26.12.22

Momento TOC livros 16 (parte 2)

Cheguei a meta dos 40 livros. Ufa! Foi por pouco e pensar que ano passado li 90 livros. Esse ano teve viagem, teve mais cinema e menos tempo em casa.

Também li vários livros de contos que leio mais devagar porque não consigo ler mais de um conto por vez. Preciso de um tempo depois de acaba uma história ou então esqueço o que aconteceu.

Li o livro mais deprimente e violento do ano (porém muito bom) e precisei de alguns romances bobinhos para tirar o peso da leitura.

Então, dos 40 livros em 2022:

-Li mais mulheres: 29 de autoras e 11 autores.

- Continuei nos autores asiáticos e foram 11 livros (teve da Coréia do Sul, Japão, China, Vietnã e Camboja). Mas também li livros da Argentina, México, Turquia, EUA, Reino Unido e Brasil.

- Foram 7 livros de contos e 5 HQs.

- 3 livros tinham mais de 800 páginas.

Para 2023 vou manter a meta de 40 livros. Quero ficar acima dos 20 dos outros anos mas acho que não chego aos 90 nem aos 60 livros dos anos da pandemia.

A parte 1 com os primeiros 20 livros do ano.

E vamos aos outros 20 livros.

- Cursed Bunny - Bora Chung - Continuando com o tema de leitura desde ano (livros de contos) num combo com o tema do ano passado (autores asiáticos) e dá série: comprei esse livro pela capa. São 10 contos, todos com alguma coisa bizarra, seja mulheres que engravidam e tem que arranjar um pai para criança nascer normal (ou então vira uma bola de gosma) ou o poder da maldição em um objeto ou fantasmas que interagem com vivos ou andróides vingativos ou raposas com sangue de ouro ou apenas monstros mesmo. Dos 10 contos gostei muito de 5: Ruler of the Winds and Sands (uma fábula), Home Sweet Home, Goodbye My Love, Cursed Bunny e The Snare (esse quase me tirou o sono).

- Book Lovers - Emily Henry - Um dos romances que li ano passado que mais gostei foi People We Meet On Vacation da Emily Henry (também gostei do Beach Read - Leitura de Verão em português), então quando esse Book Lovers foi lançado esse ano peguei logo para ler. Esse livro é como um daqueles filmes ruins de natal que a gente sabe exatamente o que vai acontecer mas assiste do mesmo jeito. Inclusive a Nora (nome em homenagem a Nora Ephron) é uma agente literária e passa o livro todo apontando os clichês dos romances, sendo um deles o cara que vai para uma cidade pequena e se apaixona pela padeira local e deixa a namorada da cidade grande. Nora é a namorada da cidade grande super urbana abandonada. A irmã dela decide tirar umas férias do marido e filhas e leva Nora para uma cidadezinha do interior que era cenário do livro de uma autora que Nora representa (que foi bestseller e virou filme). A irmã tem uma lista dos clichês de romance em cidade pequena que elas tem que fazer. Acontece que na cidadezinha Nora encontra Charlie, um editor que recusou o tal livro que fez sucesso. Aí você pensa, eita, vão se odiar blá, blá, blá e se amam. Não. O Charlie é um cara bacana desde o início, eles se entendem, mas tem sim um dilema. Achei fofo, gostei muito do casal central, mas toda a trama da irmã achei que ocupou espaço demais do livro.

- Sabor Idêntico Ao Natural - Nathalie Lourenço - livro com 7 contos, todos com um twist sutil de ficção científica. Achei todos os contos bons, em dois achei que o final poderia ser um pouquinho mais elaborado. Os contos são quase todos sobre o ser humano achar uma forma de continuar existindo, seja como um corpo que continua trabalhando depois de morto, ou um chip na cabeça e troca de partes do corpo, ou como uma espécie de avatar ou a troca do corpo por um mais jovem.

- Hook, Line and Sinker - Tessa Bailey - Caí na besteira de ler a amostra desse livro e o prólogo me deixou interessada nesses dois personagens que conversavam via mensagens sobre música. Achei que poderia render uma boa playlist e continuei lendo. Esse livro é o segundo de uma série da qual não li o primeiro e não fez falta. A Hannah é uma assistente de produção que quer ser a pessoa que define a trilha sonora dos filmes/séries e por isso ela tem sempre uma música para todas as ocasiões (e todas as músicas e bandas mencionadas no livro são boas). O Fox é um pescador de águas profundas (hihihi), lindão, e galinha com fama de galinha. Os dois ficaram amigos porque, no primeiro livro, ela e a irmã foram até a cidadezinha de pescadores recuperar o bar que elas herdaram do pai e ele era o melhor amigo do pescador que se interessou pela irmã dela. A irmã ficou por lá com um noivo e Hannah voltou para Los Angeles. Por 7 meses Hannah e Fox trocaram mensagens e músicas mas um dia ela volta a cidadezinha (a trabalho) e tem que ficar na casa dele porque a irmã tem visitas. Aí, gente, Hannah só tem olhos de coração (e formigas nas calças) para o Fox que por sua vez está há sete meses sem galinhar porque se apaixonou por ela mas acha que ela quer só ser amiga. Gostei da Hannah e entendo o problema do Fox mas haja momentos de revirar os olhos e momentos cringe. Pelo menos as músicas valeram a pena. Felizmente alguém fez a playlist no spotify, é para isso que pago a internet.

- Meu Muito Querido Pedro - Fal Azevedo e Suzi Castelani - esse livro pode ser resumido em duas palavras: Porra Pedro! É uma carta/diário que Leopoldina escreve nos contando (não em ordem cronológica) desde sua infância na Austria, o casamento pomposo por procuração, a viagem de navio até o Rio de Janeiro, a descoberta dessa terra que veio amar tanto com sua fauna, flora e sabores. Ela conta como foi essencial na Indepência do Brasil, como se sentia humilhada com a presença da Marquesa de Santos e reclamava um bocado do calor. Leopoldina viveu 9 anos no Brasil e morreu aqui. É um livro curto, mas objetivo e muito bom.

- Portrait Of A Thief - Grace D. Li - 5 universitários, todos chineses americanos, se juntam para roubar as 5 esculturas restantes do zodiaco chinês que foram tomadas de um palácio na China e estão em exposição em museus pela Europa e EUA. Will (estudante de arte) e sua irmã Irene (estudante de políticas públicas), Daniel que é amigo dos dois (estudante de medicina), Alex que é amiga do Will (programadora) e Lily que é amiga da Irene (estudante de engenharia mecânica). Enquanto eles se juntam para bolar o plano dos roubos também ficamos sabendo de cada um, como as famílias chegaram nos EUA e como cada um encara sua relação com a China e com os EUA. A história do livro é boa, mas tem que acreditar que universitários vão conseguir roubar museus tipo o British Museum. O que me incomodou nesse livro foram as repetições, tanto de palavras como de situações e explicações. É como se a autora achasse que o leitor não ia lembrar de nada de um capítulo para o outro.

- Black Cake - Charmaine Wilkerson - os irmãos Benny e Byron não se falam há oito anos desde que Benny brigou com os pais e saiu de casa. Eles se reencontram para o funeral da mãe. A mãe, Eleanor, deixou para os dois um bolo no congelador dizendo para comerem juntos e que iriam saber quando, e também deixou uma gravação contando a eles tudo que eles não sabiam sobre a família. Ela começa dizendo que os dois tem uma irmã, mas que antes ela precisa contar a história de uma garota que morava numa ilha caribenha. E segue uma saga de família da boas com muitos segredos entre as partes. Só acho que faltou a receita do tal black cake para a gente tentar fazer em casa.

- Nada Para Ver Aqui - Kevin Wilson - Lillian recebe um chamado de sua amiga Madison oferecendo um emprego. Como Lillian está estagnada, trabalhando em um supermercado, o trabalho (e salário) que Madison tem a oferecer deve ser melhor do que qualquer coisa e ela vai. Madison é casada com um senador e mora numa mansão enorme (e é muito rica). O trabalho é: cuidar dos enteados da Madison, um casal de gêmeos, filhos da primeira esposa do senador que acabou de falecer. Acontece que essas crianças tem uma curiosidade: elas entram em combustão espontânea. Sim, pegam fogo. Tipo o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Aí Lillian, que não tem experiência com crianças, tem que se adaptar a diversas situações novas. No fim achei fofo.

- Taxi - Histórias Passageiras - Aimée de Jongh - uma HQ onde a autora (e artista) conta 4 interações que ela teve com taxistas em Los Angeles, Paris, Washington e Jacarta. Achei ok, os desenhos são muito bons. Eu poderia ter escrito esse livro só com taxistas cariocas e teria histórias mais interessantes.

- Young Mungo - Douglas Stuart - Em 2020 li Shuggie Bain do mesmo autor e foi uma das histórias mais tristes que já li. Nesse novo livro temos outra vez um menino, Mungo, e sua mãe alcoólatra, Maureen, mas aqui Mungo já é um adolescente de 15 anos e Maureen é tão ruim quanto Agnes, a mãe do Shuggie. A história de Mungo é tão triste quanto a de Shuggie mas é mais cheia de violência. A maior parte da história passa nas ruas do lado pobre de Glasgow nos anos 1980 alternada com uma parte que é no meio do mato na beira de um lago escocês. O tempo todo dá vontade de trazer Mungo para casa e cuidar desse menino. Vou precisar de uns 3 romances bobinhos para me recuperar desse livro.

- Jun - Keum Suk Gendry-Kim - Uma HQ que conta a história de Jun pelo ponto de vista de da irmã mais nova Yun-Seon. Jun é autista e o livro narra a dificuldade que seus pais tiveram para identificar qual era o problema do Jun e como lidar numa sociedade que é insensível as diferenças. Depois de muito tempo Jun se descobriu no Pansori, um teatro cantado coreano, passou a estudar música e virou compositor. Os pais se preocupam muito com Jun, o tratam como criança, mas Yun-Seon tem outra abordagem com o irmão que permite um desenvolvimento. Os desenhos são ótimos e a autora conta tudo com muita sensibilidade com o intuito de levar conhecimento sobre pessoas neuro divergentes e despertar empatia.

- Joyland - Stephen King - Fazia muito tempo que não lia nada do Stephen King e peguei esse. É sobre um rapaz, o Dev, que depois de levar um fora da namorada, vai trabalhar num parque de diversões que fica numa cidade de praia pequena nas férias de verão. Só que, alguns anos antes, uma moça foi assassinada dentro do trem fantasma do parque, nunca pegaram o culpado que era o namorado secreto dela (mesmo existindo uma foto dele) e dizem que o fantasma dela ainda está lá. Dev vai aprendendo os trabalhos do parque, faz amigos com outros jovens trabalhadores e é queridinho dos funcionários mais velhos. E tem também uma mãe e filho que moram na mansão vizinha ao parque que Dev vê todos os dias quando vai trabalhar. Achei bom, é mais sobre as pessoas do que o mistério do assassinato, e nem precisava dos fantasmas.

-Upgrade - Blake Crouch - Logan é um agente do FBI da genética, ele está encarregado de investigar e prender biólogos geneticistas que fazem alterações genéticas que, nesse futuro, são ilegais depois que aconteceu um desastre (uma peste de arroz alterada) que acabou com boa parte da comida e muitas pessoas morreram de fome. E quem causou esse desastre? A mãe cientista fodona do Logan e ele foi preso porque participava do grupo dela, mas se passaram 20 anos e ele agora persegue os colegas (e a mãe morreu). Acontece que, numa busca, Logan é atingido por uma bomba de gelo e depois que ele sobrevive e se recupera ele nota sua memória melhorou, sua capacidade de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo aumentou e fisicamente ele está melhor do que aos 20 anos. Logan recebeu um upgrade em vários marcadores genéticos. De quem? Como? Por que? Aí o que poderia ser muito interessante, afinal modificação genética é um assunto que dá muito pano para manga filosófica, virou meio que um livro de ação com perseguição, pancadaria e tiros. Basicamente esse livro é um filme da Netflix.

- Nora Goes Off Script - Annabel Monaghan - Nora é roteirista de filmes ruins de natal para TV. Depois que seu marido (escroto) decidiu que não queria mais aquela família e abandou Nora com os dois filhos, ela escreveu um roteiro diferente que vai virar filme. Como o filme é sobre a vida dela, o diretor decidiu usar a casa dela como locação por 3 dias. O ator principal, Leo, lindão, que faz o marido dela no filme, não gosta de hotéis e fica num trailer na frente da casa dela. Depois que as filmagens terminam ele pede para ficar mais uma semana na casa dela (pagando, claro) e ela aceita. De mansinho ele vai se infiltrando na rotina dela e dos filhos. Li esse livro em um dia porque fiquei muito curiosa com o que aconteceu no meio da história. (se alguém quiser saber deixa nos comentários que eu conto)

- Os Despossuídos - Ursula K. Le Guin - Dois planetas: Anarres e Urras. Há muitos anos alguns habitantes de Urras se rebelaram e decidiram colonizar Anarres (que era considerada uma lua de Urras) e criar uma sociedade diferente. Urras tem um terreno fértil, plantas e animais, a sociedade tem pobreza e riqueza, e tem estados separados que brigam entre si pelo poder. Anarres tem uma geografia mais desértica, menos plantas, apenas animais aquáticos e os colonos criaram lá uma sociedade anarquista (porém organizada) igualitária onde todos fazem tudo mas tem várias restrições. A história é sobre Shevek, um físico de Anarres, que descobre uma teoria importante e atrai a curiosidade de Urras. Ele é transportado até o outro planeta e começa a ver as diferenças. Diria que esse livro é uma análise do conceito de liberdade. Foi publicado em 1974 e continua atual.

- The Beatles: The Biography - Bob Spitz - li esse livro numa leitura coletiva que levou 9 meses. Liamos 3 capitulos para cada encontro mensal (são 900 páginas). É uma biografia detalhada, tem muita informação. O começo é mais lento e o final muito acelerado. E tem muito da visão do autor, mas é interessante saber detalhes sobre as músicas e gravações. Acho que se tivesse lido esse livro sozinha talvez não tivesse aproveitado tanto mas num clube do livro achei ótimo.

- Agua Fresca Para As Flores - Valerie Pérrin - Violette é a zeladora de um cemitério. Ela mora só com sua horta e os animais (da sua casa de do cemitério). Sua vida está tranquila mas até chegar ali teve muita tragédia e sofrimento. Um dia chega na sua porta Julien que quer saber quem é o homem que sua mãe deixou instruções para que suas cinzas fossem deixadas no tumulo (e não era seu pai). O livro também conta a historia de Irene e Gabriel através do diário que ela deixou para Julien. É um livro que fala de morte, enterro, tragédia, violência, tristeza, amor, alegria e tudo com muita delicadeza.

- Carrie Soto Is Back - Taylor Jenkins Reid - Carrie Soto apareceu no livro anterior da Taylor Jenkins Reid, Malibu Rising. Ela era a amante do marido da personagem principal. Aqui temos toda a sua história. Carrie é uma tenista que teve muito sucesso (ganhou 20 Grand Slams) e se aposentou aos 32 anos. Cinco anos depois uma tenista mais nova está prestes a bater seu recorde e Carrie não quer que isso aconteça, então ela anuncia sua volta as quadras aos 37 anos. Esse livro parece um manual para iniciantes no esporte porque tem muitas passagens sobre tênis. E gosto de tênis, joguei muito anos, mas no livro ficou meio chato. Na verdade achei esse livro uma versão light do Dupla Falta da Lionel Shriver com uma personagem mais clichê. Não foi uma leitura ruim mas também não foi boa quanto os outros livros da Taylor Jenkins Reid.

- Shoko's Smile - Choi Eunyoung - E mais um livro de contos de uma coreana. São 7 contos mas só gostei dos 3 primeiros. O conto que dá título ao livro, sobre uma intercambista japonesa na Coréia, é o melhor; seguido do segundo que conta uma consequência dos coreanos terem lutado na guerra do Vietnã. Foi interessante ler esse livro depois de ter ido a Coréia do Sul.

- Made in Korea - Jeremy Holt e George Schall - uma HQ sobre uma proxy (inteligência artificial com corpo humano sintético) que recebe um upgrade e consegue se educar através de livros e deseja socialização. É sobre adoção e identidade mas enfiaram um elemento de violência no meio que deixou o resto confuso.


Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)(15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário