2.10.22

Busan (1)

Saí de Jeonju e peguei novamente o KTX (o trem bala) para Busan, felizmente sem zumbis mas sem o Gong Yoo.

esse trem é muito rápido
zero zumbis

Busan me lembrou o Rio de Janeiro, cidade de praia com montanhas e muito verde em volta. As pessoas são mais descontraídas do que em Seoul e vi muito mais turistas (muitos americanos).

O mar de Busan é o Mar do Japão e dá para ver ilhas japonesas no horizonte. Foi de Busan que muitos coreanos partiram para trabalhar no Japão durante a ocupação japonesa.

Busan é a segunda maior cidade da Coréia do Sul. Seoul é enorme mas eu tive a impressão de Busan ser maior, talvez porque seja toda ao longo da costa e construída dando volta nos morros. Em Seoul eu conseguia andar para vários lugares e os deslocamentos em transporte público não passavam de 25 minutos. Tudo em Busan era longe, levava mais de 50 minutos para chegar em qualquer lugar. Quando digo que algo é perto em Busan é porque levou pouco menos de 50 min para chegar. 

O transporte público é ótimo mas Busan, assim como Seoul, é uma cidade para carros, o transito é pesado. Busan também tem avenidas largas com corredores de ônibus, elevados, e ruas estreitas sem calçadas. O que vi mais em Busan foi condomínios de prédios, são muitos e grandes. 

Fiquei em Haeundae que é um bairro de praia e turístico, afinal fui a Busan ver o mar. Tem muitos hotéis e uma rua do agito com bares, restaurantes, cafés, lojas e muita gente. Tem uma rua só de restaurantes de frutos do mar. Em Haeundae tem um calçadão mas na orla não tem restaurantes nem bares. Tem um aquário. E tem muitos prédios altos, altíssimos.

haeundae para direita
para esquerda
(esses prédios são muito altos)
rua do agito de dia
a noite é cheio de gente
rua dos restaurantes de frutos do mar

A água do mar estava uma delícia, não estava muito fria.

Outro bairro de praia conhecido de Busan é Gwangali onde tem uma ponte atravessando no meio do mar. Gwangali é vizinha (20min de metrô entre as duas) a Haeundae mas são diferentes. Gwangali tem os bares e restaurantes na orla da avenida beira mar e tem um calçadão, parece um bairro de praia brasileiro. 

beira mar de gwangali

Busan é candidata a EXPO 2030 e no dia que fui a Gwangali Beach a ponte fez um show de luzes (mas acho que tem todo dia) e teve também fogos de artifício. Duas semanas depois que estive lá o BTS fez um show para promover a cidade.

Na parte central da cidade tem um bairro chamado Seomyeon que é bem movimentado com lojas e restaurantes. Tem uma rua (que na verdade são duas) com muitos cafés e se chama Jeonpo Café Street.

Busan é uma cidade portuária e a área do porto é movimentada. É onde tem a estação de trem, o mercado de peixe e outros mercados. Nessa área também tem uma rua de pedestres com muitas barraquinhas e no chão tem placas com palmas de atores que já participaram do BIFF (Busan International Film Festival). Tem também uma rua só de livrarias e sebos.

entrada da rua do BIFF
book street
mercado de comidas

Além da área do porto, a parte central e as praias, Busan tem ilhas que hoje são ligadas por pontes ao continente.

Perto da área do porto fica a Gamcheon Cultural Village.

A vila foi construída para os trabalhadores do porto mas em 1950, na Guerra da Coréia, quando o norte invadiu Seoul muitas pessoas foram para o sul e os refugiados se instalaram na Gamcheon Village. 

As casas são todas em terraços e nenhuma boqueia a vista da outra. 

o mini museu que conta a história
da gamcheon village
vila nas escadas
as casas não tapam a vista
mas o prédio....

Em 2009 artistas e estudantes pintaram e decoraram a vila como parte de um projeto da prefeitura.

Na entrada da vila tem uma loja onde vendem um mapa com três roteiros para seguir. E nesse mapa tem uma espécie de gincana onde tem espaço carimbar nos lugares indicados. O dinheiro da venda dos mapas vai para programas que ajudam os moradores locais (especialmente os idosos).

quase completo
a photo zone mais famosa da vila
escadas vertiginosas

No dia que fui estava fazendo calor mas foi agradável andar pela vila vendo os murais, parando para beber alguma coisa gelada, tirar fotos.

rapazes do BTS
por uma moeda a sua sorte
na bola vermelha
algumas casas tem instalações
a arte imita a vida


Fiz duas trilhas em Busan, mas isso fica para o próximo post.


Mais Coréia do Sul: 
Seoul (1)
Seoul (2) Muralha da cidade, 
Seoul (3) Palacios, 
Seoul (4) Parques, 
Seoul (5) Tour do Vincenzo, 
Seoul (6) Museus, 
Seoul (7) Bairros, 
Jeonju 

Nenhum comentário:

Postar um comentário