25.9.18

Namibia (3)

De Swakopmund e Walvis Bay fomos para o deserto.

De um pouco de umidade e friozinho para o clima seco, calor e muita poeira. Em pouco tempo a paisagem foi de mar e dunas para Mad Max: Fury Road.

Foi um dia inteiro de african massage: apelido carinhoso do sacolejo das estradas de terra.

Foram surgindo algumas árvores secas e algumas montanhas no fundo. Fizemos uma parada para o banheiro. Pausa para falar dos banheiros. Nas estradas da Namíbia existem 3 tipos de banheiro: flush toilet (banheiro com descarga, geralmente no posto de gasolina, sempre limpos e custa 2 dinheiros); o one drop toilet (uma espécie de vaso mas que é só um buraco cavado embaixo) e o bush toilet (atras de arbustos e árvores). Usei todos.

onde drop toilet

Outra coisa interessante foi o tanto de mulheres que vimos viajando. Só no nosso grupo eram 7 (duas espanholas se juntaram a nós em Swakopmund). Também vários grupos de mulheres (de duas ou quatro) que alugaram carros com barracas e foram desbravar a Namibia. Girl power.

Seguimos por um canion que em teoria tem um rio quando chove mas estava bem seco. Ficamos pouco ali porque a notícia era que tinha um leopardo rondando a área.

Passamos e paramos na placa do Trópico de Capricórnio para uma foto clássica.

Paramos em outra árvore para almoçar e seguimos para um lugar chamado Solitaire onde o Kennedy nos disse que tinha a melhor torta de maçã da Namibia. Solitaire é uma espécie de parada com um hotel, um posto de gasolina e um café onde vende a tal torta. E tem vários carros abandonados fazendo uma decoração. (Achei a maçã da torta ótima, mas a massa só ok)

De Solitaire fomos até o nosso camping em Sesriem na entrada do Namib Naukluft National Park. Armamos as barracas e fomos ver o por do sol em uma das dunas ali perto. Foi o primeiro contato com as dunas de areias vermelhas da Namíbia.

se deixar a janela da barraca aberta entra uma duna de areia