26.2.22

+Filmes e Séries (e novelas coreanas)

Filmes

Nightmare Alley - filme do Guillermo Del Toro com Bradley Cooper e Cate Blanchett que concorre ao Oscar de melhor filme, figurino e design de produção. É sobre um homem que vai trabalhar numa espécie de circo itinerante (nos anos 1940) e aprende os truques com um casal de adivinhos. Achei ok, poderia ter meia hora a menos e o plot twist não foi surpresa, mas é bem feito. 

The Fallout - filme sobre uma garota que sobrevive a um tiroteio na escola e como ela vive a síndrome pós-traumática. É bem feito, tem os altos e baixos da garota, a mudança de comportamento, a relação com a família e amigos e como cada um reage aos acontecimentos. (HBO MAX)

Asako I&II - filme de 2018 dirigido pelo Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car). Asako se apaixona por Baku, um cara livre, leve e solto, e eles vivem um romance intenso mas Baku um dia sai para comprar cigarros e não volta. Asako larga tudo em Osaka (inclusive as amigas) e vai para Tokyo trabalhar num café. Em Tokyo ela conhece Ryohei que é a cara do Baku (é o mesmo ator) mas trabalha numa empresa de sakê e é uma pessoa estável. Ryohei se apaixona por Asako, ela resiste mas depois eles acabam namorando e morando juntos. Cinco anos depois Baku aparece. Achei esse filme muito bom. (MUBI)

Kimi - O Steven Soderbergh diz que vai se aposentar mas continua fazendo filmes. Esse é sobre uma mulher que trabalha corrigindo erros de uma inteligencia artificial tipo Alexa que se chama Kimi. Um dia ela escuta o que parece uma agressão e ela denuncia a empresa. Acontece que a empresa está em vias de financiamento e isso pode dar errado. É tenso e o apartamento da Zoe Kravitz nesse filme é maravilhoso. (HBO MAX)

Audible - documentário curta metragem que foi indicado ao Oscar desse ano. É sobre um grupo de jovens surdos que fazem parte de um time de futebol americano numa escola de surdos e que compete com times de atletas que escutam. (NETFLIX)

The Long Goodbye - ficção curta metragem que também foi indicado ao Oscar desse ano. Tem Riz Ahmed fazendo um rapaz que está tranquilo numa festinha com a família em casa quando a policia faz uma batida na rua. É forte. (No Youtube)

The Tinder Swindler - um documentário sobre um golpista que enganava mulheres e as convencia a dar dinheiro para ele. Ele se dizia um milionário filho de um dono de um empresa de diamantes, levava as mulheres para andar de jatinho mas depois dizia que estava sendo perseguido e ameaçado e pedia dinheiro. E ele chegava nelas via Tinder. (NETFLIX)


Séries

All Of Us Are Dead - Série coreana de zumbis. Não gosto de coisas com zumbis (abandonei Walking Dead na primeira temporada) mas ninguém faz zumbis como os coreanos, vide o ótimo Train to Busan (Netflix). Os zumbis coreanos são acrobáticos e ágeis, e fica tudo mais tenso porque na Coréia do Sul, ao contrário dos USA, ninguém tem armas de fogo então as pessoas tem que ser mais criativas para fugir dos zumbis. É sobre um grupo de estudantes que fica preso na escola enquanto tem um ataque zumbi. Os zumbis são resultado de um vírus criado por um professor de biologia na esperança que desse coragem para seu filho enfrentar os bullies da escola (e bully asiático é outro nível) mas o transforma no zumbi inicial. Essa série poderia ter 2 episódios a menos mas é muito boa. A cena na biblioteca do episódio 5 é incrível de bem feita. (NETFLIX)

The Book of Boba Fett - É Star Wars mas não ia ver essa série porque não me importo com o Boba Fett. Pra mim ele é apenas um coadjuvante do coadjuvante que os fãs se apegaram. Nos filmes originais ele aparece 3 minutos e morre (bem, cai na boca da minhoca do deserto). Mas o ressuscitaram em The Mandalorian e deram uma série para ele. O que me fez ver essa série foi o episódio 5 (e acho os 4 primeiros dispensáveis). Por que? Bem, o episódio 5 é um episódio só com o Mandalorian, no 6 tem Baby Yoda treinando com Luke Skywalker e no último episódio Mando e Baby Yoda (me recuso a chamar de Grogu) se juntam para ajudar o Boba Fett na trama mais sem importância das galaxias (além de chupada de Duna). Achei sacanagem colocarem esses episódios do Mandalorian no meio da série sem graça do Boba Fett. (Disney +)

The Gilded Age - Série do Julian Fellows (Downton Abbey) que passa em NYC em 1880. Uma familia de novos ricos se instala do outro lado da rua de uma familia quatrocentona que veio no Mayflower. Fofocas, intrigas e muita frescura, tudo muito bem produzido. (HBO MAX)

The After Party - Série sobre a investigação da morte de um cantor pop famoso que aconteceu na festa da reunião dos amigos do high school. É uma comédia e cada episódio é uma das pessoas na festa contando seu lado. O episódio musical é muito bom. (Apple TV+)

Inventing Anna -Série da Shonda Rhimes sobre a golpista Anna Delvy/Sorokin que enganou os ricos de NYC usando roupa de marca e sendo grosseira. (NETFLIX)

Pam and Tommy - Pamela Anderson e Tommy Lee fizeram uma sex tape que foi roubada e o ladrão se aproveitou da terra sem lei que era a internet para vender os VHS. Pamela Anderson na época era famosa porque fazia Baywatch e Tommy Lee foi o baterista da Mötley Crue.  (STAR+)

Casamento as Cegas Japão - o reality que os casais primeiro conversam muito e para se ver tem que pedir em casamento. O interessante é ver as diferenças culturais, ainda mais quando também estreou a segunda temporada do Casamento as Cegas USA. (NETFLIX)

Jonathan Van Ness Quer Saber - o cabeleireiro preferido da NETFLIX agora tem uma série onde ele vai matar a sua (e nossa) curiosidade sobre vários assuntos, de insetos e besouros a arranha-céus.


Novelas Coreanas

Our Beloved Summer - No último episódio foi que me dei conta que vi a versão novela coreana de Normal People. Mas como é novela tem muitos elementos a mais (inclusive camera lenta e momentos fofos). Ung e Yeon Soon estão no último ano da escola e são escolhidos para fazer um documentário sobre o pior e melhor alunos da turma. Ele é o pior (mas adora ler e desenhar) e ela é a melhor. Depois de filmar o documentário eles começam a namorar e ficam juntos por 5 anos mas Yeon Soon dá um fora no Ung (mesmo gostando dele). Cinco anos depois que acabaram e nunca mais se viram, o documentário faz sucesso na internet e os dois são abordados para fazer um follow up 10 anos depois. E aí eles se reencontram e tentam resolver as diferenças. As semelhanças com Normal People são muitas: Yeon Soon é a esquisita da escola (e a mais inteligente), tem uma certa diferença financeira entre os dois e Ung tem depressão (mas como é novela coreana é mais light) e no final o que a Yeon Soon diz é quase palavra por palavra da boca da Marianne. E em vez de cenas de sexo temos muitas cenas de Ung e Yeon Soon sendo fofos. Pulei a trama do amigo que faz o documentário porque achei nada a ver tentar enfiar um triangulo amoroso nessa história e ele era muito chato. O ator que faz o Ung, Choi Woo-sik, é o rapaz de Parasita. (NETFLIX)

Snowdrop - Romeu e Julieta nos anos 1980, onde o pai dele é alto escalão da Coréia do Norte e o pai dela quer ser candidato a presidente na Coréia do Sul. Essa novela usa todos os elementos da peça e acho que Shakespeare aprovaria. Young-ro é uma universitária e mora num dormitório feminino com 3 amigas. Um dia as 4 vão num blind date coletivo e Yong-ro conhece o Soo ho. Os dois se encontram numa loja de discos e rola um clima mas ela nota que ele meio que se esconde da polícia. Depois do encontro ele some mas seis meses depois aparece baleado dentro do quarto dela (entrou pela janela) e ela o esconde no dormitório achando que ele é apenas um estudante sendo perseguido por protestar (mas ele é espião mesmo). Ele passa semanas escondido no dormitório e depois consegue sair. Soo ho está voltando para Coréia do Norte mas antes dá uma passadinha no dormitório, a policia descobre e ele acaba fazendo as alunas reféns. A novela é quase toda essa situação de reféns dentro do dormitório com negociações entre Soo ho e seus 2 colegas espiões com a policia da Coreia do Sul, os políticos e a Coréia do Norte. Tem plot twists bons. O Jung Hae-In faz o Soo ho, ele é muito bom (e fofo), malhou para fazer essa novela e o shirtless é super digno. (STAR+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário