13.3.23

Oscar 2023

Se ano passado defini a cerimônia do Oscar como bagunça, esse ano diria que foi comportada.

Começando pelo tapete vermelho que esse ano não era vermelho, era nude. Acabou com os looks claros e em tons pastel. E ninguém esse ano veio de dourado Oscar.

Teve uma mulher que estava muito bonita com um vestido branco mas sacanagem com quem estava sentando atrás.

Jimmy Kimmel voltou a apresentar e até começou bem mas depois suas piadas foram piorando de um jeito que até ele percebeu. Ele até levou um burrinho no palco para Colin Farrell matar as saudades da Jenny. Mas a Elizabeth Banks apresentando o prêmio de Efeitos Visuais com um cara fantasiado de urso foi mais engraçado que todas as piadas que Jimmy Kimmel contou. 

Ano passado tiraram algumas categorias da transmissão e ainda ficou longo (porque acabaram mostrando a premiação de todo jeito). Se querem diminuir esse tempo da cerimônia é só acabar com esses sketches sem graça.

Lady Gaga, Rihanna e David Byrne estavam concorrendo ao Oscar de melhor música. Lady Gaga foi na linha jeans e camiseta sem maquiagem mas ela dificilmente vai superar a apresentação de Shallow com Bradley Cooper. Lady Gaga me fez ter saudades de Lady Gaga em 2019. Rihanna foi bem mas a música é genérica de Oscar. David Byrne fez uma apresentação que pareceu mal ensaida. Mas a melhor apresentação foi a de Naatu Naatu, música do filme indiano RRR que ganhou o Oscar, merecidamente.

Lenny Kravitz apareceu para cantar Calling All Angels no In Memorian depois de ser anunciado por um John Travolta emocionado. Quando terminou deixaram um QR code para quem quisesse ver a lista completa, porque deixaram muitas pessoas muito conhecidas de fora do video no palco.

Pedro Pascal, o crush atual de todos, deixou os zumbis de The Last Of Us e estava no Oscar. Ele chegou acompanhando sua irmã, Javiera, que é uma das produtoras do ótimo Argentina 1985 e foi apresentador da categoria curtas (animação e live action).


Tom Cruise não foi. Nem de avião.

Esse ano vi todos os filmes indicados a melhor filme, quase todos indicados a filme internacional e animação e vários indicados em outras categorias. 

Vamos a premiação, esse ano com todas as categorias transmitidas.

Melhor Animação. Ganhou Pinocchio do Guillermo Del Toro. Não era o meu favorito (gostei mais de Red) mas é lindo de bem feito e quem tem paciencia para fazer stop motion sempre merece um prêmio. A curiosidade aqui é que depois de falarem tanto sobre a volta dos filmes no cinema o primeiro Oscar foi para um filme da NETFLIX.

Melhor Ator Coadjuvante. Ke Huy Quan de Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (que usarei TTLAMT para ficar mais curto). A melhor história de comeback do ano para o ator mirim de Indiana Jones e o Templo da Perdição que passou anos nos bastidores e voltou direto para um Oscar. E ele era a pessoa mais empolgada na platéia.

ke huy quan e pedrito

Melhor Atriz Coadjuvante. Jamie Lee Curtis também de TTLAMT. Não era minha favorita, estava torcendo pela irmã do Colin Farrell em Banshees of Inesherin mas Jamie Lee Curtis é muito querida na indústria, é nepo baby (filha de Tony Curtis e Janet Leigh) e ela está muito bem no filme. Jamie Lee era a segunda pessoa mais empolgada na platéia.

Melhor Fotografia. Nada de Novo no Front, filme alemão sobre as trincheiras e tapetão da primeira guerra. Levou também: Melhor Trilha Sonora,  Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Arte.

Melhor Som. Top Gun Maverick. Acho que Top Gun merecia mais alguns Oscars mas só em não terem dado esse para o filme de guerra já achei bom (o filme de guerra é bom mas gostei mais de Top Gun).

Melhor Documentário. Navalny. Não vi, mas o discurso foi bom, deixou Riz Ahmed, que apresentou o prêmio, emocionado.

Melhor Documentário CurtaThe Elephant Whisperers. Não vi.

Melhor Curta. An Irish Goodbye, não vi mas foi fofo a platéia cantando Happy Birthday para o garoto do filme.

Melhor Animação Curta. The Boy, The Mole, The Fox and the Horse, também não vi. Estava torcendo pelo My Year of Dicks.

Melhor Maquiagem. A Baleia. 

Melhor Figurino. Wakanda Forever. Ruth Carter ganhou seu segundo Oscar pelas roupas bonitas de Wakanda.

Melhor Efeitos Visuais. Avatar 2, óbvio.

Melhor Música. Naatu Naatu de RRR (filme que também deveria estar em outras categorias)

Melhor Edição (Montagem). Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo. É frenética e deve ter dado muito trabalho mesmo. O editor bonitão arrancou suspiros quando subiu no palco.

Melhor Roteiro Original. TTLAMT, o multiverso não é fácil.

Melhor Roteiro Adaptado. Entre Mulheres. O texto desse filme é muito bom. 

Melhor Direção. TTLAMT. Os Daniels, representantes millenials da categoria, levaram seus Oscars.

Melhor Ator. Brendan Fraser por A Baleia. Estava torcendo pelo Paul Mescal (Aftersun) ou Colin Farrell (Banshees of Inisherin) mas Brendan Fraser também fez um comeback esse ano e Hollywood adora.

Melhor Atriz. Michelle Yeoh por TTLAMT. Maravilhosa. Acho que poderia ter tido um empate aqui porque Cate Blanchett também deveria ter subido no palco por seu trabalho em Tar.

Melhor Filme. Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo. Nos deu o abraço fofo do Ke Huy Quan com Harrison Ford (que apresentou).

pessoal da internet é rápido nas montagens


Venceu o filme criativo, frenético que deu um Oscar ao multiverso. 

Talvez em outro universo o vencedor tenha sido The Banshees of Inisherin ou Tar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário