via internet mas não dura muito e a vida acontece até eles se reencontrarem ao vivo. Os coreanos acreditam muito em destino e tem até uma palavra específica para o destino de relacionamentos e tem a ver com vidas passadas: inyeon (e ela fala disso no filme). É um filme lento, pouca coisa acontece mas muita coisa acontece. É lindo, delicado e fala desse imã que une as pessoas, sobre ser imigrante, sobre um relacionamento com culturas (e línguas) diferentes e fala de nostalgia (afinal, é um filme millenial). Espero que chegue no Oscar.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgv7RmClWUmaUCoxiIFEZcmPWifkyF6XvJBkpIA2vOPZGrEkLuCZIPFYmaXM6XVzhWZI-454HI1cIseDiwZUTKxJ8JQ1iNA2ce-3hYGlkRv20lcjEGEg9AQwR7U-HgK3k2fUyrOal5ZNVQ7x1cixQX8NIakNmi9dKRPFkee-iMhIodiYgT2-6zAHQ" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="1290" data-original-width="910" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgv7RmClWUmaUCoxiIFEZcmPWifkyF6XvJBkpIA2vOPZGrEkLuCZIPFYmaXM6XVzhWZI-454HI1cIseDiwZUTKxJ8JQ1iNA2ce-3hYGlkRv20lcjEGEg9AQwR7U-HgK3k2fUyrOal5ZNVQ7x1cixQX8NIakNmi9dKRPFkee-iMhIodiYgT2-6zAHQ" width="169" /></a></div><p></p><p><b>Guardiões das Galaxia 3 </b>- Os filmes da galera que toma conta do espaço são sempre divertido, a trilha sonora é sempre maravilhosa e esse não foi diferente. Esse teve até um bonus de emoção. Logo depois que os Vingadores deram um jeito na bagunça que o Thanos fez fazendo metade dos seres do universo sumirem por 5 anos, os Guardiões voltaram para seu planeta onde ficam de olho no que acontece na galaxia. Dessa vez tem um cara que gosta de brincar de deus e está atrás do Rocket. Aí temos a (triste) história do Rocket, que foi pego bebê e usado em experimentos. O Starlord nesse filme está meio chato, fica perseguindo a Gamorra e não se conforma que ela não é a mesma de antes. Fora isso o filme é ótimo.<i> DISNEY+</i></p><p><b>Joy Ride</b> - Esse filme parece aquelas comédias rasgadas da década de 1980/1990 onde um grupo se mete em muitas enrascadas e tem piadas escatológicas. Nesse caso o grupo é de 4 garotas chinesas-americanas que vão até a China para encontrar a mãe biológica de uma delas. Dei risadas e não deixa de ser um filme girl power.</p><p><b>Red, White and Royal Blue</b> - filme adaptado do livro de sucesso no TikTok. Não li o livro mas achei o filme fofo. Conta a história de Alex e Henry, sendo que Alex é filho da presidente dos EUA e Henry é neto do rei da Inglterra, ou seja, é príncipe. Os dois meio que se odeiam no início mas depois é só amor, mas eles tem que ser cuidadosos. Uma comédia romântica bobinha e leve. <i>PRIME VIDEO</i></p><p><b>100 Coisas para fazer antes de virar um zumbi</b> (filme e anime) - Filme foi adaptado do anime e os dois estão na <i>NETFLIX</i>. É sobre um rapaz que acorda um dia para trabalhar só que aconteceu o apocalipse zumbi. A principio ele fica super feliz que não precisa ir até o escritório mas vê que tem que se virar. Ele se junta com um amigo da época da escola e faz uma lista de 100 coisas que ele gostaria de fazer antes de virar um zumbi, porque virar zumbi é inevitável. Achei o filme divertido, o Akira é um fofo e tem um tubarão inacreditável. Depois assisti o anime que é e mesma história com mais detalhes e episódios (o filme juntou partes). Gostei dos dois, mas o anime tem uma trilha sonora muito melhor, o Kenichiro do anime é mais loko e divertido. O filme deveria ter usado a<a href="https://youtu.be/fTnhrENnJAA?si=SAo1zP4-grylX3v_" target="_blank"> ótima música de abertura do anime</a>.</p><p><br /></p><p><b>Séries</b></p><p><b>The Bear</b> - vi a primeira temporada mês passado para poder ver a segunda. Na segunda temporada Carmie e Sydney querem transformar a birosca de sanduiche em um restaurante com estrela michelin. Então nessa temporada tem pouca gritaria de cozinha mas tem muita gritaria de obra na cozinha. O episódio flashback de natal da familia do Carmie é ótimo mas é extremamente neurótico a ponto de eu achar a gritaria na cozinha um passeio tranquilo na praia. A trilha sonora dessa série é maravilhosa. <i>STAR+</i></p><p><b>Cangaço Novo </b>- Série brasileira que conta a história de Ubaldo, um rapaz que mora em São Paulo mas recebe uma herança no interior do Ceará. Ele vai até lá para descobrir que tem duas irmãs, uma delas é a Dinorah (casca grossíssima e melhor personagem da série) que coloca Ubaldo para correr de volta para a cidade grande, mas no meio do caminho ele é pego no meio de um assalto a banco. Está tudo muito bem feito nessa série, o elenco é maravilhoso e a trilha sonora é puro nordeste: de Chico Science e Nação Zumbi, Daniel Groove, Baiana System até o clássico Fagner. <i>PRIME VIDEO</i></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgGGqUVUQUAxkd0lGOyETthaPNwasadh1lzAZkt5yh2cmBTohtf6i29q3WNF7NWM9JvpUUSZutdhgTXlcBQlvEDXvh2yDMX3-HPsi_74jYmJDso4fMHbwhNQUYHxG2wMqu6b-o1R7LhCe2O6BGPtsKkUHTQXOC9S8zpZ6HkUkzJHeA5IbxeZzRzUA" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1330" data-original-width="906" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgGGqUVUQUAxkd0lGOyETthaPNwasadh1lzAZkt5yh2cmBTohtf6i29q3WNF7NWM9JvpUUSZutdhgTXlcBQlvEDXvh2yDMX3-HPsi_74jYmJDso4fMHbwhNQUYHxG2wMqu6b-o1R7LhCe2O6BGPtsKkUHTQXOC9S8zpZ6HkUkzJHeA5IbxeZzRzUA" width="163" /></a></div><br /><p></p><p><b>Bad Omens</b> - A série do Neil Gaiman sobre o anjinho e o diabinho que são amigos e vivem na terra. Na segunda temporada o Anjo Gabriel aparece pelado e desmemoriado na porta da livraria do Aziraphale e ele tem que descobrir, junto com o Crowley, o que diabos aconteceu. É divertida, os flashbacks dos dois pela história do mundo são muito bons e David Tennant e Michael Sheen são maravilhosos. <i>PRIME VIDEO</i></p><p><b>D.P.</b> - Série coreana sobre o a divisão do exército que vai atrás dos desertores. Na Coréia do Sul todos os homens tem que servir o exercito por dois anos mas tem os que fogem por vários motivos, principalmente bullying. A segunda temporada lida com os acontecimentos do final da primeira temporada (que foi pesadíssimo) e tem mais casos a serem resolvidos. Acho essa série muito boa apesar do tema pesado. Tem um episódio nessa segunda temporada que é um jovem que desertou porque sofria bullying por ser drag queen, muito bom esse episódio. <i>NETFLIX</i></p><p><b>The Afterparty</b> - Na segunda temporada temos um novo mistério a ser resolvido. Dessa vez é num casamento onde o noivo aparece morto logo na manhã seguinte da festa. E, como na primeira temporada, cada episódio é o depoimento de um dos suspeitos e cada um tem uma narrativa diferente. Tem o episódio Orgulho e Preconceito, o episódio Wes Anderson, o episódio TikTok, episódio Hitchcock e por aí vai. É divertida e é engraçada. O episódio do tio divertido é hilário, quase um dorama. <i>APPLE TV+</i></p><p><b>Only Murders In The Building</b> - O trio que mora no Arconia se junta mais uma vez para desvendar o mistério da morte de um ator que era o protagonista da peça do Oliver. O que essa temporada tem de trunfo é a Meryl Streep, ela não aparece em todos os episódios mas quando aparece rouba a cena. O episódio que ela canta é para dar um Oscar.