15.2.19

Analisando a música: Doo Wop - That Thing (Lauryn Hill)

Domingo passado teve o Grammy e esse ano foi uma premiação girl power. A apresentadora foi a Alicia Keys e já começou com Lady Gaga, J. Lo, Jada Pinkett e Michele Obama falando da importância da música.

Dolly Parton foi a homenageada da noite e cantou seus hits. Diana Ross também foi comemorar seus 75 anos cantando no palco.

Muita gente faltou: nada de Taylor Swift, Beyonce, Ariana Grande, e nem o Childish Gambino que levou os prêmios mais cobiçados (por This is America, justíssimos). O Drake ganhou um Grammy e no seu discurso mandou umas farpas precisas para a indústria da música (e foi cortado na hora pelos comerciais).

Das apresentações gostei da cantora H.E.R. que não conhecia mas agora já coloquei no spotify, a Lady Gaga fez uma versão bad romance de Shallow (música que ganhou 2 Grammys e vai rumo ao Oscar), o fofo do Shawn Mendes cantou seu hit In My Blood com a Miley Cyrus e essa parceria deu certo e Camila Cabello trouxe latinidade junto com Ricky Martin e seu hit Havana.

Janelle Monae se apresentou uma vibe Prince, a Brandy Carlisle (que eu também não conhecia) deixou o pessoal emocionado e a Kasey Musgrave tem uma voz linda.

A J.Lo se esforçou numa apresentação homenageando a Motown mas foi um erro. O Anthony Kiedis apareceu num terno estampado (achei moderno) com o resto do RHCP para fazer uma apresentação com o esquisito do Post Malone mas ficou estranho. E teve Cardi B, confesso que tenho preguiça dela e das músicas dela, não sou público alvo (mas ela foi a primeira mulher a ganhar um  Grammy de album de Rap).

Quem arrasou mesmo foi a Alicia Keys que sentou entre dois pianos e daquele jeito dela de cantar e conversar foi cantando músicas que ganharam o Grammy que gostaria de ter composto. Desde Killing Me Softly da Roberta Flack, Unforgettable do Nat King Cole, passando por Use Somebody do Kings Of Leon e terminou com sua (e do Jay-Z) Empire State of Mind.

No meio desse medley, Alicia cantou um pedaço de Doo Wop da Lauryn Hill e disse que gostaria de ter composto o disco inteiro.

The Miseducation of Lauryn Hill, de 1998, é um disco excelente e ganhou Grammy de melhor album. Lauryn Hill ganhou dois Grammys com essa música (musica e performance R&B).

A Lauryn Hill era do Fugees (que inclusive fez sucesso com uma versão de Killing Me Softly) e depois foi para carreira solo. Ela tem uma voz gostosa, mais para grave e muito melódica. O estilo dela é um rap melódico e R&B.

Em maio ela vem para o Brasil fazer um show só do The Miseducation of Lauryn Hill, que em 2018 fez 20 anos.

Acho rap/hip hop dificílimo de analisar, são muitas referências, falam muito rápido, mas vou tentar. Afinal o que é essa coisa (that thing)?

Vou fazer a versão da música que está no video. (A versão do disco tem uma introdução que é uma chamada para fazer doo wop e uma parte no fim depois que a música acaba. Tem no spotify.)

Doo Wop é um estilo de música que surgiu na década de 1940 onde os grupos cantavam nas ruas usando harmonias de vozes com melodias e uma batida simples com poucos (ou nenhum) instrumentos.

O estilo foi incorporado em várias músicas nos anos 1950 e 1960. Hoje tem até app para fazer música no estilo Doo Wop.

Na música da Lauryn Hill o Doo Wop é a parte do refrão e que começa a música:

Girls you know you'd better watch out
Some guys, some guys are only about
That thing that thing, that thing

Então começa com um aviso as garotas: alguns caras só querem saber daquilo. Aquilo o que? (ok, sabemos o que é mas vamos passar por toda a música antes de concluir)

Sisterhood mode: ON.

It's been three weeks since you were looking for your friend
The one you let hit it and never called you again
'Member when he told you he was 'bout the Benjamins?
You act like you ain't hear him the give him a little trim
To begin, how you think you're really gon to pretend
Like you was't down and you called him again?
Plus, when you give it up so easy you ain't even foolin him
If you did then, then you'd probably fuck again
Talking out your neck, sayin' you're a christian
A muslim, sleeping with the jinn
Now that was the sin that did Jezebel in
Who you gon tell when the repercussions spin?
Showing off your ass 'cause you're thinking it's a trend
Girlfriend, let me break it down for you again
You know I only say it 'cause my true genuine
Don't be a hard rock when you really ar a gem
Baby girl, respect is just a minimum
Niggas fucked up and you still defending them
Now, Lauryn is only human
Don't think I haven't been through the same predicament
Let it sit inside your head like a million women in Philly, Penn
It's silly when girls sell their souls because it's in
Look at where you be in, hair weaves like Europeans
Fake nails done by Koreans
Come again
(My friend come again)

Ela começa dizendo para a amiga que já tem três semanas que o boy sumiu depois daquela noite e ela (a amiga) ainda está esperando ele ligar.
"Amiga, lembra que ele disse que é só curte ostentação?" Aqui a frase "'bout the Benjamins" se refere a uma música do Puff Daddy (P. Diddy, Sean Combs, ele tem muitos nomes) chamada It's All About The Benjamins que fala dessa ostentação. E benjamins é gíria para dinheiro.
"Amiga, parece que você ignorou o que ele disse e ainda assim deu bola (e outras coisas). E você acha que engana quem fingindo que não estava mal e ligando para ele? E MAIS, quando você se entrega assim tão fácil você não o enganou, porque se tivesse enganado teriam transado outra vez."
E a amiga ainda fica mentindo que é cristã (mas nada de abstinência), que é muçulmana mas gosta de uma bebida e fica mostrando a bunda como se fosse moda (1998 nos USA não era moda, mas no Brasil...) e Lauryn Hill a lembra que esses foram os pecados da Jezebel.
E ela desenha para a amiga: "Não seja uma rocha quando você realmente é uma pedra preciosa. Bebê, respeito é o mínimo que eles tem que ter eles fazem merda e você ainda fica aí defendendo?"
E Lauryn Hill confessa que é humana, que passou por tudo isso mas que mudou seu jeito de pensar assim como o um milhão de mulheres na marcha na Filadélfia (em 1997).
Mas essa frase é sensacional "deixe essa idéia sentar na sua cabeça como um milhão de mulheres da marcha da Filadélfia"
E para terminar ela manda: "É estupidez uma garota vender sua alma porque está na moda, olha como você está: perucas de cabelos de européias e unhas postiças feitas por coreanas."
Esse "come again" pode ser: repete aí, ou vamos voltar ou se liga, ou até a conotação sexual de gozar, mas nesse caso vou de repete aí.

Guys you know you'd better watch out
Some girls, some girls are only about
That thing that thing, that thing

Agora ela fala com os rapazes: queridos prestem atenção, algumas garotas só querem saber daquilo.

The second verse is dedicated to the men
More concerned with his rims and his Timbs than his women
Him and his men come in the club like hooligans
Don't care who they offend, poppin' yang (like you got yen!)
Let's stop pretend, the ones that pack pistols by their waist men
Cristal by the case men, still in their mother's basement
The pretty face men claiming that they be the big men
Need to take care of they three or four kids
And they face a court case when the child support is late
Money taking and heart breaking, now you wonder why women hate men
The sneaky, silent men
The punk, domestic violence men
Quick to shoot semen, stop acting like boys and be men
How you gonna win when you ain't right within?
Come again

Lauryn Hill dedica esse segundo verso aos caras que estão mais preocupados com seus aros (carros) e seus timberlands (aquela bota amarela) do que suas mulheres.
*Rims tem várias traduções: borda, aro, margem, as gírias sexuais, mas aqui fui com aros dos carros.
Os caras chegam nos bares como hooligans (marginais) e não estão nem aí para quem estão ofendendo, sendo convencidos e falando besteiras (como se tivessem ienes - din din japonês).
E vamos parar de fingir, todo mundo sabe que os caras com armas na cintura e caras que compram caixa de espumante na verdade ainda moram com suas mães.
Os caras bonitos que dizem ser "grandes". Os que precisam cuidar de três ou quatro filhos mas tem que ir no tribunal quando atrasa a pensão.
Dinheiro roubado, coração partido. E ainda se perguntam porque mulheres odeiam homens.
O cara covarde e silencioso.
O valentão, o cara da violência doméstica
Rápidos em espalhar o semen.
Parem de agir como garotos e sejam homens. Como vencer se não está certo por dentro (ou bem consigo mesmo)?

Watch out, watch out
Look out, look out

Tome cuidado, abra os olhos. (garotas e rapazes)

Girls you know you'd better watch out
Some guys, some guys are only about
That thing that thing, that thing
Guys you know you'd better watch out
Some girls, some girls are only about
That thing that thing, that thing

E no refrão final ela fala para meninos e meninas. Resumindo: todo mundo quer aquilo com respeito.

Música boa é assim, depois de 20 anos continua relevante.

O video são duas block parties (festas de rua), uma em 1960 e a outra em 1998.





PS. O Guilherme tinha me pedido para fazer o analisando dessa música da Lauryn Hill em 2017, deixou o comentário nesse post de GoT. Guilherme, foi com atraso mas saiu!


4 comentários:

  1. Ótimo
    Vc sabe se o instrumental no final da música é continuação oi é outra música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é continuação. no disco quando a música acaba tem uma conversa e estão falando do mesmo assunto da música com a musica instrumental de fundo.

      Excluir