29.2.24

+Filmes e Séries (e 2 novelas coreanas)

Filmes

Zona de Interesse - Seguindo com os filmes indicados ao Oscar 2024 (para Pobres Criaturas fiz um post separado), esse filme está indicado em várias categorias incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, e é sobre a família nazista do comandante do campo de concentração que mora do outro lado do muro de Auchwitz. Aqui vemos num estilo BBB a rotina dessa família, como pegam os pertences dos judeus e distribuem entre si, como dormem tranquilamente com os sons ao redor (tiros, gritos, choros, forno queimando). É um filme desconfortável. O formato BBNazista não funcionou muito para mim, até tirei uma soneca no meio do filme, mas o design de som é muito bom e o filme rende boas reflexões.

O Menino e a Garça - animação do japonês Hayao Miyazaki que concorre ao Oscar de melhor animação. O Miyazaki já está na casa dos 80 anos e ainda faz filmes belíssimos como esse. A animação é toda 2D feita na mão e cheia de detalhes. Aqui temos a história de um menino que perde a mãe num fogo no meio da segunda guerra e vai morrar no campo com sei pai e sua "nova mãe" (que também é sua tia). Lá ele vai explorar uma torre abandonada que o leva a um mundo onde ele vai descobrir muitas coisas. A música é linda.

American Fiction - mais um concorrente ao Oscar de Melhor Filme (ator coadjuvante, ator e roteiro adaptado). Um escritor negro está tendo dificuldades em vender seu novo livro mas quando ele, de brincadeira, escreve um livro com todos os clichês esperados de um escritor negro (violência, gíria, personagens encarcerados, etc) os editores todos querem comprar. Paralelo a isso tem a história da familia dele.  É uma comédia e é engraçada. Os diálogos desse filme são ótimos. PRIME VIDEO

Io Capitano - Filme da Itália concorrendo ao Oscar de filme internacional conta a história de dois adolescentes senegaleses e a saga (e violência) que eles enfrentam até chegar num barco que vai para Itália. É bom.

The Greatest Night in Pop - um filme documentário que conta como aconteceu o encontro de artistas para gravar We Are The World em UMA NOITE. Sim, foi tudo feito em uma noite: música e video. Tem um bocado de babado e descobrimos porque o Bob Dylan virou meme no tiktok. É para ficar com a música grudada na cabeça por semanas. NETFLIX


Everyone But You - fevereiro é o mês do amor em outras terras então é o mês da comédia romântica. Aqui temos uma versão da Megera Indomada de Shakespeare com um casal simpático. Toda vez que eu estava achando esse filme bobo ou ruim me jogavam o Glen Powell sem camisa ou sem calças (aliás, quero mais filmes com o Glen Powell, ele é muito carismático). Aí no fim achei o filme divertido. Tem uma música que também vai grudar na sua cabeça e uma das melhores cenas pós-créditos do ano.


Séries

True Detective 4  - a quarta temporada da série passa na noite de dias numa cidade remota no Alasca e as detetives Liz Danvers e Evangeline Navarro tem que desvendar o que aconteceu com um grupo de cientistas que morreu congelado (e estavam pelados). Cada temporada da série é uma história independente, só que essa quarta tem muita referência da primeira mas não precisa rever (ou ver) para entender. Achei boa. HBO MAX (ou só MAX a partir de hoje)

Expats - série que mostra a vida de 3 mulheres expatriadas morando em Hong Kong que estão ligadas por um acontecimento. O primeiro episódio é um pouco misterioso mas já no fim sabemos o que aconteceu. Além da vida dessas mulheres também mostra a comunidade de mulheres das Filipinas que saem de seu país para serem domésticas em outros países da Asia. PRIME VIDEO

One Day - li o livro, vi o filme e agora vi a série. Aqui temos a história de Emma e Dex, dois jovens que se conhecem no último dia da faculdade mas ficam amigos e daí vemos um dia 15 de julho nos anos seguintes e o que acontece. Achei o Dex da série mais simpático do que o do filme. É uma boa história. NETFLIX

A Killer Paradox - série coreana (não é novela) sobre um rapaz que acidentalmente mata um homem que tinha matado outro cara, mas como o rapaz tem sorte fica parecendo que foi um caso de matou e morreu na briga. Depois o rapaz descobre que o homem que ele matou era um serial killer. A história vai para um caminho dele ser um vigilante e tem um detetive na cola dele. Essa é a segunda série coreana que vejo que aborda esse assunto de fazer justiça com as próprias mãos. É boa mas as vezes fica confusa porque sai do eixo central. NETFLIX

Bom Dia Veronica 3 - A terceira temporada veio para fechar a história que começou no fim da primeira e seguiu na segunda. Aqui a série mantém a tradição de pegar um galã global para ser o vilão e dessa vez foi o Rodrigo Santoro. É uma temporada curta e deu o desfecho mas achei só ok. (a primeira é a melhor) NETFLIX

Mr. & Mrs. Smith - dois espiões que viram casal e tem que se virar para cumprir os trabalhos. John e Jane se conheceram quando foram morar juntos e trabalhar como casal. A parte íntima do casal veio depois. Em cada episódio tem um convidado especial que faz parte de um caso. O Wagner Moura está no quarto episódio. Donald Glover e Maya Erskine são ótimos. É bem melhor do que o filme com Brad Pitt e Angelina Jolie. PRIME VIDEO.


Novelas Coreanas

Moving - Essa novela coreana estava super bem cotada e resolvi dar uma chance. Confesso que não queria ver porque é sobre pessoas com poderes e já estava saturada de anos de filmes da Marvel e DC. MAS os coreanos conseguiram trazer uma camada a mais e eu me importei mesmo com esses personagens. A novela é meio que dividida em dois tempos: primeiro temos os adolescentes Bong-seok, Hee-soo e Kang-hoon. 
Hee-soo está chegando na escola nova porque na escola anterior ela se defendeu dos coleguinhas que faziam bullying batendo em outros alunos mas como ela não apresentou nenhum machucado a culpa caiu sobre ela e foi expulsa.
Bong-seok tem o poder de flutuar e é uma coisa que ele não controla muito então sua mãe coloca peso em suas pernas e mochila para ele não sair voando e descobrirem que ele tem poderes. Ele é a melhor pessoa dessa novela.
E Kang-hoon é o lider da turma que também esconde sua força e agilidade.
Algumas pessoas com poderes vivem escondidas porque tem uma agência do governo atrás delas.
A outra parte da novela conta a história dos adultos com poderes: pai da Hee-soo e os pais do Bong-seok. A história de amor dos pais do Bong-seok é melhor do que muita novela coreana de romance.
É bem feita, os efeitos surpreendem, e achei melhor do que muito filme e série de pessoas com poderes que tem por aí. STAR+

Yumi Cells - sabe o filme Divertidamente? É essa novela coreana só que com muito mais bonequinhos do que só os 5 do filme da Disney e é na cabeça de uma mulher adulta. Aqui mistura animação com live action. Então temos a Yumi que está há três anos solteira, sem se relacionar, porque foi traída pelo namorado e sua bonequinha do amor está em coma respirando por aparelhos. Quem lidera os bonequinhos da Yumi é o bonequinho da razão em parceria com a bonequinha da sensibilidade. Um colega do trabalho da Yumi arranja um encontro as cegas e ela conhece o Wung. Bonequinha do amor já não respira mais por aparelhos e está pronta para sair do hospital. Yumi trabalha com contabilidade mas ela queria mesmo ser escritora mas sua bonequinha escritora foi literalmente enterrada. Tudo que Yumi decide fazer, seja em relação ao namoro com Wung ou no trabalho nós vemos suas células (os bonequinhos) trabalhando e debatendo idéias do que fazer. Meu bonequinho favorito é o da safadeza - sempre risadas garantidas. 
Em dado momento nós vemos os bonequinhos na cabeça do Wung e é uma coisa mais analítica (Wung é engenheiro), os bonequinhos dele sempre rodam um algoritmo para as situações.
Essa novela em sacadas ótimas, a animação é bem feita e é divertida.
Na verdade são 2 temporadas de 14 episódios. Está no VIKI mas de graça, nem precisa fazer login mas tem propagandas.




14.2.24

Enquanto isso no Carnaval...

Desde o Reveillonpalooza a cidade não parou. Teve um fim de semana com 3 dias de show (um deles Nação Zumbi) para o início das férias e depois todos os fins de semana foram de pré-carnaval.

E o pré-carnaval acontecia em vários lugares da cidade. Teve Olodum na Praça do Ferreira, Paulinho da Viola na Praia de Iracema, e os Transacionais em todos os lugares. Além dos desfiles dos blocos locais como Unidos da Cachorra.

Aí veio o carnaval de fato. Já disse aqui, em outros posts, que Fortaleza não é uma cidade de carnaval. Nos últimos 8 anos mudou bastante, a prefeitura investiu, mais blocos surgiram (alguns sumiram) e as pessoas tem ficado na cidade. 

Em geral fica tudo muito calmo, as ruas vazias, zero trânsito, muita coisa fechada, mas tem pontos de carnaval. Seja no maracatu na Domingos Olímpio, nos shows do aterrinho da Praia de Iracema, no carnaval de bairro da Gentilandia, no Mercado dos Pinhões, na Mocinha e no centro da cidade.

Esse ano até fiz uma nova fantasia. Pintei um vestido com estampa de dalmata mas, dependendo dos acessórios, pode ser outras fantasias como: a Cruella De Vil, o Spot (do Spiderman), o teste de Rorschach ou, como disse um amigo, "Oreo quebrado num copo de leite".

Esse ano fui de dalmata.

E minha fantasia de BB8 resiste a 8 carnavais. E segue enquanto o capacete resistir.

No sábado de carnaval choveu muito. Muito mesmo. E era uma chuva mais do que esperada porque o calor estava passando do saudável. Mas no sábado a noite a chuva deu uma trégua e fui ver o que acontecia no Mercado dos Pinhões (reggae), na Mocinha (marchinhas de carnaval) e na Praia de Iracema (Zeca Baleiro).

Domingo de manhã teve  mais chuva mas mesmo assim saí de bicicleta (meu meio de transporte favorito no carnaval) e fui até a reitoria da UFC de onde ia sair o bloco Soltos na Buraqueira. Começou com pouca gente mas conforme ia passando pelas ruas do bairro a multidão ia se formando. E muita gente fantasiada.

Fui para outra parte da cidade experimentar o carnaval dos xóvens alternativos. Era uma vila de casas com música eletrônica. Em uma das casas tinha comida e o sanduíche estava delicioso. Fiquei só o tempo de comer e beber porque a música era chata demais. Trocaram o DJ e parecia que estava escutando a mesma música. Os xóvens que estavam lá só balançavam a cabeça, ninguém dançando.

Peguei minha bike e fui ver o bloco dos playboys (reis do camarote?) da cidade. Porque só isso define um bloco de rua com valet parking. A música era melhor do que no bloco da geração Z, as pessoas estavam mais animadas, a organização era ok, porém começou a ficar cheio demais numa rua estreita sem área de vazão. Bem, eu vazei e fui para casa.

Segunda de carnaval fiquei no bloco do streaming e unidos da leitura.

Terça de carnaval foi o dia do bloco As Gata Pira que acontece na Praça dos Leões no centro da cidade. O lugar é ótimo, arborizado, não estava muito cheio, a banda era ok, as pessoas estavam fantasiadas e animadas. 



Foi ótimo para terminar o carnaval de 2024.

6.2.24

Pobres Criaturas

 Dos 10 filmes indicados ao Oscar de melhor filme desse ano, Pobres Criaturas era um que faltava ver. (Ainda falta ver American Fiction e Zone of Interest)

Aqui em Fortaleza inicialmente só foi lançado em salas VIP que tem quantidade de cadeiras reduzida se preços abusivos. Mas muita gente deve ter reclamado (eu inclusive) e colocaram o filme numa sala normal numa sessão que ficou lo-ta-da provando que as pessoas querem sim ir ao cinema ver filmes além de blockbusters.


O filme é dirigido pelo Yorgos Lanthimos que dirigiu O Lagosta, O Sacrifício do Cervo Sagrado e a Favorita. Ele faz filmes estranhos, usa lente olho de peixe, e sempre cheios de detalhes. Com Pobres Criaturas não foi diferente mas aqui ele usou mais do elemento fantasia.

A história é sobre a Bella Baxter uma mulher adulta que no início do filme não consegue andar direito, nem falar, nem comer. Ela se comporta como uma criança e logo sabemos porque. Bella mora na casa do médico/cientista maluco Godwin Baxter que é tipo o Dr. Frankenstein mas quem é deformado é ele e não sua criatura. O Godwin, God para os íntimos, gosta de fazer experimentos em seres vivos (e alguns mortos) e podemos vê-los pela casa. God também dá aulas de cirurgia.

Tudo isso passa numa época que parece ser a vitoriana com um mix de steampunk e art noveau. No início tudo em preto e branco.

God chama um de seus alunos para ser seu assistente e anotar tudo que Bella faz para ver sua evolução.

Bella começa andar melhor, falar mais, e quer sair de casa mas God resiste a qualquer excursão fora de casa onde ela tenha interação com outras pessoas. Ele acha que se ela casar com o assistente vai conseguir controlar tudo e contrata um advogado para fazer um contrato.

A essa altura Bella já descobriu os prazeres de seus próprios dedos e algumas frutas e é seduzida pelo advogado para uma aventura. E aqui o filme fica colorido.

E assim ela vai para Lisboa. Bella segue experimentando tudo, ela tem uma visão ingênua e inquisitiva para todas as coisas. Ela não tem freios sociais e quer entender como o mundo funciona.

Mais não conto. Só digo que esse filme é o que Barbie gostaria de ter sido.

Emma Stone está espetacular no papel da Bella. Tanto na parte física quanto usando aqueles olhos enormes que dá quase apra ver as engrenagens se movimentando na cabeça da Bella.

Mark Ruffalo ótimo num papel bem diferente de tudo que ele já fez. Um canastrão golpista que se apaixona. A cena da dança é ótima.

A direção de arte e figurinos são fantásticos.

Acho que merece todas as indicações que teve e espero que ganhe várias.

Faz tempo que Tia Helô não aparece para uma cotação de filme, mas acho que ela dira uns 652 "Ai, Jesus!" especialmente para a fase parisiense da Bella.