26.3.16

Outras Tias (17)

Fazia tempo que eu não contava uma história de tia aqui no blog, mas essa que me foi passada recentemente merece o espaço.

A Tia Maria*, tia de um amigo, é um tanto quanto maníaca por limpeza. Uma Mônica Geller nível: extreme.

A Tia Maria treina seus funcionários com rigidez militar para limpar a casa. Sua ala preferida do supermercado é a de produtos de limpeza os quais ela estoca em casa. É daquelas pessoas que usa uma toalha por banho e um lençol por noite.

Quando Tia Maria sai do banho o banheiro está mais limpo do que quando ela entrou.

Uma pessoa como a Tia Maria geralmente fica mais confortável em casa, ou em lugares que possa controlar com mais facilidade, mas a Tia Maria é corajosa e desbrava o mundo.

Os relatos são que ela acorda cedo e só sai depois que arrumar todo o quarto do hotel porque ela não confia nas camareiras para deixar tudo limpo, afinal não foi ela quem as treinou.

A Tia Helô curtiu isso.


*nome fictício para proteger os inocentes.

24.3.16

Batman vs Superman


Os leitores do blog sabem que o Superman é o meu super herói favorito, é um alien que tenta entender humanos. E cresci com o Superman do Christopher Reeve.

Dito isso também gostei dos outros Supermans que apareceram e esse do Henry Cavill é digno. Aliás, Henry Cavill na tela grande nunca é demais.

Gosto do Batman, ele é tenso, gótico, sofredor, e tem os melhores vilões.

Então vamos ao filme.

Depois da destruição de Metropolis no filme passado do Superman (bem que eu disse que tinha morrido muita gente e gostei que mostraram isso nesse filme), o Bruce Wayne, que era dono de um prédio que foi abaixo matando seus funcionários, fica revoltado.

Bruce quer que o Superman pague por seus atos, e o Superman acha que está certo só porque salvou Metropolis (e talvez o mundo) de uma ameaça alienígena, e tem aquele ar messiânico. Sorry Superman, mas nessa estou com o Bruce Wayne.

No meio de tudo isso os atos do Superman estão sendo discutidos no congresso porque querem controlar o Homem de Aço (boa sorte).

Aí aparece o Lex Luthor (péssimo), cheio de maneirismos bobos, para animar a festa. Só que não. Lex gosta de fazer intriga e fica jogando um contra o outro enquanto cria um bicho maior e mais poderoso.

E tem a Mulher Maravilha (ótima, girl power) que o trailer fez o favor de estragar mostrando que ela aparecia. (Aliás o trailer entrega muito. Parem de fazer trailers que contam a história toda dos filmes)

Esse filme teve coisas que gostei como: o Batman do Ben Affleck é ótimo! E ele malha Arrow Style mostrando um shirtless para lá de digno. As cenas dos dois juntos são todas boas, acho que renderia um papo filosófico bom.

O que não gostei: a música é péssima. Muitas cenas em camera lenta, chega a ser chato. Alguns diálogos vergonha alheia. A Lois Lane está no filme só para ser salva. E as cenas de destruição exagerada, tem hora que dá vontade de sair, ir no banheiro, beber água e voltar porque é tudo igual.

É um filme que quer mostrar muita coisa que acaba não mostrando nada direito. Poderia ter sido bem melhor.

A Tia Helo ia gostar do Superman, ele é bom moço. Ela diria 628 "Ai, Jesus!" para tanto de entulho gerado por essa briga.


22.3.16

Museu do Amanhã





O Museu do Amanhã é uma estrutura imponente na nova Praça Mauá. Foi inaugurado em dezembro do ano passado e hoje fui conhecer.


A construção é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e é toda sustentável. Os painéis de captação de energia solar acompanham a movimentação do sol e os espelhos d'água do mar fornecem água para o sistema de refrigeração.

Confesso que me lembra um escorredor de pratos. #prontofalei

Cheguei cedo porque como é um lugar novo tem tido filas enormes e muitas horas de espera para ver o que tem dentro, mas hoje estava muito tranquilo e não tinha fila.

esse globo é interativo e vai mudando (dia/noite)

O museu é sobre a vida, o universo e tudo mais. Eu diria que é um museu filosófico que tem em sua exposição principal as seguintes perguntas:

De onde viemos? Que é um filme 180º sobre o big bang e a evolução.

Quem somos? São 3 blocos com painéis externos: um com fotos, outro com códigos DNA, e outro com um painel eletrônico mostrando o cerebro. Dentro de um tem um pano ao vento mostrando movimento (a terra), do outro muitos painéis sobre animais e plantas, e do terceiro totens com fotos mostrando criatividade, família, sentimentos, cultura, história, etc.

esse painel é lindo


pano voador

pensamentos

Onde estamos? O chamado Antropoceno é bacana, são uns pilares que mostram um video sobre o impacto do ser humano na terra.



Para onde vamos? Varias telas com imagens de pessoas, algumas com cientistas falando sobre estudos e coisas que vão acontecer.

Como queremos ir? É uma estrutura de madeira que não entendi bem, mas achei bonita. Tinha uma escultura que parecia aborígene no meio e se fosse mais larga poderia ser o monolito do 2001 - Uma Odisseia no Espaço.



O passeio termina com uma vista espetacular da Baía de Guanabara.



Gostei do museu, achei interessante, mas eu esperava mais interatividade. Tem muita coisa em telas e telões para ver e ler. Achava que ia ter mais coisas sensoriais ou jogos de algum tipo.

Na entrada dão um cartão que você pode cadastrar seu e-mail e ao longo da exposição tem onde tocar o cartão. Depois mandam um e-mail dizendo o que você viu e o que deixou de ver.



Ainda na Praça Mauá fui ver o que tinha de exposição no MAR (Museu de Arte do Rio), uma dobradinha cultural que vale a pena.

16.3.16

Alabama Shakes

No post da música Don't Wanna Fight eu disse que ia no show do Alabama Shakes e foi ontem.



O Circo Voador é um ótimo lugar para show. É pequeno não cabe muita gente, você fica perto do palco, dá para ver tudo (nem tem telão) e o som é muito bom. E foi lá que a banda se apresentou.

A Brittany é muito carismática e simpática, já entrou no palco super aplaudida e o show é dela, mesmo sendo parte de uma banda. Os três backing vocals eram ótimos e complementaram muito bem a voz dela. Brittany não só canta mas também faz solos de guitarra. O resto da banda também é simpático, excelentes músicos (um beijo para o baterista!).

Eles começaram com Rise To The Sun, tocaram os hits Hold On e Don't Wanna Fight, algumas músicas confesso que não conhecia mas gostei muito de tudo.

O público estava entusiasmado afinal esse show é parte do projeto Queremos, onde o público pede o artista/banda e se a banda aceitar vir essa pessoas terão acesso a pré-venda de ingressos, promoções e alguns brindes exclusivos (ontem estavam recebendo posters). Funciona como um crowdfunding para shows.

Eu comprei meu ingresso normal, dei sorte porque esgotou, mas já estou de olho nos próximos eventos.

(Eu gostei de tudo, da casa, da banda, do show, mas dessa vez como o lugar era pequeno uma minoria muito mal educada chegou a incomodar. Um abraço para o casal fazendo mil selfies com flash escandaloso no meio do show.)

10.3.16

Passeios Cariocas

Dois passeios que fiz essa semana.

Ciclovia Tim Maia



Essa ciclovia foi inaugurada em Janeiro e a intenção é que chegue na Barra. Aí vou poder ir do Leme ao Pontal de bike.

A ciclovia é uma via compartilhada então tem muitos pedestres além de ciclistas. Os ciclistas que querem disputar a etapa carioca do Tour de France não devem se empolgar nessa via (vai pro asfalto com os carros), é um lugar para andar (e pedalar) devagar, curtindo a vista que é espetacular.

Fui até São Conrado e voltei. Pedalei 26 km e foi ótimo!

Updade (21/04). Infelizmente um pedaço dessa ciclovia desabou hoje. Uma pena.


Exposição Frida Kahlo - Conexões entre mulheres surrealistas no méxico.



A exposição não é muito grande, mas muito boa e organizada. Da Frida Kahlo tem: pinturas, desenhos fotos e roupas. Tem outras artistas muito interessantes que também participaram do mesmo movimento (Maria Izquierdo, Alice Rahon, Cordélia Urueta). Gostei muito de uma artista que não conhecia: Bridget Tichenor que tinha umas pinturas meio macabras mas muito boas (eu teria um quadro dela em casa).



Essa exposição está na Caixa Cultural no centro da cidade e a entrada é gratuita (e as vezes pode ter uma fila longa). Vai até 27 de março.