<i> STAR+</i></p><p><b>Além do Guarda-roupa</b> - A <i>HBO MAX</i> decidiu fazer um "dorama brasileiro". É dorama só porque a personagem principal é filha de coreano e tem um grupo de kpop na história. MAS é uma série fofa sobre uma adolescente, a Carol, orfã de mãe (que era brasieleira), abandonada pelo pai coreano, e mora com a tia e a prima que a tratam como a cinderela. Carol quer muito ser bailarina classica e odeia todas as coisas coreanas e sofre com as colegas todas na onda do kpop. Um dia ela descobre que seu armário tem uma passagem para o armário dos rapazes do grupo de kpop lá em Seoul. Um deles está passando por uma fase e usa a passagem para se esconder no quarto da Carol em São Paulo. O menino fala em coreano, a Carol fala em português e eles se entendem porque...bom, já tem um armário mágico mesmo.</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-20707478690107565422023-08-20T16:23:00.001-03:002023-08-20T16:23:50.036-03:00Copa 2023 - Oitavas, Quartas, Semi e Final.<p> A fase das <b>oitavas</b> teve jogos ótimos.</p><p>A Espanha começou com uma goleada de 5x1 na Suíça. Não vi esse jogo por que foi de madrugada, mas vi o jogo seguinte onde as japonesas ganharam das norueguesas de 3x1, um dos gols do Japão foi um gol contra da Noruega.</p><p>A Holanda ganhou de 2x0 da Africa do Sul. A seleção holandesa é forte. E a seleção tetra campeã dos EUA perdeu nos penaltis para a Suécia num jogo muito bom, corrido.</p><p>As inglesas suaram contra as nigerianas. A Lauren James ficou frustrada que as nigerianas não deixavam ela pegar na bola, fez uma falta, pisou nas costas da nigeriana e levou um cartão vermelho. Com 10 em campo, as inglesas conseguiram manter o empate e ganharam nos penaltis.</p><p>A Australia teve toda a força da torcida e fez 2x0 na Dinamarca.</p><p>Colombia x Jamaica foi um jogo corrido mas a Colombia teve mais oportunidade e fez 1x0.</p><p>A França não deu chance para a seleção marroquina. Com 23 minutos de jogo já estava 3x0 para as francesas. O placar final foi 4x0.</p><p><br /></p><p>Nas <b>quartas de final</b>:</p><p>O jogo <b>Espanha x Holanda</b> estava chatérrimo aí, no segundo tempo, a holandesa meteu a mão na bola na área e deu um penalti para Espanha. 1x0. Nos 45 do segundo tempo, literalmente, a Holanda empatou. Teve mais 12 minutos de acréscimo e foi para a prorrogação. A Espanha fez outro gol e vai para a semifinal.</p><p><b>Suécia x Japão</b>. A seleção sueca fez logo 2x0 nas japonesas. No segundo tempo o Japão teve a chance de um penalti mas a japonesa conseguiu acertar na trave. Na trave. Acertar na trave deveria valer meio gol. No finalzinho do segundo tempo as japonesas fizeram um gol mas não conseguiram fazer outro e a Suécia foi para a semifinal. As japonesas choraram muito, owww.</p><p>Não assisti <b>França x Australia</b> inteiro (que terminou 0x0) mas acordei para ver os penaltis. O técnico da França trocou a goleira e ela era boa em pegar penaltis mas as francesas erraram mais e as Matildas passaram para a s semifinais.</p><p><b>Inglaterra x Colombia</b> foi corrido. A Inglaterra estava sem sua estrela Lauren James que levou um cartão vermelho nas oitavas. A Colombia fez um golaço de cobertura no final do primeiro tempo, mas nos acréscimos a Inglaterra empatou com um trapalhada da goleira colombiana. No segundo tempo as leoas viraram o jogo e classificaram para a semifinal.</p><p><br /></p><p><b>Semifinal</b>. Nenhuma das seleções classificadas para essa fase tem título mundial.</p><p><b>Espanha x Suécia </b>começou morno, nada aconteceu no primeiro tempo. No segundo tempo, depois de perder um gol feito, a seleção espanhola fez 1x0. A Suécia conseguiu o empate para dois minutos depois a Espanha fazer 2x1. E as espanholas estão na final.</p><p><b>Inglaterra 3x1 Australia</b>. As inglesas vestiram seus pijaminhas azuis e foram se classificar a final. As australianas tentaram mas o time inglês estava firme e forte.</p><table align="center" cellpadding="0" cellspacing="0" class="tr-caption-container" style="margin-left: auto; margin-right: auto;"><tbody><tr><td style="text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh6SVjb3DAFsd-s41GaeQwt1wUm8M0STVFjhwrKelcfhHVyk8I2N9UUebMv-YRcyK-4dh9fRhpktDCynxiAzeOLzF9YVN3B4mDNk7FtbpVjZbp-WxPd5mMHHMvcPY8I3KdRdvKij0yI7Est19mL6RpCos8lVOErdNzddyBQUunZzsjHQnkdDk_7zQ" style="margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="924" data-original-width="1056" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh6SVjb3DAFsd-s41GaeQwt1wUm8M0STVFjhwrKelcfhHVyk8I2N9UUebMv-YRcyK-4dh9fRhpktDCynxiAzeOLzF9YVN3B4mDNk7FtbpVjZbp-WxPd5mMHHMvcPY8I3KdRdvKij0yI7Est19mL6RpCos8lVOErdNzddyBQUunZzsjHQnkdDk_7zQ" width="274" /></a></td></tr><tr><td class="tr-caption" style="text-align: center;">pijama azul na final</td></tr></tbody></table><p></p><p><br /></p><p><b>Terceiro lugar</b>: A seleção da Suécia venceu a da Australia por 2x0. Não vi esse jogo, só os gols depois.</p><p><b>Final: Inglaterra x Espanha.</b></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">Foi um jogo corrido que a Espanha dominou. As inglesas quase não pegaram na bola. A seleção espanhola fez 1x0 com um gol no cantinho e conseguiu segurar esse resultado até o fim. E ainda se deram ao luxo de perder um penalti. A Inglaterra até colocou a Lauren James em campo (ela ficou de molho por duas rodadas por ter levado um cartão vermelho) mas as espanholas não deixaram ela jogar.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">Espanholas Campeãs Mundiais. Estão de parabéns.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhld0S5bJtGGI7N1FYQS3igEacJV3y1esqPS9zvlFCXaQZ2fwS6oPPAJK1nsqjiTIJvIkvFSphBFS8zg9FFUfk_zFtDci-mN4HXuUvqvA563vTef1oxzn20lQAouLJvb5rHo6QpWINT8tjo262FK71Vigb_6W0QRtV6RfVbPd-yulCBxIPITd6vmw" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="1183" data-original-width="1179" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhld0S5bJtGGI7N1FYQS3igEacJV3y1esqPS9zvlFCXaQZ2fwS6oPPAJK1nsqjiTIJvIkvFSphBFS8zg9FFUfk_zFtDci-mN4HXuUvqvA563vTef1oxzn20lQAouLJvb5rHo6QpWINT8tjo262FK71Vigb_6W0QRtV6RfVbPd-yulCBxIPITd6vmw" width="239" /></a></div><br /><br /></div><br /><p></p><p>Até a próxima Copa!</p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-42307385051701726242023-08-09T15:19:00.005-03:002024-01-11T17:37:32.087-03:00Momento TOC livros 17 (parte 2)<p>Cheguei na meta de 40 livros mas ainda tem alguns meses e depois faço uma lista com os últimos do ano. Como disse no post anterior (dos <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/04/momento-toc-livros-17-parte-1.html" target="_blank">primeiros 20 livros do ano</a>), continuo lendo muitos romances beira de piscina porque também estou lendo livros com muitas tragédias e histórias pesadas e uma coisa leva a outra. Já li tantos romances que posso fazer um top 5 personagens dos romances que seriam ótimos namorados.</p><p>Mas vamos a mais 20 livros que li esse ano.</p><p><b>Na Sala Dos Espelhos</b> - <i>Liv Strömquist </i>- Mais uma excelente HQ dessa autora sueca. O subtítulo já diz sobre o que ela fala nesse livro: Autoimagem em transe ou beleza e autenticidade como mercadoria na era dos likes e outras encenações do EU.</p><p><b>The Candy House</b> - Jennifer Egan - (em português: <b>A Casa de Doces</b>) - São história interligadas mas diferentes em prosa e também em épocas em que passam. Começa com Bix (que estava no outro livro da Jennifer Egan - A Visit From The Goon Squad, mas não precisar ler para aproveitar esse livro) que é um cara da tecnologia que procura sua próxima invenção. Ele frequenta um grupo que discute o trabalho de uma antropóloga e Bix cria um negócio chamado Own Your Unconscious. O OYU vem a ser uma plataforma virtual onde a pessoa pode fazer um upload de suas memórias e também ver essas memórias por outros pontos de vista (se as outras pessoas tiverem feito o upload). Aí temos a história de algumas pessoas do grupo, da antropóloga, pessoas neuro divergentes e uma boa discussão sobre como mantemos as memórias e como compartilhamos informações.</p><p><b>Happy Place </b>- <i>Emily Henry</i> - O primeiro livro que li da foi Emliy Henry foi People We Meet on Vacation (De Férias com Você), que gostei muito, gostei tanto que fui atrás de Leitura de Verão que achei bom. O terceiro livro Book Lovers é ok mas esse Happy Place me deu vontade de dar uma chacoalhada nos personagens. Harriet e Wyn estão separados há 6 meses depois de estarem juntos por quase 10 anos. O grupo de amigos vai se reunir uma última vez na casa de praia que vão todos os anos. Harriet acha que Wyn não vai mas ele aparece e os dois decidem fingir que ainda estão juntos porque os outros amigos tem noticias mais importantes. Gosto de um romance com namoro fake mas esse nem é fake porque os dois claramente nem queriam se separar, apenas não souberam se comunicar depois de OITO anos juntos. Sei que dão uma razão porque os amigos não sabem que eles se separaram mas não acreditei.</p><p><b>O Mestre e a Margarida</b> - <i>Mikhail Bulgakov</i> - Classico da literatura russa que é uma história surrealista que, em teoria, deveria ser uma metáfora para o sistema socialista da União Soviética. Eu peguei esse livro porque dizia ser inspiração para Sympathy For The Devil dos Rolling Stones. Descobri que o livro é como a música: a primeira parte é boa mas depois fica chato pacas (e repetitivo). O livro é dividido em duas partes e na primeira temos um homem que é testemunha da morte de seu amigo mas como foi o diabo (ou mandantes do diabo) ninguém acredita nele e ele vai parar num hospital psiquiátrico. Os meliantes ocupam o apartamento do morto e vão fazer um show de mágica num teatro famoso. No show enganam várias pessoas (ilusões de ótica e hipnotismo), algumas tentam denunciar mas ninguém consegue provar nada. A segunda parte envolve uma bruxa. Boa sorte para que for ler esse livro.</p><p><b>Emergency Contact</b> - <i>Mary H. K. Choi</i> - (em português: <b>Contato de Emergência</b>)- Um livro sobre a angústia do adolescente quase jovem adulto. Penny é uma garota de 18 anos, ansiosa, tímida, que tem uma mãe expansiva. Penny está começando a universidade e sua colega de quarto é uma garota rica e simpática. Penny conhece Sam, de 21 anos, através de sua colega de quarto e ele acabou de sair de um relacionamento onde foi traído. Um dia Sam (que tem muitos problemas com a mãe) tem um ataque de pânico, Penny o ajuda e os dois ficam amigos de mensagens no telefone. A relação dos dois evolui daí. No fim achei fofo.</p><p><b>Love In The Big City</b> - <i>Sang Young Park</i> - Não sei se esse livro é meio autobiográfico, mas conta a história de um rapaz gay, que é escritor e tem uma mãe doente, em Seoul. A cidade e a sociedade coreana não são das mais receptivas da comunidade LGBTQIA+. O livro tem quatro partes onde ele conta de seus relacionamentos com os amantes, a mãe e sua melhor amiga. </p><p><b>Na mente de Sherlock Holmes</b> - <i>Cyril Lieron e Benoît Dahan</i> - Uma HQ muito bem desenhada que nos coloca na cabeça do Sherlock Holmes enquanto ele desvenda um crime. O crime em si não é lá essas coisas mas os desenhos valem muito a pena.</p><p><b>November 9 </b>- <i>Colleen Hoover </i>- Comprei no aeroporto. Só li um outro livro da Colleen Hoover e, como não achei ruim, peguei esse. MAS esse livro mereceu o prêmio revirada de olhos do ano. Fallon tem 18 anos e ela sofreu um acidente que a deixou com o lado esquerdo do corpo queimado. Ela era uma atriz teen mas perdeu o emprego por causa das queimaduras. Sua mãe é bacana mas seu pai (um ator) é meio sem noção e ela o culpa pelo acidente. Um dia ela está com o pai e diz que vai se mudar para NY para tentar o teatro e o pai fala para ela desistir de ser atriz (por causa da aparência) e Ben surge do nada e finge ser o namorado dela. Aí os dois passam o dia juntos e antes dela pegar o avião para NY eles combinam de só se ver no dia 9 de novembro por 5 anos e não trocam telefone e se bloqueiam nas redes sociais. Um ano depois Ben está esperando Fallon no restaurante que combinaram e ela se atrasa, mas chega. Cada ano acontece um babado diferente. Tem toda uma referencia aos clichês de romances mas ficou bobo. Sem contar que o jeito que o Ben chega nela é super creepy. Li até o fim porque tem uns plot twists interessantes.</p><p><b>Chuva de Papel</b> - <i>Martha Batalha</i> - A Martha Batalha consegue captar a essência do Rio de Janeiro e do carioca como poucos e só por isso já acho que vale a pena ler os livros dela. Aqui ela conta a história de Joel, um jornalista de setenta e poucos anos que está falido, deve pensão ao filho e nem tem dinheiro para pagar o aluguel. Ele decide se matar mas até isso dá errado e ele para no hospital com uma perna quebrada. Joel tem um colega mais jovem que o ajuda e o coloca na casa de sua tia Gloria para que Joel se recupere. Gloria aceita porque está escrevendo um livro e quer que Joel a ajude. Aí vem a pandemia e os dois tem que se isolar. Gostei muito dos dois primeiros livros (A Vida Invisível de Euridice Gusmão e Nunca Houve Um Castelo), nesse não me apeguei aos personagens e fiquei sem saber se era a história do Joel ou da Glória ou sobre a pandemia mas no fim gostei.</p><p><b>A Festa do Bode</b> - <i>Mario Vargas Llosa </i>- Esse ano li A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao que me deixou curiosa sobre a história da República Domenicana e no goodreads todo mundo indicava esse livro do escritor peruano prêmio Nobel de literatura (em 2010). Esse livro conta a história do Ditador Trujillo e o que ele fez com o país. O livro tem 3 partes alternadas. Uma parte é Urania, uma advogada que saiu da República Domenicana adolescente, antes do Trujillo ser assassinado, e trinta e cinco anos depois voltou a Santo Domingo para ver seu pai que foi senador durante o governo do ditador e está morrendo. Outra parte é o último dia do ditador e tudo que ele fez. E a terceira parte é o grupo que se organizou para matar o ditador. Esse livro é muito bom.</p><p><b>Adultos</b> - <i>Emma Jane Unsworth</i> - Jenny é uma jornalista, de 35 anos, que escreve uma coluna para uma revista feminista. Ela é viciada no instagram e é daquelas pessoas que pensa muito antes de escrever o texto que acompanha a foto e qual hashtag usar e também analisa cada like e comentário que recebe. Jenny é fã de uma influencer que a seguiu de volta e tenta de todo jeito interagir. Jenny perde o foco de seus relacionamentos: com sua amiga Kelly, com seu namorado Art (que vira ex merecidamente) e com sua mãe. Até o jeito que o livro é escrito é meio sem foco. Conheço pessoas como a Jenny. Achei um bom estudo da geração millenial porque a Gen Z se comunica de outra forma.</p><p><b>The Roughest Draft</b> - <i>Emily Wibberley e Austin Siegemund-Broka</i> - (em português: <b>O Rascunho do Amor</b>) Um livro escrito por dois autores sobre dois autores escrevendo um livro sobre um casal se divorciando (provavelmente autores também). Nathan e Katrina escreveram um livro de sucesso, brigaram e nunca mais se falaram. O motivo da briga é um mistério para todos os outros envolvidos. Nathan escreve um livro solo mas não vende bem e sua agente diz que para ele continuar no mercado literário ele terá que escrever mais um livro com Katrina. Ele aceita porque quer vê-la outra vez e ela aceita porque seu noivo (que é seu agente) insiste. Os dois se juntam na casa da Florida onde escreveram o outro livro e vão resolver essa DR através das frases que escrevem. Achei ok, mas teve uma coisa que me irritou muito nesse livro: várias vezes os dois pensam "sei exatamente o que fulano(a) quis dizer" e aí explica tudo, MAS se eles estão em tanta sintonia um com o outro que praticamente lêem mentes por que não conseguem resolver o relacionamento?</p><p><b>Milk Fed</b> - <i>Melissa Broder </i>- Rachel é uma moça de 24 que tem um distúrbio alimentar que a levou a contar todas as calorias que come. Ela não come saudável, inclusive conta as calorias do chiclete de nicotina que masca. Esse distúrbio provavelmente foi causado por sua relação com sua mãe que sempre chamou atenção para seu peso. A terapeuta da Rachel sugere que ela faça um detox da mãe por 90 dias, ou seja, não atender os telefonemas nem responder as mensagens, e como a mãe mora do outro lado do país, não vai aparecer. Logo no início do detox a Rachel conhece a Miriam que trabalha na loja de iogurtes e passa a fazer os iogurtes mais deliciosos para Rachel que come com prazer. Daí pra frente Rachel fica meio que obcecada com Miriam e seus iogurtes. </p><p><b>This Bird Has Flown</b> - <i>Susanna Hoffs</i> - A autora desse livro é vocalista da banda americana The Bangles e no <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/06/analisando-musica-manic-monday-bangles.html" target="_blank">post que analisei a música Manic Monday</a> falei um pouco desse livro. A história é sobre a Jane, uma cantora/compositora, que acabou um relacionamento, está morando na casa dos pais e aceitou cantar seu unico hit numa festa de solteiro em Las Vegas. Sua agente acha que Jane precisa de uma férias para ver se a criatividade aparece para compor novas músicas e dá uma passagem para Londres. No avião Jane conhece Tom, um professor de literatura de Oxford, e rola uma química entre os dois, ela dá seu numero para ele e por duas semanas ele não dá sinal. Mas ele aparece e o amor é lindo mas não sem obstáculos. Jane também tem que lidar com Jonesy, um artista famoso que todos amam e autor da música que foi o primeiro (e unico) hit dela. Tem muitas referências a filmes, a <a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2010/12/book-report-jane-eyre-charlotte-bronte.html" target="_blank">Jane Eyre da Charlotte Brönte</a>, e a muitas e muitas músicas (tem uma playlist no spotify).</p><p><b>O Segredo Da Força Sobre Humana</b> - <i>Alison Bechdel</i> - nessa HQ a Alison Bechdel analisa sua relação com os exercícios físicos ao longo de sua vida. Exercícios que a ajudaram com sua ansiedade, com o luto e até para dormir. Ela puxa algumas filosofias de budistas, de poetas americanos do século 19 e do Jack Keruac. Achei mais um diário do que algo com um fio. Em teoria ela busca o segredo da força sobre humana e no fim acho que ou esse segredo não existe ou a força sobre humana não é o que ela pensa. Os desenhos são ótimos.</p><p><b>Troublemaker </b>-<i> John Cho e Sarah Suk</i> - Esse livro conta a história de um garoto, Jordan, de uma familia coreana que imigrou para os EUA. A familia tem uma loja de bebidas em Koreatown, em Los Angeles, e em 1992, no dia que iniciaram os distúrbios (onde a população negra se revoltou com o veredito dado aos policiais que espancaram o Rodney King), o pai do Jordan sai de casa para colocar madeira nas janelas de vidro da loja que fica muito perto área onde está tudo acontecendo. Jordan quer levar uma arma até o pai e para isso conta com seu colega Mike. Muitas coisas acontecem e no meio de tudo Jordan vai entendendo sua família, o que é ser um asiático nos EUA e o porque de uma população estar se revoltando. É uma história curta, daria um bom filme, e é bem contada. No fim do livro <a href="https://youtu.be/YtmO-ubBwyE" target="_blank">John Cho</a> (que é ator) da suas razões para ter escrito essa história (ele tinha 18 anos em 1992) e que a idéia surgiu durante a pandemia depois dos episódios do homem sufocado pelo policial e as mulheres asiáticas mortas por um maluco que entrou atirando no salão.</p><p><b>Crying in H Mart</b> - <i>Michelle Zauner</i> - (em português: <b>Aos Prantos No Mercado</b>) A Michelle Zauner é a vocalista e guitarrista da banda Japanese Breakfast e nesse livro autobiográfico ela conta sua história em relação a doença e morte de sua mãe. Ela é filha de pai americano e mãe coreana, ela nasceu na Coréia do Sul, cresceu nos EUA mas com muita identificação com a cultura coreana especialmente a culinária. Até porque a linguagem do amor dos coreanos é a comida. No lugar de "Como vai você?" eles perguntam: "Você já comeu?". Muito do livro é ela descrevendo os pratos coreanos que ela gosta, que sua mãe fazia ou que ela comia nas muitas visitas aos familiares em Seoul. Quando a mãe dela morreu ela tinha 25 anos e foi só então que ela gravou o primeiro disco como Japanese Breakfast. Ela fala muito do luto, mas confesso que ler esse livro me dava fome. Acho que aproveitei mais esse livro porque <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/search/label/coréia%20do%20sul" target="_blank">viajei pela Coréia do Sul </a>e conheci melhor a cultura. Fiz um <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/analisando-musica-be-sweet-japanese.html" target="_blank">analisando a música de Be Sweet</a>, um dos hits da Japanese Breakfast.</p><p><b>Whale </b>- <i>Cheon Myeong-kwan</i> - esse livro é de 2004 mas só agora foi traduzido (por Kim Chi Young) para o inglês. É a história de 3 mulheres que tem elementos do realismo fantástico e nos é contada por um narrador simpático que faz observações de vez em quando. As três mulheres são: uma velha que vendia comida de sua casa e teve uma filha que ela deu depois que a pegou com seu amante. Essa filha depois volta. Tem a Geumbok que sai adolescente de sua pequena vila e tem, de certa forma, uma vida extraórdinária. Geumbok teve uma filha, a Chunhui que é uma menina grande que não fala mas é ótima em fazer tijolos. No início da história sabemos que Chunhui passou um tempo na prisão por um incêndio que matou 800 pessoas mas só vamos descobrir o que aconteceu no fim do livro. Gostei desse livro, aborda vários assuntos (e muitas tragédias) de uma forma quase lúdica. </p><p><b>Part of Your World </b>- <i>Abby Jimenez</i> - Goodreads me jogou tanto esse livro na cara que depois de ler um cheio de tragédias peguei esse que me pareceu ser leve. E foi, leve e fofo. É um romance, Alexis desvia de um guaxinim na estrada, fica atolada, e do nada aparece um rapaz e a ajuda. Logo depois os dois se encontram no unico bar da cidadezinha por onde ela estava passando quando atolou. Conversa vai, conversa vem, ele oferece para fazer um queijo quente para ela e um porco, um cachorro e uma cabra bebê de pijama depois ela acorda na cama dele. Acontece que Alexis é garota de cidade grande, é rica, médica e está saindo de um relacionamento de 7 anos que foi psicologicamente abusivo. Ela não quer se relacionar com ninguém, muito menos um rapaz 10 anos mais novo que mora numa cidade que tem 350 habitantes. Mas Daniel, além de ser um fofo e bonitão, tem uma cabra bebê de pijamaaaa. Tem uma parte 2 sobre a melhor amiga da Alexis.</p><p><b>Yours Truly</b> - <i>Abby Jimenez</i> - Parte 2 do livro anterior. Nesse livro temos a história da Briana que é a melhor amiga da Alexis e melhor pessoa da parte 1. Briana também é médica e está finalizando um divórcio difícil onde ela foi traída pelo ex-marido com uma amiga dela. Para piorar, o irmão mais novo dela está com falência renal e precisa de um transplante. Briana está cotada para ser a próxima chefe da emergência mas chega um novo médico que pode disputar o cargo com ela. Jacob, o novo médico, é um pouco rude na primeira interação dos dois e como é introvertido e sofre de ansiedade ele resolve se desculpar escrevendo uma carta. O Daniel do outro livro tinha uma cabra bebê de pijama mas Jacob sabe escrever cartas. Briana e Jacob trocam cartas por um tempo (por mim poderia ter durado o livro inteiro) ficam amigos e depois surge uma situação em que eles tem que namorar de mentirinha e a gente sabe como isso termina. Esse livro aborda um temas mais pesados mas não deixa de ser um romance açucarado. Gostei mais dessa parte 2. Só o final que foi ficando cafona mas o Jacob vale o livro.</p><p><br /></p><p><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/04/momento-toc-livros-17-parte-1.html" target="_blank">Os primeiros 20 livros de 2023.</a></p><p><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/12/momento-toc-livros-17-parte-3.html" target="_blank">Os últimos livros de 2023</a>.</p><p><br /></p><p><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">Momento TOC Livros dos outros anos: </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2008/01/momento-toc-livros.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(1)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2009/01/momento-toc-livros-2.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(2),</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2009/12/momento-toc-livros-3.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(3)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2010/12/momento-toc-livros-4.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(4),</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://www.cadernotiahelo.blogspot.com.br/2011/12/momento-toc-livros-5.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(5)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15px; line-height: 21.56px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2012/12/momento-toc-livros-6.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;" target="_blank">(6)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px; line-height: 21.56px;"> </span><a href="http://www.cadernotiahelo.blogspot.com.br/2013/12/momento-toc-livros-7.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; line-height: 21.56px; text-decoration: none;">(7)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2014/12/momento-toc-livros-8.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(8)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2015/12/momento-toc-livros-9.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(9)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com.br/2016/12/momento-toc-livros-10.html" style="background-color: white; color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(10)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2017/12/momento-toc-livros-11.html" style="color: #134f5c; font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(11)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2018/12/momento-toc-livros-12.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;">(12)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="http://cadernotiahelo.blogspot.com/2019/12/momento-toc-livros-13.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(13)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;"> </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2020/12/momento-toc-livros-14-parte-3.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(14)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">, </span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2021/12/momento-toc-livros-15-parte-5.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank">(15)</a><span face="Verdana, Geneva, sans-serif" style="background-color: white; caret-color: rgb(102, 102, 102); color: #666666; font-size: 15.4px;">,</span><a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2022/12/momento-toc-livros-16-parte-2.html" style="color: #134f5c; font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 15.4px; text-decoration: none;" target="_blank"> (16)</a></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-84344277774831295642023-08-03T09:13:00.001-03:002023-08-06T07:52:51.407-03:00Copa Do Mundo 2023<p>Em<a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2019/07/copa-do-mundo.html" target="_blank"> 2019 a Copa do Mundo feminina</a> fez sucesso e nos últimos 4 anos o futebol feminino cresceu aqui no Brasil, não como deveria mas cresceu. </p><p>A TV aberta e a Sportv só transmitiram os jogos do Brasil e isso foi um avanço, mas poderiam ter transmitido todos os jogos. Para ver todos os jogos só na Cazé TV no Youtube e fizeram um excelente trabalho. Claro que poder ver os jogos do Brasil é importante mas melhor ainda é ver que tem todo um resto do mundo de mulheres jogando. E jogando lindamente em jogos melhores de assistir do que os do masculino.</p><p>Precisa também o comércio, as empresas, as marcas e a própria FIFA abraçar a Copa feminina como a masculina. Quando tem Copa masculina ficamos sabendo muito tempo antes, tudo fica verde e amarelo e os jogadores aparecem em todas a propagandas. Quando começarem a fazer isso com as mulheres vão ver que rende tanto quanto os homens.</p><p>Então chegamos para a Copa 2023 na Australia e Nova Zelândia com muitas esperanças. A Marta estava jogando sua última Copa e o time do Brasil foi renovado.</p><p>Mas fomos eliminadas na fase de grupos. No primeiro jogo contra o Paraguai a seleção brasileira foi bem. Contra a França foi um time que ficou parado e acabou levando dois gols. No jogo definitivo contra a Jamaica, o Brasil, que precisava ganhar, foi desorganizado e pouco eficiente. A seleção brasileira tem muitas jogadoras novas que estarão na próxima copa e espero que tenham aprendido com essa.</p><p>Gostei muito de ver as Colombianas jogando e vão representar a America do Sul na próxima fase.</p><p>A seleção japonesa, que já foi campeã mundial, jogou lindamente e fez muitos gols na fase dos grupos.</p><p>A Inglaterra tem a Lauren James, que é craque, e um time organizado.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpVcOb6MF1-WYAN4Xbw6bOJHgVCFIgG0ICwOGgN-ZAU8vQDBkGzs4rZyPEJYKrmAeIX9JuRUCEikd3XnC_08iBImZV_ZaZ10cNj3LFBgzzqPOcWWB_qtmwZ7MY1J6-52azQU7RFD0906VhSB3poNqLn_grkivBjvEe3xsfSVV_abdIc8CqixHJ9g/s976/Screenshot%202023-08-02%20at%2009.51.55.png" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" data-original-height="690" data-original-width="976" height="226" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpVcOb6MF1-WYAN4Xbw6bOJHgVCFIgG0ICwOGgN-ZAU8vQDBkGzs4rZyPEJYKrmAeIX9JuRUCEikd3XnC_08iBImZV_ZaZ10cNj3LFBgzzqPOcWWB_qtmwZ7MY1J6-52azQU7RFD0906VhSB3poNqLn_grkivBjvEe3xsfSVV_abdIc8CqixHJ9g/w320-h226/Screenshot%202023-08-02%20at%2009.51.55.png" width="320" /></a></div><p>O time dos EUA, que é sempre forte e é tetra campeão, sentiu que o resto do mundo agora também joga tão bem quanto elas. Quase foram eliminadas pelas portuguesas na fase de grupos.</p><p>A Africa do Sul eliminou a Itália no último jogo da primeira fase.</p><p>A França chegou forte. Aliás, a melhor propaganda veio da França.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/D_HPiaAx_QA" width="356" youtube-src-id="D_HPiaAx_QA"></iframe></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div>A Alemanha, bi campeã mundial, que estava no grupo da Colombia, foi eliminada na ultima rodada do grupo. Empatou com a Coréia do Sul e a seleção de Marrocos passou ganhando da Colombia.</div><div><br /></div><div>A Noruega, que também tem um título mundial, se classificou em segundo no grupo só porque fez mais gols que a Nova Zelandia.</div><div><br /></div><div>Tem três seleções africanas nas oitavas: Marrocos, Africa do Sul e Nigéria.</div><div><br /></div>Até agora uma Copa com jogos corridos, sem frescuras de ficar caindo o tempo todo, lindos gols e muita emoção.<div><br /></div><div><p>Que venha as oitavas.</p><p><br /></p></div>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-36721347224372205732023-07-31T08:24:00.113-03:002023-08-02T20:27:45.364-03:00+Filmes e Séries (e novelas coreanas)<p><b>Filmes</b></p><p>Fiz posts de <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/missao-impossivel-acerto-de-contas.html" target="_blank">Missão Impossível 7</a>, <a href="https://cadernotiahelo.blogspot.com/2023/07/barbenheimer.html" target="_blank">Barbie e Oppenheimer.</a> Aqui estão os outros filmes que vi esse mês.</p><p><b>Wham! </b>- Documentário sobre a banda (duo) do qual George Michael fez parte antes de partir para carreira solo. A Wham! fez muito sucesso em um curto espaço de tempo. A banda veio com músicas bem pop no meio do pós-punk e pré-new wave. A história de George Michael e Andrew é bonita, amigos desde sempre. O documentário é feito de um jeito que parece que o Andrew está conversando com o George Michael. Para ver e passar a semana escutando Wham!. <i>NETFLIX</i></p><p><b>Dream </b><i>-</i> filme coreano que conta a história de um jogador de futebol (Park Seo Joon -crush!) que se mete em uma polêmica que o deixa suspenso de jogar e, para melhorar sua imagem, aceita ser técnico de um time inusitado. São homens que estão em situação de rua e cada um tem uma história. Eu diria que é o Jamaica Abaixo de Zero da Coréia do Sul. Esse time vai representar o país numa copa do mundo de futebol dos homeless. Para dar visibilidade a causa (e ao jogador) tem uma equipe fazendo um documentário. Esse filme tem a melhor cena de alguém dando um cotoco (mostrar o dedo do meio em cearês) do ano. <i>NETFLIX</i></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgnOb2xOD0RCNV9zWh1tl4FYJ15tMc9Pn0ycy4TaQ-Nr4lxOeepZvUDgngf4I3I3pxFAovb0OHTL4fpXD3lknbXnEiHs1zf05Autds3BkVo7d49b0q7Wup6zS3njOA0X5asLFpOox5moXr3rgXQadeuOl3U5GV1i4OAPWZgxYAhWQU8-5Iemv5BIg" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img alt="" data-original-height="614" data-original-width="1179" height="167" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgnOb2xOD0RCNV9zWh1tl4FYJ15tMc9Pn0ycy4TaQ-Nr4lxOeepZvUDgngf4I3I3pxFAovb0OHTL4fpXD3lknbXnEiHs1zf05Autds3BkVo7d49b0q7Wup6zS3njOA0X5asLFpOox5moXr3rgXQadeuOl3U5GV1i4OAPWZgxYAhWQU8-5Iemv5BIg" width="320" /></a></div><br /><b>Nimona</b> - uma animação ótima sobre uma sociedade que vive numa cidade protegida de uns monstros e tem uns cavaleiros designados para essa proteção. Acontece que o lider do exercito geralmente é um descendente da primeira general que lutou contra os monstros mas agora vão promover um rapaz que veio de uma família comum. Mas acontece uma tragédia, o rapaz é incriminado e só tem uma criatura que muda de forma que o ajuda.<i> NETFLIX</i><p></p><p><b>The Covenant</b> - Jake Gyllenhaal faz um sargento na guerra do afeganistão que tem um tradutor que o ajuda nas missões e o salva quando o carrega por dias no meio da zona de guerra. Depois o sargento volta para tentar tirar o tradutor e sua família que estão sendo perseguidos. É ok. <i>PRIME VIDEO</i></p><p><i><br /></i></p><p><b>Séries</b></p><p><b>The Bear</b> - vi a primeira temporada e a segunda sai no fim de agosto. Tinha visto um episódio e deixei, mas voltei e vi toda a temporada e é muito boa. Não gosto de nada que mostra o ritmo frenético de cozinhas, as pessoas estão sempre nervosas, as vezes prefiro não saber como a comida é feita. É sobre o Carmie que é um chef de cozinha premiado que herda a lanchonete de sanduíche do irmão que se matou. Ele tenta implementar a filosofia e ordem de uma cozinha de estrela michelan em uma biroska num bairro nada amigável de Chicago. Ajuda que os episódios são curtos. STAR+</p><p><b>A Superfantástica História do Balão</b> - série documentário de 3 episódios sobre o Balão Mágico, a banda de crianças que foi um fenômeno de sucesso no início dos anos 1980. Tem os quatro integrantes reunidos hoje falando do passado e alguns outros depoimentos dos adultos que administravam a banda e que faziam os programas de TV. Essas crianças cresceram para serem adultos cheios de problemas (menos o Jairzinho) e meio que analisam os acontecimentos. STAR+</p><p><br /></p><p><b>Novelas Coreanas</b></p><p><b>Celebrity</b> - fiquei na dúvida se colocava em série ou novela coreana. É curta (12 episódios) mas tem os clichês de novela. É sobre uma garota que vira influencer e cai em desgraça. A novela começa com a moça fazendo um livestream contando sua história e mostra os flashbacks. Acontece que todos achavam que ela estava morta. Ela era uma moça de familia rica que caiu em desgraça e ela teve que abandonar a faculdade para poder trabalhar e sustentar a família. Uma amiga da escola (quando ela ainda era rica), que é influencer, a vê e decide lançá-la online achando que ela ainda tem dinheiro. O rapaz da novela é tão rico, mas tão rico, que tem uma funcionária para tirar os sapatos dos pés dele sem que ele tenha que parar de andar. O tema é bom, é atual mas não explora a fundo. O casal tem zero química. <i>NETFLIX</i></p><p><b>Are You Human</b> - Uma novela coreana com inteligência artificial. Uma mãe cientista tem seu filho sequestrado pelo sogro über rico, foge da Coréia do Sul, e decide construir um robô que é igual ao filho. Ela até constrói robôs que acompanham o crescimento do filho. Um dia o filho real vai até a República Tcheca atrás da mãe mas sofre um acidente e fica em coma. A mãe e o secretário do filho real decidem colocar o robô no lugar do real até esse acordar do coma. Só que o filho robô é muito mais legal e inteligente do que o filho real (que é um escroto). No meio disso tem uma moça que era segurança do filho real e acaba sendo segurança do robô. Essa novela tem uma boa discussão sobre inteligência artificial e do que ela é capaz e sobre essa substituição do real pelo robô. Claro que tem os exageros de novela coreana mas achei válida. O ator que faz o filho robô e o filho real é ótimo. <i>NETFLIX</i></p><p><b>Crazy Love</b> - Sobre um professor de matemática que é uma estrela (na Coréia do sul tem isso) e sua secretária. Ele é péssimo com a secretária, e ela que um dia quer ser professora na escola e aguenta as frescuras dele. Mas ela recebe um diagnóstico de doença terminal e decide pedir demissão dando um susto nele. Só que ela não é a única que quer vê-lo morto e ele é atropelado na frente dela. No hospital, ele acorda com amnésia, ela diz que é a noiva dele e começa uma mini vingança. É boba mas achei divertida apesar do professor ser muito red flag. <i>STAR+</i></p><p><b>King The Land</b> - Uma novela na linha de Pretendente Surpresa e Secretária Kim. Não chega a ser boa como a primeira mas não tem os absurdos da segunda (também não tem o Park Seo Joon). A história é sobre um rapaz ricaço (ele é tão rico que ele tem uma estate house na Inglaterra, tipo a Downton Abbey) que volta para a Coréia do Sul para administrar a parte VIP do hotel 5 estrelas da família. A moça trabalha na recepção do hotel e é a melhor funcionária. No início eles batem de frente mas logo ficam interessados um no outro, o casal é fofo. Gosto que a moça é quem ensina as coisas para ele e não deixa a peteca cair. Ele tem uma irmã mais velha que é malvada e fica tentando colocar ele para fora da empresa. A moça tem duas amigas ótimas que trabalham nas outras empresas do conglomerado da familia do rapaz e ele tem um secretário que é um trapalhão (saudades Secretário Cha de Pretendente Surpresa). <i>NETFLIX</i></p><p><b>See You in My 19th Life</b> - Essa novela começou bem, é sobre uma moça que consegue lembrar de suas vidas passadas. Na vida anterior a atual ela estava com um amigo querido quando morreu criança num acidente de carro. Ela logo nasce outra vez e na vida atual ela vai atrás do rapaz (que na outra vida era mais novo e nessa é mais velho do que ela). Ela nasce numa familia péssima e pobre e usa seus conhecimentos e habilidades de outras vidas para ganhar dinheiro e poder encontrar o rapaz. Ela cresce e trabalha numa das empresas da família dele até eles se encontrarem (ele foi morar fora). Tem uns plot twists bons, as vezes ela é meio creepy quando está abordando o rapaz, mas vai bem até o episódio final que foi totalmente sem sentido. <i>NETFLIX</i></p><p><br /></p>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-14344149.post-31870255240634836442023-07-28T14:15:00.000-03:002023-07-28T14:15:23.964-03:00Analisando a música: Be Sweet (Japanese Breakfast)<p>Semana passada terminei de ler Crying in H Mart (em portugês saiu como: Aos Prantos No Mercado) da Michelle Zauner. Esse livro estava na minha lista fazia tempo mas foi só quando escutei uma <a href="https://youtu.be/FXTSha2Tumo" target="_blank">entrevista da Michelle Zauner em um podcast</a> que fiquei mais interessada. A Michelle Zauner é vocalista e guitarrista da banda indie pop americana Japanese Breakfast que conheci pelo terceiro disco, Jubilee, lançado em 2021 com a música analisada da vez Be Sweet.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj1jQVpC4IR-_K9ti30mTK95TQVeTCCPxhNa_XBygdvt3BbmvsneTOnt1IXsOigIY4QuYlYPlybpQ1cbvIX0Qdg2DVH0jrvXWJvkZkqVawWGbKwai2AgCOeWnOgRoPNGyPSl1jMBsPsgaKT540f9a_OMdaLDjmFD38auiGdu46e81rdfop90RQjNA" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em; text-align: center;"><img alt="" data-original-height="564" data-original-width="382" height="240" src="https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj1jQVpC4IR-_K9ti30mTK95TQVeTCCPxhNa_XBygdvt3BbmvsneTOnt1IXsOigIY4QuYlYPlybpQ1cbvIX0Qdg2DVH0jrvXWJvkZkqVawWGbKwai2AgCOeWnOgRoPNGyPSl1jMBsPsgaKT540f9a_OMdaLDjmFD38auiGdu46e81rdfop90RQjNA" width="163" /></a></div><p></p><p>A Michelle Zauner é filha de mãe coreana e pai americano e nasceu em Seoul. No livro ela conta boa parte da sua vida, como ela se sentia deslocada na escola nos EUA, como ela foi morar na Filadélfia e formou a primeira banda depois da faculdade e como ela conheceu o namorado (depois marido) Peter. Mas o livro é mesmo sobre a relação da Michelle com sua mãe e principalmente com comida. Os coreanos falam a linguagem do amor através da comida, cada ocasião tem um prato especial e a primeira coisa que um amigo coreano vai te perguntar é se você já comeu. Tem muita descrição das comidas coreanas nesse livro, me deu até fome. Quando a Michelle Zauner tinha 25 anos sua mãe ficou doente e depois faleceu. </p><p>Foi depois da morte da mãe que Michelle Zauner juntou uns amigos e resolveu gravar umas músicas. Daí saiu o primeiro disco da Japanese Breakfast: Psychopomp (de 2016). A capa desse disco é uma foto da mãe dela e em uma das músicas tem uma introdução que é a voz da mãe dela falando uma mensagem meio em coreano meio em inglês. Foi uma boa estréia que a levou a fazer shows pelos USA, Europa e Asia. O livro termina com ela fazendo um show em Seoul.</p><p>Só fui escutar esse primeiro disco depois que li o livro e dá para sentir o peso do luto apesar das músicas terem uma vibe pop. O segundo disco, Soft Sounds From Another Planet (2018), tem um som mais experimental. Mas eu gosto mesmo é do Jubilee, é um disco mais leve, e por isso escolhi analisar o que acho que é o maior hit da banda até agora.</p><p>A banda usa muitos elementos que poderiam estar em músicas dos anos 1980 e acho que por isso Be Sweet me pareceu uma música conhecida. A Michelle Zauner disse que já tinha trabalhado o seu luto com os discos anteriores e estava pronta para celebrar apenas sentir. Ela disse que mirou em Kate Bush e Björk para fazer um disco "Teatral, ambicioso, musical e surreal". Michelle Zauner diz que tenta se manter "extremely weird" (extremamente esquisita? excentrica?) conciliando com sua persona pop star.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">Mas vamos saber o que diz Be Sweet com sua batida pop e refrão que gruda na cabeça.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;">Essa é uma música que a Michelle Zauner compôs em conjunto com Jack Tatum da banda <a href="https://youtu.be/zm636VSQXUU" target="_blank">Wild Nothing</a>. Os dois decidiram compor uma música pop sem ter ninguém em mente e não era para nenhum dos dois. Mas Michelle Zauner disse que assim que a música tomou forma ela amou e decidiu gravar. Segundo ela: "Acho que a distância de compor para 'outra pessoa' me permitiu essa persona de uma mulher da noite irreverente dos anos 1980, parece um pouco Madonna.". Então aqui temos uma música com uma batida pop interessante que remete aos anos 1980 mas ao mesmo tempo é contemporânea. </div><br /><p></p><div><i>Tell the men I'm coming</i></div><div><i>Tell them to count the days</i></div><div><i>I can feel the night passing by</i></div><div><i>Like a mistake waiting for me</i></div><div><i>Caught up in my feelings, overthink the truth</i></div><div><i>Fantasize you've left me behind</i></div><div><i>And I'm turned back running to you</i></div><div><br /></div><div>Com essa persona da mulher da noite irreverente em mente, ela começa dizendo que "Avisa aos homens que estou chegando." Eles podem começar a fazer a contagem regressiva. (aqui ja imaginei a Madonna no <a href="https://youtu.be/6p-lDYPR2P8" target="_blank">video de Material Girl </a>que ela imita a Marylin Monroe).</div><div>Mas ela diz que sente que a noite está passando por ela como um erro que a está esperando.</div><div>Talvez ela tenha brigado/terminado com o namorado e decidiu sair na noite mas se arrependeu.</div><div>Aí ela diz que está apegada a seus sentimentos e está pensando demais na verdade.</div><div>E fantasia que ele a deixou para trás e que ela voltou correndo para ele.</div><div><br /></div><div><i>Make it up to me, you know it's better</i></div><div><i>Make it up to me, you know it's better</i></div><div><i><br /></i></div><div>Não sei o que ele fez mas ela não está correndo de volta a toa, ela diz que "é melhor você fazer as pazes comigo". Acertar as contas.</div><div><br /></div><div><i>Be sweet to me baby</i></div><div><i>I wanna believe in you, I wanna believe (be sweet)</i></div><div><i>Be sweet to me baby</i></div><div><i>I wanna believe in you, I wanna believe in something</i></div><div><br /></div><div>O refrão que gruda na sua cabeça. </div><div>Não só fazer as pazes mas também ser doce, ser um cara legal. Ela quer acreditar nele, ela quer acreditar em alguma coisa.</div><div><br /></div><div><i>So come and get you woman</i></div><div><i>Pacify her rage</i></div><div><i>Take the time to undo your lies</i></div><div><i>Make it up once more with feeling</i></div><div><i>Recognize your mistakes and I'll let you back in</i></div><div><i>Realize not too late, love you always</i></div><div><br /></div><div>"Então venha e pegue sua mulher", pelo jeito ela relevou o que ele tenha feito. Só que ele vai ter que acalmar a raiva dela. Eita. Mas ela diz que ele pode ter calma para desfazer as mentiras e acertar as contas mais uma vez, com sentimento (acho que aqui tem um duplo sentido hein?).</div><div>"Reconheça seus erros e te recebo de volta. Mas não demore para perceber que te amo sempre". </div><div><br /></div><div><div><i>Make it up to me, you know it's better</i></div><div><i>Make it up to me, you know it's better</i></div><div><i><br /></i></div><div><i>Be sweet to me baby</i></div><div><i>I wanna believe in you, I wanna believe (be sweet)</i></div></div><div><div><i>Be sweet to me baby</i></div><div><i>I wanna believe in you, I wanna believe in something</i></div></div><div><i><br /></i></div><div>Ou seja, brigaram, acabaram, não sei o que ele fez, ela o quer de volta mas ele vai ter que reconhecer seus erros. Acho justo. Seja doce.</div><div><br /></div><div>O video é divertido, parece um CSI meio anos 1980.</div><div><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/2ZfcZEIo6Bw" width="437" youtube-src-id="2ZfcZEIo6Bw"></iframe></div><br /><div><br /></div><div>E claro que a banda gravou a versão em coreano dessa música com a So!YoOn!. É ótima.</div><div><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/Uf9MXeorVlk" width="377" youtube-src-id="Uf9MXeorVlk"></iframe></div><br /><div><br /></div>Kakáhttp://www.blogger.com/profile/08639344274365723124noreply@blogger.com0