4.6.24

Momento Transporte Público - Japão (1)


O transporte público no Japão é excelente. Inicialmente pode ser desafiador mas uma vez que entendi como funciona é bem intuitivo.

Mas antes de falar do transporte, devo repetir que no Japão andamos muito, muito mesmo. E tem muitas escadas. Inclusive no transporte público tem que andar entre estações e linhas e subir e descer escadas. Nem todas as saídas das estações tem escada rolante nem elevador e as vezes a saída que tem é longe de onde você quer ir.

Dito isso, vou começar pelo transporte público nas cidades (e depois falo do transporte entre cidades).

Vou usar Tokyo como exemplo porque nas outras cidades é bem parecido. Em Tokyo tem: metrô, trem e ônibus. E tem várias empresas de trem, não só a famosa JR.

A tarifa do transporte é cobrada de acordo com a distância, então nos trens e no metrô você passa por duas catracas, na entrada e na saída.

No ônibus depende da linha. Tem linha que é tarifa única e tem linha que é pela distância. Na tarifa única você entra pela frente e já paga. Por distância a entrada é atrás e paga quando sai pela frente.

Como paga? O método mais prático é o IC card, um cartão que carrega e vai usando. Em Tokyo tem o Suica e o Pasmo. Cada região tem o seu (em Osaka é o Icoca) mas todos funcionam em todo país. 

os IC cards do Japão

O cartão físico é vendido no aeroporto e em algumas estações. Pararam de vender os cartões físicos (Suica e Pasmo) por um tempo (problema de chip) e só estava sendo vendido uma versão para turistas que vale por 28 dias (Suica e Pasmo). Mas, para quem tem iPhone, o Suica, Pasmo e Icoca podem ser colocados no Apple Wallet e foi o que fiz. É muito mais prático porque você controla o saldo e recarrega pelo próprio Apple Wallet. Enquanto que o cartão físico tem que olhar o saldo na máquina e só recarrega em dinheiro. (não tem para Android, só se for telefone comprado no Japão)

o suica que aparece no apple wallet

suica turista que vale por 28 dias


Para colocar o cartão virtual na Apple Wallet é só ir no + , escolher transit card e depois Japão que vai aparecer as 3 opções (Suica, Pasmo e Icoca).

E também pode recarregar o cartão virtual na máquina da estação com dinheiro.

Esse cartão além do transporte também serve para pagar nas lojas de conveniência e nas máquinas de bebidas.

Claro que pode pagar o bilhete unitário, é só dizer para a máquina de onde para onde você vai. Se você mudar de idéia e descer em uma estação depois não tem problema porque existe uma máquina antes da catraca que ajusta a tarifa.

Em Tokyo (e Osaka) tem passes do metrô de um, dois ou três dias, que são muito em conta porém só valem para o metrô, e as vezes o trem é melhor. 

No ônibus tem que ter o dinheiro certo. Quando é pela distancia tem que pegar um papelzinho quando entra no ônibus e quando vai descer é só olhar o numero do papel no painel e ver quanto tem que pagar (no bonde de Hiroshima também funciona assim).

O IC card vale para tudo: metrô, trem (todas as empresas) e ônibus (e bonde e balsa em Hiroshima).


Como funciona? Usando o Google Maps (que funciona lindamente em todo Japão) você tem a trajetória. O Google Maps dá todas as informações: horário, plataforma, vagão, quantas paradas (com o nome das paradas), melhor saída e o tempo de troca de linha.

As vezes a trajetória é só uma linha de metrô, as vezes duas e as vezes tem metrô e trem. Se for só uma linha de metrô (ou só uma de trem) é fácil, passa na catraca, pega o trem e passa na catraca na saída.

Duas linhas de metrô: muitas vezes estão interligadas e troca de linha sem ter que sair. Algumas linhas você precisa sair e entrar outra vez na outra linha.

Metrô e trem. Aqui entra e sai do metrô para entrar e sair do trem, 4 catracas, e as vezes tem que atravessar a rua para trocar da estação de metrô para a de trem.

No caso de Tokyo prepare-se para andar muito nas estações. As vezes a saída é 200 metros de onde desce do trem, ou para trocar de linha tem que andar 300 metros (mas as vezes é descer de um trem e entrar em outro na mesma plataforma).

Falando assim parece difícil mas não é, é muito intuitivo. Todas as estações são numeradas, tanto de metrô quanto de trem. Todas tem uma letra e um número e uma cor, facilita a navegação. 

Quando o trem/metrô está chegando toca uma música ou um sinal.

Os todos os vagões (trem e metrô) tem painéis mostrando as estações, qual a próxima estação, quantos minutos até as próximas estações, qual lado descer e também tem avisos em inglês.

aqui mostra qual vagão está e 
vai abrir a porta do outro lado

É tudo muito organizado, as pessoas que vão entrar no vagão esperam na lateral para quem vai sair ir pelo meio. É muito silencioso, estão todos de olho nos seus celulares.

Em Tokyo e Osaka evitaria usar o metrô/trem na hora do rush, o guardinha de luvas brancas que empurra as pessoas para dentro do vagão é real oficial.

No ônibus também tem um painel mostrando a próxima estação e também avisos de voz.

Em Tokyo poucos turistas usam os ônibus mas achei fácil, menos cheio de gente e, dependendo do trecho, é melhor que o trem ou metrô. O que dificulta é achar o ponto de ônibus que as vezes é uma plaquinha num poste.

E vamos lembrar que no Japão o transito é na mão inglesa. O ponto de ônibus fica do outro lado da rua.

Tokyo tem bicicletas compartilhadas e os scooters. Não usei bicicleta nas cidades, só usei bicicleta em Naoshima Island, uma ilha pequena e tranquila. No Japão as pessoas usam muito a bicicleta como meio de transporte mas não tem muitas ciclovias e a maioria das pessoas pedala nas calçadas. Chega ser bizarro o tanto de bicicletas nas calçadas em algumas cidades e vale tudo. O maior perigo no Japão é ser atropelada por uma bicicleta na calçada. Nas cidades menores pedalam nas ruas. 


Taxi: não usei. Tem Uber mas o carro que vem é um taxi com preço de taxi. Tem um outro app de taxi chamado GOTaxi mas é a mesma coisa. Toda vez que pensei em pegar um taxi (para uma distância curta) acabava desistindo. Se precisar é só chamar com a mão mesmo que param.


Nas outras cidades:

Em Kyoto geralmente usa-se o ônibus mas achei o metrô e trem melhor e quando tinha opção nunca ia de ônibus (sempre lotados), também usei o tram. Curiosidade: em Kyoto fazem fila única no ponto de ônibus, mesmo que naquele ponto tenha mais de uma linha parando. Quando tem muita gente fica confuso.

o tram de kyoto

trem/metrô vintage de kyoto
(esse vai até osaka)

Hiroshima tem bondes. Adoro bonde só usei bonde mas tem ônibus também. E tem a balsa que leva até Miyajima Island que pode usar o IC card. 


Em Fukuoka usei mais ônibus e são ótimos. Usei também trem e metrô.

Em Osaka só usei metrô e trem.

Em Kanazawa usei ônibus.

Para Naoshima peguei um ônibus de Okayama até Uno e de lá uma balsa e na ilha usei uma bicicleta elétrica.


Dito tudo isso, o transporte público no Japão é excelente mas não são cidades para quem tem mobilidade reduzida. As estações tem escadas e nem sempre são escadas rolantes, e as vezes onde tem elevador é longe da saída onde você quer ir. Tem calçadas só nas avenidas e ruas maiores mas nas menores a calçada é uma faixa pintada no chão. Nos sinais todos esperam a luz ficar verde, mesmo sem carros passando, mas nas ruas menores que não tem sinal é cada um por si.


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