4.9.19

+ Filmes

Bacurau



Bacurau é uma cidadezinha no interior de pernambuco, um lugar muito pequeno que para chegar sem carro só de carona no carro pipa que abastece a cidade.

E Bacurau é um distrito de outra cidade maior que tem um prefeito que só aparece em Bacurau para pedir votos e deixar doações duvidosas.

O filme começa com Teresa voltando para o enterro de sua avó. É Teresa que nos apresenta a Bacurau e seus moradores. Tudo isso num futuro próximo.

Alguns forasteiros aparecem passando rapidamente pela cidade e são oferecidos uma visita ao museu local.  O museu aparece muitas vezes mas o que tem dentro e a história de Bacurau só ficamos sabendo depois. Saber a história local de qualquer lugar por menor que seja é sempre importante.

Mas um dia Bacurau some do google maps e aí a confusão começa.

É um black mirror western nordestino. Gostei desse filme, é nordeste raiz.

A Tia Helô não iria gostar nada que a igreja virou depósito. 712 "Ai, Jesus!" para Bacurau.


Parasite



Filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2019, do diretor coreano Joon-ho Bong que também dirigiu Snowpiercer (com o Chris Evans) e Okja (com Tilda Swinton).

Difícil falar desse filme sem spoilers porque você pode esperar uma coisa e é outra. É melhor ver esse filme sem saber de nada.

Mas é sobre uma familia pobre que mora num apartamento subterrâneo e sobrevive de pequenos trabalhos (e talvez alguns golpes). Um dia o filho consegue ser professor particular de uma adolescente na casa de uma família rica.

Mais não vou dizer. É um filme ótimo, bem feito, que varia entre o engraçado, o drama, o tenso, o suspense e talvez um terrorzinho.

Esse filme já está na minha lista de melhores do ano.

A Tia Helô acharia a casa dos ricos muito minimalista. 489 "Ai, Jesus!" para o janelão que dá para o gramado perfeito do jardim.


Yesterday




E se os Beatles não tivessem gravado todas aquelas músicas?

Jack é um músico que tem zero sucesso. Ele toca em bares para sua agente e seus 4 amigos, em pequenos palcos para poucas pessoas e ele acha que chegou a hora de desistir.

Acontece um apagão e Jack é atropelado por um ônibus. Quando ele acorda no hospital, além de perder dois dentes, descobre que o mundo não sabe quem foram os Beatles. Isso mesmo, John, Paul, George e Ringo nunca se juntaram para compor todas aquelas músicas.

O que Jack faz? Primeiro tenta lembrar de todas as músicas dos Beatles e depois sai tocando nos pubs como se fossem dele. Um dia o Ed Sheeran o chama para fazer um show de abertura e Jack fica famoso.

Acontece que Jack tem consciência que essas músicas não são suas, e que todo o sucesso pode não ser o que ele quer.

É um filme divertido, dei muitas risadas e a trilha sonora é, obviamente, muito boa.

Um dos melhores diálogos é a nova agente do Jack tentando dizer para ele que não gostou de uma música que ele compôs (que era dele mesmo e não dos Beatles).

Minhas dúvidas antes de ver o filme eram: 1) será que qualquer pessoa sera famosa com as músicas dos Beatles? e 2) Será que Ed Sheeran e Colplay tocariam as mesmas músicas hoje se os Beatles nunca tivessem existido?

E não foram só os Beatles que nunca existiram nesse mundo pós-apagão.

A Tia Helô sempre foi fã do Freddy Mercury e do Elton John, não sei o que ela achava dos Beatles (vou perguntar para a Luizinha). 217 "Ai, Jesus!" para o coitado do Jack depois do atropelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário