1.6.24

Tokyo (1)

Konichiwa Japão!

Essa viagem era para ter sido junto com a da Coréia do Sul mas na época o Japão ainda estava fechado para turistas. O país abriu no fim de 2022 e desde então o youtube ficou me jogando videos de viagem no Japão e fui vendo. Quando em outubro de 2023 o Japão liberou o visto para brasileiros decidi que em 2024 eu iria. 

Essa foi a segunda vez que pisei no Japão. A primeira foi há tantos anos que vou deixar aqui uma foto daquela viagem.


Passei 29 dias no Japão. Fiquei em 7 cidades e visitei 13 cidades no total.


Comecei por Tokyo. A maior cidade do mundo. A mais populosa. A que deve consumir mais energia. A que tem o transporte público mais eficiente. Tudo nessa cidade é superlativo, inclusive o silêncio que para uma cidade com tantas pessoas é sim muito silenciosa. Chegar em Tokyo pode ser overwhelming (palavra em inglês que melhor define o sentimento de receber tanta informação de uma vez). É também uma cidade com muitas áreas verdes, parques grandes e pequenos.

E Tokyo é uma cidade onde se anda muito, muito mesmo. É uma cidade para pedestres com o transporte público muito eficiente e dá para ficar em um lugar e transitar facilmente para todos os lados. 

trem, carro, pedestre, bicicleta
tudoaomesmotempoagora

Com tanta coisa para ver, dividi a estadia na cidade em duas partes: primeiro fiquei no lado oeste da cidade e, depois de viajar pelo país, fiquei no lado leste da cidade.

em todos os lugares

Começando pelo lado oeste: Shibuya, Shinjuku, Harajuku, Shimokitazawa, Roppongi e Akasaka


SHIBUYA

Me hospedei nesse bairro e bem perto do famoso Shibuya Crossing, o cruzamento que passa milhares de pessoas. Existem outros cruzamentos na cidade onde passam outros milhares de pessoas (Shinjuku tem alguns) mas o de Shibuya tem outra energia. Parece estranho dizer que é muito divertido ficar atravessando a rua mas é isso que acontece lá. Passei em todos os horários. Para ver do o cruzamento do alto pode ir na Starbucks que fica em frente e tomar um café ou na passarela entre as estações do metrô.


Shibuya é um bairro muito grande. E eclético.

Na parte perto do cruzamento tem as lojas, restaurantes, tem uma yokocho - que é um beco com izakayas (os botecos japoneses) e até uma zona de motéis. Tem também o Miyashita Park que é um elevado com lojas e restaurantes e um parque com quadra de volei e pista de skate. E tem o Shibuya Sky, um prédio com um observatório de onde se vê quase toda a cidade. No dia que fui vi até o Monte Fuji.

tokyo do alto

Saindo da área do cruzamento tem uma zona residencial agradável, tem o Yoyogi Park que é um respiro verde e tem o Meiji Shrine (que é mais perto de Harajuku).

meiji shrine
sakês

Tem uma parte residencial perto da estação Ebisu com vários restaurantes. 

Comi o melhor ramen e o melhor sushi de esteira da viagem em Shibuya.

izakayas de shibuya

Em Shibuya também fui num bar de vinil indicado por um amigo DJ. É um tipo de bar comum no Japão onde você toma uns drinks enquanto um DJ vai tocando música das centenas (talvez milhares) de vinis que tem no bar. Adorei a experiencia e repeti em outras cidades.

the music bar cave shibuya

Shibuya foi o bairro que conheci melhor porque na minha caça aos banheiros públicos do filme Perfect Days andei por várias partes do bairro. (e um post a seguir sobre esse tour dos banheiros)

shibuya é onde fica o hachiko
(e sempre tem fila para foto)

Quanto as lojas, tem todas no bairro, Uniqlo, Muji, todas as marcas de luxo, Onitsuga Tiger, Nintendo, Pokemon, tem até uma loja exclusiva da Nike Air Jordan e a Tower Records com muitos vinis. E claro que tem a Mega Don Quijote. O que é a Don Quijote? É uma loja que tem tudo e mais um pouco (inclusive os famosos kit kats de sabores diferentes) e tem em todos os bairros e cidades do Japão. A de Shibuya tem 7 andares e fica aberta 24 horas. Depois de passar mais de uma hora lá dentro já posso chamar a loja de Donki. É tanto estímulo visual e sonoro que depois não entrei em mais nenhuma só de lembrar do caos mas é um passeio interessante.

a loja de muitos andares de música


SHINJUKU

Quero começar falando da estação de Shinjuku. É enorme. É a estação de trem mais movimentada do mundo. É muita gente o tempo todo. São muitas saídas. Por lá passa trem e metrô e tem a rodoviária do lado. Um fato: você vai se perder na estação de Shinjuku. E, sim, eu me perdi. Me vi num labirinto e fui na primeira saída que vi só para sair dentro de um prédio e ter que procurar outra saída. Inception de saídas. Mas sobrevivi e ainda passei outras vezes pela estação.

O bairro é muito agitado. Tem a Golden Gai, que são ruazinhas com bares, tem a Omoide Yokocho - beco com izakayas, tem a famosa Kabukicho que é a zona da luz vermelha, o telão 3D com o gato, o prédio com a cabeça do Godzilla, muitas lojas e restaurantes.

kabukicho

golden gai e seus bares

Um dos passeios que fiz foi um tour gastronômico por Shinjuku e valeu a pena porque além das comidas foi bom andar por um lugar com alguém que conhece. Foi onde comi o melhor sashimi de atum.

omoide yokocho

Fui numa parte do bairro chamada Kagurazaka e achei charmosa. É arborizada, tem lojinhas locais e becos com restaurantes.

Shinjuku também tem um parque enorme para fugir da confusão e respirar.

Na minha lista de coisas para ver em Shinjuku só faltou o prédio da prefeitura que tem um observatório (grátis) e tem um show de luzes a noite. Fica para a próxima.


HARAJUKU

Harajuku é na fronteira entre Shibuya e Shinjuku. É uma área de compras e todas as lojas estão lá. Tem uma rua chamada Cat Street que vai desde o Miyashita Park (em Shibuya) até a Omotesando que é uma avenida arborizada e bonita. Na Cat Street tem as lojas descoladas, alguns brechós e é uma rua de pedestres.

A rua mais famosa de Harajuku é a Takeshita Street. É gente demais nessa rua e não do jeito divertido que é o cruzamento de Shibuya. Nem vi as pessoas vestidas do estilo kawaii que tanto falam. Tem o tal crepe e o algodão doce colorido mas não comi nenhum dos dois. Achei as outras ruas em volta muito melhores tanto para people watching quanto para quem quer ver lojas. 


SHIMOKITAZAWA

O bairro hipster da cidade. Sem prédios altos e com muitas casinhas transformadas em brechós, bares e restaurantes. É charmoso. Fui cedo e algumas coisas não estavam abertas ainda mas é um ótimo lugar para people watching.

shimokitazawa cedo mas os hipsters
acordam mais tarde e deve ser animado


ROPPONGI e AKASAKA

Os bairros da vida noturna tradicional de Tokyo. É onde tem muitos bares, restaurantes e hostess clubs mas também tem muitos museus e a Torre de Tokyo fica ali perto (não subi na torre).

Roppongi  e Akasaka é onde passa boa parte de Tokyo Vice. E é em Roppongi que tem o restaurante (Gonpachi Nishi-Azabu) que inspirou o Quentin Tarantino a criar o de Kill Bill. Quando você entra no restaurante todos os funcionários gritam alguma coisa e é assim toda vez que alguém entra. A comida é boa.

Fui no The National Art Center Tokyo, um prédio bonito com várias exposições. E o bairro tem outros 2 museus/galerias de arte: Mori Art Museum e o Suntory Museum of Art.

Perto de Roppongi, mas já e outro bairro, fui no Teamlab Borderless que é um museu de arte digital com muitas projeções, espaços interativos e sensoriais. Não aconselho para quem tem labirintite, eu não tenho e fiquei tonta em alguns ambientes. Odiei a música new age que toca em quase todos os ambientes mas no fim achei a experiencia boa.


O bairro desse lado da cidade que fiquei devendo a visita foi Ikebukuro.

O lado leste  de Tokyo no próximo post.



Mais Japão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário