25.9.22

Seoul (6) Museus


Seoul tem vários museus e galerias, esses foram os que visitei.

Museu Nacional da Coréia 

Esse museu fica dentro do Yongsan Family Park (o parque que era o campo de golfe dos americanos) e tem uma estrutura moderna com um vão enorme que dá para ver a Seoul Tower na Montanha Namsan.

no vão central tem eventos

O prédio abriga dois museus: o Nacional e o Children Museum. Não entrei no museu para crianças mas tinha muitas delas lá e me pareceu um ótimo programa para famílias.

O Museu Nacional da Coreia é sobre arte e história da Coréia. Tem muitas cerâmicas, pinturas, móveis e estátuas. É um espaço amplo, bem sinalizado, confortável. Também tinha muitas crianças nesse museu e elas corriam e gritavam e achei ótimo. Tem uns robôs que ajudam a achar onde você quer ir e guiam até lá. (Esse museu é gratuito)

o robô guia


Museu Nacional do Hangul

O museu do alfabeto coreano também fica dentro do Yongsan Family Park. É pequeno mas eficiente. A mostra permanente conta toda a história de como surgiu o alfabeto que foi criado pelo Rei Sejong em 1443. É um alfabeto recente (comparado ao latino) e é fonético. O Rei Sejong criou o Hangul para que todos, independente de status, pudessem ler, escrever e se comunicar em sua própria lingua. Até então os (poucos) coreanos que liam e escreviam pegavam a pronuncia e significados dos caracteres chineses, só quem tinha aprendido chinês conseguia ler e escrever.

evolução do hangul 

O Coreano é escrito da esquerda para direita e as letras formam silabas e consequentemente palavras.

(esse museu também é gratuito) 


Museu da História de Seoul

Fica colado ao Palácio Gyeonghuigung. Entrei nesse museu porque queria muito ir ao banheiro e já que estava lá dentro (é gratuito) decidi ver a exposição permanente. Foi uma surpresa e gostei muito desse museu, me ajudou entender mais sobre a cidade.

É o museu da história da cidade de Seoul e seus mais de 600 anos. Conta desde a fundação em 1392 com a Dinastia Joseon até os dias de hoje. Seoul passou por invasão japonesa (1500), ocupação japonesa (1910-1945), guerras mundiais, guerra das Coréias e uma ditadura até chegar na metrópole que é hoje. O crescimento da cidade desde 1970 foi meteórico.

Para ter uma idéia do crescimento da cidade: o metrô de Seoul começou a ser construído em 1974 e hoje tem mais de 20 linhas e cobre toda a cidade.

No fim da exposição tem uma maquete gigantesca da cidade. Um museu o pequeno e muito eficiente.

Esse museu faz parte de um grupo de museus que inclui o Seoul City Wall Museum (o museu da muralha) e o Cheonggyecheon Museum (o museu do riozinho revitalizado e urbanizado) entre outros.


Museu Nacional Folclórico da Coréia

É um pagoda enorme que fica do lado do Palácio Gyeongbokgung, inclusive dá para sair de dentro do palácio e ir para a área do museu e vice versa.

A área do museu tem uma exibição ao ar livre e tem uma vila tradicional com casa classe média de 1800 na Dinastia Joseon e uma pequena rua com replicas de negócios locais dos anos 1960 que chama "A walk down memory lane".

O museu de fato fica numa estrutura construída embaixo do pagoda e a exposição permanente conta a vida cotidiana do coreano desde a dinastia Joseon. Tem uma parte que é divida nas estações do ano e como a vida cotidiana muda de acordo.

Tinha uma exposição temporária que era uma sequencia de animações sobre uma vila escondida. Os coreanos usam muito bem as animações nos museus. E também tem um Children's Museum (os coreanos tem muitos espaços educativos para crianças).

Também gratuito.


Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea

Esse museu fica dentro do Palácio Deoksogung em um dos prédios neo-clássicos e é uma das filiais do National Museum of Modern and Contemporary Art (MMCA).

eu e o prédio do museu refletidos
na escultura do moon shin

Já que estava visitando o palácio, entrei no museu (gratuito mas paguei a entrada do palácio). Estava tendo uma exposição do artista coreano Moon Shin. Gostei da pinturas e esculturas dele. Parte da exposição era em realidade virtual e achei divertido ver o pessoal usando aqueles óculos e mexendo as mãos no ar.


Leeum Samsung Museum Of Art

O Leeum fica no bairro de Hannam-dong que é onde tem várias embaixadas e casas bonitas. O bairro fica num morro (como quase tudo em Seoul) e o museu no alto de uma ladeira. É um museu moderno com três estruturas diferentes projetadas por três arquitetos europeus contemporâneos: Mario Botta, Jean Nouvel e Rem Koolhaas. 

O prédio do museu 1 abriga uma coleção de cerâmica coreana maravilhosa e outras obras de arte antigas e novas. O museu 2 tem obras de instalações modernas com jogo de espelhos, reflexões e também cerâmica. O terceiro prédio não é o museu 3, chamam de Child Education and Culture Center e é nele que estava a exposição temporária chamada Cloud Walkers.

escada do museu 1
saída do museu 1
refletida no museu 2

Do lado de fora tem esculturas do Anish Kapoor e do Alexander Calder.

Os museus 1 e 2 são gratuitos, só a exposição temporária é paga.

A lojinha do museu é quase uma exposição a parte com cerâmicas belíssimas de artistas coreanos. 



HiKR

Não é bem um museu mas é um espaço com exibição de K-Pop, K-Dramas e K-Art. Um "museu" da onda coreana. Passei por esse prédio que fica ao lado do Cheonggyecheon (o riozinho urbanizado) e vi um telão gigantesco de alta definição. Fiquei curiosa e entrei. O telão era realmente impressionante e tinha uma escada roxa que levava aos outros andares.


Em um andar tinha cenários de videos de k-pop conhecidos que as pessoas podiam ficar dançando e fazendo videos para o TikTok (ou outra rede social). No outro andar tinha umas obras de arte usando fotos para fazer esculturas em 3D e uma parte dedicada as novelas e séries coreanas.

para fazer coreôs e videos
escultura com fotos

No último andar tinha um café com uns bolinhos gostosos e disputados (a fila era grande).


Mais Coréia do Sul: 
Seoul (1)
Seoul (2) Muralha da cidade, 
Seoul (3) Palacios, 
Seoul (4) Parques, 
Seoul (5) Tour do Vincenzo, 
Seoul (7) Bairros, 
Jeonju
Busan (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário