4.3.20

Carnaval na Chapada dos Veadeiros

Esse ano o carnaval foi tomando banho de cachoeira.

centro oeste

Fomos para a Chapada dos Veadeiros que fica em Goiás, a 220 km de Brasília. Na área da chapada tem três cidades: Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge.

chegando na terra dos ETs

Alto Paraíso é mais desenvolvida com ruas de asfalto, postos de gasolina, bancos e mais pousadas. Cavalcante não fui mas dizem que é menor e mais quieta.

lojinha em são jorge

Ficamos em São Jorge que é uma vila com ruas de terra batida mas muitos cafés, restaurantes, padaria e teve até bloco de carnaval. São Jorge é mais perto da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e de várias outras atrações que ficam na estrada entre São Jorge e Alto Paraíso.

nem precisa ir longe para achar um ET
phone home?

A Chapada dos Veadeiros tem muitas atrações e é até difícil escolher o que fazer. Como nessa época tem muita chuva e aumenta o perigo de cabeças d'água, alguns atrativos não são muito seguros. Outros atrativos em dias nublados perdem um pouco da magia, como a Cachoeira Santa Barbara que tem um poço azul turquesa, mas só em dias de sol.

Nós queriamos ir na Janela do Mirante do Abismo, no Vale da Lua e na Cachoeira do Cordovil. Procuramos um guia por ser mais seguro (por causa das cabeças d'água) e mais fácil para chegar nos lugares.

Das trilhas que fizemos: Cordovil, Couros e Janela, só a de Couros achei que precisava mesmo de um guia, as outras para quem tem alguma experiência em trilhas dava para chegar.

Chegamos no sábado a tarde em São Jorge e começamos os passeios no domingo.

carnaval da crianças no sábado em são jorge

Primeiro foi Poço Esmeralda com Cachoeira do Cordovil. Essas duas ficam dentro de uma fazenda e da estrada até a entrada da trilha são uns 3km e passamos por um riozinho com água no meio da roda. Como é propriedade particular custa R$25 para entrar. A trilha é fácil, é aberta (tem gente que vai de bicicleta) e só fica um pouco mais difícil na parte das pedras para chegar no poço e na cachoeira.

Primeira parada foi no Poço da Esmeralda que é bem verde e o banho é uma delícia. Do poço voltamos na trilha e fomos para cachoeira que tinha muitas pessoas, mas como a área é grande não chega ficar cheio. O banho na cachoeira é incrível. Depois descemos mais um pouco no rio para banhar em outra cachoeira menor. (8,4km de trilha no total)

cachoeira cordovil - esse lago é ótimo para nadar
cachoeira com banho delíca
presenciamos um perrengue de um carro que quebrou a roda
tentando atravessar o rio (nós atravessamos o mesmo rio)

Na Segunda de Carnaval fomos ver as quedas e cachoeiras do Couros. De São Jorge para lá foram 85km, sendo 35km em estrada de terra. Na ida foi tudo tranquilo, mas na volta depois de muita chuva, tinha muita lama e escorregava um bocado. Couros não paga entrada mas tem uns guardadores de carro.

Quando começamos a trilha estava sol mas logo no início começou a chover e não parou mais. As vezes a chuva era mais fina, mas também choveu forte. O início da trilha foi bem difícil com muita descida íngreme em pedras molhadas. Chegamos no ponto que vimos a Cachoeira Almécegas 1000 super cheia (linda!), e lá tinha um mirante que só com guia para subir. Depois tivemos que subir tudo que descemos (haja perna) e seguimos beira rio para ver as outras quedas. Teve um ponto para banho de rio. (essa trilha não era longa, só 4km mas muitas pedras molhadas)

lá vem a chuva
muita descida no início da trilha
almécegas 1000 super cheia
pica pau nas cataratas

E nesse dia a noite teve trio elétrico de carnaval nas ruas de São Jorge.

jabuti elétrico

No terceiro dia começamos pelo Vale da Lua que é uma formação geológica onde o rio vaio fazendo um caminho pelas pedras formando buracos. É muito bonito e tem que ter cuidado para não escorregar nas pedras. O banho também foi uma delícia. No Vale da Lua paga R$20 reais para entrar e na na entrada tem banheiros e até um lugar para lanchar.

Do Vale da Lua fomos para a trilha do Mirante da Janela que também fica numa propriedade particular (custa R$20) que beira o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Essa trilha tem 9km ida e volta com descidas e subidas ingremes, mas em algumas partes tem uma estrutura de madeira que ajuda. Apesar de ser mais longa que a dos Couros, e também com subidas e descidas, achei essa trilha boa de fazer. A tal Janela do Mirante é bem bonita e a vista lá de cima é espetacular. Os dois saltos e a cachoeira que vimos lá de cima ficam dentro do Parque Nacional.

muito sobe e desce mas tem algumas partes com
essa estrutura de madeira que ajuda
janela

Na volta paramos na Cachoeira do Abismo, que só tem na época de chuva, para um banho mais do que refrescante e revigorante. Terminamos a trilha já noite.

cachoeira do abismo
por do sol na trilha do mirante da janela

Na quarta de cinzas tinhamos meio dia em São Jorge e até pensamos em fazer um passeio de meio dia mas estavamos todas muito cansadas e aproveitamos para voltar mais cedo e passear um pouco por Brasília.