Vou colocar aqui coisas que observei enquanto estava na Coréia do Sul e que não coloquei nos outros posts. Algumas já sabia antes de ir e outras não tinha idéia.
- No post do transporte público falei da comunicação e como é importante saber dizer oi e obrigada em coreano. O que me impressionou foi que em todas as lojas toda vez que um cliente entrava todos os funcionários diziam oi, olá, seja bem vindo ou outra variação. E quando o cliente saí todos se despedem. Em um dos hotéis que fiquei passava muito pela recepção e todas as vezes a recepcionista levantava e fazia uma reverencia junto com o anyeonghaseyo (Olá em coreano).
- Ainda sobre comunicação, toda vez que falava qualquer coisa em coreano (oi, obrigada, cerveja) os coreanos ficavam surpresos e achavam incrível. Os coreanos são simpáticos, sempre falavam comigo nas trilhas, no elevador, nos parques. Os adolescentes as vezes passavam e gritavam "hello!" e outras coisas em inglês, alguns paravam para trocar frases e treinar o inglês.
- Restaurantes: em muitos restaurantes você pede a comida, paga e depois senta para comer. Em outros a conta vem junto com a comida e paga no caixa na saída. Os talheres (pauzinhos e colheres) ficam numa gaveta na lateral da mesa ou em uma caixa e sempre tem água na mesa. A maioria dos restaurantes tem uma campainha na mesa para chamar o garçom. E a comida vem MUITO rápido, as vezes só dava um gole da bebida e a comida já estava lá na minha frente.
- Não falei muito da comida mas é boa. Gostei muito dos gimbaps e do bibimpap (sem muita pimenta), churrasco coreano merece toda a fama que tem, o macarrão gelado (naengmyeon) é uma delícia, as panquecas de feijão idem, o famoso chimek - frango frito com cerveja é ótimo, mandu (o dumpling coreano) também é bom, o tteokbokki achei apimentado demais, o beef tartar com pera é delicioso, kimchi é apimentado mas gostei e acompanha tudo. Das bebidas: a cerveja Terra foi a minha preferida e quando misturada com Soju é um perigo (e muito bom). O maekgoli, o vinho de arroz, é ótimo. Amei o famoso leitinho de banana, para mim teve gosto de infância.
mandu |
tteokbokki 🌶🌶 |
parece leite mas é vinho de arroz e é servido nessa tigela |
panqueca de feijão |
um yakult para aliviar a pimenta |
- Falando em comida: Cortam a carne do churrasco com tesoura (própria para carne) e o macarrao também.
para o macarrão (os italianos choram) |
- Os coreanos só usam cores neutras: preto, bege, branco, azul marinho, cinza e se tiver cor é em tom pastel. Estampas? Só os estrangeiros. Os idosos usam mais cores e estampas (e muita roupa de hiking).
- Vi muitos casais nas ruas mas o que achei curioso é que combinam as roupas. As vezes só as cores mas muitas vezes era tudo igual mesmo: calça, camisa e até o tênis. Fiz uma coleção de fotos de casais que se vestem combinando.
- Já falei em alguns posts que ninguém passa perrengue de banheiro na Coreia do Sul, tem em todos os lugares. O que não disse é que na porta das cabines tem um desenho indicando se o vaso é de sentar ou de agachar (comum na Asia). E em alguns banheiros públicos (aeroporto, museu) tem a privada japonesa que é muito boa: o assento é aquecido, tem chuveirinho e função bidet e até um ventilador para secar, é só apertar os botões.
nesse banheiro tinha foto na porta |
- Ninguém atravessa fora da faixa e nem com o sinal vermelho para pedestres. Isso nas avenidas onde tem sinal porque nas ruas estreitas e sem calçadas é cada um por si e o carro buzinando.
- Tem muitos idosos trabalhando (o sistema de aposentadoria da coréia é quase inexistente).
- Hiking é o esporte preferido dos coreanos. Adoram subir e descer morros e andar no meio do mato.
- Sim, as coreanas deixam os bobs no cabelo até chegar no lugar. No metrô é cheio de mulheres com bobs na franja (especialmente sábado a noite).
- Não pode fumar na rua mas tem lugares próprios para os fumantes, que parece um ponto de ônibus, ou fumam em becos.
ponto dos fumantes |
- E tem guarda sol nas esquinas para esperar o sinal abrir.
- Sanduiche de queijo e presunto sempre tem um ovo.
- Cafés: são muitos, muitos mesmo, e tem uma Starbucks em cada esquina (sem exagero). Nos cafés menores só vendem bebidas e doces e as vezes se vc quiser sentar no café para comer tem que pedir uma bebida.
- No bares tem que pedir comida e os coreanos bebem muito.
- Tem todo um protocolo para beber: servir com as duas mãos (ou uma no braço que serve), os mais jovens viram de lado para beber, se o mais velho (ou chefe) servir a bebida tem que beber, e por aí vai. Quem ja viu novela coreana sabe como é.
- As frutas são caras, mas esperava uma variedade menor e até que era boa.
- Nos lugares turísticos sempre tem uma Photo Zone. Os coreanos entendem que as pessoas gostam de tirar fotos e sabem oferecer o melhor angulo.
na photo zone |
- Entregar e receber com as duas mãos. Toda vez que ia entregar o dinheiro ou cartão no caixa dava um jeito de segurar com as duas mãos ou entrega com uma mão encostando a outra no braço.
-Todos os hotéis que fiquei tinham máquina de lavar e de secar roupas. Em alguns tinha que pagar (2 dolares + 50 centavos pelo sabão) e em outros era de graça. Facilitou viajar com a mala de mão.
- Os coreanos gostam de fofurizar (existe essa palavra?) as coisas. Vide o café do cocô. Sim um café temático de cocô onde a comida vem em mini privadas. Não entrei mas deu para ver de fora. Outro exemplo é a Kakao Friends. Kakao é uma app tipo Whatsapp mas tem mapas, tem taxi, ou seja, os coreanos usam para tudo. E a Kakao tem como marca uns bichinhos fofos e existe a loja temática desses bichinhos. Entrei lá procurando algo para crianças mas tudo é para adultos, coisas fofas para adultos.
os waffles são em forma de 💩 |
- Segurança. É muito seguro, tem cameras em todos os lugares. As pessoas realmente deixam seus pertences (bolsa, telefone, computador) na mesa do café/restaurante enquanto vão no banheiro ou pedir comida. Todo mundo usa o telefone na rua, tanto que em alguns cruzamentos tem a luz para atravessar no chão. Não vi muitos policiais andando nas ruas mas vi muitas delegacias.
E aqui os outros posts sobre a Coréia do Sul:
Seoul (2) Muralha da cidade,
Seoul (3) Palacios,
Seoul (4) Parques,
Seoul (5) Tour do Vincenzo,
Seoul (6) Museus,
Seoul (7) Bairros,
Jeonju,
Nenhum comentário:
Postar um comentário