O Japão tem 5 ilhas: Hokkaido ao norte, Honshu que é a maior onde fica Tokyo, Kyoto, Osaka; Shikoku que fica ao leste de Honshu, Kyushu ao sul e, mais ao sul ainda, Okinawa.
Kanazawa fica no distrito de Ishikawa no oeste da ilha de Honshu no Japão. De Tokyo até lá são 2 horas e meia no Shinkansen.
a estação de trem |
Foi em Ishikawa que teve um terremoto grande no início de 2024 mas Kanazawa não foi muito atingida. Coloquei no roteiro porque queria conhecer diferentes regiões do Japão e também porque lá tem um dos top 3 jardins mais bonitos do Japão, segundo os japoneses. (Os outros dois ficam em Okayama e Mito)
Cheguei em Kanazawa pela moderna estação de trem e já senti uma calma já que a cidade tem bem menos pessoas do que Tokyo. Tudo em Kanazawa é relativamente perto e andei até o hotel.
um shrine no meio do caminho |
Deixei as malas e fui explorar a cidade. Passei pelo Castelo, Kanazawa foi lar do segundo clã mais importante do período Edo (1603-1868)
Depois fui para o Kenroku-en, o jardim. É lindo mesmo. Tem arvores belíssimas, pinheiros muito antigos que precisam de sustentação e um corrego rodeado de cerejeiras que na época das flores deve ser espetacular. Em volta do jardim tem lojas e restaurantes em casas antigas charmosas.
Segui para o Museu do Século 21 que tem algumas instalações do lado de fora. O museu sofreu alguns danos no terremoto e só tinha a área comum, o restaurante e a lojinha para ver, o resto estava fechado.
Passei por uma área mais moderna da cidade e depois cheguei no Nagamachi Samurai.
O bairro dos Samurais é lindinho com casas antigas, muros amarelos e é rodeado por um córrego. Tem a casa do Samurai para visitar e vale a pena, o jardim é lindo e tem as carpas mais bem alimentadas do Japão.
Kanazawa significa pantano de ouro e lá tem um bocado de coisas com ouro ou folheadas a ouro. O artesanato é bonito e no bairro de Higashi Chaya tem várias galerias, restaurantes, lojas de sakê e lojas de artesanato. Esse bairro é lindo com casas tradicionais. Não sei se tem gueixas como em Kyoto, não vi, mas vi cartazes para shows com gueixas.
Em Higashi Chaya tem o famoso sorvete com folha de ouro mas pra ser sincera é bem sem graça, só é dourado.
Também fui ao Omisho Market, o mercado da cidade onde vendem muito peixe e aproveitei e comprei umas frutas.
É uma cidade bonita e discreta, no sentido que tem bastante coisa para ver e fazer mas é muito calma.
SHIRAKAWA-GO
De Kanazawa para Shirakawa-go é uma hora de ônibus numa estrada que vai subindo as montanhas.
Shirakawa-go é uma vila com as casas todas com esse telhado triangular de palha (estilo gassho) e rodeada pelas montanhas, florestas e um rio. É patrimônio mundial da UNESCO.
Tem muitos turistas na pequena vila e imagino que para as pessoas que moram lá seja um misto de chateação com aceitação porque de certa forma dependem dos turistas. Imagina colocar a roupa no varal com um grupo de 40 turistas chineses passando.
Shirakawa-go é mais visitada no inverno quando as casas estão todas cobertas de neve, mas na primavera/verão também é muito bonitinha.
Algumas casas estão abertas a visitação e são pequenos museus. Vale a pena entrar numa das casas e ver a estrutura e construção. Os telhados são todos no mesmo angulo para que a neve não acumule muito e deslize com mais facilidade. A estrutura do telhado é toda em toras de madeira amarradas por cordas e as palhas também. Não tem pregos nem concreto em nada. Com o tempo vai desgastando e tem que substituir e aí a comunidade toda se junta e faz o trabalho (segundo os folhetos que tinha em uma das casas).
Outras casas são lojas e restaurantes. Comi um soba gelado delicioso (adoro macarrão gelado) sentada num chão de tatame com vista para as casinhas (e os muitos turistas passando). Também comi um pudim gostoso. Tem alguns pontos de descanso pela vila que são pequenas casas com bancos ou tira o sapato e senta no tatame.
Tem um ponto mais alto com um mirante para ver a vila do alto mas não fui (tem um ônibus local que leva até lá).
Fui de manhã cedo e voltei logo depois do almoço para aproveitar mais Kanazawa.
Comprei a passagem de ônibus online antes de ir (dá para comprar até um mês antes), mas na estação de trem de Kanazawa (que também é rodoviária) tem o guichê para comprar passagens. Os ônibus que fui e voltei estavam lotados por isso comprei antes, no guichê talvez com um ou dois dias de antecedência ainda tenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário