Foram muitos reis, o mais conhecido é o Rei Sejong que reinou de 1418 a 1450 e foi o criador do Hangul, o alfabeto coreano que deu a oportunidade de toda a população ler e escrever e não só quem sabia os caracteres chineses.
Cada palácio tem uma função, mas em todos os reis moraram em alguma época. Todos os palácios foram destruídos na primeira invasão japonesa no século XVI, foram reconstruídos e depois destruídos na ocupação japonesa de 1910-1945. E só na década de 1990 começaram a ser reconstruídos com um projeto do governo de restauração dos prédios destruídos pelos japoneses.
Nos palácios tem várias pessoas usando hanboks (a roupa tradicional coreana), e em volta dos palácios tem muitas lojas para alugar. Se você estiver vestido de hanbok não paga entrada dos palácios.
Então vamos aos 5 palácios da Dinastia Joseon. (Na ordem em que visitei)
1. Gyeongbokgung
O palácio central da cidade foi originalmente construído em 1394 pelo Rei Taejo (fundador da Dinastia Joseon). Esse palácio tem como entrada o imponente Gwangwhamun Gate. Esse portão foi destruído na invasão japonesa de 1592, reconstruído e depois queimado na Guerra da Coréia (1950) e reconstruído outra vez.
gwangwhamun gate (atrás dos palácios não tem prédios altos, só as montanhas) |
O Gyeongbokgung é o palácio do trabalho dos reis, das decisões políticas, dos grandes eventos. Mas foi lá que o último rei da dinastia Joseon, Rei (e depois Imperador) Gojong estava morando quando sua esposa, a Rainha (Imperatriz) Min foi assassinada por agentes japoneses em 1895.
E foi também no Gyeongbokgung que a energia elétrica chegou a Coréia.
Além do pavilhão central onde fica o trono, tem um pavilhão no meio de um lago que era para os jantares, tem ouro lago com um coreto, e vários outros prédios que eram cozinhas, residências e oficiais do reino.
Em frente a Gwangwhamun Gate tem uma praça que foi recentemente reformada. A praça era, na época da Dinastia Joseon, uma avenida com os principais prédios do governo. E em tempos recentes é também um lugar de protesto dos coreanos.
os prédios da cidade na frente do palácio e em volta da praça |
Hoje, na praça, tem um centro cultural, muitas fontes que ficam coloridas a noite, uma time line da história do país e duas estátuas: Rei Sejong, o criador do Hangul (o alfabeto coreano) e do Almirante Yi Sun-shin que foi quem colocou os japoneses para correr da Coréia na Guerra Imjin (1592-1598).
2. Changdeokgung
É o palácio residencial queridinho dos reis da Dinastia Joseon. Foi construído em 1405, destruído na invasão japonesa de 1592 e reconstruído em 1610 e foi o palácio principal por 270 anos.
Esse palácio é imponente, tem dois pavilhões com trono, um para eventos maiores e outro para as reuniões. Tem o único pavilhão de todos os palácios que tem um telhado de cerâmica azul.
O Jardim Secreto é uma parte do palácio que só pode ir em visita guiada e é onde tem todos os aposentos onde os reis viviam e onde passeavam. O Jardim Secreto ocupa 60% da área do palácio. É lindo.
3. Deoksugung
Esse palácio foi a residência do último rei. Fica ao lado da praça da prefeitura e é um dos dois palácios que fica aberto até as 21:00 (o outro é o Changgyeonggung). Fui a noite e os pavilhões iluminados são muito bonitos. O Deoksugung tem prédios na arquitetura tradicional coreana mas também tem prédios neo clássicos ocidentais.
a prefeitura no fundo |
Dentro do Deoksogung tem o Museu Nacional de Arte Contemporânea que tinha uma exposição do artista coreano Moon Shin.
O muro do Deoksogung, do lado de fora, é um passeio para qualquer pessoa que já tenha visto uma novela coreana pois é lá que casais passeiam na ruazinha arborizada.
o muro mais famoso das novelas coreanas |
4. Gyeonghuigung
Um palácio pequeno, que boa parte estava em reforma quando fui, mas achei muito bonito. Esse palácio é de 1617 e 10 reis moraram nele.
5. Changgyeonggung
Esse palácio é colado no Chankdeokgung e foi construido para ser a casa da avó, mãe e tia do Rei Seongjong (reinou de 1469-1494). Tem um jardim muito bonito, tem um lago e uma estufa. A estufa, que é linda, foi construida em 1910, projetada por um arquiteto japonês e executada por uma empresa francesa. Na estufa tem uma coleção fantástica de bonsais.
Durante a ocupação japonesa (1910 - 1945) tinha um zoológico e um jardim botânico dentro desse palácio.
com vista da seoul tower |
Seoul(1),
Seoul (2) A muralha da cidade,
Seoul (4) Parques,
Seoul (5) Tour do Vincenzo,
Seoul (6) Museus,
Seoul (7) Bairros,
Jeonju,
Busan (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário