22.12.22

Avatar 2

Quando vi Avatar 1, em 2009, fiquei muito empolgada com a tecnologia. O 3D do Avatar foi uma inovação incrível e até escrevi no post da época que queria ver tudo em 3D. Me arrependi dessa vontade porque veio uma leva de filmes transformados em 3D (que é muito diferente de um filme feito para 3D), especialmente os da Marvel, que me fez ter raiva de usar aqueles óculos no cinema.

Depois que vi Avatar 1 no cinema, vi uma outra vez na tv e há dois dias revi para me lembrar do que acontecia. Na tv o colorido permanece mas o filme fica com menos movimento e a história é só ok.

Mas não poderia deixar de ver no cinema o que o James Cameron trouxe de novidade nesse novo filme da galera de Pandora. 

Se no Avatar 1 me senti numa floresta amazônica criada por um carnavalesco, no Avatar 2 me senti num aquário gigantesco criado pelo mesmo carnavalesco. Saímos das maravilhosas montanhas flutuantes e fomos para o lindo mar de Pandora.

A primeira hora do filme é só o Jake Sully nos contando como foi sua vida nos últimos 14 anos, ele virou lider dos Na'vi, teve 3 filhos com a Neytiri e adotou a menina que nasceu do avatar da Sigourney Weaver (que morreu no primeiro filme e ninguém sabe como o avatar dela ficou grávida). Eles vivem felizes até o dia que os humanos voltam a Pandora com todas a suas máquinas. A Terra está morrendo e os humanos precisam destruir outro lugar.

Jake Sully organiza os Na'vi para lutar contra as máquinas e é bem sucedido...até o dia que o Coronel volta em forma de avatar (mal explicado) com sangue nos olhos e começa caçar o Jake Sully.

Jake Sully decide sair da comunidade da floresta, passa o bastão da liderança, leva a família para bem longe e se esconde em uma das tribos que mora em uma ilha. O pessoal da ilha é um pouco diferente do pessoal da floresta, eles são mais para verde do que azul e seus corpos são adaptados para passar mais tempo dentro d'água.

É só então que entramos no aquário e descobrimos as conexões com a deusa de Pandora via vida submarina.

Mas o Coronel que agora é um avatar, também tem um pequeno grupo de soldados avatares e não desiste nunca, ele vai encontrar o Jake Sully e família custe o que custar.

O filme é lindo de bem feito. Cada planta (fora e dentro d'água), cada peixe, baleia e pássaros são muito bonitos e com movimentos fluidos maravilhosos. James Cameron fez os atores nadarem com aquelas roupas de captura de imagem para ter precisão nos movimentos dentro d'água. Os próprios Na'vi e avatares tem texturas melhores do que no primeiro filme.

É para ver no cinema, no IMAX de preferencia.


Saí menos empolgada do que em 2009 mas foi interessante, valeu o ingresso.

Para mim esse filme se resume a: 3 horas no aquário e não mate as baleias.

A Ti Helô iria gostar do mundo aquático de Pandora, dos bebês azuis fofos, mas os adolescentes Na'vi ela acharia irritantes. 962 "Ai, Jesus" para a cena da caça a baleia.

Ainda vai ter os filmes 3, 4 e 5. Haja Pandora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário