21.12.24

Momento TOC livros 18 (parte três)

E cheguei ao fim de 2024 com 64 livros lidos.

- Como quase todo ano, li mais mulheres. 18 autores e 34 autoras (alguns li mais de um livro).

- Países lidos esse ano: Dinamarca, França, Itália, Inglaterra, EUA, Brasil, Bolivia, Argentina, Japão, China, Coréia do Sul, Paquistão e Turquia.

- Até esse ano nunca tinha lido um mangá, foram 7 volumes e gostei muito, os desenhos lindos, a história boa (e as vezes maluca) e ler de trás para frente foi um bom exercício.

- Esse ano foram 10 HQs (sem contar os 7 volumes do mangá)

- Li menos livros beira de piscina (esse ano foram só 14) do que ano passado, são ótimos para não perder ritmo de leitura depois de ler algumas coisas mais pesadas. O Goodreads diz que li 50 livros mas é porque esses 14 beira de piscina não coloquei lá.


Os livros de 2024:

Parte 1

Parte 2

Para 2025 vou manter a meta de 40 livros.

E vamos aos últimos 23 livros do ano.

- As Arvores - Percival Everett - Numa pequena cidade do Mississipi, que ainda tem uma relação anos 1950 com os negros, começa acontecer uma série de crimes. Primeiro um homem (branco) é brutalmente assassinado e do lado dele tem o corpo de um negro que visivelmente foi espancado. A polícia recolhe os corpos mas o corpo do homem negro some e aparece em outro crime. Uma dupla de agentes (negros) são designados para investigar os acontecimentos nessa cidadezinha. Os agentes descobrem que ambos homens brancos assassinados eram descendentes dos assassino de Emmett Till (garoto negro que foi linchado depois de ser acusado de mexer com uma mulher branca). Mais não conto. Esse livro é muito bom.

- All Fours - Miranda July - (em português: De Quatro) Uma mulher nos seus 40 anos decide fazer uma viagem de 3 semanas de carro da California para NYC onde ela vai ficar num hotel de luxo, encontrar amigas e ver shows. Uma hora depois de sair de casa ela para num posto de gasolina conversa com um rapaz e decide ficar num motel ali perto. E lá ela fica as 3 semanas das férias.Ela fica meio que obcecada com o rapaz, contrata a esposa dele para redecorar o quarto do motel e faz umas caminhadas e tem alguns encontros com ele. Ela tem marido e uma filha(o) e ela tem um trauma com o nascimento dessa criança. Melhor pessoa desse livro é a melhor amiga dela. Por mais livros sobre mulheres na perimenopausa (e menopausa).

- O Amor e Sua Fome - Lorena Portela - Dora e Esmê são primas e melhores amigas. Elas moram numa cidadezinha no interior do Ceará (mas perto da praia). Mãe da Dora a abandonou quando criança e ela mora com o pai que não deixa nada faltar em casa mas não dá atenção. As meninas crescem e Esmê começa namorar Jaime mas gosta de treinar os beijos em Dora. As coisas evoluem, tem uma fofoca com uma colega das duas chamada Joana que é filha de hippies e um bocado de coisa acontece. Achei esse livro muito bom.

- O Maior Ser Humano Vivo - Pedro Guerra - Nilo é um jovem ambicioso que se dedica nos estudos a abdica da vida pessoal e consegue um emprego no maior escritório de advocacia do país. Nilo começa virar noites mirando uma promoção que ele consegue mas o trabalho vai ficando mais exigente e as coisas desandam. 

- Como Ficar Podre De Rico Na Asia Emergente - Mohsin Hamud - Esse livro é escrito como se fosse auto ajuda narrado na segunda pessoa mas conta a história de um jovem pobre que é o único da fa´µilia que sabe ler. Quando mudam do interior para uma favela na capital ela começa a trabalhar numa locadora de filmes e depois entra para o ramo de distribuição de água. Sua vida tem altos e baixos. Os títulos dos capítulos são: Mude-se para cidade grande, Consiga um diploma, Não se apaixone, Evite idealistas, e por aí vai. 

- Monsters: What We Do With Great Art By Bad People - Claire Dederer - um livro que medita no assunto de separar o artista da obra. De Woody Allen a Polanski a J.K Rowling e alguns outros. A própria autora se inclui (mas achei um exagero). O capítulo sobre Lolita do Nabokov é interessante. 

- Intermezzo - Sally Rooney - Aqui temos dois irmãos com 10 anos de diferença entre eles. O pai acabou de falecer e cada um vive o lute como pode. O mais novo é jogador de xadrez, acabou de sair da faculdade e faz alguns bicos. O mais velho é advogado que tem uma namorada mais jovem que fornece drogas para ele. Os capítulos do irmão mais velhos são quase devaneios enquanto que o irmão mais novo é pragmático. Intermezzo é relacionado ao xadrez mas não sei o que é. 

- Amar é Assim - Dolly Alderton - Jen terminou o namoro com Andy sem dar motivo e ele ficou arrasado. Andy faz uma lista de todas as coisas boas em ter terminado esse namoro. A vida do Andy virou de cabeça para baixo, ele ficou sem ter onde morar e fica obsessivo a ponto de seus amigos não quererem mais ouvir falar desse término mas aí algumas coisas acontecem. Tem o ponto de vista da Jen.

- O Que Resta De Nós - Virginie Grimaldi - Um livro para deixar o coração quentinho. Jeanne é viúva e decide alugar os quartos vagos do seu apartamento. Theo é um aprendiz de confeiteiro e trabalha na padaria do outro lado da rua. Iris é uma cuidadora. Aos poucos esses três estranhos começam a se apoiar.

- Hello Beautiful - Ann Napolitano - Aqui temos uma saga de família daquelas. William tem uma família traumatizada pela morte da irmã quando criança (no dia que ele nasceu) e quando vai para faculdade ele diz tchau para os pais para sempre. Ele conhece Julia que praticamente o convence a casar com ela e assim ele entra para essa familia italiana que tem 4 filhas: Jilia, Sylvie, Emma e Cecilia. A mãe é dura na queda e o pai é o queridinho das filhas. Acontece um bocado de coisa nesse livro, até achei bom, mas me senti emocionalmente manipulada com algumas partes que pareciam estar ali só para fazer a gente chorar. Dramalhão

- Trilogia de Copenhagen: Infância, Juventude e Dependência - Tove Ditlevsen - Uma autobiografia da escritora dinamarquesa. Só vou dizer que a parte da dependência me deixou na ponta da cadeira de tão tensa. Falei "não faz isso Tove" várias vezes. Esse livro é excelente.

- Stay True - Hua Hsu - livro de memórias do Hua Hsu nos seus anos de faculdade e como a morte de seu amigo Ken o afetou. Esse livro tem umas partes muito boas quando ele fala dos pais imigrantes de Taiwan e da vida como asiático-americano. Ele poderia ter feito um livro com as cartas via fax que o pai dele mandava quando foi trabalhar em Taiwan, são ótimas. Algumas parte do livro achei palestrinha, ele é muito egocêntrico mas os anos 1990 estão bem retratados.

- Repeteco - Bryan Lee O'Malley - Uma HQ (do autor de Scott Pilgram) sobre Katie, uma chef de cozinha que está montando seu próprio restaurante depois de terminar o namoro com o Max. Katie mora em cima do Repeteco que é um restaurante que ela iniciou com alguns amigos mas agora quer o seu  próprio restaurante. Um dia tem vários acontecimentos e uma das garçonetes se queima. Katie fica arrasada e vê uma menina no seu quarto que dá a ela um cogumelo. Katie come o cogumelo e volta para o início do dia e previne a queimadura da garçonete. Mas aí ela descobre mais cogumelos e passa a querer mudar mais coisas. Achei fofo.

- Querido Babaca - Virginie Despentes - Uma troca de cartas entre um escritor (Oscar) que foi cancelado por ter abusado de uma assistente e uma atriz (Rebecca) já nos seus 50 anos que foi muito famosa. Os dois se conhecem desde adolescência porque ela era amiga da irmã dele. E essa troca de cartas (emails) começa porque Oscar deixou um comentário misógino e preconceituoso sobre Rebecca e ela respondeu começando com: Querido Babaca. Algumas cartas são quase dissertações sobre variados temas. Esse livro é muito bom.

- Línguas - Domenico Starnone - um homem relembra o crush que tinha numa menina quando tinha 9 anos. Esse crush o levou a estudar línguas na faculdade. E ele também fala um bocado sobre sua relação com sua avó. Acho que teria aproveitado mais esse livro se soubesse mais sobre as diferenças entre as regiões da Itália (cultura e dialetos).

- Meu Amigo Kim Jong Un - Keum Suk Gendry-Kim - HQ que conta a história do ditador da Coréia do Norte. A Keum Suk mora numa ilha perto da fronteira com a Coréia do Norte e ela sempre escuta os treinos de tiros. Ela se preocupa com o que deve fazer no caso do cessar fogo acabar e a guerra voltar. Ela pesquisou a vida do Kim Jong-Un, entrevistou jornalistas, desertores, especialistas, um tradutor francês que morou lá, e até um ex-presidente sul coreano. Não acho que foi intencional mas acho que junto com Grama e Espera esse livro ajuda entender bem as duas Coréias.

