30.9.22

Jeonju

Além de Seoul e Busan, não sabia bem onde ir na Coréia do Sul, mas, depois de ver alguns videos de pessoas viajando por lá, Jeonju me pareceu um lugar que gostaria de conhecer.

telhados da vila hanok

Jeonju fica sul de Seoul e peguei um trem bala (o KTX) que levou uma hora e meia até lá. Eu achava que Jeonju seria uma cidade pequena mas é grande. Da estação de trem até a Hanok Village foram 20 minutos de ônibus passando por muitos prédios e comércios.

a estação de trem

A Jeonju Hanok Village é pequena e muito fofa. É uma vila hanok (estilo de casas tradicionais coreanas da Dinastia Joseon) no meio da cidade com várias casas que são residências, pousadas, restaurantes e lojas. 

Fiquei hospedada em uma das casas hanok e foi uma experiência. O quarto era pequeno, com banheiro, mas não tem cama nem armário. Para dormir tem um tipo de colchão que fica enrolado no canto e na hora de dormir é só desenrolar (e eu dobrei no meio para ficar mais macio). No frio o aquecimento é no chão (por isso o colchão é no chão) mas nos dias em que estive lá fez calor durante o dia e a noite era muito agradável. O agachamento tem que estar em dia. Eu fazia quase tudo sentada no chão.

a pousada

A noite fica tudo iluminado e tem alguns lugares com jogos. Foi em Jeonju que experimentei o esporte olímpico que as coreanas dominam desde Los Angeles 1984: tiro com arco.

A vila hanok vai até o rio que tem uma ciclovia e algumas pontes, mas dá até para atravessar pulando pedras.

O Bibimpap, prato típico coreano que é um mexidão de arroz, nasceu em Jeonju. Fui no restaurante que o google disse ser o melhor para experimentar um Bibimpap clássico. Quando vem está tudo separado e você tem que misturar. Estava tentando misturar deixando a pasta de pimenta de lado mas a dona pegou os pauzinhos da minha mão e resolveu misturar tudo me mostrando como se fazia. Resultado: fiquei com a boca queimando do tanto de pimenta que tinha o prato. Até os banchans (acompanhamentos) eram apimentados. 

bibimpap

No centro da vila hanok tem o Palacio Gyeonggijeon que é um santuário (shrine) e no seu pavilhão central tem o retrato do Rei Taejo o fundador da Dinastia Joseon, ele foi rei de 1392 a 1398. O palácio foi construído em 1410, parcialmente desrtruído na invasão japonesa de 1592 e reconstruído em 1614. Dentro tem uma área para os empregados que organizavam os eventos do palácio. Tem o arquivo com os anais da Dinastia Joseon e dentro do pavilhão do arquivo mostra como os anais foram preservados e hoje são considerados uma "Memoria do Mundo" pela Unesco.

entrada do palacio
onde fica o retrato do rei taejo
pavilhão do arquivo

Dentro do Gyeonggijeon tem um Portrait Museum que conta a história do retrato do Rei Taejo. Tem um filme que mostra todo o processo de reprodução da pintura como teria sido feita na época e tem uma animação linda das estações. No museu tem retratos de outros reis e rainhas e uma parte interativa para crianças.

o museu conta a história dessa pintura
na foto não parece mas é muito colorida

Na vila hanok tem muitas pessoas vestidas com hanboks (a roupa tradicional coreana) e as vezes me sentia em outra era mesmo. Tem muitos casais em Jeonju, muitos mesmo. E tem um bocado de barracas (ou lojas) de cartomantes ou adivinhos ou alguém que diz sua sorte e sempre com alguém lá querendo saber do destino. Coreanos acreditam muito em destino.

Além da Vila Hanok fui na Jaman Mural Village, uma vila de murais que fica num morro atrás da vila hanok. É um percurso que passa por varias casinhas que tem murais pintados. Lá no alto também tem bares e restaurantes, deve ser um ótimo lugar para ver o por do sol. Gostei dessa vila de murais.

um lugar de contemplação antes de chegar
na vila de murais
\
o E.T. estava lá. de batom.

E gostei de Jeonju.


Mais Coréia do Sul:
Seoul (1)
Seoul (2) Muralha da cidade, 
Seoul (3) Palacios, 
Seoul (4) Parques, 
Seoul (5) Tour do Vincenzo, 
Seoul (6) Museus, 
Seoul (7) Bairros, 
Busan (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário