9.10.22

Momento Transporte Público: Coréia do Sul

No primeiro post que escrevi sobre Seoul disse que o transporte público merecia um post próprio.

Em resumo: É excelente.

Não só o transporte público de Seoul como o de Busan, Jeonju e Gyeongju. E não só transporte público urbano mas o interurbano também.

Mas vamos por partes.


Comunicação. As placas estão em coreano e no alfabeto latino/romano. Algumas placas tem também em inglês. Os coreanos mais jovens falam inglês, do básico ao fluente. Os mais velhos quase não falam inglês mas são muito prestativos e mimica sempre ajuda. 


a entrada/saída do metrô
em coreano, inglês, chinês e japonês

O Google Translator é ótimo e a função que tira foto e traduz ajuda muito, especialmente nos restaurantes.

É bom conhecer o alfabeto coreano e o som das letras. Fiz aulas no Duolingo e no começo achava que não ia conseguir aprender o alfabeto mas depois que consegui aprendi várias palavras e facilitou ler algumas placas e cardápios.

Também é importante saber dizer oi (anyeonghaseyo) e obrigado (kamsahabnida), sempre acompanhados de uma reverencia leve com a cabeça.


A primeira coisa para usar o transporte público: comprar o T-Money Card. É um cartão que você carrega com o valor que for precisar e é aceito no metrô, ônibus, taxi (só em Seoul), em algumas lojas de conveniência e até para pagar entrada dos palácios.

3000 wons o t-money básico

O T-Money serve também em outras cidades, usei no metrô e ônibus em Busan, e nos ônibus urbanos de Jeonju e Gyeongju.

O T-Money pode ser comprado em máquinas, no aeroporto ou nas estações de metrô, ou em qualquer loja de conveniência. Os cartões não são padronizados então tem vários tipos e preços (tem com fotos do BTS para os fãs) e as vezes nem são cartões de fato, eu vi uns que são bonequinhos.

t-money bonequinho

Para carregar o T-Money pode ser nas máquinas no metrô ou nas lojas de conveniência mas atenção: tem que ser em dinheiro.

Claro que pode pagar o ticket unitário do metrô ou no ônibus mas o T-Money facilita muito a vida do turista.

maquinas para carregar o t-money
ou comprar ticket unico

É preciso bater o cartão na entrada e saída do metrô ou ônibus.


Os mapas. Na Coréia do Sul o Google Maps funciona bem para metrô e ônibus mas não serve para andar. O Google Maps indica o metrô ou ônibus ou a combinação dos dois, dá as melhores opções mas na parte que precisa caminhar não funciona, mostra uma linha reta.

Os coreanos usam o Naver Maps ou Kakao Maps. Eu usei o Naver Maps porque funciona melhor em inglês. O Naver Maps indica a entrada do metrô, o melhor vagão para sair perto da saída ou para trocar de linha, a saída mais perto de onde você vai (tem estação que tem 12 saídas). No ônibus o Naver Maps diz o horário do ônibus, quantos pontos falta para ele chegar e no ônibus diz quantos pontos (e os nomes dos pontos) até descer. O Naver Maps também diz quanto vai custar o transporte. E o Naver Maps indica todo o caminho a pé.

várias opções
mostra as estações
e as linhas pela cor

Acontece que muitos lugares no Naver Maps estão só em coreano então eu usei um mix de Google Maps com Naver Maps. Olhava o nome do lugar no Google Maps, via onde era e ia no correspondente no Naver Maps (que achei melhor para andar pela cidade).

O Naver Maps também é melhor para encontrar os endereços já que muitos prédios não tem números e muitas vezes os lugares podem ser em andares nos prédios, nem todos os comércios e restaurantes estão no nível da rua.

Para ver as linhas do metro usei a app Subway Korea.


O metrô. O metrô de Seoul é impressionante. É enorme e cobre toda a cidade. Toda mesmo. São mais de 20 linhas. As linhas tem cores e as estações tem nomes e números para facilitar. O metrô tem partes subterrâneas e partes em elevados. 

Cada estação tem várias entradas/saídas e é bom saber qual fica mais perto de onde você quer ir porque as vezes sair do lado errado significa andar muito mais.

A maioria das estações tem muitas lojas antes de chegar nas catracas. E lojas de tudo: comida, roupas, meias, coisas k-pop, capinha de celular, eletrônicos, etc. Algumas são verdadeiros shoppings subterrâneos.

vende tudo na estação do metrô

As estações tem elevadores mas nem sempre na saída/entrada mais perto de onde você precisa ir. Nem todas as saídas tem escadas rolantes. 

As estações que tem várias linhas são tão grandes que você pode andar 10 minutos no subterrâneo para trocar de linha.

Todas as estações de metrô tem banheiro. TODAS. As vezes depois da catraca mas quase todas que fui era antes. Na Coréia do Sul ninguém passa perrengue de banheiro.

algumas estações, especialmente
na área de compras, tem
lockers

Onde espera o trem tem, em cima da porta, a estação anterior e a estação que você está com uma seta para a estação seguinte. Tem uma marcação no chão que indica o numero do vagão (que o Naver te indica) e onde você deve esperar para entrar no vagão (é na lateral porque quem sai do vagão sai pelo meio).

a cor laranja é da linha 3
e os numeros das estações
estão nos circulos.
o 2-1 é o numero do vagão 
as setas nas laterais é onde a pessoa
deve esperar e fazer fila para entrar no
vagão. a seta azul indica que o vagão
tem lugar para idosos.

Tem um painel que diz quantos minutos faltam e até mostra um trenzinho andando para você saber se está perto de chegar. E quando o trem vai chegar toca uma música que varia de estação para estação (em Busan era barulho de gaivotas).

tem o mapa das principais linhas
tem na coluna as estações da linha
e paraqual lado você deve pegar
o trem
as estações da linha

No vagão tem outro painel anunciando a próxima estação em coreano e inglês, também é anunciado no alto falante. dentro do vagão é muito silencioso, estão todos olhando para seus celulares. As vezes tem um grupo de idosos conversando mas é raro. 

painel dentro do vagão

Tem lugar para idosos e grávidas e todos respeitam.

Algumas linhas tem o trem expresso que não para em todas as estações, só nas principais.

Vi dois ambulantes dentro do vagão mas falavam muito baixo e super discretos, até porque deve ser proibido. Um vendia óculos de grau e o outro vendia uns doces.


Ônibus. Os ônibus são ótimos e, além de ver a cidade, muitas vezes eram a melhor opção para chegar em vários lugares. Dependendo de onde você quer ir pode ser um ônibus direto ou um combo de metrô + ônibus.

Nas avenidas principais tem corredores de ônibus que faz com que transitem mais rápido. 

Alguns bairros que fui tinha o ônibus circular do bairro (Gangnam, Jongno) que geralmente é um ônibus menor que vai pelas avenidas menores e algumas ruas.

No ponto do ônibus tem um painel que diz quantos minutos faltam para o ônibus chegar. Dentro do ônibus tem outro painel que avisa a parada seguinte a a próxima. O aviso é em coreano mas, dependendo da parada, também tem em inglês. É no ônibus que eu acho que saber o alfabeto coreano ajuda mais. 

painel dentro do ônibus
ponto de onibus em seoul
também tem os cobertos
no ponto tem a placa com
todas as linhas

Em Busan usei mais ônibus do que o metrô. As distancias lá eram tão grandes que os assentos dos ônibus eram de ônibus intermunicipal/estadual. Lá também tem corredores de ônibus e os circulares de bairros (Gamcheon Village).

dentro do ônibus em Busan

ponto de ônibus em Busan

Em Jeonju e Gyeongju só andei de ônibus e todos no mesmo esquema com paineis nos pontos e dentro dos ônibus.


Ônibus entre cidades. Fui de Busan para Gyeongju e de Gyeongju para Seoul. Escolhi o ônibus para Gyeongju porque a rodoviária era no centro da cidade e perto do hotel e de Busan era só uma hora. E fui de lá para Seoul também de ônibus porque a rodoviária principal de Seoul ficava mais perto de onde ia ficar do que a estação de trem. O ônibus para Gyeongju era normal, muito confortável e chegou rápido. Para Seoul fui num leito (4 horas de viagem) e foi muito agradável. Comprei as passagens na hora. O único porém é que os ônibus não tem banheiro (na viagem de 4 horas parou uma vez).


Trem. Usei o trem duas vezes: De Seoul para Jeonju e de lá para Busan. Fui no KTX, o trem bala, que é excelente e muito rápido. Usei a app do KTX para pesquisar os horários mas comprei as passagens na estação de trem no primeiro dia em Seoul e foi tranquilo conseguir lugar no trem com uma semana de antecedência. Assim como o metrô, o numero do vagão está no chão da plataforma e na porta do vagão.


Taxi. Só usei uma vez para ir até a rodoviária de Busan. Os coreanos usam o aplicativo do Kakao Taxi mas dá para chamar um taxi na rua. É bom ter o endereço do destino em coreano. 


Do Aeroporto de Incheon para Seoul: tem metrô, trem expresso (AREX), ônibus e taxi. Depende muito de onde vai ficar. Tanto o metrô quanto o trem expresso vão até a Seoul Station (a estação central de trem). A diferença é que o metrô para em várias estações (é mais barato e pode usar o t-money) e o expresso vai direto e tem lugar marcado. De Seoul Station, se a hospedagem for no norte do Rio Han (Myeongdong, Jongno), dá para pegar o metrô ou onibus ou taxi. 

Se a hospedagem for sul do Rio Han (Gangnam) ou se as malas forem muito grandes, o ônibus ou o taxi talvez sejam opções melhores para vir do aeroporto para a cidade.


Bicicletas. Seoul tem o sistema de bicicletas compartilhadas mas não tem uma rede de ciclovias fora das margens do Rio Han. Na parte central de Seoul até vi muitas bicicletas nas áreas universitárias mas sem ciclovias. As poucas ciclovias que vi eram daquelas que vão de nenhum lugar para lugar nenhum, então as pessoas que usam as bikes pedalam nas calçadas. 

As ciclovias na beira do Rio Han são excelentes, são estradas com sinalização e até rotatórias. O coreano ainda vê a bicicleta como exercício e não um meio de transporte. Saindo de Seoul tem ciclovias ótimas paralelas as estradas e dá para ir entre cidades.

todas as pontes tem ciclovias

Busan tem zero ciclovias e nem na orla de Haeundae e Gwangali vi bicicletas. Gyeongju tinha muitos ciclistas urbanos mas todos nas calçadas já que também não tem ciclovias.

em Gyeongju


Depois de ter falado tão bem do transporte público tenho que dizer que Seoul e Busan ainda são cidades para carros. E como tem carros e engarrafamentos.

As avenidas são largas, as vezes 10 faixas para carros, as ruas são estreitas e sem calçadas, e tem muitos viadutos e vias expressas. Calçadas só nas avenidas grandes. 

Não são cidades para quem tem mobilidade reduzida. Tem muitas escadas e ladeiras, muitas mesmo, você está sempre subindo ou descendo. No metrô muitas das saídas nem tem escada rolante e elevador só em uma ou duas. E os ônibus não são adaptados para pessoas com deficiência e nem para cadeiras de rodas.

UPDATE 03/2024: Agora tem um cartão chamado Climate Card que você paga um valor fixo para usar por 30 dias. Se a estadia em Seoul for mais de 15 dias vale a pena. MAS esse cartão não funciona fora de Seoul, aí para outras cidades o T-Money é melhor.

Mais Coréia do Sul: 

Seoul (1)
Seoul (2) Muralha da cidade, 
Seoul (3) Palacios, 
Seoul (4) Parques, 
Seoul (5) Tour do Vincenzo, 
Seoul (6) Museus, 
Seoul (7) Bairros, 
Jeonju

Nenhum comentário:

Postar um comentário