28.6.23

Analisando a música: Manic Monday (The Bangles)

Essa semana terminei de ler o livro This Bird Has Flown que foi escrito pela Susanna Hoffs que é uma das vocalistas da The Bangles, uma banda que teve alguns hits na década de 1980.

Só conheço três musicas e acho que foram os maiores hits da banda: Walk Like An Egyptian é divertida e dançante (e tem um video ótimo), gosto muito de Manic Monday e acho Eternal Flame chatérrima.

O livro é um romance beira de piscina que conta a história de Jane, uma cantora/compositora, que aos 33 anos, depois de um fim de relacionamento, está morando com os pais e aceita cantar seu maior hit, de 10 anos atras, com playback de karaokê, numa festa de solteiro em Las Vegas. Aí a sua agente resolve mandá-la para Londres para ver se a criatividade volta e no voo para Inglaterra ela conhece um professor bonitão de literatura que dá aulas em Oxford, mas isso fica para o post sobre livros.

No meio da história ela faz muitas referências a filmes, a Jane Eyre da Charlotte Brönte, e a muitas músicas. São tantas músicas que as vezes dava impressão que ela escreveu uma passagem no livro só para poder colocar um trecho ou nome da música. A playlist que saiu desse livro é muito boa e já me deu idéia para outros analisando a música.

MAS o que me levou a esse analisando a música é que, no livro, o maior hit da Jane é o cover de uma música de um cantor chamado Jonesy. Claro que Jonesy é fictício e no mundo do livro ele é um gênio da música adorado por todos. Então lembrei que Manic Monday é uma música do Prince gravada pelas meninas da Bangles. A arte imita a vida.

Prince, que gostou muito da banda, ofereceu duas musicas para elas escolherem uma para gravar em seu segundo album: Manic Monday ou Jelous Girl. A banda escolheu Manic Monday e o resto é história. (A versão que o Prince gravou só apareceu em 2019). Em abril de 1986 a musica #1 das paradas era Kiss do Prince a #2 Manic Monday que ele compôs.

Inclusive fiquei sabendo que era uma composição do Prince muitos anos depois (assim como Nothing Compares 2 U). Só para constar, o Billie Joe Armstrong da Green Day também gravou essa música (o video tem a Susanna Hoffs tocando guitarra).

Muitas coisas da vida da Susanna Hoffs estão no livro, é só dar uma olhada rápida pela internet. Uma dessas coisas é quando Jane diz que aprendeu o sotaque cockney assistindo muito Austin Powers. Susanna Hoffs compôs musicas para o filme e apareceu como parte de uma banda do agente britânico mais sem vergonha das telas.

Mas vamos saber o que acontece na segunda-feira da música.

Six o'clock already 
I was just in the middle of a dream
I was kissing Valentino by a crystal blue Italian stream
But I can't be late
'Cause then I guess I just won't get paid
These are the days
When you wish your bed was already made


A música começa com ela dizendo "Seis da manhã já?" provavelmente com o alarme tocando. Ela estava sonhando que beijava o Valentino (Rudolph Valentino um ator de filmes de hollywood dos anos 1920) ao lado de um riozionho límpido na Itália. Já entendo a revolta dela em acordar tão cedo.
Ela não pode se atrasar ou então não vai receber o salário.
E diz que esses são os dias que ela gostaria que a cama já estivesse feita para não ter o trabalho, ou ter muito dinheiro para alguém fazer a sua cama.

It's just another manic Monday
I wish it was Sunday
'Cause that's my fun day
My "I don't have to run" day
It's just another manic Monday

A segunda-feira não é um dia popular, as pessoas adoram odiar. O gato Garfield odeia segunda-feira. Em inglês, Monday vem de moon day, o dia da lua que vem depois do dia do sol, sun day. Tem muitas músicas que falam desse dia que é o menos querido da semana: I Don't Like Mondays (Boomtwon Rats), Rainy Days and Mondays (The Carpenters), e Monday Monday (Mamas and the Papas).

Eu gosto da segunda-feira. Just saying.

Mas a moça da música já acordou no susto e não pode chegar atrasada então ela chama o dia de segunda feira maniaca porque já sabe que vai ter pressa, agitação e frenesi. Ela gostaria que fosse domingo e aí vem umas rimas ótimas de Sunday com "fun day" e "run day". Domingo é o dia dela de diversão e o dia que ela não tem correria. Mas a segunda feira é maniaca.

Have to catch an early train
Got to be to work by nine
And if I had an aeroplane
I still couldn't make it on time
'Cause it takes me so long
Just to figure out what I'm gonna wear
Blame it on the train 
But the boss is already there

Ela tem que pegar o trem cedo porque o trabalho começa as nove, e mesmo se tivesse um avião não chegaria a tempo. E explica o porque do atraso: demora para escolher o que vestir. Quem nunca? Ela nem pode dizer que o trem que atrasou porque o chefe já está lá. Lá onde? No trem ou no escritório? Será que o chefe pega o mesmo trem que ela e sabe se atrasou ou não? De todo jeito o trem não leva a culpa.

It's just another manic Monday
I wish it was Sunday
'Cause that's my fun day
My "I don't have to run" day
It's just another manic Monday



Of all my nights
Why did my lover have to pick last night
To get down?
Doesn't it matter
That I have to feed both of us
Employment's down
He tells me in his bedroom voice
C'mon honey let's go make some noise
Time it goes so fast (When you're having fun)

Aí vem essa parte da música onde ficamos sabendo o motivo dela ter sonhado com beijo e ter acordado no susto com o despertador.
Que de todas as noites (sexta, sábado) o namorado/amante, aparentemente desempregado e que não tem que acordar cedo no dia seguinte, escolheu a noite de domingo para chamá-la para fazer um barulhinho bom. O boy até usou a bedroom voice, ou seja sensualizou a voz no convite. E ela gostou porque nem viu o tempo passar. Essa foi a parte fun do "fun day" do domingo dela. Acho justo. 

It's just another manic Monday
I wish it was Sunday
'Cause that's my fun day
My "I don't have to run" day
It's just another manic Monday

Mas a segunda-feira está aí, maníaca. 

Minha dica é deixar a roupa do trabalho na segunda-feira já escolhida na sexta-feira em caso do namorado usar a voz do quarto no domingo a noite, assim talvez a segunda-feira também seja o "I don't have to run day".




Nenhum comentário:

Postar um comentário