10.7.25

Momento TOC livros 19 (parte um)

A meta desse ano é de 40 livros. Passei da metade então chegou a hora de colocar aqui os primeiros livros do ano. Li um com mais de mil páginas que acho que deveria valer por 3 livros.

Decidi ler outro mangá que tem 12 volumes e por enquanto li 3 volumes mas leio todos até o fim do ano.

E consegui diminuir os livros beira de piscina, pelo menos nessa primeira parte, foram só dois. Não prometo nada para a próxima parte.

Então vamos aos primeiros 24 livros de 2025.


- O Impulso - Won Pyung Sohn - Andreas Kim Seonggon está se afogando no Rio Han mas a autora nos diz que ele não vai morrer e nos conta a vida elel. Kim Seonggon não é muito legal, faz um bocado de coisa que não da certo mas ele tenta mudar começando pela sua postura (fica comas costas retas) e descobre que a vida tem altos e baixos. Tem uma vibe auto ajuda mas a história é boa.

- Paciência - Daniel Clowes - HQ que conta a história de Jack e Paciencia. Ela está grávida e ele trabalha entregando panfletos mas ela não sabe. Ele decide contar a verdade mas quando chega em casa Paciência está morta. Jack é preso mas concluem que ele é inocente. Ele decide ir atrás de um ex-namorado da Paciência e aí até viagem no tempo tem. Os desenhos são ótimos.

- The Coin - Yasmin Zaher - Uma mulher palestina se muda para NYC. Ela é rica, dinheiro que herdou depois que os pais morreram, mas o irmão toma conta da herança e dá um mesada a ela. Ela é professora de inglês numa escola pública para passar o tempo. Um dia ela se junta com um homem que a convence de entrar num esquema de comprar e revender a famosa Birkin da Hermes.

- A Árvore Mais Sozinha do Mundo - Mariana Salomão Carrara- A história de uma família  (pai, mãe e três crianças) de cultivadores de tabaco no sul do país contada pelo ponto de vista da única árvore no terreno, do espelho antigo na sala da casa e pela camionete velha que transporta a família e uma roupa de proteção que usam. 

- We Do Not Part - Han Kang - o livro novo da vencedora do nobel de 2024 conta a história de uma escritora, Kyungha, que vai visitar uma amiga no hospital em Seul e recebe um pedido de cuidar do pássaro da amiga que ficou na Ilha De Jeju. Kyungha chega em Jeju no meio do inverno e de uma nevasca e tem dificuldades de chegar até a casa da amiga. O livro alterna entre momentos conscientes e outros nem tanto. Tem uma parte sobre um massacre que aconteceu na Ilha de Jeju em 1948. Han Kang mexendo nas feridas coreanas.

- Your Utopia - Bora Chung - Um livro com oito contos que passam num futuro distópico de alguma forma. Achei todos bons e alguns mais bizarros que outros. Tem gente imortal, tem gente vivendo até os 150 anos, tem história contada pelo elevador, tem gente que é meio humano meio planta, tem robôs e IAs fugindo de uma máquina maior, tem gente no espaço fugindo de um virus na terra, tem marido suspeitando da esposa que talvez não seja a esposa e tem detetive de consciência. 

- Mudar: Método - Édouard Louis - autobiografia do Eddy que ele escreveu para fazer as pazes com seu passado. É uma história triste, honesta e muito bem escrita.

- Charlie, o Jovem Adulto - Rafael Fritzen - uma HQ sobre um rapaz que é entregador de comida e mora com os pais. A mãe dá um ultimato e diz que ele só pode ficar lá se estudar então Charlie vai viver só e aprender a pagar boletos.

- Cuscuz Surpresa - Helô D'Angelo e Daniel Cesart - HQ que conta a história de amor dos ilustradores Helô e Daniel. Ela é paulista e ele é baiano e os dois fazem esse namoro funcionar com todas as chegadas e partidas.

- No Andar de Baixo - Cartumante (Cecília Ramos e Matheus Albano)- HQ com 4 histórias de terror que passam na mesma casa. A história da mulher que não larga o celular é muito boa.

- Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves - Livro que conta a história de Kehinde como se fosse uma carta que ela mesma escreveu para o filho. Uma carta de mil páginas. Kehinde nasceu na Africa e ainda criança veio parar no Brasil para ser escrava. Muita coisa acontece e temos uma boa parte da história do Brasil contada pelo ponto de vista de uma escrava. O livro é muito bom mas no fim eu só queria que terminasse. Acho que se fosse em três volumes teria aproveitado mais, mesmo assim recomendo demais a leitura.

- Once Smitten, Twice Shy - Chloe Liese - Depois de mil páginas com bastante sofrimento decidi pegar o primeiro livro beira de piscina do ano. Aqui temos a história de Juliet e Will. Ela passou um tempo na Escócia se recuperando de um relacionamento abusivo e lá ela conheceu Will num bar mas nada rolou. Meses depois de volta a casa dos pais Juliet encontra Will no jardim da sua casa. Ele estava numa festa na casa do vizinho. Aí ele vem com um papinho que precisa treinar sair em dates porque quer se casar mas é muito tímido para conhecer pessoas. Juliet aceita esses dates "falsos" porque ela também precisa voltar a conhecer pessoas mas a gente sabe que eles não vão conhecer mais ninguém. Fofos.

- Green Dot - Madeleine Gray - Hera do alto de seus 24 anos começa a sair com um colega do trabalho de 40 anos e casado. Ela sabe que é uma roubada e tem consciência que é burrice acreditar quando ele diz que vai largar a esposa. O que é interessante nesse livro é que ela sabe que o leitor a está julgando e ela assumidamente vai se enfiando cada vez mais no buraco dessa relação.

- Orbital - Samantha Harvey - livro vencedor do Booker Prize de 2024 conta a história de 6 astronautas em órbita da terra. Dois russos, um americano, uma japonesa, um americano, um italiano e uma britânica. A melhor história é a da japonesa que descobre que a mãe morreu mas só vai voltar a terra em alguns meses. O que achei interessante nesse livro é que descreve o que acontece com o corpo humano no espaço depois de muito tempo (e na volta). O que achei chato foi que perde muito tempo descrevendo paisagens na terra onde a nava está passando. É um livro que tem partes poéticas e outras apenas chatas. Felizmente é um livro curto.

- Dead Dead Demon's Dede Dede Destruction volumes 1, 2 e 3 - Inio Asano - Queria ler outro mangá porque gostei do exercício de ler da direita para esquerda e de tras para frente. Escolhi esse que é do mesmo autor do Boa Noite Pun Pun e gosto muito dos desenhos dele. Teve uma invasão alienígena em Tóquio, muitas pessoas morreram, mas anos passaram e a nave espacial ainda paira sobre a cidade. As nações se juntaram para enfrentar os alienígenas mas a nave fica lá sem muita coisa acontecer. As vezes mandam umas naves menores que são destruídas. No meio de tudo isso um grupo de adolescentes leva a vida normal (na medida do possível). Cada volume foca em um desses adolescentes mas as principais são Kodade e Ontan. No volume 2 descobrimos que o Japão se acha dono da nave e não que que os outros países se metam.

- A Porta - Magda Szabó - história do relacionamento entre duas mulheres; a escritora Magduska e sua empregada Emerec. A escritora precisa de uma faxineira/empregada e recebe a indicação que Emerec é a melhor que tem na área. Emerec é zeladora do prédio e cuida de algumas coisas na rua (varre folhas, tira neve) e também de algumas pessoas. Emerec trabalha na casa da escritora quando quer, as vezes de madrugada, mas seu trabalho é impecável. A relação das duas é difícil, há um choque cultural e de gerações mas elas se admiram. Marido da escritora é a pessoa mais sensata no livro.

- Nós - O Atlântico em Solitário - Tamara Klink - É o diário da Tamara contando tudo sobre os preparativos e a travessia que ela fez sozinha da França até Recife. Li metade desse livro e descobri que tinha o audiolivro no podcast da Companhia das Letras. Achei a experiência de escutar a própria Tamara lendo o livro muito melhor porque ela dá ênfase em partes que eu leria sem emoção e ela faz os efeitos sonoros de ondas, baleias, velas subindo. É poético e é girl power.

- Great Big Beautiful Life - Emily Henry - Esse já é o sexto livro da Emily Henry que leio e o meu preferido continua sendo People We Meet On Vacation. Esse novo me pareceu meio chupado de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo da Taylor Jenkins Reid mas é um bom passatempo beira de piscina. Alice é jornalista e quer muito escrever sobre Margaret, uma socialite/celebridade dos anos 1960/70 que está sumida ha 20 anos. Margaret a chama até a ilha onde ela "se esconde" para se conhecerem. Lá Alice descobre que vai ter que disputar essa biografia com Hayden, um bonitão que já ganhou prêmios com outra biografia e de quem Alice é meio fã. Os dois assinam uma clausula que não podem contar nada das entrevistas com Margaret pra ninguém nem um para o outro até ela decidir que vai ser o autor da sua biografia.

- Querida Tia - Valérie Perrin - Agnes recebe um telefonema dizendo que sua Tia Colette faleceu. Acontece que Colette faleceu há três anos então Agnes tem ir a cidadezinha onde passava suas férias para descobrir o que aconteceu e quem foi enterrada no lugar da Colette. Para ajudar sua investigação, a tia deixou para ela uma mala cheia de fitas cassetes contando toda a história. Valerie Perrin sabe escrever uma boa novela.

- Terra Partida - Clare Leslie Hall - Tudo começa quando Beth, seu marido Frank e o irmão dele Jimmy, estão cuidando das ovelhas na fazenda e um cachorro ataca o rebanho. Jimmy mata o cachorro só para descobrir que era do filho do vizinho. O vizinho é Gabriel, um escritor, que voltou a mansão depois anos morando fora. Gabriel e Beth foram namorados muito apaixonados por um verão. Torta de Climão. No começo do livro sabemos que o fazendeiro morreu e alguém esta no banco dos reús. A autora tenta fazer um mistério e não é difícil adivinhar as reviravoltas mas é bem escrito. 

- O Último Sonho - Pedro Almodovar - onze contos escritos pelo Pedro Almodovar. Alguns deram origem a partes de filmes dele ou filmes inteiros. Tem um sobre a morte da mãe dele e um que ele descreve as diferenças entre escrever um roteiro e um romance. O melhor é o Confissões de Uma Sex Symbol que conta a história da atriz de fotonovelas pornográficas Patty Diphusa e sua arqui-inimiga Fool Ana, elas mereciam um livro inteiro. Esse livro foi uma leitura coletiva com as amigas do clube do livro/filme e também vimos os filmes do Pedro Almodovar.

- Batida Só - Giovana Madalosso - Maria João desmaia numa tentativa de assalto e no hospital descobre que tem uma cardiopatia que causa arritmia no coração que resulta em taquicardia quando ela se emociona ou se exercita. Maria João precisa evitar qualquer emoção (nem precisa ser forte) ou esforço que faça seu coração acelerar. Nada de filmes, dança, música, nem trabalho estressante. Ela decide passar os meses de tratamento na casa da vó numa cidade pequena onde ela acha que vai ter paz. Gostei muito desse livro, ela faz uma reflexão sobre doenças, remédios, curas, tratamentos, religião, crença, a vida, o universo e tudo mais.




Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)(15), (16), (17) e (18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário