A estrada das Paineiras leva até o pé do Corcovado, lá tem uma estação do trem e tem um prédio que é um ponto de parada da vans que levam até a estátua.
A estrada segue em direção ao Alto da Boa Vista mas a partir desse ponto fica fechada para carros nos fins de semana. Paineiras faz parte do Parque Nacional da Tijuca.
O trecho que vai até o Alto da Boa Vista tem mais ou menos 9km. Eu andei só 3,5 km desse trecho (que deu 7km ida e volta) e foi mais plano com algumas subidas. Tem muitos ciclistas, alguns treinando, muitos mesmo.
É uma caminhada muito agradável, sempre na sombra, com vistas maravilhosas em alguns pontos.
No trecho que andei tem 3 quedas d'água e uma estava perfeita para um banho.
Fazia muito tempo que não ia nas Paineiras. Da última vez que estive lá tinha muitas pessoas andando mas dessa vez tinha muitas bikes e poucos pedestres.
Para chegar lá, indo da zona sul, pelo lado do Corcovado, só de carro, taxi, uber ou bicicleta. O ônibus só chega até o Cosme Velho e de lá tem que seguir em uma dessas opções. MAS lembrei que tem as vans oficiais do Corcovado e tem um ponto que sai na Praça do Lido em Copacabana. Tem a opção de pagar só o transporte ida e volta, sem a entrada para o Cristo Redentor, e foi o que fiz. É mais barato do que o uber que muitas vezes não aceita as corridas na hora de voltar de lá. O prédio onde as vans param tem banheiros, café, restaurante e a lojinha do Corcovado. Como é a atração turística mais famosa do Brasil, está sempre muito cheio de gente e a van de volta pode demorar um pouco mas é organizado.
Quem vai pela zona norte tem um ônibus que para bem perto da entrada no Alto da Boa Vista.
Não fui de bicicleta porque minhas bikes são urbanas e não tem marchas suficientes para subir até lá, e nem sei se eu teria pernas para pedalar tanto morro acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário