Antes de decidir ir para Coréia do Sul não sabia quase nada de Seoul, só sabia que era cortada pelo Rio Han e que Gangnam era um bairro, afinal o Psy deu o chute inicial da onda coreana levando Gangnam Style para o mundo.
Quando estava pesquisando onde ficar em Seoul decidi que dividiria a estadia em duas partes e ficaria dos dois lados do Rio Han. A cidade é enorme e desse jeito exploraria o norte do rio, a parte mais central e antiga, e depois o sul do rio que é a parte mais recente de Seoul.
O transporte público é excelente e você consegue chegar em qualquer parte da cidade. Mesmo quando fiquei em Gangnam fui para o outro lado do Rio Han algumas vezes, assim como quem fica na parte central chega fácil no lado sul do rio.
Em Seoul as avenidas são largas mas as ruas são estreitas e sem calçadas. É só sair da avenida que você dá de cara com uma ruazinha que geralmente é uma ladeira com comércio local e prédios residenciais.
Os prédios muito altos geralmente ficam nas avenidas largas, nas ruas de trás os prédios são mais baixos com 4 ou 5 andares no máximo.
Norte do Rio Han
Myeongdong - City Hall - Seoul Station
Myeongdong é muito central, é um bairro turístico, tem muitos hotéis, lojas, restaurantes, ruas de pedestres, barraquinhas de comida e sempre muita gente circulando pelo bairro.
Tem um shopping gigantesco mas as pessoas gostam mesmo é das lojas de rua. Me pareceu que muita coisa fechou durante a pandemia mas a recuperação foi rápida.
Tem um cruzamento de ruas principais que fica em frente ao teatro e é onde ficam as barracas de comida e outras coisas. As lojas de cosméticos estão todas lá, desafio andar pelo bairro e sair sem pelo menos uma máscara coreana para usar a noite.
Gostei muito de ficar em Myeongdong, tinha duas estações de metrô perto (de duas linhas diferentes), conseguia andar para vários lugares (inclusive 2 palácios: Deoksogung e Gyeongbokgung), a noite era animado, era perto de Euljiro (um lugar com vários bares- Nogari alley, bares escondidos e lojas hipsters) e era perto do Cheonggyencheon (o riozinho urbanizado, adorei andar por lá).
passava sempre por essa estátua |
Myeongdong vai até um pedaço a montanha Namsan, mas o centro do bairro fica perto da Catedral de Seoul.
a catedral |
A praça da prefeitura, City Hall, fica bem perto de Myeongdong, não sei se já é outro bairro mas vou considerar que é Myeongdong. Em volta da praça tem hotéis grandes e tem o Deoksogung Palace com a rua que tem o muro mas famoso das novelas coreanas.
Tem o Namdaemun Market, um mercado que tem de tudo, que fica entre Myeongdong e a Seoul Station.
entre myeongdong e a seoul station |
A Seoul Station, estação central de trem, fica perto de Myeongdong, uns 20 minutos de caminhada ou 2 estações de metrô. Para quem vai pegar o trem bala (ou qualquer outro trem), ou vem do aeroporto de trem ou metrô, é muito prático.
Jongno
Também um bairro central, turístico e enorme. A maior parte das atrações turísticas fica em Jongno. Diria que o que separa Myeongdong de Jongno é o riozinho urbanizado Cheonggyecheon.
só confucio para entender esse prédio |
cheonggyecheon melhor lugar no centro de seoul |
Quatro dos 5 palácios ficam em Jongno. Só o Deoksogung Palace que não sei em qual bairro fica, talvez seja na fronteira entre Myeongdong e Jongno.
Por Jongno passa várias linhas de metrô e é bem servido de transporte público.
Em Jongno fica o Gwangjang Market, o mercado de comida mais conhecido da cidade, mas também tem outras coisas além de comida. Fiz um tour gastrônomico por esse mercado e foi ótimo. Comi na barraquinha da senhora que apareceu no programa Street Food:Asia da Netflix, comi muita coisa apimentada, bebi soju com cerveja, bebi maekgeolli (o vinho de arroz coreano) e comi as panquecas de feijão (delícia).
mistura delícia (mas perigosa) |
Dongdaemun - acho que ainda também é vizinhança de Jongno, e é perto do Gwanjang Market. É uma área com vários hotéis, é onde fica o museu da muralha e um pedaço da muralha que dá para andar do lado. O Cheongyechon (o riozinho urbanizado) também passa ali perto e tem o maravilhoso DDP, Donddaemun Design Plaza, projeto de Zaha Hadid que parece uma nave espacial mas é um centro cultural.
dongdaemun visto da muralha |
Insadong, também fica em Jongno, diria que é uma vizinhança, tem uma rua de lojas e galerias de arte. Na rua laterais tem casas hanok que são restaurantes. É bem movimentado.
shopping de lojas de artesanato |
ruas laterais de insadong |
Ikseondong, outra vizinhança de Jongno, tem várias casinhas hanok que viraram cafés instagramaveis, restaurantes, lojas de fotografia (em cabines) e lojas vintage. Tem também uma rua só de restaurantes de churrasco coreano. Ikseondong é fofo e sempre cheio de gente.
as ruas de ikseondong são tão estreitas e estavam tão cheias que tirar uma foto ficava difícil. |
unica casa de ikseondong que não era café nem loja |
burburinho perto do metro de jongno |
Bukchon Hanok Village - A vila Hanok mais fotografada de Seoul também é uma vizinhança de Jongno. Fica entre o os palácios Gyeongbokgung e o Changdeokgung e era onde a aristocracia coreana da era Joseon morava.
Hanok é um tipo de construção coreana da dinastia Joseon caracterizada pelo sistema de aquecimento do piso e também por suas portas de madeira e telhados curvados.
Buckchon Hanok Village fica num morro e é cheia de ruelas e becos a serem explorados (haja sobe e desce). Muitas pessoas moram ali mas muitas casas são galerias de arte, algumas são pousadas ou hotéis, lojas e cafés.
Fiz um tour guiado pela Buckchon Hanok Village num fim de tarde depois de um dia de chuva então as ruas, que sempre estão cheias, estavam vazias e as galerias fechadas. Andamos um tanto pelas ruazinhas mas a Amanda, a guia, escorregou e torceu o pé. Nosso tour terminou no hospital com direito a andar na ambulância pela cidade. Foi uma verdadeira experiência coreana.
Seochon Hanok Village - outra vila Hanok que fica entre os palácios Gyeongbokgung e o Gyeonghuigung. Essa vila tem menos casas tradicionais do que a Bukchon mas é tão bacana quanto. Vi restaurantes e muitos escritórios de design e arquitetura. Nessa vizinhança entrei num café que era um sebo de livros desde a década de 1950. O lugar era apertadinho mas cheio de relíquias, livros, e foi cenário de algumas novelas.
seochon tem mais casas modernas mas é tão charmosa quanto buckchon |
sebo que virou café |
Hongdae
Hongdae é o bairro em volta da Hongkik University, a universidade das artes de Seoul. É um bairro de jovens. Fica um pouco afastado da parte central da cidade mas ainda é considerado central. Tem uma rua principal onde tem muitas lojas, brechós, lugares de noraebang (karaokê), muitas lojas de cabines de fotos, e tem uma parte onde grupos fazem apresentações de música e dança (busking).
Hapjeong-dong - acho que é outro bairro mas vou considerar uma vizinhança de Hongdae porque é colado. Em Hapjeong-dong tem muitos bares e restaurantes. A noite lá é bem animada.
tem uns 8 bares nessa foto |
Mapo-gu e Yeonnam-dong também são vizinhanças que ficam nos arredores de Hongdae. Ali andei no Gyeongui Line Forest Park e Book Street. É uma área com muitos cafés e restaurantes. Foi onde vi mais bicicletas e lojas de zero waste. É onde fica o Greem Café, o que é todo desenhado e você se sente no video Take On Me do A-Ha (o café vale mais pelo ambiente do que pela comida).
Itaewon
Itaewon é o bairro dos estrangeiros e expatriados de Seoul. Tem a avenida principal e ruas adjacentes estreitas com muitas ladeiras. A variedade de restaurantes é grande, tem de quase todos os lugares. E muitos, muitos bares. É o bairro da balada. Fui de dia mas imagino que a noite deve ser muito cheio de gente. Também é um bairro central mas só tem uma linha de metrô e uma estação.
Hannam
Andei por esse bairro achando que era Itaewon, fica do lado e a avenida principal é praticamente a mesma. Mas Hannam tem casas bonitas, embaixadas e o museu de arte Leeum. É um bairro chique e diferente de Itaewon.
Seoul Forest - Seongsu-dong - Konkuk University
Depois que andei pelo Seoul Forest Park saí para uma rua lateral e descobri um mundo de lojinhas, cafés e restaurantes. A rua estava cheia na hora do almoço e ali perto deve ter muitos escritórios.
Seoul Forest é parte do Seongsu-dong um bairro que achei hipster. Em uma rua tinha lojas de marca, reciclagem de papel, um metalurgico, loja de luminárias, uma Aesop, cabines de fotos e várias lojas pop up.
a frente do Granpa Factory café que aparece um Vincenzo |
Acho que Seongsu-dong faz parte do entorno da Konkuk University. Foi outro lugar, além de Hongdae, que vi muitas bicicletas. É uma área interessante, a única coisa que não gostei foi o elevado do metrô. Elevados nunca são agradáveis na paisagem (seja para carros ou trens).
Sul do Rio Han
Gangnam
O bairro mais famoso de Seoul, talvez de toda a Coréia do Sul, fica ao sul do Rio Han. A cidade de Seoul nasceu ao norte do Rio Han e cresceu por lá, mas nos anos 1960-1970 o governo decidiu que tinha que atravessar o rio e também crescer para o outro lado. E assim foi feito. Seoul tem 27 pontes que ligam as duas margens. Então Gangnam é um bairro relativamente novo.
Gangnam é gigantesco e tem várias vizinhanças. As avenidas de Gangnam são enormes, com muitas faixas para carros e corredores de ônibus. Quando olhava no mapa achava que os lugares eram perto mas é tudo longe mesmo. Usei muito o ônibus circular do bairro.
A avenida principal de Gangnam é uma enorme área de compras, as calçadas largas, muitas pessoas andando, tem vários escritórios, e muitas lojas grandes. Como disse, em Seoul as avenidas são largas mas as ruas são estreitas e sem calçadas. É só sair da avenida que você dá de cara com uma ruazinha cheia de comércio local. Em Gangnam não é diferente, só as avenidas é que são mais largas.
ruazinhas no centro de gangnam |
Em Gangnam fica o templo budista Bongeusa que é um respiro verde no meio do bairro. Dentro do templo tem mini trilhas para contemplação.
Tem o complexo COEX que é centro de eventos, shopping, aquário e muitas outras coisas. No COEX tem a "estátua" das mãos da coreografia de Gangnam Style, e tem um totem com o video e a musica tocando. O Gangnam Style é real.
esse telão era impressionante |
Dentro do shopping do COEX fica a biblioteca mais fotografada da Coréia, a Starfield Library. Eu achava que era uma livraria mas é uma biblioteca mesmo (e muito barulhenta).
Na segunda semana que fiquei em Seoul decidi ficar em Gangnam para ver as coisas que ficam ao sul do Rio Han, mas não queria ficar no meio do bairro, quis ficar mais perto do rio então escolhi Sinsa.
seoul do rooftop do hotel |
Sinsa (pronuncia Shinsá) - é uma vizinhança de Gangnam que tem uma rua de compras chamada Garosulgil que tem lojas conhecidas (Zara, H&M) também é uma área de muitos bares bacanas, cafés e restaurantes. É menos turístico e achei agradável, especialmente as ruas pequenas entre as avenidas do bairro.
garosulgil a noite com chuva mas de dia é cheio de gente |
Apgujeong é a vizinhança colada em Sinsa mas o metro quadrado lá deve ser mais caro. As lojas de luxo estão todas em Apgujeong. Tem a K-Star Road onde ficam os bonecos das bandas de K-Pop alinhados ao longo dos quateirões. Muitos restaurantes chiques e também muitas clínicas de estética e cirurgia plástica.
essa fachada da louis vitton é linda |
Songpa-gu
É o bairro vizinho a Gangnam que tem as vizinhanças de Jamsil-dong e Bangi-Dong. Em Jamsil-dong fica o Estádio Olímpico e a Lotte Tower e em Bangi-dong fica o Parque Olímpico. Nesse bairro as rua são mais largas, os ambientes mais abertos, ruas planejadas com condominios.
quase que a torre não cabe na foto |
Yeouido Island
Falei da Ilha Yeouido no post sobre os parques e fica mais para a margem sul do Rio Han. Era um aeroporto durante a ocupação japonesa, mas com enchentes constantes transferiram o aeroporto para Gimpo. A ilha ficou abandonada até os anos 1960 quando o governo decidiu construir um conjunto habitacional e depois levou a assembléia legislativa e prédios do governo para lá. Hoje é um bairro que é o centro financeiro e do governo.
Yeouido é uma ilha no meio do rio Han mas tem sua avenida de 15 pistas para carros. |
Seoul (1),
Seoul (2) Muralha da cidade,
Seoul (3) Palacios,
Seoul (4) Parques,
Seoul (5) Tour do Vincenzo,
Seoul (6) Museus,
Jeonju,
Busan (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário