29.3.20

Analisando a música: Flashdance....What a Feeling (Irene Cara)

A MTV surgiu no início dos anos 1980 (nos EUA) e fomos apresentados ao videoclip. As bandas começaram a fazer videos mais elaborados do que só a banda tocando. Com isso vários filmes dos anos 1980 apareceram com ótimas trilhas sonoras, filmes que não eram musicais. Músicas escolhidas a dedo para embalar cenas (como os videoclips), algumas compostas especificamente, e tão boas que o filme sem elas talvez não seja tão bom. Dirty Dancing, Footloose, About Last Night, Vision Quest, Ruas de Fogo, Flashdance e até Top Gun, para citar alguns filmes.

Nesses tempos de ficar em casa sobra tempo para ver muitas coisas, e mesmo com a grande oferta de filmes e séries novas, as vezes um bom e velho filme da sessão da tarde alegra os animos.

Essa semana pulando pelos canais do Telecine vi que ia passar Flashdance, adoro a trilha sonora desse filme, tem: Maniac do Michael Sambello (levanta a mão aí quem faz o passinho da corrida), Romeo da Donna Summer, Manhunt da Karen Kamon, Lady Lady Lady do Joe Esposito (que embalou muita dança lenta nas festinhas). Tem até Gloria da Laura Brannigan (ainda faço um analisando dessa).

Claro que assisti pela enésima vez. Vi Flashdance no cinema, depois em VHS, na sessão da tarde e sei lá mais onde. Flashdance é girl power.

A Alex é soldadora de dia e dançarina a noite (e ciclista). Ela dança numa espécie de casa noturna que não é um strip club mas tem números de dança mais sensuais. O "vilão" do filme é o dono do strip club vizinho que quer levar Alex e as outras para dançar sem roupa. Alex sonha em entrar para uma escola de dança que tem uma abordagem mais clássica, mas Alex nunca fez aula de ballet, ela aprendeu a dançar sozinha (e com os caras do break dance). Alex se envolve com seu chefe (o dono da fábrica), Nick, e é ela que toma algumas iniciativas (you go girl!). Alex também é amiga de uma senhora que era bailarina e as duas vão assistir ballets juntas. Essa senhora convence a Alex a se inscrever na melhor escola de dança da cidade. Alex pega o papel mas sabe que não tem currículo para se canditadar. O Nick consegue, através de seus contatos, que ela seja avaliada. Alex não gosta de Nick ter se metido mas ele diz: eu só consegui que você fosse avaliada, quem vai dançar é você.

Aí Alex vai e temos a cena final dela fazendo um pouco de todas as danças que aprendeu ao som de Flashdance...What a Feeling cantada pela Irene Cara.

É um filme bom? Gosto muito, memória afetiva, e, como disse, tem uma trilha sonora que vale a pena. A atuação da Jennifer Beals não é das melhores, ela não dança, nem passinhos básicos, foi uma dublê o tempo todo e dá para ver, a peruca é péssima, mas na dança final todo mundo se empolga.

A trilha sonora é tão boa que duas música concorreram ao Oscar: Maniac e Flashdance...What a Feeling. E as músicas concorrentes eram do filme Yentl (com a Barbra Streisand). Flashdance...What a Feeling ganhou e Irene Cara levou um Oscar para casa, e um Globo de Ouro e um Grammy.

Como é uma música composta para o filme a letra tem a ver com a história do filme, mas vamos analisar.

First when there's nothing
But a slow glowing dream
That your fear seems to hide
Deep inside you mind

Os compositores da música são: Giorgio Moroder, Keith Forsey e Irene Cara. O Giorgio Moroder tem um dedo em vários hits da década de 1980, um gênio do pop. A Irene Cara é cantora, atriz e bailarina, e foi ela que escreveu a letra porque ela entendia bem o que acontecia com a Alex do filme.

Então, a música começa lenta com ela dizendo que no início não tem nada além de um sonho que vai aparecendo devagar mas que os medos parecem querer escondê-lo lá no fundo da mente.

All alone I have cried
Silent tears full of pride
In a world made of steel
Made of stone

Ainda na parte lenta ela diz que tem chorado sozinha, lágrimas silenciosas cheias de orgulho (essa frase é ótima), num mundo feito de aço e de pedra. (o aço é referência direta ao trabalho de soldadora da Alex). A vida é dura.

Well, I hear the music
Close my eyes, feel the rhythm
Wrap around
Take a hold of my heart

Aqui o ritmo da música aumenta, entra a batida pop. Ela começa se animar com a música, fecha os olhos, sente o ritmo, se ajeita e segura (controla) o coração.

What a feeling
Being's believing
I can have it all
Now I'm dancing for my life

E temos o refrão: que sensação, ser é acreditar! (filosofou) E ela sente que pode ter tudo agora que está dançando pela vida. (que no filme é a parte que ela dança na avaliação da escola)

Take your passion
And make it happen
Pictures come alive
You can dance right through your life

E tem que acreditar, pegar o sonho, a paixão, e fazer acontecer. Fotos se tornam realidade e você pode dançar por toda vida.

Fotos se tornam realidade é uma boa maneira de dizer que algo que você só olha pode estar ao seu alcance.

Now I hear the music
Close my eyes I am rhythm
In a flash
It takes hold of my heart

Aqui ela repete que escuta a música, mas quando fecha os olhos ela é o ritmo e em instante domina o coração.

What a feeling
Being's believing
I can have it all
Now I'm dancing for my life

Take your passion
And make it happen
Pictures come alive
You can dance right through your life

E temos o refrão até o fim. Você pode dançar por toda sua vida, nem que seja para fazer o passinho da corrida para mexer o corpinho.


Esse video é quase um trailer do filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário