14.9.22

Seoul (1)

Oi Coréia do Sul!

Sungnyemun Gate 

No meio da pandemia comecei a ver as novelas coreanas e até escrevi no post sobre Vincenzo que: 

"Tal qual Game Of Thrones que fui na Irlanda do Norte ver alguns dos lugares de filmagem, já quero ir até Seul."

Então quando a Coreia do Sul abriu para o turismo achei que chegou a hora e fui.

Mas muito antes das novelas minha curiosidade com a Coréia do Sul vem desde as olimpiadas do Rio, a casa da Coréia do Sul era um quiosque no Leme, perto de casa, passava lá todo dia e tinha muitas apresentações e eventos. Também vi as maravilhosas atletas do tiro com arco ganhando a medalha de ouro no sambódromo.

Tem, claro, o cinema coreano. De Old Boy a Burning e Parasita. 

E também os livros de autoras coreanas que li nos últimos anos (Han Kang, Cho Nam Joo, Bora Chung, Keum Suk Gendry Kim, Lee Minji e Juhea Kim).

De Fortaleza para Seoul foram 2 dias de viagem, mas cheguei pronta para turistar muito pelo país.

Seoul Tower

Fiz Seoul em duas partes, na primeira semana me hospedei do lado norte do rio Han na parte central da cidade. Fiquei em Myeongdong que é um bairro central, turístico com muitos hotéis e lojas, e é perto de tudo. A noite fica cheio de gente nos bares e restaurantes e na rua que tem várias barraquinhas de comida.

Na última semana, depois que dei uma volta em outras cidades, fiquei no famoso Gangnam ao sul do Rio Han, mas isso fica para outro post.

Minha primeira refeição coreana foi o macarrão gelado, que foi ótimo porque estava muito calor e ao mesmo tempo não foi tão boa idéia porque: apimentado demais.

No primeiro dia fui na estação de trem comprar as passagens para as outras cidades que iria. É tudo muito prático e eficiente. Aliás a palavra que melhor define a Coréia do Sul é: eficiência.

A rede ferroviária é excelente e tem trem bala. Também viajei de ônibus e foi muito confortável.

O transporte público da Coréia do Sul é excelente (tanto Seoul quanto Busan e também nas cidades menores) e merece um post especial porque foi o melhor transporte público que já usei.

Da estação de trem andei num parque urbano que surgiu no lugar de um viaduto, o Seoullo 7017 ou Seoul Skygarden. De lá fui na Sungnyemun Gate que o portão sul da antiga muralha de Seoul. 

seoullo 7017

Segui o caminho da muralha até o topo da montanha Namsan onde tem a Seoul Tower. Poderia ter subido de ônibus ou de teleférico, mas decidi encarar os milhares de degraus. 

sempre tem um lugar para descansar

No alto tem várias plataformas para ver a cidade e tem vários (MUITOS!) cadeados daqueles que os casais colocam, nunca tinha visto tantos em um só lugar, tem até árvore de cadeado.


Fiz o passeio da torre. No terreo tem uma animação bonita sobre a cidade (os coreanos arrasam nas animações dos museus e lugares turísticos). O elevador sobe muito rápido e a vista de lá da cidade é de 360 graus. E Seoul é enorme. Na torre até o banheiro tem vista.

a cidade para o lado das montanhas
o lado do rio Han

Desci pelo outro lado da montanha onde tem uma trilha boa (com mais escadas) e foi ali que descobri que o esporte nacional da Coréia do Sul não é tiro com arco nem taekwondo, é hiking: caminhada nas trilhas morro acima e morro abaixo. Vi muitas senhoras e senhores em grupos todos devidamente vestidos com roupas de trilha.

a cidade além da muralha
trilhas civilizadas

Para andar em Seoul tem que estar pronta para um sobe e desce eterno (ladeiras e escadas), é uma cidade construída em morros.

Explorei o bairro perto da montanha que também tem muitos cafés bacanas. 

cidade de fios

A noite fui na praça onde fica a prefeitura. Tem dois prédios: um é o da antiga prefeitura que foi construído durante a ocupação japonesa (que foi brutal) e o outro é um prédio moderno que a noite fica iluminado de azul. Os coreanos não gostavam do prédio antigo mas não derrubaram, foi transformado na Biblioteca Metropolitana de Seoul e construiram o prédio novo para a Prefeitura. O prédio novo parece uma onda gigantesca sobre o prédio antigo. Um recado de que a onda agora é coreana.


Seoul é uma cidade grande, prédios altos, palácios, templos, parques, muitos carros, avenidas largas e ruas estreitas, cidade de restaurantes e lojas e de cafés instagramáveis.

E assim começou minha aventura pela Coréia do Sul.



Mais Coréia do Sul: 
Seoul (2) a muralha da cidade, 
Seoul (3) Palacios, 
Seoul (4) Parques, 
Seoul (5) Tour do Vincenzo, 
Seoul (6) Museus, 
Seoul (7) Bairros, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário