22.10.21

Dune

De volta ao cinema pela terceira vez no mês (a segunda foi para ver O Ultimo Duelo que é muito bom) para ver Duna, filme que também foi adiado tantas vezes que já poderiam ter feito a parte dois.


Sim, esse filme é a parte um, inclusive está escrito logo nos créditos iniciais do filme.

Nunca li o livro do Frank Herbert e nunca tive curiosidade. Assisti o filme de 1984 dirigido pelo David Lynch com Sting e Kyle MacLachlan, na época entendi pouco do que acontecia e quando vi outra vez apenas achei ruim. 

Aí o Denis Villeneuve resolveu fazer a sua versão da história com um elenco de peso, tem Oscar Isaac, Josh Brolin, Rebecca Ferguson, Stelan Skarsgard, Javier Bardem, Jason Mamoa e os jovens mais cobiçados de Hollywood: Timothée Chalamet e Zendaya.

(Timothée que chamarei de Timotê)

O Denis Villeneuve faz uns filmes bons, vide o Prisioners, Blade Runner 2049, Sicario e até de A Chegada eu gostei. Pelo que entendi não é só um livro, Duna é uma série de livros com uma história interplanetária que se extende por milênios (ainda assim não quis ler o primeiro livro). Denis Villeneuve é fã dos livros e se dedicou a essa adaptação.

E sobre o que é Duna? Eu conto. Sem spoilers, até porque os spoilers são mais sobre o visual do filme do que da história em si.

Então, tem um planeta deserto chamado Arrakis que tem uma purpurina na areia que eles chamam de Spice. Essa especiaria é a coisa mais valiosa das galáxias e serve para várias coisas (inclusive para saúde) mas o que o pessoal do império intergaláctico quer é fazer a colheita, refinar e usar como uma espécie de combustível nas viagens entre planetas.

Arrakis era administrado por uns bullies chamados Harkonnen mas o Imperador (que não aparece) os trocou pelo pessoal da casa Atreides. O planeta tem seu próprio povo, os Fremen, que vive entocado em túneis nas dunas, usam tanto Spice que tem os olhos azuis, é um povo tecnológico que desenvolveu uma roupa que absorve e aproveita o suor e ainda sabem lidar com as minhocas gigantescas que nadam no mar de areia.

No começo do filme O Duque Atreides (Oscar Isaac com a melhor barba de 2021), que parece ser um cara justo, está recebendo a papelada da transferencia para Arrakis. O Duque mora com a Jessica (não são casados) e eles tem um filho chamado Paul (Timotê). Jessica vem de uma linhagem de bruxas intergalácticas e ensinou alguns truques para Paul que tem sonhos muito estranhos, vívidos e, depois, premonitórios. Paul faz um teste com a Madre Bruxa para saber se ele é especial (e deve ser) mas a Madre Bruxa diz que tem outros candidatos.

A família se muda de mala, cuia, quadro do vô, exercito e tocadores de gaita escocesa para Arrakis para tentar fazer a colheita do Spice e manter a ordem. 

Acontece que o Chefão Harkonnen não quer lagar o osso e quer Arrakis de volta, e tem o povo local que é pura resistência. (Tem toda uma trama política e briga por poder que envolve o Spice, para mais detalhes só vendo o filme, ou lendo o livro.)

É isso.

Timotê preenche a tela do IMAX como poucos. Ele vai do frágil ao autoconfiante num pulo. Paul ainda está em treinamento mas ele tem mais certezas que muita gente no filme.

Oscar Isaac está bem e Rebecca Ferguson aprendeu uns truques com Tom Cruise nos filmes do Missão Impossível. O Jason Mamoa foi a melhor surpresa, adorei o personagem dele (um piloto do exercito Atreides). O Josh Brolin merecia mais tempo de tela, Stelan Skarsgard me deu medo daquele homem balão que fica flutuando, Javier Bardem aparece pouco mas acho que terá mais o que fazer no filme 2, assim como a Zendaya.

É um filme de cinema, para ser visto num cinema bom com tela bem grande. Tem uma voz que as Bruxas fazem que tremia as cadeiras do cinema e não sei se em casa terá esse efeito.

A trilha sonora do Hans Zimmer é ótima, dá ritmo ao filme e as cenas de ação que são muito bem feitas

A Tia Helô iria gostar muito do Timotê, ele é muito bom menino, mas acho que ela se assustaria com o tanto de areia que tem nesse filme. 613 "Ai, Jesus!" todos para o minhocão com cara de capa de disco do Tom Zé.

Esse filme realmente precisa de uma parte dois, a parte um foi apenas uma introdução. Que façam logo a parte dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário