24.12.21

Momento TOC livros 15 (parte 5)

Terminei o ano com 91 livros. 

O resumo das leituras ficou assim:

Dos 91 livros lidos esse ano: 64 foram de de escritoras e 27 de escritores. Li mais em inglês, 51 livros, em português foram 40.

Me dediquei a histórias de autores asiáticos ou de histórias passadas na Asia, foram 23 livros. 

Li autores dos seguintes países: Japão, Coréia do Sul, China, Vietnam, Suécia, EUA, Reino Unido, Irlanda, Brasil, Suíça, México, França, Itália, Argentina, Russia e Polônia.

Foram 7 HQs em 2021. Gosto do formato e gostaria de ler mais ano que vem.

Li muita chick lit para relaxar e acho divertido. Foram 14 livros. Gosto que o estilo está mudando, as autoras contemporâneas escrevem personagens que sabem dizer o que querem.

Geralmente leio só ficção mas de vez em quando pego um livro de memórias, autobiografia ou biografia. Esse ano li 6 desses.

Além dos asiáticos também li sobre mitologia grega, foram 4 sobre o assunto.

Livros de 2021: 


Vamos aos últimos livros de 2021

- Fault Lines - Emily Itami - Mizuki é um mulher casada com dois filhos, ela é dona de casa mas as vezes dá aulas de cultura japonesa para estrangeiros e os ajuda a se adaptarem. Mizuki fez intercâmbio de um ano em NYC quando adolescente, depois foi outra vez para se tornar cantora mas depois de 3 anos sentiu muita saudade do Japão e resolveu voltar. Ela foi morar em Tóquio e trabalhava como cantora até conhecer seu marido, se apaixonar e casar. Quinze anos depois eles tem dois filhos, moram num apartamento grande (com varanda), num bairro bom, mas Mizuki se sente num mix de tédio com cansaço da vida doméstica. Ela está num ponto que prefere se jogar da varanda a ter que passar mais uma noite sendo ignorada pelo marido e pendurando roupa. Acontece que numa noite de chuva ela conhece o Kiyoshi e com ele vem liberdade, amizade e o redescobrimento de uma Tóquio que ela ama. Mas ela passa a viver uma vida dupla e no fim tem que fazer uma escolha. Gostei desse livro. O título da edição italiana resume muito bem: A Balada Melancólica de uma Vida Perfeita.

- History Is All You Left Me - Adam Silvera - (em português: História é Tudo Que Me Deixou) - Griffin fica arrasado quando Theo, seu ex-namorado (e primeiro namorado) morre num acidente. Theo tinha ido de NY para California para fazer faculdade mas Griffin sempre achou que os dois ficariam juntos outra vez. Para piorar as coisas, Theo estava namorando Jackson que agora é a única pessoa que entende o que Griffin está passando. E Griffin tem TOC, que dificulta (e limita) sua vida. É um livro sobre luto e cada um passa pelo luto como consegue. O livro é contado em partes no passado (a história dos dois) e no presente. Não simpatizei muito com o Griffin, entendo os problemas dele mas personagens extremamente dramáticos não funcionam pra mim, e esse menino tem drama saindo no suor (ou nas lágrimas já que ele chora um bocado). A abordagem do TOC dele é interessante e o Wade é o melhor personagem. Só não sei se garotos de 17 anos são tão maduros assim. O outro livro do Adam Silvera que os dois morrem no final é melhor.

- The Storyteller: Tales Of Life and Music - Dave Grohl - Ainda não tem em português mas deve sair em janeiro 2022. Dave Grohl é um ótimo contador de histórias e nesse livro ele conta sua história em contos. Tem uma certa ordem cronológica mas dentro dos contos ele mistura coisas mais recentes e passado. O que gostei de ler esse livro é que não sabia que tinha tantas coisas em comum com o Dave Grohl. Ele é só dois anos mais velho do que eu, morei 2 anos numa cidadezinha da Virginia que ficava 5km de onde Dave Grohl cresceu (na verdade acho que eram bairros da mesma cidadezinha). Dave Grohl é um fã de música, várias de suas histórias são sobre seus ídolos que ele teve o privilégio de conhecer e de tocar com. Dave Grohl e Sir Paul McCartney são BFFs. E claro que ele conta dos tempos do Nirvana (o antes e o depois).

- Hamnet - Maggie O'Farrell - Esse livro é sobre a esposa e os filhos do William Shakespeare. Aqui Anne é Agnes (segundo a autora era como o pai a chamava), ela era mais velha que o escritor e tiveram 3 filhos. A primeira metade do livro se alterna entre a filha Judith ficando doente e o filho Hamnet atrás de ajuda e a história de Agnes e seu marido. O malabarismo que a autora faz para não usar o nome William Shakespeare é impressionante, ele virou: pai, marido, filho, irmão, tutor de latim, "o jovem", escritor de peças e até "aquele homem". Ela quis colocar o holofote na Agnes e nos filhos mas teria sido melhor apenas chamá-lo de Will. A segunda metade do livro é muito arrastada, tem detalhes em excesso, mas a história da pulga que levou a peste até a casa dos Shakespeare é boa.

- A Pediatra - Andrea Del Fuego - Cecilia é uma pediatra que não gosta muito de crianças, tem menos paciência ainda para os pais, mas é profissional bem sucedida e trabalha no neonatal e atendendo no consultório. Seu marido tem depressão, o casamento vai mal, ela conhece o Celso e os dois começam um caso. Acontece que Celso também é casado e sua mulher está grávida. Celso quer que Cecilia seja a pediatra no parto do seu filho. Cecilia também vai investigar um outro pediatra que faz a linha gratidão natureba que, junto com uma doula, tem um grupo de mães que é quase um culto. Eu diria que as coisas nesse livro vão de 0 a 100km/h em 160 páginas.

- Uma Separação - Katie Kitamura - da série Comprei pela capa. Uma mulher já esta separada do marido há meses, inclusive já tem outro namorado e saiu de casa, mas ninguém sabe porque ele pediu para não contar. Um dia a sogra liga e pede para ela ir até a Grécia atrás do marido porque há dias ele não dá notícia para a mãe. A mulher nem sabia que ele estava na Grécia. Ela vai e quando chega lá ele sumiu. Ela fica no hotel esperando ele aparecer (as coisas dele ainda estão no hotel) e enquanto isso fica filosofando sobre sua vida, sobre seu casamento e separação, se ela deveria estar ali e se não deveria ter contado para sogra sobre a separação. A narradora é muito chata e tenta manter um suspense inútil do que acontece com o marido porque quando agente descobre o que acontece a narração dela fica pior ainda. Achei chato pacas.

- A Extinção da Abelhas - Natália Borges Polesso - Regina é uma mulher de 40 anos, diabética, que mora sozinha e trabalha de babá e de revisora (e depois se exibindo na internet). A história se passa num futuro muito próximo, nada otimista, e ela nos conta o que aconteceu depois da pandemia de 2020 (inclusive fala das próximas eleições). Os capítulos são alternados entre a Regina e a mãe dela que largou a família para seguir o circo. A primeira parte tem uma coisa interessante que é a última palavra de um capítulo é o título do próximo. 

- Constance - Matthew FitzSimmons - Constance é uma cantora (roqueira) que entrou num programa de clones. Nesse mundo as pessoas com (muito) dinheiro mantém um clone e vão armazenando e atualizando sua consciência para, quando morrerem, o clone assumir e assim atingem uma "imortalidade". Constance não tem dinheiro mas está nessa porque sua tia é dona da empresa de clones. Um dia Constance vai fazer sua atualização só que, quando acorda, ela é o clone e se passaram 18 meses dos quais ela não tem lembrança porque parou de fazer as atualizações. Aí vamos, junto com Constance Clone tentar descobrir o que aconteceu. Se tivesse mais questionamentos sobre fazer clonagem, ser clone, ter um clone, ou até nos fanáticos contra a clonagem teria sido melhor mas o livro se prendeu num mistério de assassinato e briga de poder que virou só um livro policial com clonagem de pano de fundo.

- O Sonho De Um Homem Ridículo - Fiodor Dostoiévski - Na verdade é um conto, uma fábula sobre um homem niilista que, no dia que decide se matar, ele cai no sono e tem um sonho sobre seu funeral, seu enterro e como ele foi levado ao pós-vida. Nesse lugar as pessoas vivem em paz, se ajudam e são felizes mas ele as corrompe. O conto é muito bom, mas essa edição que peguei da Antofágica me irritou um pouco. Eu não sabia que era um conto e ocupa só 35% do livro (com letras enormes), o resto do livro é ilustração e análises sobre o conto. Haja blá, blá, blá.

- Crossroads - Jonathan Franzen - É um novelão. Comecei curiosa com a história da familia Hildebrandt achando que ia ter alguma coisa relacionada a culto/seita mas não, é só a história de uma familia no início dos anos 1970. O pai é pastor e está na crise da meia idade, a mãe idem, o filho mais velho querendo lutar na guerra do Vietnã, a filha do meio parece ser sensata pero no mucho, outro filho é viciado e traficante de drogas e o filho mais novo nem ganha um capítulo. Como Jonathan Franzen escreve bem, a leitura flui, me deixou curiosa mas ele não economiza palavras nem detalhes. O passado detalhado do pai só foi contado depois da metade do livro (de 600 páginas) e naquele ponto eu já queria que tivesse 50 páginas a menos. Depois descobri que é o primeiro livro de uma trilogia que não sei se quero saber o que acontece nos próximos dois.

- Beasts Of A Little Land - Juhea Kim - Comecei o ano com um livro japonês e terminei com um coreano. A colonização japonesa na Coréia foi brutal e esse livro passa boa parte nesse perído (de 1917 até 1967). São vários personagens interligados de alguma forma mas a personagem principal é Jade. Ela vai, ainda criança, morar  e treinar com uma cortesã em Pyongyang e depois vai para Seul. Tem o JungHo que, depois que o pai morre, vai para Seul e vira um gangsterzinho e depois ativista comunista, e ele é apaixonado pela Jade porém não correspondido. E para completar o triangulo tem o HanChol que é de família tradicional mas é do lado pobre, ele tem que sustentar mãe e irmã enquanto tenta estudar. Esse livro também mostra como as cortesãs financiaram o movimento de independência da Coreia, como os japoneses tratavam os coreanos, como os coreanos ricos se comportavam durante a ocupação japonesa. Gostei desse livro, acho que complementa a primeira metade de Pachinko. Só acho que poderia ter mais tigres nessa história.


Para 2022 vou colocar a meta de 40 livros.




Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário