São 8 portões no total, 4 grandes (norte, sul, leste, oeste) e 4 menores. A construção começou em 1396, tem 18,6km de extensão e a altura varia entre 5 e 8 metros. As pedras da muralha também variam de acordo com os reis que estavam do poder na dinastia Joseon.
Os 18,6 km são dividos em 5 partes que tem trechos na cidade e na montanha. Eu tinha a intenção de fazer três dos cinco trechos mas só fiz dois.
Fiz o trecho da montanha Namsan, que tem 4,2 km e vai do portão Sungnyemun, sobe a montanha até a torre, e desce até o outro lado.
Sungnyemun Gate |
Tem boa parte da muralha para seguir, mas onde não tem o muro de fato tem indicações no chão de que você está no caminho certo.
Depois fiz o trecho que vai do portão Hyehwamun (que é um dos menores) até o portão Heunginjimun (dos maiores) e passa pelo Naksan Park que fica ano topo da montanha Naksan. Esse trecho tem 2,1 km, foi bem tranquilo e muito bonito. Deu para ver o quanto a cidade cresceu além muralha.
Hyehwamun Gate |
Saí do lado da muralha para: ver um bairro colado na muralha, depois para entrar no parque e subir e descer muitas escadas no meio do verde e, por último, para andar pela Ihwa Village, uma vila de casas com murais, lojas descoladas e restaurantes bacanas.
montanhas ao fundo |
city wall village |
a montanha namsan e a torre |
ihwa village |
O fim dessa caminhada tem uma vista bonita do portão Heunginjimun.
a cidade além da muralha |
Heunginjimun Gate |
Também no fim dessa caminhada (ou início, depende de onde começa) tem o Seoul City Wall Museum, museu que conta a história da muralha.
Queria ter feito 3 trechos mas não consegui fazer o trecho da Baegak Mountain Trail, que vai do portão Changuimun até o portão Hyehwamun, tem 4,7km, e é todo na montanha atrás dos palácios. Se um dia voltar a Seoul farei esse trecho.
O site da trilha da muralha: Seoul City Wall, dá para baixar um guia e tem o mapa com todos os trechos e pontos importantes.
Tem quem faça tudo em um dia, ou por partes ou só algumas partes como fiz.
Esse passeio da muralha é muito interessante porque passa por bairros diferentes, passa no meio do mato (as trilhas são todas bem definidas, tem tapetes para não escorregar, tem escadas), passa no meio dos prédios e dá uma noção de como a cidade era e é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário