30.11.05

Contrabando

Contrabando

A Tia Helo ligou pontualmente as 14:00 para Luizinha e disfarçou a voz para que "eles" não entendessem o seu pedido...

Luizinha: Oi Tia Helo...

Tia Helo: Luiiiiziiinha, eu quero Dalva.

Luizinha: Dalva??? Que Dalva??Ah! Valda...pastilha valda..

Tia Helo: Não, Dalva! (sussurrando)

Luizinha: Valda, porra Tia Helo!

Tia Helo: não Luiiizinha, Dalva! (ainda sussurrando)

Luizinha: a Dalva não existe mais...vai ser a VALDA! Tchau Tia Helo!

E assim o lixo escondido da Tia Helo vai ter mais algumas embalagens verdinhas junto com as black and white do hipoglós.....

29.11.05

Teoria 2

Luizinha anda meio rebelde mas voltou...
Andei meio ausente das postagens pois a minha vidinha andou meio enrolada. Mas estou de volta! Linda, loira e japonesa!!

Em alguns posts atrás a Ká colocou a teoria que "o que o msn junta o orkut separa" .
Vamos desenvolver um pouco este tema.
Não existe nada mais feroz do que a curiosidade humana. Quem nunca na adolescência mexeu na agenda alheia só por curiosidade? Quem nunca futucou em uma carteira querendo descobrir algo diferente? Aquela perversidade comum em todos nós.

Fazemos isso por vários motivos, o mais simple é a curiosidade mesmo. Mas na maioria das vezes é porque não podemos confiar nessa raça maravilhosa que são os homens. Eu particularmente acho que eles começam a mentir na maternidade. Essa mania que eles tem de tentar conquistar todas as mulheres do universo , achando que vão ser correspondidos...isso que é mais engraçado, faz com que alguma de nós tenha um comportamento meio Sherlock.
Vejam a tia Helo, nem "neles"confia. Acho que a tia está coberta de razão.

Sempre que entro em um relacionamento, entro light e confiando na pessoa...não ligo 150 vezes por dia para saber se ele dormiu , tomou banho ou está simplesmente respirando.
Mas quando o fofo começa com comportamento digamos, esquisito ponho todo o meu lado Sherlock para fora.

Ano passado me relacionei com um fofo que quando conheci achei que ele era tudo de bom...era o cara, mas não era. Ele introduziu o orkut em nossas vidas. E foi ele que nos separou
Fez todo o jogo de sedução básica: amanhecer no mirante do Leblon, chuva com vinho e endredon,passeios românticos...me deixou de quatro.
Aí veio o comportamento estranho: não atendia os meus telefonemas , marcava e não aparecia.
Depois de toda essa nóia, virei especialista em espionagem orkutiana. Descobri que o fofo tinha uma namorada em um buraco no Espirito Santo.

Esse meio de comunicação tão importante que é a net , as vezes pode ser uma vilã. Tanto o msn quanto o orkut são objetos de trabalhos maravilhosos. Trabalho com msn e encontrei pessoas importantíssimas na minha vida...mas essa situação me traumatizou.
Hoje em dia nem pergunto nada de orkut ou msn...vivo a minha vida.
E com certeza a teria da Ká é verdadeira e foi testada e aprovada por mim.
Tia Helo que está certa de só se comunicar quando e com quem ela quer.

28.11.05

Criatividade

Criatividade



Esse fim de semana eu fui a Friburgo aqui na serra fluminense. Lá é conhecido pela imigração de europeus, pelo frio e pelas inúmeras confecções de peças íntimas. Eu fui lá comprar peças íntimas.... pro carro (amortecedores).

Mas lá em Friburgo também tem um escultor conhecido. O Nêgo (que, acreditem, é cearense). Ele faz esculturas de, hum, musgo. Ele vai cavando os barrancos do terreno e forma esculturas com a terra, depois cobre com um plástico até criar musgo. As figuras são variadas, mas ele começou com uma mulher, e a última foi uma índia dando a luz, essa aí da foto.

Ele estava lá, trabalhando na índia, limpando o terreno em volta....ele e o seu tapa-olho na testa. Tapa-olho na testa?? Eu fiz a mesma pergunta. “É para tapar o terceiro olho” ele disse.

Ok. Mas, por que?

“É que a energia entra pela cabeça e sai pelos pés, volta pelos pés e sai pela cabeça. Aí ela fica acumulada aqui na linha da cintura. Você já reparou que os bispos usam aquela faixa na cintura? É para não escapar energia. Saí também pelo sexo. Eu tive uma desilusão sentimental, fiquei sozinho muito tempo e a primeira escultura que saiu foi aquela mulher lá embaixo....Sabe, sem sexo a energia fica acumulada e sai em forma de criatividade...de arte...Salvador Dali? Captava energia pelo bigode...”

Tá, eu não entendi nada, mas se esse negócio de que energia sexual acumulada resulta em criatividade e arte é verdade, eu deveria estar escrevendo que nem o Gabriel Garcia Marquez.

A Tia Helo então......já deveria ter escrito três óperas, cinco novelas, vinte livros....

26.11.05

Harry Potter

Harry Potter

Harry Potter....eu o acompanho desde quando ele recebeu a notícia que era bruxo e foi para Hogwarts (e quem não quer ir para lá?). Acabei de assistir a quarta aventura – Harry Potter e o Cálice de Fogo. Esse foi um dos livros que eu mais gostei (e eu já li até o sexto, o meu ser adolescente é pulsante). Claro que pra quem leu os livros, o filme deixa muita coisa de fora, mas ainda é muito divertido.

Esse filme começa com o fantástico campeonato mundial de quadribol (e quem não quer voar numa firebolt e jogar quadribol?), onde aparece a marca do Lord Voldemort, indicando que ele está para voltar. Daí, chegam a Hogwarts alunos de outras escolas para o torneio Tri Bruxo, que vai determinar o grande campeão entre as escolas através de provas de magia. Claaaaro que o Harry participa (foi misteriosamente escolhido pelo tal cálice de fogo), mesmo não tendo idade nem experiência suficiente. Vou parar aqui. Muitas coisas acontecem, e o que eu acho legal é que a cada livro/filme o Harry vai amadurecendo (tem paquera, namoro...), o peso da cicatriz vai aumentando (tem morte...) e tudo vai ficando mais interessante.

Os atores mirins são todos bons, mas o menino que faz o Ron é muito engraçado. O MadEye Moody é ótimo, aquele olho só falta dar os dados que nem o do exterminador do futuro. O Michael Gambon não acertou no papel de Dumbledore, o do Richard Harris era mais simpático, ele sabia expelir certa doçura que cabe ao mago. Agora, o melhor de todos foi o Ralph eterno-gentleman-inglês Fiennes fazendo o Lord Voldemort, e ainda parecia estar se divertindo a cada momento, muito bom!!

Imagina... uma escola para bruxos...um garoto que salvou o mundo ainda bebê.... dragões...poções mágicas....vassouras voadoras...correio de corujas..."Tudo besteira" , falaria Tia Helo junto com os 112 ½ “Ai, Jesus!” que ela diria para esse filme.

Mas, pelas barbas de Merlin, o que a Tia Helo entende de bruxos?!? Nada. Ela é trouxa.

25.11.05

Entre amigas

Entre amigas

Bi: Ka, como é o seu vestido para a festa?

Ka: Ahhh, foi o melhor vestido que eu já comprei. Superconfortável, não tem zíper nem botões, não aperta, dá até para dormir com ele....

Bi: Ai, Ka, não sei como somos amigas...

Ka: Por que?

Bi: Eu NUNCA usaria essas palavras para descrever um vestido, imagiiiiina se eu ia querer um vestido de festa pra dormir?

Ka: hahahhahahahahaha

23.11.05

Auummmmmmm...

Auummmmmmm....

Eu sou daquelas pessoas que participa de todas as promoções, concursos, sorteios, etc, oferecidos por lojas, supermercados, canais de tv, etc... Perco horas preenchendo aqueles cupons. Até tento, inutilmente, aqueles concursos pra nerds do tipo responda 20 perguntas no menor tempo possivel. E nunca ganhei nada. Mas um dia eu ia ganhar alguma coisa né?

Então esse dia chegou!! Eu recebi um e-mail de uma promoção da Varig que eu participei e ganhei! Depois de responder umas perguntas e escrever uma frase dizendo o que eu faria para passar um mês zen, eu fui premiada. E o que foi? Uma passagem? Um fim de semana num hotel cinco estrelas? Nada disso. Foi um mês de yoga no tal Espaço Nirvana, academia especializada no Rio ( frequentada por globais). Então eu vou me contorcer por um mês, meditar e canalizar energia para ver se eu ganho mais alguma promoção. De preferência o carro do shopping.

22.11.05

Novidades no spa

Novidades no spa

Eu voltei ao Rio e já soube das novas, hum, como dizer.....manias da Tia Helo. E já que a Luizinha não aparece, conto eu.

Sua sobrinha favorita me contou que ela agora não joga o lixo fora. Guarda tudo num saco no armário até uma das sobrinhas irem lá. É que ela teme que “eles” vão descobrir tudo da sua vida olhando no lixo (repleto de embalagens vazias de hipoglós). Imagina se a Tia Helo conhecesse o orkut? Ela ia ver que o lixo diz muito pouco.

Aí fez aquele calorão semana passada. Verão entrando de sola. A Tia Helo vive num quarto arejado, com uma janela grande, vista para o pátio do spa da terceira idade, com árvores, pássaros, etc. Só que ela deixa tudo fechado, afinal “eles” podem entrar. Acontece que ela tem um ventilador, mas ela não liga....faz muito barulho e “eles” podem chamar a polícia.

O que será que a Tia Helo andou fazendo para ter medo da polícia e de revirarem o lixo dela?

Freud? Jung? Santo Agostinho? Papa? Sherlock Holmes? Alguém sabe? "Eles" com certeza devem saber.

21.11.05

Namorando? Eu?

Namorando? Eu?

Ok, eu quero que alguém me explique o que é namorar nos dias de hoje. A Tia Helo deve estar mais confusa do que eu já que não consta nos registros que ela alguma vez tenha namorado, ela nem sabe o que é ficar. Eu, ao contrário dela sei muito bem o que é ficar, mas meus amigos andam me confundindo ultimamente e vou contar três casos para vocês entenderem a minha dúvida.

Um amigo já está ficando com a garota já tem mais de um mês. Até aí tudo normal. Mas eles se falam todo santo dia, duas horas no telefone (o irmão dedurou), mais sei-lá-quantas horas no msn, ela tem prioridade sobre os amigos e ele me diz "Não estou namorando". Como assim? 2 horas no telefone? Pra mim é namoro.

O outro amigo fez todo o protocolo da conquista. Dizia que era só para, hum, conhecer a garota carnalmente...mas isso ele já fez, várias vezes....E o protocolo continua adicionado de mais horas no telefone, msn, e pesquisa no orkut. Diz que está só ficando mas discute a relação dia sim, dia não. "Não quero namorar, não estou namorando. Não quero perder a liberdade". Sei. E eu ainda tenho que escutar a pérola "O ideal seria que ela me dissesse que só quer sexo e que não ia sair com mais ninguém e ia ficar esperando eu ligar." Alôôôô!Pesquisa no orkut? Ciúme? Discutindo relação? Tá apaixonado? Desculpa, mas pra mim é namoro.

E para não dizer que é coisa de homem vou contar de uma amiga. Ela sai com o cara dia sim, e dia sim outra vez. Já se conheceram de todas as formas possíveis. Se falam no telefone todo dia e ele ainda dá conta do que vai fazer. Ela gosta e quer estar com ele. Aí ela me diz "Não estou namorando não, amiga, só ficando. Não dá pra levar ele pra conhecer o papai." Tá namorando sim! Nem que seja escondido!

Me ajudem a entender...mentiras sinceras me interessam.

Eu só sei que quem não está namorando sou eu.

16.11.05

Tia Helo e Schopenhauer

Tia Helo e Schopenhauer

Eu acabei de ler um livro chamado A Cura de Schopenhauer. O tal filósofo alemão (aliás, acho os filósofos mais conhecidos são alemães, deve ser o leite lá que os faz pensarem demais na vida), tido como um pessimista. Ele não acreditava na relação com outras pessoas (a quem ele chamava de bípedes) e pelo jeito era muito chato com quem ele tinha que se relacionar. Ele vivia da herança deixada pelo pai (que se matou) e não queria que mais nada atrapalhasse o seu trabalho de pensar na vida e fazer o que todos os filósofos fazem: escrever coisas que todos sabemos, mas não percebemos. O livro não é lá essas coisas, mas eu não sabia nada do Schopenhauer e foi uma boa introdução.
O que será que a Tia Helo ia achar dele? De cara posso dizer que, como todo filósofo, ele era ateu e isso a Tia Helo não perdoa.
Ele não se relacionava emocionalmente com ninguém, e, pensando bem, nem a Tia Helo.....só se for com “eles”.
O Schopenhauer não deixava de fazer sexo, aliás o autor deu a entender que ele até fazia muito.Tia Helo não assimila bem os desejos da carne e é apegada ao seu hímen.
Ele dizia que se perguntasse a qualquer homem no fim da vida se ele queria viver tudo outra vez ou a tranqüilidade da morte, que todos iam preferir morrer. Só se for ele, porque a Tia Helo é apegada demais as sobrinhas, a “eles” e até aos bichinhos do seu ecossistema, e ela ia querer fazer tudo outra vez.
Para ele o ser humano vive numa roda de vontade, saciar a vontade, e tédio. Quando o homem não sacia a vontade ele sofre. Então para ele a vida oscila entre a dor e o tédio. Ou seja, deixar de sofrer é renunciar as vontades. Difícil, hein? Mas a Tia Helo, nunca fica entediada, além de muitas vontades ela tem "eles" que a mantém distraída. Esse negócio de ir de encontro ao nada não é com ela.
E por fim, ele dizia que a gentileza amolece os homens assim como o fogo derrete a cera (ou algo parecido). A Tia Helo faltou essa aula.

Acho que a Tia Helo ia preferir um blind date com o Nietzsche.

12.11.05

+ Filmes

Filmes

Elizabethtown

Esse filme é do Cameron Crowe, ou seja, história pessoal com ótima trilha sonora.
Dessa vez o elfo/pirata/príncipe-de-Tróia/cavaleiro-das-cruzadas Orlando Bloom atualiza o guarda roupa e vira um designer de sapatos esportivos que dá um prejuízo de um bilhão de dólares na empresa. Aí ele decide se matar de uma maneira muito original e provavelmente dolorosa quando recebe um telefonema dizendo que seu pai morreu e ele tem que ir até a tal cidade do título pegar o corpo. No avião ele conhece uma aeromoça interessante, interessada e insistente. Ao chegar na cidadezinha ele encontra a família que ele desconhecia, típica do sul do EUA (barulhentos e cafonas), vê como seu pai era querido lá e como ele não conhecia bem o pai. Sentindo-se só ele liga pra aeromoça e falam h-o-r-a-s sobre tudo. Aí ela decide ajuda-lo a lidar com a morte do pai (eu disse que ela era insistente) e, de quebra, dar uns beijos na boca (no Orlando Bloom eu também queria). Bem, a festa de despedida do morto é o que há de melhor e o discurso da viúva é o mais engraçado do filme. Aí o designer-quase-suícida resolve levar as cinzas do pai para um road trip até a Califórnia. A aeromoça dá a ele um book com mapas, fotos, direções, roteiros turísticos e cds, muitos cds, 40 horas de música. Não vou contar o fim, adivinhem.

Eu achei um filme legal, não é tão bom quanto Quase Famosos, mas eu adoro comédias românticas, ainda mais com uma boa trilha sonora.

A Tia Helo ia gostar desse filme. É sobre família e tem música do segundo cantor preferido dela o Elton John (o primeiro é o Freddie Mercury). Para esse filme ela diria “ai, Jesus!” só 23 vezes.

Marcas da Violência

Só pelo título já da pra saber que a Tia Helo não ia gostar desse filme. E nem tem tanta violência assim, mas quando tem é bem executada e mais do que no contexto da história. Na verdade o filme é meio lento e faz com que se espere que algo aconteça, então quando acontece alguma coisa violenta sacia a expectativa. Não dá pra contar muito sobre esse filme sem ter um spoiler (uma pena porque teve uma cena que eu adorei), então vou deixar meus 5 leitores curiosos.
Eu gostei do filme, o Rei da Terra Média Viggo Mortensen está muito bem, uma das melhores expressões de arrependimento/depressão que eu vi ultimamente. A Tia Helo diria uns 187 “Ai, Jesus!” para esse filme.

Jardineiro Fiel

O Fernando Cidade de Deus Meirelles conseguiu fazer de uma história sobre conspiração internacional no mundo farmacêutico em uma linda história de amor. Palmas pra ele! O Ralph Fiennes faz como ninguém um gentleman inglês que vive de olhos fechados tanto para os acontecimentos políticos como para as supostas traições de sua esposa. Ele é um diplomata na África que só tem atenção para suas plantas. Quando sua esposa morre, em circunstâncias duvidosas, ele parte para entender o mundo dela (que era ativista). O filme vai e vem com flasbacks, muitas cenas com câmera na mão, muito realismo em solo africano e um fim de fazer chorar. Eu gostei muito desse filme. Já a Tia Helo acho que não ia gostar muito...muita gente pobre sofrendo...ela diria “Ai Jesus!” 100 vezes.

Os 2 Filhos de Francisco

Eu tinha dito que só ia ver esse filme em dvd mas a Beth me convenceu a ir no cinema, e eu gostei. A primeira parte do filme é muito bem feita, com aquele interior de Goiás dos anos 70, as pessoas eram pobres mas eram felizes. É uma história boa que faz com que qualquer pessoa se identifique. E não se deixe enganar pelo seu Francisco, ele foi importante, mas como diz a mãe no fim “enquanto você sonhava eu criei os filhos acordada”....A Tia Helo ia gostar desse filme, acho que ela ia sentir falta da influência religiosa (afinal eles moravam no interior) porque em hora nenhuma ninguém vai na igreja, nem reza, nem aparece um padre. Para esse filme acho que ela diria só 12 “Ai, Jesus!”.

6.11.05

Luizinha Voltou...

Luizinha Voltou...

Queridos:

Andei meio rebelde mas estou de volta no pedaço. Minha vida estava meio conturbada mas agora está entrando nos eixos.
Ká, vou entrar firme e forte nos posts em novembro. Sei que estou um pouco atrasada hehehe...

Bem, como todos sabem, a tia Helo é uma pessoa super conservadora de hábitos tradicionais. Ela vem de uma época em que piercings e tatuagens não existiam. E quem possuía tatuagens eram bandidos e estivadores do cais do porto.

Muita coisa mudou de lá para cá. Hoje em dia , as tatoos e os piercings são vistos como forma de expressão ou apenas uma maneira de enfeitar o corpo. Não tem mais significado de sub mundo.

Euzinha por exemplo, perua desde a mamadeira, me expresso através das minhas bolsas, das minhas miçangas e dos meus sapatinhos fresquinhos. Mas como sou uma mulher antenada com mundo a minha volta, possuo um amigo muito querido que possui 11 tatuagens em lugares estratégicos do corpo. Será que a tia Helo iria gostar de ver a sobrinha querida saindo com um moço digamos alternativo? O que ela acharia do encontro de tribos tão distintas? Será que ela teria um infarto de susto com as 11 tatuagens?

Jornal

Jornal

A Tia Helo se atualizava através dos sei-lá-quantos jornais que ela lia diariamente.... É que agora, no spa da terceira idade, ela não ascende a luz nem abre a janela para "eles" não entrarem.
Mas quando ela lia, era fã do Joelmir Betting, só porque ele é católico. Tia Helo não entendia uma frase da coluna dele, mas lia do mesmo jeito. Vai ver o Joelmir sempre apontava "eles" como responsáveis pela situação econômica do país e "deles" a Tia Helo sabe tudo.

1.11.05

Diálogo

Diálogo

Dois indivíduos do sexo masculino numa conversa casual em algum lugar da capital cearense.

- Macho, tu vai saí hoje?
- Macho, acho que eu vô no Marromeno, macho.
- Mas, macho, lá só tem gato réi.
- Eu sei macho, a menina que eu tô paquerano butô um buneco doido pra sair hoje e eu acho que ela vai ta lá.
- Macho, tu tá pensano o que? Mulé bunequeira é o maior pau no cu.
- Eu sei, macho.
- Então macho, vamo no Mucuripe que lá tem o Mr. Babão hoje.
- Macho, num sei não, é o maior buneco para entrar aquela boate onde ele toca, macho.
- Égua, macho, deixa de ser bunequeiro! O Paulim (Joãozim, Pedrim....) coloca a gente pra dentro, mó limpeza ó, macho.
- Aié, macho?! Então eu vô. A rapariga que se dane.

Esse post foi para os meus primos que, de vez em quando, falam assim e quem sabe lendo isso aqui eles param.

Até pensei em traduzir, mas quem quiser saber me manda um e-mail.

À Tia Helo eu peço mil desculpas aos 200 atentados a língua portuguesa, e pelos palavrões, mas o pessoal aqui no Ceará fala assim mesmo.

Obrigada ao Rafael pela inspiração aí nos comentários.