23.7.21

Tokyo 2020 em 2021

 Olímpiadas mode: ON

Liguei o modo olimpíadas do blog, não sei se farei posts tão frequentes quanto das outras vezes mas vou tentar acompanhar os esportes que gosto.

Tenho sentimentos conflitantes com essa Olimpiada porque, devido a situação mundial atual, não acho que deveria ter acontecido, mas como vai acontecer vou assistir.

Já teve jogo de futebol, baterias do remo, eliminatórias do tiro com arco mas a abertura oficial foi hoje.

Quando Mario saiu daquele cano no Maracanã as expectativas para essa Olimpiada no Japão aumentaram, mas depois do adiamento, e no meio da pandemia, acho que não dava para esperar muito.

Começou exatamente falando de tempo, passado e presente, tempo esperado e tempo gasto. Tinha uma atleta correndo numa esteira sozinha que depois foi acompanhada de outras pessoas. Teve uma apresentação de dança moderna. Logo depois foi a apresentação dos anéis olímpicos feitos de árvores que foram plantadas nas Olimpíadas de 1964 e vieram abraçados por lanternas japonesas. A construção do símbolo olímpico foi acompanhada de uma coreografia de sapateado (coisa que não associo ao Japão).

A entrada dos atletas, tirando Grécia que sempre entra primeiro e Japão - país sede- por último, foi uma surpresa porque foi na ordem do alfabeto japonês. As músicas tocadas eram de video games. O estádio estava vazio, só poucos cartolas, alguns representantes dos países e o Imperador Naruhito.

O Brasil foi um dos últimos e veio só com 4 pessoas: 2 atletas e 2 da comissão. Gostei do uniforme brasileiro que incluía chinelos nos pés, nada mais representativo.

O Besuntado de Tonga apareceu, de máscara é claro. Pita Taufatofua fez sucesso no Rio 2016, em PyeongChang 2018 e é engenheiro. Se teve uma coisa que todo o twitter concordou foi quando ele apareceu. E esse ano teve concorrência, Vanuatu trouxe seu próprio besuntado.

Aí veio o que, pra mim, foi o melhor momento da abertura: o ballet de drones que primeiro formaram a logo de Tokyo 2020 e depois se transformaram em um globo. Ainda não sei se o controle de tantos drones é poético ou perigoso mas no contexto ficou bonito.

Essa cena dos drones, infelizmente, veio acompanhada de Imagine do John Lennon cantada por artistas (via video) dos 5 continentes. Digo infelizmente porque abusei dessa música e o chatinho do John Legend representou as Américas.

Depois dos discursos intermináveis teve uma apresentação sobre os Pictogramas que foram criados justamente para a Olimpiada de 1964 e teve uns mímicos fazendo um live action dos pictogramas.

Teve uma apresentação de tearto classico japonês ao som de uma pianista moderna de jazz.

E veio a tocha olímpica que passou por vários atletas japoneses e terminou nas mãos da tenista Naomi Osaka. O Monte Fuji (que parecia de papel) se abriu e tinha uma escada até a pira.



Pira acesa, Olimpiada oficialmente iniciada.


A noite já tem Remo e volêi masculino.







Nenhum comentário:

Postar um comentário