29.6.18

Terceira rodada

A terceira rodada da primeira fase é aquela que tem 2 jogos ao mesmo tempo e ou seu controle remoto fica sem pilhas ou você assiste na TV e no celular/computador/tablet.

Grupo A
Uruguai 3 x 0 Russia - Uruguai mostrando pra Russia que nada na Copa é tão fácil assim. Passam os dois, Uruguai em primeiro e Russia em segundo no grupo.
Arábia Saudita 2 x 1 Egito - não vi esse jogo mas não importava mesmo porque os dois já estavam eliminados.

Grupo B
Esses dois jogos foram bons e era dificil escolher um para assistir.
Espanha 2 x 2 Marrocos - Marrocos chegou a fazer 2 x 1 e a Espanha no finalzinho com ajuda do VAR conseguiu empatar.
Portugal 1 x 1 Irã - Portugal fez o primeiro gol e não foi o Cristiano Ronaldo, foi o Quaresma. Aí teve um penalti para Portugal mas o goleiro iraniano conseguiu defender o chute do Cristiano Ronaldo. No finalzinho do segundo tempo o Irã teve um penalti a seu favor, também com ajuda do VAR (e como o VAR trabalhou nesses dois jogos), e empatou. Quase que o Irã vira mas erraram a jogada. Assim passa Espanha e Portugal para as oitavas.

melhor tweet desse jogo:



Grupo C
França 0 x 0 Dinamarca - Primeiro 0 x 0 nessa Copa, jogo de comadres e os dois passam para a próxima fase. A França ainda não mostrou ao que veio, aguardamos.


Peru 2 x 0 Australia - O Peru saiu com vitória da Copa e os australianos estavam com o leite aguado, nem teve gol de penalti do hipster.

Grupo D
Argentina 2 x 1 Nigéria - Um jogo dramático como um tango. A Argentina saiu na frente, a Nigéria empatou com um penalti e no fim do jogo a Argentina conseguiu fazer o segundo. Imagina o drama protenho e nigeriano. Uma vitória classificava quem vencesse, um empate dava Nigéria. Maradona levantou, pulou, dormiu, acordou e no fim até passou mal de tanta emoção.
Croácia 2 x 1 Islandia - Não vi esse jogo por motivo de: o outro estava mais interessante, mas a Islandia foi a única seleção do grupo a fazer gol na Croácia. Classificados: Croácia e Argentina.

Grupo E
Brasil 2 x 0 Servia - Foi até um jogo corrida sem muitas paradas porque o Neymar deve ter lido as críticas e parou de cair muito. Caiu, mas bem menos. Tanto que o jogo fluiu e o Brasil fez 2 gols.

ballet com bola

Suíça 2 x 2 Costa Rica
- Não vi esse jogo, mas a Suíça passou para as oitavas.

Grupo F
Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha - Tchau Alemanha. Jogou mal, a Coreia mesmo eliminada foi atrás de jogo e achou 2 gols no fim do segundo tempo. Coreanos comemoraram como Panamenhos.
Suécia 3 x 0 México - O México teve que fazer muita mandinga para a Alemanha não fazer gol porque com esse resultado eles corriam perigo de nem passar de fase mesmo tendo vencido dois jogos. Mas deu certo para eles e para as oitavas passam México e Suécia.


Grupo G
Bélgica 1 x 0 Inglaterra - Um jogo que parecia que ninguém queria ganhar, já que ambos estavam classificados. A Inglaterra até tentou fazer gol mas sem muita vontade e a Bélgica foi lá e fez o dela.
Tunísia 2 x 1 Panamá - Não vi esse jogo mas estava torcendo para o Panamá e eles marcaram primeiro, mas a Tunísia pelo jeito conseguiu virar.

Grupo H
Polônia 1 x 0 Japão - Não vi esse jogo mas o Japão se classificou mesmo perdendo, foi pelo número de cartões amarelos - tinha menos do que Senegal.
Colombia 1 x 0 Senegal - O Senegal só precisava do empate mas não conseguiram, uma pena porque era a seleção mais animada da Copa. Mas os Colombianos foram lá e resolveram, seguem na competição.

E vamos para as oitavas de final.

24.6.18

Fim da segundada rodada

Brasil 2 x 0 Costa Rica - um jogo que deixou a torcida tensa até os 45 do segundo tempo. Nos últimos minutos e acréscimos o Brasil fez 2 gols. Jogo amarrado, a Costa Rica se defendendo, Brasil perdendo gols e o Neymar fazendo seu drama. Foi tanto drama que teve penalti anulado. O Neymar é bom jogador, mas ele tem que lembrar que não joga sozinho e o time precisa dele. O problema é que ele prefere levar vantagem cavando falta o tempo todo. Isso irrita muita gente e não engana mais ninguém. Neymar, vai com a bola no pé que dá certo.

Nigéria 2 x 0 Islandia - A Nigéria achou seu jogo, fez 2 gols (um deles golaço) e a Islândia descobriu o que é jogar em uma copa.

Suíça 2 x 1 Sérvia - A Sérvia tem um seleção de jogadores com cara de lutadores de MMA, mas bateu menos que o esperado. Sérvios sairam na frente mas a Suíça conseguiu virar o jogo. O Brasil pega a Sérvia na próxima rodada.

Bélgica 5 x 2 Tunísia - Até agora esse foi o melhor jogo da Copa. A Bélgica está mostrando que veio para ganhar mas a Tunísia também mostrou jogo. Foi lá e ca, com esse tanto de gols.

México 2 x 1 Coréia do Sul - Os coreanos estavam batendo mais que time argentino mas o México conseguiu ganhar e se classificar para as oitavas. A Coréia fez um golaço nos acréscimos mas foi só.

Alemanha 2 x 1 Suécia - A Suécia começou com um gol, teve penalti não marcado e a Alemanha foi para o segundo tempo na pressão. A Alemanha teve um jogador expulso e ficou com 10 em campo. Mas os alemães são concentrados e eficientes. Empataram e no finalzinho viraram.

Inglaterra 6 x 1 Panamá - Essa é a primeira Copa do Panamá e conseguiram fazer seu primeiro gol na competição. A torcida comemorou como se eles tivessem feito os 6. Harry Kane fez 3 gols nesse jogo e até agora é o artilheiro da Copa. Ingleses se animando com a Copa e vão decidir a liderança do grupo com a Bélgica.

Senegal 2 x 2 Japão - Só vi o primeiro tempo desse jogo, quando voltei assistir no fim do segundo tempo já estava 2 x 2. Jogo assim é sempre divertido (quando não é seu time).

Colombia 3 x 0 Polonia - Outro jogo que só vi o primeiro tempo e metade do segundo. A Colombia finalmente veio pro jogo e com esse resultado ainda tem chance de passar de fase.

E vamos para a 3a rodada da primeira fase da Copa. Dedinhos cruzados.

21.6.18

Fim da primeira rodada.

Vamos ver o que aconteceu na Copa do Mundo da Russia de domingo até hoje.

A primeira rodada terminou assim:

Suécia 1 x 0 Coréia do Sul (esse é o grupo da Alemanha e México. Os coreanos correram muito mas não adiantou muito.)
Bélgica 3 x 0 Panamá (Os Red Devils vieram com tudo. O Panama em sua primeira copa não fez feio mas não deu para eles)
Inglaterra 2 x 1 Tunisia (Os ingleses tem um novo ídolo: Harry Kane. Ele fez o segundo gol nos acrécimos do segundo tempo.)
Japão 2 x 1 Colombia (O jogador colombiano meteu a mão na bola na pequena área nos primeiros 2 minutos de jogo e, além do penalti para o Japão, a Colombia ficou com um jogador a menos. Conseguiram empatar mas o Japão com um a mais fez outro gol)
Senegal 2 x 1 Polonia. (Gostei da seleção do Senegal, se continuar assim vai ser ótimo.)

Aperta aqui o botão do Senegal.

A segunda rodada dos grupos começou assim:

Russia 3 x 1 Egito (Os russos estão que estão. Uma fábrica de gols. O Egito jogou ok, o Salah fez o gol dele de penalti mas não foi suficiente, em teoria o Egito já está fora da Copa.)
Portugal 1 x 0 Marrocos (Cristiano Ronaldo está muito a fim de ganhar essa Copa e carrega Portugal nas costas. Ele fez o gol logo nos 4 minutos do primeiro tempo e depois Portugal teve que se virar para segurar o Marrocos. E os marroquinos não viraram esse jogo por pouco porque foram muitos ataques. No fim Marrocos está fora da Copa mas ainda joga contra a Espanha.)
Uruguai 1 x 0 Arabia Saudita (O Suarez fez um gol e foi isso até o fim. Uruguai vai decidir com a Russia a liderança do grupo.)
Espanha 1 x 0 Irã (o Irã escolheu jogar na defesa, mais da metade do jogo foi só Espanha atacando. Num lance de sorte a Espanha fez um gol, de canela, e o Irã teve que correr a trás mas não conseguiu. Esse grupo está meio embolado e só vai decidir na última rodada)
Australia 1 x 1 Dinamarca (A Dinamarca marcou primeiro e depois o arbritro de video deu um penalti para a Australia e o hipster foi lá e marcou outra vez.)
França 1 x 0 Peru - (Jogo mais ou menos, mas a França se classificou para próxima fase e o Peru está fora. Da Copa.)
Croácia 3 x 0 Argentina - (Resumindo: A Argentina não jogou nada e não aguentou o jogo pesado dos croatas. Messi mais do que apagado, o goleiro argentino vacilou e a Croácia aproveitou a oportunidade. A Argentina vai depender do resultado de Islandia x Nigéria.)

Amanhã tem Brasil outra vez.

17.6.18

E lá vamos nós...

Essa copa já está mostrando que pode ser diferente. Dos times campeões em outras copas só a França e Uruguai ganharam seus jogos de estréia, e não foi fácil. A Inglaterra ainda vai jogar.

A Argentina empatou.  Espanha empatou. A Alemanha perdeu para o México de 1x0 num jogo que deixou a torcida mexicana extasiada.

E o Brasil... bem, o Brasil empatou com a Suíça num jogo bem morno. Começou bem com o golaço do Phillippe Coutinho, mas depois vacilou de um jeito que pelo menos 7 jogadores ficaram olhando dentro da pequena área enquanto o Suíço subia para cabecear e empatar o jogo.



Foi isso. Esse jogo serviu para eu finalmente conhecer todos os jogadores da seleção além do Neymar. Acho que podem jogar muito melhor e empate não é ruim, é melhor do que perder.

Os outros dois times no grupo do Brasil também jogaram hoje: Sérvia x Costa Rica. A Sérvia ganhou e saiu na frente do grupo, o time deles é forte no sentido de homens grandes e fortes mesmo. Quanto ao jogo...meh. Mas é da Sérvia o jogador mais bonito do dia, o cabeludo Prijovic.



16.6.18

Copa do Mundo: primeiros dias

Começou.

A cerimônia de abertura começou bem com um video da Russia com Tchaikovsky, mas aí foi para o estádio  com Robbie Williams.

Gosto do Robbie Williams, ele sabe fazer show e cantou seus 3 hits, mas nada a ver com Copa (se bem que ele é inglês) e muito menos Russia. Ele teve seu momento ao mostrar o dedo do meio enquanto fazia o pessoal dançar ao som de Rock DJ.

A cantora de ópera que o acompanhou em Angels foi ótima. Eu sei que copa não é olimpíada e a cerimônia de abertura é só para constar mas poderia ter mais coisas russas.

Ainda bem que foi só meia hora de cerimônia e começou o jogo Russia x Arabia Saudita, que terminou com a Russia fazendo 5 gols.

No segundo dia teve Uruguai x Egito com um gol no fim do segundo tempo. Depois teve um sonolento Marrocos x Irã e o Irã venceu por 1x0 com um gol contra nos acrécimos.

Aí veio Portugal x Espanha, esse clássico da Peninsula Ibérica. Jogo ótimo! Cristiano Ronaldo se olhou no telão 267891471845 vezes mas também fez 3 gols (um deles foi frango do goleiro espanhol). Ele estava on fire. A Espanha também fez 3 gols e o jogo terminou empatado.

No dia 3 logo cedo, as 7 da manhã, já teve Australia x França. A França foi beneficiada pelo no sistema de arbitro de video (o tal VAR), e no fim teve sorte no segundo gol. Venceu os leitinhos por 2x1. O capitão hipster da Australia fez sucesso.



A seguir teve Islândia x Argentina. Todos curiosos com a Islândia. Time com jogadores altos e fortes. A Argentina sempre joga bem, tem mais tradição e começou fazendo o primeiro gol. Mas os vikings não se abalaram e empataram. No segundo tempo seguiu lá e cá. Teve um penalti a favor da Argentina mas o Messi chutou e o goleiro viking, e cineasta de filme de zumbis, pegou. A Islândia tem futuro nessa competição, já é queridinha da torcida.

Dormi no meio do chatérrimo Dinamarca 1 x 0 Peru.

Nigéria x Croácia foi melhor. Croácia e suas camisas mesa de picnic ganharam de 2x0.

E amanhã tem Brasil em campo.


15.6.18

+ Filmes

Oito Mulheres e Um Segredo

Um filme que passa no mesmo universo do Onze Homens e Um Segredo e cia.

Nesse a Sandra Bullock faz Debbie Ocean, a irmã do personagem do George Clooney, que está saindo da cadeia e já se junta a sua amiga Lou (Cate Blanchett fazendo um Brad Pitt melhor que o próprio) para um novo trabalho.

Elas querem roubar um colar de diamantes da Cartier avaliado em sei lá quantos milhões de dolares e para isso se juntam as outras seis mulheres para planejar e executar tudo a perfeição.

É um filme divertido, bem sessão da tarde, mas não é tão bom quanto os filmes do Soderbergh. Para mim faltou alguma coisa dar um pouco errado e as soluções tecnológicas foram todas muito fáceis.

Dito isso, oito mulheres são muito mais eficientes num roubo do que os onze, doze ou treze homens.

A Tia Helô ia curtir essa sororidade. 214 "Ai, Jesus!" para tanto brilho dos diamantes.


Tully

Esse é um filme sobre maternidade. A Charlize Theron faz a Marlo, mãe de um casal (o menino com dificuldades) e com um terceiro filho na barriga. Ela tem um marido fofo que é daqueles que mais ajuda do que assume as responsabilidades. Ele trabalha o dia inteiro, chega em casa, ajuda no dever de casa e vai jogar video games na cama.

Marlo por sua vez já está naquela fase final da gravidez que nada é confortável. O irmão da Marlo decide dar de presente para ela uma babá noturna que vai ajudar com o bebê.

A criança nasce e Marlo tenta fazer tudo sozinha até que ela vê que precisa de ajuda e chama a tal babá. Entra em cena a Tully que passa as noites com a bebê e ainda limpa a casa.

Tem um plot twist interessante que é previsível mas não tira a importância da história. Esse é um filme que: para quem tem filhos vai se identificar; quem não tem vai pensar 2 vezes antes de ter depois de ver Marlo se virando nos 30.

Charlize Theron está maravilhosa.

A Tia Helô iria ficar horrorizada com tantas coisas acumuladas naquela casa. 417 "Ai, Jesus!" para a rapidez da Tully em limpar tudo.


Jurassic World

Esse é o quinto filme dos dinossauros e até hoje não entendi a necessidade de trazer os bichos de volta. Como disse o Dr. Ian Malcom (Jeff Goldblum) no primeiro filme: a vida dá um jeito (Life finds a way). Traduzindo: os dinossauros vão dominar o mundo. O poder genético é perigoso.

Ian Malcom está de volta nesse quinto filme explicando porque manter os dinossauros vivos não é uma boa idéia.

A ilha onde era o parque (que foi destruído no filme 4 - o primeiro com o Chris Pratt) tem um vulcão em erupção e os dinos estão correndo perigo. Os políticos estão decidindo se deixam a natureza agir e extinguir os dinossauros mais uma vez ou não. A Claire, a ruiva de salto alto do filme passado, trabalha para uma ONG que está tentando salvar os bichanos.

Um vovô ricaço que era sócio do John Hammond (o criador do primeiro Jurassic Park e quem começou toda essa confusão), chama Claire em sua mansão e diz que tem uma outra ilha para salvar os dinossauros e que já está fazendo o transporte mas que o velociraptor Blue está difícil de pegar.

Entra Owen (Chris Pratt lindão) que é o encantador de dinossauros. Claire o chama e os dois junto com um nerd dos computadores (todo filme agra tem que ter um), uma veterinária de dinos e uns militares vão até a ilha procurar a Blue.

Daí pra frente é só ação, aventura e manadas de dinossauros.

Ah! Quem também está nesse filme é o cientista que adora criar novas espécies. Pra que??

É divertido, mas os dinos desse filme não são tão críveis quanto os do primeiro Jurassic Park que foi feito em 1993. Isso mesmo há 25 anos.

A cena inicial desse filme é ótima! Já temos T-Rex e baleia dinossauro (melhor dino) e vale o ingresso.

Aguardo a volta dos dinos em um próximo filme. Afinal, agora é Jurassic World.

12.6.18

Copa 2018

Quem frequenta esse blog há mais tempo sabe que gosto da Copa do Mundo e, desde a Copa de 2006, tenho um marcador dedicado ao evento.

Esse ano confesso que ainda não me animei. Nem eu nem muita gente porque até agora nem as lojas fizeram decoração de Copa. Nem bolão apareceu para participar.

Em Fortaleza só vi uma rua pintada e deve ser a única. O vendedor de coco da praia fez uma decoração mezzo Copa mezzo Festa Junina porque se uma não for boa tem sempre a outra.

um quarteirão da cidade está animado (decorado)

Eu nem sei quem são os jogadores da seleção, com exceção do Neymar porque ele aparece em TODAS as propagandas. Mas isso é o de menos porque durante os jogos a gente vai descobrindo quem são (isso se a seleção for longe o suficiente na competição).

E os outros países que participam?

Sei que a Itália está de fora. Isso para mim é bom porque é a seleção que menos gosto (traumas de 1982) e um pouco ruim porque sempre trazem jogadores colírio para a competição, mas tem outras seleções que podem suprir bem essa falta.

A Holanda que ficou em terceiro em 2014 também não vai estar lá, uma pena porque os laranjinhas sempre animam a festa.

MAS a Argentina que tem a torcida mais animada do mundo já chegou na Russia num avião emprestado pelos Rolling Stones.

A seleção da Islândia vai participar esse ano. Deve ser metade da população no time. Vou torcer por eles.

A Dinamarca e Suécia garantindo a cota viking (junto com os islandeses).

Cristiano Ronaldo vai trazer sua marra para a Copa pela quarta vez. Drinking game: beber toda vez que ele se olhar no telão.

A Inglaterra estará lá. Vamos ver se eles passam da primeira fase esse ano.

Leitinho Australiano devidamente representado, torcerei por eles também.

A campeã Alemanha vem com moral, mas acho que esse ano bem que poderia ter uma seleção nova campeã como: Costa Rica, Japão, México, Sérvia, Irã ou até a anfitriã Russia.

A abertura é na quinta dia 14/06 as 11:30 (aqui no Brasil) e o kickoff vai ser as 12:00 com Russia X Arábia Saudita.

Vamos ver se até lá me animo mais um pouco.

4.6.18

Book Report: I'll Be Gone In The Dark - Michelle McNamara



Esse livro vai sair em português com o título: Eu terei sumido na escuridão.

O subtítulo desse livro em inglês é: One Woman's Obsessive Search for the Golden State Killer. A Michelle McNamara é uma dessas pessoas obcecadas com serial killers. Ela conta no livro que quando era criança uma moça foi assassinada perto da sua casa (e nunca pegaram o assassino) e ela começou a se interessar por essas mentes criminosas.

O Golden State Killer (GSK), ou o assassino do estado dourado, foi um estuprador e serial killer que aterrorizou o norte e sul da California durante 10 anos (de 1976 a 1986). Ele estuprou mais de 50 mulheres e matou 10 pessoas. E não foi pego.

Michelle McNamara começou um blog sobre crimes e depois decidiu se aprofundar no GSK e escrever esse livro. A pesquisa dela foi extremamente bem feita. Ela conversou com policiais, técnicos do laboratório de criminologia, outros interessados no caso (existe um grupo dedicado a resolver esse caso) e leu milhares de páginas do caso que ela conseguiu com a polícia.

O GSK começou atacar no norte da California em 1976. Ele invadia as casas durante a noite e estuprava mulheres, depois ele passou a atacar as casas com os casais dentro e amarrava o homem e estuprava a mulher. Ele passou a atacar no sul do estado e começou a matar os casais. O GSK atacava em cidades perto uma das outra mas como as policias locais não conversavam entre si não o caracterizava como serial. Ele parou suas atividades em 1986 talvez porque alguma coisa aconteceu em sua vida ou achou que a policia poderia estar chegando perto.

Na década de 1990 com a evolução da definição do DNA descobriram que o responsável pelos estupros no norte do estado era o mesmo dos assassinatos no sul, e aí policiais mais novos passaram a se interessar por esse cold case (caso frio).

Em 2001 o GSK chegou a ligar para uma vítima perguntando se ela lembrava que eles tinham "brincado".

A Michelle McNamara infelizmente faleceu repentinamente em 2016 antes de terminar de escrever esse livro. As partes que ela escreveu são excelentes, ela consegue fazer o leitor empatizar com as vítimas e as faz muita justiça. A narrativa vai e vem no tempo, tem a história das vítimas e algumas partes sobre a vida pessoal da Michelle. É uma ótima leitura.

O livro foi terminado pelos pesquisadores que a ajudaram e pelo seu marido Patton Oswald, um comediante americano. As partes que ela não terminou e que os pesquisadores escreveram são boas mas não tem o charme da escrita dela.

O livro foi lançado em fevereiro de 2018 e em abril saiu a notícia que tinham prendido um suspeito de ser o GSK. O DNA deu match.

O título do livro vem de uma frase ameaçadora que o GSK disse para uma de suas vítimas: "You'll be silent forever, and I'll be gone in the dark." No fim do livro a Michelle McNamara escreve excelente uma carta para o GSK dizendo tudo que ele fez e no fim ela descreve como a polícia vai chegar na casa dele, que ele vai escutar os passos na entrada, a campainha vai tocar, ele não vai conseguir pular mais cercas, terá que abrir a porta e pisar na luz.

Espero que isso tenha acontecido com o suspeito preso.