- De Onde Eles Vêm - Jeferson Tenório - Joaquim é órfão, tem que cuidar da avó doente e entra para a faculdade de letras como cotista. Inicialmente ele não se sente a vontade mas conforme o tempo vai passando e ele vai se formando como leitor algumas coisas mudam. A história dele é costurada com a de outros personagens. As melhores partes são as que ele fala dos livros que lê.

- Latim em Pó - Caetano W. Galindo - Escutei uma entrevista do autor num podcast e fiquei curiosa para ler o livro. É sobre a nossa língua: o Português. Línguas são fluidas, vivas, mudam, atualizam, se misturam e sempre existe a polêmica do coloquial x norma culta. É interessante.


E mais uma sequência de livros beira de piscina. Esse ano só li um livro de namoro fake mas li vários com personagens que são médicas ou enfermeiras.

- Just For The Summer - Abby Jimenez - Justin e Emma acham que tem uma maldição: todas as pessoas com quem eles namoram (ou saem algumas vezes) encontram o par perfeito depois que terminam com eles. Justin escreve que isso acontece com ele num post do Reddit, Emma responde e os dois decidem ir em alguns dates e terminar para ver se eles encontram seus pares perfeitos. Justin é um fofo mas ele tem alguns problemas na família e Emma foi abandonada pela mãe escrota e tem alguns traumas. Achei esse um bom livro beira de piscina. O casal é fofo e tem um cachorro feio no meio da história. (e tem um crossover com personagens do Part of Your World e Yours Truly que li ano passado)

- Summer Romance - Annabel Monaghan - Ali ainda está de luto pela morte de sua mãe e está separada do marido há um ano. Ela tem três filhos e faz contabilidade para a pousada da sua amiga e também organiza casas. Ali morava em NYC mas depois que a primeira filha nasceu, ela e o marido mudaram para a cidadezinha onde ela cresceu e a mãe morava. Um dia Ali leva seu cachorro para o parque e conhece Ethan. Ele a convida para um date que é ótimo. Depois ela descobre que Ethan é o irmão mais novo de sua amiga que agora é advogado. Ali e Ethan concordam em ele ajudá-la com o divórcio e ela fazer a organização da casa dos pais dele para vender. Ethan merece um lugar na lista de melhores namorados de livro beira de piscina.

- Hello Stranger - Katherine Center - Sadie é uma artista que está com dificuldades e acabou de ser aceita em um concurso de retratos. Um dia ela desmaia na rua e precisa fazer uma cirurgia no cérebro que a deixa com um edema que causa face blindness - ela não consegue identificar as pessoas pelo rosto (Prosopagnosia). Isso faz com que pintar um retrato seja praticamente impossível. Ela tem um crush no veterinário do seu cachorro e tem um vizinho que inicialmente ela acha que é mulherengo mas ele é sempre legal com ela. Fofo mas o plot twist é para lá de óbvio.

- Change of Heart - Kate Canterbary - A descrição desse livro era: Os penetras + Grey's Anantomy. Dos Penetras tem o fato que a Whitney e sua amiga passam as férias indo de penetras a casamentos. Eu um desses casamentos a Whitney conhece o Henry, eles ficam juntos (ui ui ui) e ela some no dia seguinte. Dois meses depois Whitney, que é médica, recebe os médicos residentes que vão fazer a rotação de transplantes com ela e Henry é um deles. E aí entra a parte Grey's Anatomy com muitas conversas no elevador e o conflito da médica chefe com o residente.

- You With A View - Jessica Joyce - Noelle encontra umas fotos de sua querida vozinha (que faleceu) com outro homem que não seu avô e uma carta de amor. Ela faz um tik tok com as fotos e pede ajuda da internet para achar o homem. Alguém responde dizendo o homem é seu avô e Noelle marca um encontro. Quando Noelle chega ela vê Paul (o avô) e Theo (o neto). Acontece que Theo foi seu colega na escola e os dois disputavam as notas e os pontos no tênis. Paul mostra a Noelle um mapa que sua avó fez para a lua de mel deles (eles iam fugir para casar mas desistiram) e ela decide fazer essa viagem. Paul diz que vai junto e conta a história deles no caminho (com mais cartas) e Theo decide passar um tempo com seu avô. Ficou meio dramático demais no final mas tem um pedido de casamento fofo.



Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)(15), (16) e (17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário