28.3.22

Oscar 2022

Se eu fosse definir esse Oscar em uma palavra: BAGUNÇA.

Começou com 3 apresentadoras, Amy Schummer, Wanda Sykes e Regina Hall. Depois cada uma fez um sketch individual. 

A melhor piada das 3 foi quando falaram que no "In Memorian" estaria o Globo de Ouro, PAH!

Só verdades na Amy Schummer dizendo que "Depois de anos ignorando mulheres finalmente temos um filme sobre o pai as irmãs Williams.". Outra verdade "Leo di Caprio fez tanto para combater as mudanças climáticas para deixar o planeta verde e limpo para suas namoradas.".

Regina Hall chamou alguns atores para fazer um "teste extra de covid", entre eles Bradley Cooper, Timothee Chalamet e o Simu Liu. Boba ela não é.

Wanda Sykes deu uma volta sem graça no novo Museu do Cinema.

A bagunça foi generalizada. As categorias premiadas antes da transmissão foram repetidas, então por que fazer antes? O DJ era preguiçoso repetindo a mesma música quando subiam no palco para receber o prêmio mas também tinha uma banda e uma orquestra. Os filmes indicados a melhor filme que sempre tinham alguem apresentando e dizendo porque o filme era bom dessa vez apenas eram jogados na tela.

Apresentações musicais chatérrimas. Beyoncé até se fantasiou de bola de tênis e levou a filha mas a música não ajudou. Saudades de Shallow.

Teve uma homenagem aos 60 anos dos filmes do James Bond mas nem levaram o Daniel Craig, nem Pierce Brosnan, nem Timothy Dalton. Teve Tony Hawk, Kelly Slater e Shawn White, nunca fizeram filmes mas sabem usar pranchas de esportes radicais muito bem. E eu tinha achado a homenagem dos 50 anos (em 2013) fraca mas teve Shirley Bassey cantando Goldfinger.

Teve homenagem ao Poderoso Chefão com Al Pacino, Bob DeNiro e Francis Ford Coppola.

Teve dois Oscars de voto popular que foi para A Liga da Justiça.

Até o In Memorian foi meio bagunçado com várias músicas, gente dançando.

A Youn Yuh-jung (a vó de Minari) foi a melhor pessoa nessa apresentação. Começou pedindo desculpas se por acaso errasse a pronuncia dos nomes, depois segurou o Oscar do Troy Kotsur para ele fazer seu discurso emocionado.

E teve torta de climão. O Chris Rock fez uma piada de mau gosto com a esposa do Will Smith e ele reagiu subindo no palco, deu um tapão na cara do Chris Rock e depois ficou gritando da platéia. Os japoneses de Drive My Car devem ter ficados chocados com a baixaria, ou não.

Categorias antes da transmissão:

Documentário Curta - The Queen of Basketball (não vi)

Melhor Curta - The Long Goodbye - Riz Ahmed ganhou um Oscar e não foi por atuação, esse curta é forte e está no Youtube.

Melhor Som - Duna

Melhor Trilha Sonora - Duna (maravilhosa do Hans Zimmer)

Melhor Direção de Arte - Duna

Melhor Edição - Duna

Melhor Curta Animação - The Windshield Wiper (não vi)

Melhor Maquiagem e Penteado - Os Olhos de Tammy Faye (não vi)

Duna começou ganhando os prêmios técnicos antes da premiação e continuou ganhando durante. É um filme muito bom, e muito bem feito.

Durante a transmissão:

Melhor Atriz Coadjuvante - Ariana DeBose por West Side Story. Ela é a energia do filme.

Melhor Fotografia - Duna

Melhor Efeitos Visuais - Duna

Melhor Animação - Encanto (único indicado que não vi. Raya e o Último Dragão e Família Mitchell eram os meus favoritos.)

Melhor Ator Coadjuvante - Troy Kotsur (CODA)

Melhor Filme Internacional - Drive My Car (o meu filme preferido de 2021). Ryusuke Hamaguchi levou a tradutora mas ela não fez um rabisco no caderninho porque ele fez o discurso em inglês.

Melhor Figurino - Cruella (justíssimo!)

Melhor Roteiro Original - Belfast (Worst Person In The World e Licorice Pizza eram os meus favoritos)

Melhor Roteiro Original - CODA (acho que os outros 4 indicados eram melhores, até fiz um livro x filme de Drive My Car)

Melhor Documentário - Summer of Soul (Muito bom.)

Melhor Música - No Time To Die da Billie EilishZzzzzzzzz. 007 com mais um Oscar de música.

Melhor Diretora - Jane Campion por Power of The Dog. Merecidíssimo.

Melhor Ator - Will Smith por King Richard. Tenho preguiça do Will Smith e nesse filme achei tudo muito caricato. Para mim, esse Oscar era ou do Denzel Washington ou do Benedict Cumberbatch. O Will Smith pediu desculpas para a Academia num discurso longo e apelativo.

Melhor Atriz - Jessica Chastain por Os Olhos de Tammy Faye. Não vi esse filme. O Sir Anthony Hopkins saiu de casa para apresentar esse prêmio. O discurso dela foi bom.

Melhor Filme - CODA (No Ritmo do Coração), o filme coração quentinho que foi lançado em janeiro de 2021 no festival de Sundance e conseguiu chegar no Oscar. Pelo esquema de votação do Oscar era previsível. Foi apresentado por Lady Gaga e Liza Minelli.

E assim terminou o Oscar desse ano. Devem todos estar comendo pizza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário