19.4.23

Momento TOC livros 17 (parte 1)

Para 2023 coloquei a meta de 40 livros e já li metade, vamos ver com quantos chego no fim do ano.

Esse ano está com cara que vou ler muitos romances beira de piscina. Existe todo um segmento literário dedicado a esses livros, inclusive no meu último passeio pela livraria vi vários em destaque. Gosto de ler esses livros logo depois de ter lido algo mais pesado, ou chato, assim não perco o hábito da leitura. Além de que as autoras desse estilo estão cada vez mais criativas.

Estou numa leitura coletiva de um livro sobre cinema nos anos 1970, já estamos na metade, mas esse livro só na próxima lista.

Então vamos aos primeiros 20 livros de 2023.

- Project Hail Mary - Andy Weir - (em português: Devoradores de Estrelas) - Ficção científica que começa com um homem acordando numa nave espacial sem saber quem ele é e como chegou ali. Ele começa explorar a nave e tem memórias de coisas práticas e sabe muito de ciência. Ele sabe que esteve dormindo por muito tempo e que seus dois companheiros de viagem estão mortos. A memória dele vai voltando aos poucos e nós vamos descobrindo junto com ele. A missão dele não é fácil, envolve salvar humanos de uma extinção e ele terá que fazer tudo sozinho. Ou talvez não. Esse livro me fez ler com uma calculadora do lado, de vez em quando fazia umas contas. Algumas coisas científicas demais me cansaram mas gostei da história. 

- A Rosa Mais Vermelha Desabrocha - Liv Strömquist - O subtítulo dessa HQ é: O amor nos tempos do capitalismo tardio OU Por que as pessoas se apaixonam tão raramente hoje em dia. Com desenhos ótimos e muitas referências filosóficas a autora nos dá 5 teorias que podem explicar por que as pessoas se apaixonam menos em tempos modernos. É muito bom.

- Damas da Lua - Jokha Alharti - É a saga de uma família do Omã em que cada capítulo é contando por uma pessoa mas principalmnete por 3 irmãs: Mayya, Assmã e Khawla. A história de guerra e escravidão do Omã também é contada nas entrelinhas das histórias pessoais. Tem um bocado de violência implícita e explícita, essas são mulheres que não tinham educação formal, algumas nem sabem ler e consequentemente ficam dependentes de seus maridos, amantes, amos. Algumas narrativas são confusas (passado e presente misturado) mas a história é boa.

- Maus - Art Spiegelman - HQ premiadíssima que conta a história do pai do autor e como ele sobreviveu aos campos de concentração durante a Segunda Guerra. Também conta a história antes da guerra e depois que ele foi para os EUA. Os personagens judeus são todos ratos, os nazistas são gatos, os americanos são cachorros, poloneses são porcos, franceses são sapos, e por aí vai. Esse livro é muito bom.

- Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow - Gabrielle Zevin - (em português: Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã). Esse livro conta a história de Sam, Sadie e Marx. Sam e Sadie se conhecem no hospital, aos 11 anos, quando ela estava acompanhando a irmã doente e ele estava sendo tratado do pé depois de um acidente de carro onde mãe dele morreu. Os dois ficaram amigos através do Mario World e também foi com Sadie que Sam falou pela primeira vez depois de seis meses em silêncio. Eles ficaram amigos até o high school quando Sam descobre algo e fica com raiva. Eles se encontram outra vez quando ambos estão na faculdade e ela dá a ele um jogo que ela criou. Sam joga com Marx, seu colega de quarto e melhor pessoa do livro, e decide ir atrás de Sadie para que ambos criem um jogo juntos (e Marx os ajuda como administrador de tudo). Não sou dos games mas terminei esse livro querendo jogar, com o Marx, os jogos criados por Sam e Sadie. Achei esse livro muito bom. (o título desse livro vem do texto de Macbeth do Shakespeare)

- O Jovem - Annie Ernaux - Ainda não tinha lido nada da vencedora do Nobel de Literatura de 2022 e escolhi esse livro, que na verdade é mais um conto do que um romance, é mais um relato do que uma história. É sobre uma mulher de 54 anos que tem um relacionamento com um homem 30 anos mais jovem. As páginas são poucas (50 páginas) mas ela diz muito sobre um relacionamento que tem essa diferença de idade, ainda mais sendo uma mulher mais velha com um homem mais novo.

Almond Sohn Won Pyung - (em português: Amêndoas) - Yungjae tem um distúrbio (em inglês é alexithymia) em que ele não consegue identificar ou expressar sentimentos. Ele mora com sua mãe e avó e ambas cuidam de um sebo de livros. A mãe do Yungjae decide tentar ensiná-lo a identificar as emoções alheias e como reagir e ele também tenta aprender lendo os livros do sebo. Mas aí como é uma história coreana acontece uma tragédia e claro que tem plot twists. Gostei desse livro e aguardo a tradução do próximo livro da autora que vi na livraria em Seoul.

- Funny You Should Ask - Elissa Sussman - (em português: Já que você perguntou) - Com esse livro comecei o meu "Carnaval lendo romances beira de piscina" em que escolhi 3 livros pela capa (ou título) e calhou das três capas serem em tons de rosa e vermelho. Esse livro conta a história de Chani (só o nome da personagem já me fez rir porque tem todo um contexto na história e estou na 5a série) que é uma jornalista e há 10 anos ela entrevistou um ator lindão que veio a ser o próximo James Bond (apesar dele ser americano). A entrevista foi um sucesso porque os dois passaram um fim de semana juntos e as pessoas ficaram curiosas com o que teria acontecido além do que ela contou. No presente ela recebe uma proposta para fazer uma nova entrevista com ele e falar sobre o filme que ele está lançando. Aí vamos descobrindo o que aconteceu há 10 anos e o que vai rolando no presente. A lição desse livro é que a experiência nos faz otimizar o tempo.

Love In The Time Of Serial Killers - Alicia Thompson - Continuando o "Carnaval lendo romances beira de piscina" e da série: comprei pelo título. Não sei porque achei que um livro com serial killer no título seria leve mas estava certa. É um romance sobre a Phoebe que vai até a Florida esvaziar a casa de seu pai, que faleceu, para vender. Phoebe está escrevendo sua tese de mestrado e é sobre a relação de autores de livros sobre serial killers com os assassinos que estão escrevendo sobre. Phoebe não confia em ninguém. Quando ela conhece o vizinho Sam ela fica desconfiada mas ele é muito bacana, a ajuda com a limpeza da casa e rola um interesse. Achei fofo.

- Two Wrongs Make A Right - Chloe Liese - Para fechar o "Carnaval lendo romances beira de piscina". Esse foi o melhor dos 3. Já tinha lido outros dois livros dessa autora e ela sempre escreve sobre pessoas neurodivergentes e tem uma playlist no spotify para acompanhar. Nesse livro temos Bea (que está no espectro autista) e Jamie que é extremamente ansioso. Ele é o melhor amigo do noivo da irmã dela e quando eles se conhecem rola uma rivalidade. A irmã e o noivo acharam que seria bacana juntar os dois e eles passam a trocar mensagens de texto sem saber que um é o outro. Quando eles se encontram, e descobrem a armação, decidem que vão fingir que estão namorando mesmo só para não dar satisfação para os outros. Oi? Sim, não faz sentido e nós sabemos como esse negócio de fingir namoro acaba mas achei fofo.

- Seven Days in June - Tia Williams - (em português: Sete dias em Junho) - Eva e Shane se encontram num evento literário e todo mundo vê que rola uma química entre os dois. Ela é escritora de livros eróticos que tem vampiros e ele é um escritor enigmático que aparece pouco. Há 15 anos, quando ainda estavam no high school, os dois passaram uma semana juntos que mudou tudo na vida deles mas desde então não se viam. Eva tem muitas perguntas para Shane e no presente eles vão passar outra semana juntos. O casal desse livro is ON FIRE. Achei esse livro muito bom (menos o último capítulo) e queria um spin off sobre a família da Eva.

- Open Water - Caleb Azumah Nelson - (em português: Mar Alto) - um livro poético (romântico e trágico) que conta a história de dois jovens negros que se conhecem num pub em Londres. Acontece que ela é a namorada do amigo dele mas mesmo assim os dois ficam amigos e começam a trabalhar juntos em um projeto (ele é fotografo e ela é bailarina). A relação fica mais íntima mas ele tem que lidar com depressão, raiva e racismo. Gostaria de ler a tradução para ver o que o tradutor fez com frases tão poéticas, esse livro tem até um ritmo de leitura.

- A Porta no Muro - H.G. Wells - esse livro (ebook) veio como brinde da editora junto com outro livro que comprei. Estava no computador há muito tempo e decidi ler. É mais um conto do que um livro que é na linha de uma pessoa contando a história de seu amigo. O amigo quando era criança se deparou com uma porta verde num muro branco e quando entrou encontrou um mundo mágico. Quando saiu desse jardim mágico ele foi encontrado no meio das ruas de Londres mas ninguém acreditava nele. Futuramente a porta sempre aparecia quando ele precisava tomar uma decisão.

- Funny Feelings - Tara Dewitt - Farley é uma comediante e Meyer é seu agente/gerente. Ele também é comediante, e é famoso, mas não faz mais apresentações, só escreve roteiros e cuida da Farley. Eles se conheceram quando ele estava fazendo uma festinha de aniversário para sua filha num clube de comédia e ela chegou pedindo um horário para se apresentar. Depois ele foi vê-la se apresentando, gostou e se ofereceu para ser o manager dela. Eles tem uma relação profissional há 3 anos e Farley começou a fazer sucesso. Ela é chamada para participar de um show com outras duas comediantes e para torná-la mais conhecida, gerar uma curiosidade do público, o pessoal do marketing acha que ela tem que arranjar um namorado, nem que seja fake. Aí sugerem que seja o Meyer, ele não quer mas depois aceita quando ver que ela estava disposta a "namorar" outro cara. Nesse caso nem é fingir namoro porque eles estão apaixonados faz tempo (mas não falavam um para o outro por causa do lado profissional) então é só namoro mesmo. Gostei dessa história, não tem frescura entre eles, é um relacionamento maduro, só esperava ler mais coisas engraçadas já que ambos são comediantes.

- Kophee - Guilherme Match - Uma HQ sobre café. Ink é um rapaz que a princípio não toma café mas trabalha numa empresa que vende comida e café em máquinas. Um dia ele vê o senhorzinho da loja de ramen ser agredido por uma gang que quer que o lugar seja fechado. A gang está aterrorizando os negócios locais. Ink se esconde numa cafeteria e lá ele conhece uma moça que o apresenta aos diferentes tipos de café. Os desenhos são ótimos e no fim do livro mostra todo o processo criativo do autor. Gostei mas acho que teria aproveitado mais se bebesse café.

- Cleopatra and Frankenstein - Coco Mellors - Cleo e Frank se conhecem saindo de uma festa. Ela tem vinte e poucos e ele quarenta e poucos. Ele é publicitário e ela estudante e artista. Ele é nova iorquino roots e ela é britânica. Eles se apaixonam e muita coisa acontece. Esse livro é como a relação do casal: uma montanha russa. O primeiro capítulo é tão bom, mas tão bom, que os seguintes não conseguem acompanhar muito. Mas aí no meio da história entra Eleanor e deixa o livro ótimo outra vez, mas por menos tempo do que gostaria. No fim achei esse livro muito bom.

- A Fantástica Vida Breve De Oscar Wao - Junot Díaz - Mais um da série: comprei pelo título. Depois descobri que esse livro está na lista dos livros favoritos do David Bowie. É a saga de uma família que mora nos EUA mas veio da Republica Domenicana. Oscar é um rapaz nerd que tem dificuldades em lidar com as meninas. Quem conta a história é um amigo dele, o Yunior. A vida do Oscar nem é tão fantástica assim mas é interessante, tem mais páginas sobre a mãe dele e outras pessoas do que ele mesmo. Na escrita tem muito espanhol que no original em inglês deve fazer mais contraste do que com o português. O livro é cheio de referências geeks (principalmente Senhor dos Anéis), mas o que achei mais interessante foi ler sobre a história da Republicana Domenicana da qual não sabia nada.

- All The Lovers In The Night - Mieko Kawakami - Esse livro estava na minha lista faz tempo e chegou a vez dele. Fuyuko trabalha numa editora como revisora. Um dia ela recebe uma proposta de ser revisora freelance e aceita. Ela é introspectiva, solitária e dedicada ao trabalho. Um dia Fuyuko decide tentar fazer um curso e conhece Mitsutsuka, um professor de física, e eles conversam um bocado sobre luz. Não acontece muita coisa nesse livro mas tem umas reflexões interessantes. 

- Just My Type - Falon Ballard - Aqui temos Lana e Seth que foram namorados por todo high school mas se separaram quando ela foi para faculdade do outro lado do país. Se reencontraram na reunião de 10 anos mas brigaram e Lana tem muita raiva de Seth. No presente ela acabou de levar um fora do namorado (com quem ela achava que ia casar) e descobre que Seth veio para Los Angeles para trabalhar na mesma revista que ela. Não só isso, eles terão que disputar o mesmo cargo através de uma série de artigos em que eles tem que cumprir uma lista que um fez para o outro. A lista da Lana tem atividades para que ela aprenda a ficar sozinha (ela sempre engata um relacionamento em outro) e e a lista do Seth tem atividades para encontrar uma namorada para o longo prazo. A Lana é mimada e faz referências demais aos personagens da Marvel, mas o casal é fofo.

- O Infinito Em Um Junco - Irene Vallejo - O subtítulo é: A invenção dos livros no mundo antigo. E é sobre isso: livros e a escrita. A autora conta a história desde quando a escrita surgiu, passa pela criação de livros em pedras, em papel e em couro, a criação (e destruição) de bibliotecas, como as histórias passaram de serem contadas a serem escritas e tudo que envolve livros. Ela alterna entre os fatos históricos e exemplos atuais, de livros e filmes contemporâneos (inclusive dá spoiler de livros e filmes) e de sua própria vida. Tem algumas histórias interessantes nesse livro MAS dito isso: que livro CHATO. Esse livro, pra mim, foi tão chato que a cada capítulo que lia parava e ia ler outro livro. Eu, que dificilmente leio mais de um livro por vez, parei esse livro várias vezes e li seis, SEIS, livros enquanto me arrastava por esse. Poderia ter desistido? Sim, mas sempre achava que poderia melhorar.


(parte 2) e (parte 3)

Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)(15), (16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário