13.6.24

Fukuoka

Fukuoka fica na ilha de Kyushu no sul do Japão. É a mesma ilha onde fica Nagasaki (não fui). Kyushu é a ilha onde os portugueses e holandeses chegaram ao Japão quando o resto do país era fechado para estrangeiros.

Acho que por causa desse histórico e por ser um porto, Fukuoka é uma cidade cosmopolita. Vi muitos estrangeiros em Fukuoka, muitos coreanos.

A minha idéia inicial era ir de Fukuoka pra Busan na Coréia do Sul, é bem perto, 3 horas e meia de barco. Sim, queria voltar na Coreia da Sul mas desisti e resolvi ficar só no Japão. Acontece que Fukuoka ficou na minha lista e também queria ir em outra ilha do Japão além de Honshu. (Hokkaido ao norte e Okinawa mais ao sul ficaram para uma próxima vez).

Eu não sabia nada de Fukuoka além de ser um porto e ter o barco para Busan. Já no Japão, em Tokyo, conheci um casal de japoneses que me disse que Fukuoka é onde os japoneses querem morar. Depois de passar 3 dias lá entendo os japoneses que querem se mudar para a cidade.

Fukuoka não é grande mas tem tudo, inclusive praia. 

fukuoka tower fica na praia

A parte mais antiga da cidade, Hakata, é onde fica a estação de trem do shinkansen, o shopping com show de luzes, templos e santuários históricos e um beira canal (Fukuoka é uma cidade de canais) com barraquinhas de comida chamadas Yatai.

Não comi nas barraquinhas porque muitas comidas eram com frutos do mar que sou alérgica mas tudo me pareceu ótimo. 

Fukuoka é uma cidade gastronômica com restaurantes de tudo. A rede mais famosa de ramen do Japão, a Ichiran, é de Fukuoka.

restaurantes e bares bacanas

Dexei para experimentar o ramen da Ichiran em Fukuoka. Nessa rede cada um senta num cubículo e antes de sentar tem que escolher como quer o ramen e pagar. E tem todo um ritual quando servem. Achei o ramen gostoso mas comi melhores em outros lugares.

nessa unidade de fukuoka servem
nesse bowl retangular

Fui também num restaurante hipster de gyosas e valeu cada centavo, estavam deliciosas. Esse restaurante tinha outro restaurante dentro chamado Yorgo mas não tive oportunidade de comer lá, precisava de reserva.

gyosas feitas na hora

Fiquei em Tenjin, o bairro comercial da cidade com ruas arborizadas, algumas avenidas largas, muitas lojas e um shopping grande. Mais especificamente fiquei em Daimyo que é a zona hipster da cidade com muitos brechós, lojas de tenis, de vinil, lojas locais e as lojas de marcas grandes que querem ser descoladas.

daimyo

Ao sul de Tenjin tem a área onde era o castelo de Fukuoka. O castelo não existe mais, tem só ruínas da torre, mas ainda tem o fosso e a area foi transformada no Maizuru Park, um parque muito bonito.

fosso do castelo

Ao lado do Maizuru Park tem o Ohori Park, um parque com um lago no meio. O people watching do Ohori Park é ótimo. Tem uma pista de corrida/caminhada/bicicleta que dá a volta no lago, tem pedalinhos e tem duas ilhas pequenas no meio do lago. Os dois parques são muito agradáveis.

Em Fukuoka usei muito ônibus, o ponto era do lado do hotel e passava várias linhas e pontuais. Usei o metrô algumas vezes e o trem local.

Mas o que tem MUITO em Fukuoka é bicicleta. É uma cidade de ciclistas, mas na falta de ciclovias, pedalam nas calçadas, no meio da rua e onde você menos espera. Em Fukuoka o perigo de ser atropelada por uma bicicleta é o dobro das outras cidade do Japão. Mas eu ♡ cidades amigas das biciletas.

as bikes de fukuoka passam rapidinho


Adorei Fukuoka, a sensação que tive (e falei nos stories) é de uma cidade bem resolvida, que olha para frente. 


De Fukuoka fiz dois passeios: Nanzoin e Yanagawa.

NANZOIN é uma vila que fica 30 minutos de trem local da estação de Hakata e tem um templo com um Buda enorme deitado. 

O templo fica bem perto da minuscula estação de trem, é grátis e tem vários altares no meio de uma floresta que dá para passear antes de chegar no Buda deitado.


YANAGAWA é uma cidadezinha que fica a uma hora de trem local saindo da estação de Tenjin e é conhecida por ter canais e restaurantes que servem enguia (unagi).

O que todo mundo faz em Yanagawa é o passeio de barco, mas não pesquisei e descobri lá que os passeios começam as 12:30 (para quem não vai em excursão). Como tinha chegado as 10:00 resolvi fazer tudo a pé. Mas deixo avisado que tudo na cidadezinha, inclusive os restaurantes, só abre depois das 11:00.

Onde começa o passeio de barco é perto da estação mas onde ficam os canais bonitinhos é pelo menos 25-30min de caminhada. Tem um ou outro canal no caminho mas é tudo muito residencial.

A área dos canais perto das ruínas do castelo é fofa, é arborizada e dá para sentar nas margens e ver os barcos (de quem estava em excursão) passando. Fui até as ruínas do castelo e decidi voltar para estação. O passeio de barco vai até um casarão estilo ocidental mas não fui até lá. A moça do barco me disse que onde o barco chega tem um ônibus que leva até a estação.

Tentei pegar um ônibus de volta para estação mas não achei o ponto e não vi taxis passando.

Na estação de trem tinha taxis. Então se não for fazer o passeio de barco (que leva uma hora) é melhor pegar um taxi até o casarão e voltar andando pelos canais. 

O que gostei de fazer tudo a pé foi que vi uma cidade pequena. Passei pelas escolas da cidade (o high school tem quadras de tenis profissionais). Interagi com algumas senhoras simpáticas e com um menino jogando tênis e seu treinador. E vi os barquinhos passando na sombra que é melhor que estar neles no sol quente.


Esse pouco que vi da ilha de Kyushu me deu vontade de ver mais e já deixei alguns lugares anotados para a próxima vez.


Mais Japão:



Nenhum comentário:

Postar um comentário