26.3.23

Mendoza

A Argentina é sempre uma boa idéia, então quando um amigo disse que iria estar em Mendoza por alguns dias fui também. Não conhecia a cidade mas estava na minha lista de lugares que queria ir na Argentina.

Mendoza fica mais perto de Santiago, no Chile, do que de Buenos Aires e está no meio do deserto no pé da cordilheira dos Andes.

Mendoza é uma cidade projetada em malha quadrada o que facilita muito andar para todos os lados.

Tem a praça central, a Plaza Independencia, e quatro praças adjacentes: San Martin, Chile, Espanha e Itália.

a fonte  da plaza independencia iluminada
e tem show com musica

Tem a rua Sarmiento que é de pedestres de um lado da Plaza Independência e do outro vai até o Parque General San Martin. A rua Sarmiento tem muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.

rua sarmiento

Outra rua animada é a Aristides Villanueva. É cheia de bares e restaurantes descolados, charmosos, e sempre cheia de gente (muitos jovens) a noite.

Os argentinos de Mendoza praticam a siesta por isso muita coisa fica fechada no meio da tarde, e também a noite saem de casa mais tarde então os bares e restaurantes começam a ficar cheios depois das 8 da noite.

Fiz dois passeios nos arredores de Mendoza: o passeio das montanhas e o das vinícolas.

O passeio das montanhas é praticamente um dia inteiro no carro vendo a paisagem lindíssima dos Andes que vai mudando de cor conforme vamos subindo e chegando perto do Aconcágua. O tour fez uma parada no Lago Potrerillos, que é um lago artificial feito na barragem do Rio Mendoza e é de lá que toda a cidade é abastecida.

Mendoza está no meio do deserto mas tem um sistema de canaletas que são abastecidas por essa água que vem do lago e mantém a cidade irrigada. Por isso Mendoza é super arborizada.

as canaletas pela cidade
tem que andar com atenção

O passeio segue e paramos numa cidadezinha chamada Uspatalla onde fizemos um lanche na ida e almoçamos na volta. Quando saímos de Mendoza estava chovendo e cheio de nuvens. Segunda a guia, chover em Mendoza é uma raridade. Mas conforme íamos subindo pelas montanhas o tempo foi abrindo e tivemos um céu azul lindo.

mendoza com chuva: raro.

Depois paramos na Ponte do Inca que é uma ponte natural onde tinha um hotel que foi desativado nos anos 1960. É um lugar de águas termais mas hoje é só para olhar.

Seguimos para o Parque Provincial Aconcagua onde fizemos uma caminhada de 50 minutos (ida e volta) em mais de 3000 metros de altitude com uma paisagem belíssima para ver a ponta da montanha mais alta das Américas.

O passeio das vinícolas é isso: beber vinho. Fomos em 4 vinícolas em todas experimentamos 4 vinhos. Na primeira a moça explicou todo o processo de como fazem vinho, na segunda o rapaz deu mais informações sobre as plantas, na terceira almoçamos e na quarta só bebemos.

Tem três áreas de vinícolas perto de Mendoza e fui em Lujan del Cuyo. Um dia de vinicolas pra mim foi mais do que suficiente mas para quem gosta tem várias, inclusive tem umas tão disputadas que precisa reservar com meses de antecedência.

Em um dos dias aluguei uma bicicleta de dei uma volta pelo belíssimo Parque General San Martin com suas ruas arborizadas. Tem um pequeno morrinho no parque, o Cerro da Gloria, que no alto tem um monumento ao Exército dos Andes (foi de Mendoza que o General San Martin saiu para cruzar os Andes e se juntar com o pessoal dos outros países e lutar para ficarem independentes da Espanha).

E essa foi minha passagem por Mendoza. Gostei.