2.6.24

Tokyo (2)

Depois de passar por outras cidades do Japão, voltei a Tokyo para explorar o lado leste da cidade: Ginza, Nihonbashi, Tokyo Station, Akihabara, Asakusa e Ueno.

GINZA

Em termos de localização, Ginza é bem central porque de lá você está exatamente na metade da distancia entre Shibuya e Asakusa na linha Ginza do metrô, e, como é do lado da Tokyo Station, também perto dos trens que vão para todos os lados do país.


ginza com um festival

Mas achei Ginza genérico. É um bairro que poderia estar em NYC, Toronto, ou uma dessas cidades com avenidas largas, prédios altos e muitas lojas. Tem cafés, sorveterias, e nas ruas laterais tem restaurantes locais.

ginza a noite

alguns prédios se destacam

É um bairro de compras o que não falta é gente andando com sacolas nas mãos. E todas as marcas tem pelo menos 2 lojas no bairro. Aliás, o Japão é um convite ao consumismo pela oferta, variedade e os preços (quando fui o yen estava desvalorizado comparado ao dólar). Fui com mala de mão bem leve que tive que despachar na volta e ainda trouxe uma sacola extra.

itoya o paraíso da papelarias

Para o sul de Ginza tem Shimbashi onde vi um relógio enorme desenhado pelo Miyazaki que se movimenta fazendo um show de hora em hora, é lindo. Tem o Hamarikyu Gardens, um jardim que está ali desde o período Edo, e o Tsukiji Market, o mercado de peixes (esse não fui).

todas as partes se movimentam
jardim para realeza caçar patos

Perto de Shimbashi tem um santuário, Atago Shrine, que aparece em Tokyo Vice e tem as Escadas do Sucesso. É um bocado de degrau íngreme.

exercício do dia


NIHONBASHI

Nihonbashi é uma extensão de Ginza para o norte mas como era um bairro comercial que está se transformando em residencial é um pouco diferente. Não andei muito em Nihonbashi mas é lá que tem a ponte de onde partem todas as principais estradas do país e está ali desde o período Edo (1603-1868), sua versão atual é de 1911, mesmo que agora tenha um elevado passando por cima. Esses elevados de Tokyo são a cara do 1Q84 do Murakami.

loja de departamento tradicional japonesa

o poste que ficava no meio da ponte
foi elevado.

TOKYO STATION

Aqui vou incluir Hibiya que seria uma vizinhança de Ginza. Em Hibiya tem o prédio da TOHO onde foi criado o Godzilla (e tem uma estátua lá) e o Hibiya Park que é um jardim bonito (como todos os jardins japoneses).

Ali também fica o Palácio Imperial com seu fosso enorme. A área do Palácio é gigantesca, rodeada pelo fosso e por muitos jardins. O palácio hoje é onde ficava o Castelo de Edo, e o Shogun Tokugawa caprichou na construção do seu castelo e da sua cidade. 

A Tokyo Station é linda, tem um estilo ocidental com design do arquiteto japonês Kingo Tatsuno. E é enorme. Quem for pegar um trem lá pela primeira vez aconselho chegar pelo menos uma hora antes porque tem muitas linhas de trem saindo de lá e tem muitas lojas e restaurantes. Tem lojas e restaurantes que ficam fora da área dos trens (você não passa na catraca) e tem dentro da área dos trens. E sempre muita gente.


AKIHABARA

O bairro dos animes, mangas e eletrônicos. Fui de dia e a noite e achei de dia melhor, mais colorido. Se for para ver luzes, Shibuya e Shinjuku tem mais.

Tem o Kanda Myojin Shrine, um santuário xintoísta dedicado aos animes. Lá as placas de pedidos e desejos todas tem desenhos elaborados nos pedidos. E o santuário mais colorido.

A Electric Town, avenida com prédios e mais prédios de jogos, eletrônicos, animes, bonecos de animes (ou action figures), etc. Tudo que você pode imaginar tem lá. Tem duas lojas de muitos andares de eletrônicos e eletrodomésticos: Yodabashi Camera e a Bic Camera, são boas para ver as novidades e se for comprar algo vai sabendo o quer ou então vai ficar perdido.

milhares de gachapons

A área também tem os famosos maid cafes que são cafés que servem bebidas e comidas e tem as moças vestidas de empregadas que estão ali para entreter. Parece creepy mas entendi que é só um estilo de café e que é para todo mundo. E tem muitos daqueles cafés com animais, e não só gatos e cachorros. Não fui a nenhum desses lugares, dos bichos porque tenho alergia.


ASAKUSA

Esse é um bairro tradicional de Tokyo. É onde fica o Sensoji Temple, que em volta tem lojinhas e restaurantes tradicionais. 

rua do templo na hora mais cheia

Tem toda uma parte na beira do Rio Sumida e do lado de lá do rio (no bairro de Sumida) tem o prédio da cevejaria Asai que parece um caneco de chope, um prédio com o que deveria ser uma chama mas parece outra coisa e a Sky Tree, a torre mais alta de Tokyo.

em asakusa dá para ver a sky tree
de vários lugares

Um pouco mais ao norte no Rio Sumida tem a Sakurabashi, uma ponte de pedestres em X que proporciona um people watching interessante.

beira rio sumida
o santuário pequeno dos gatinhos é 
perto da ponte

Em Asakusa também fica a área de Kappabashi que tem uma rua só de lojas com materiais de cozinha, de facas a formas e aventais.


Durante o dia Asakusa é lotada de gente, de turistas, mas bem cedo de manhã e a noite é um lugar super agradável.

Em Asakusa dá para pegar um barco e fazer um passeio pelo Rio Sumida. E se quiser uma vista boa do templo e do bairro é só subir no prédio do Centro Cultural de Turismo de Asakusa.

a vista do centro de turismo


UENO

Ueno também é um bairro tradicional e fica em volta do Ueno Park. Esse parque abriga vários museus (de ciencia, de arte ocidental, museu real) entre eles o Museu Nacional de Tokyo que é composto de 5 prédios. Os museus do Japão são excelentes, eles sabem fazer uma exibição. Fui no Museu Nacional de Tokyo mas só dei conta de 2 prédios, um dia volto para ver o resto.

um dos prédios do tokyo national museum

O parque é lindo, tem muitas áreas de lazer, campo de baseball, e tem um zoologico com um panda.

Fiz um tour gastronomico por Ueno e foi muito interessante porque é um bairro com menos turistas a noite, diferente de Shinjuku. O bairro tem uma rua de compras num estilo mais tradicional com lojinhas que vendem de tudo e bares que ficam embaixo dos trilhos do trem.


Desse lado da cidade fiquei devendo visitar Sumida, onde fica a Sky Tree e tem as lutas de sumô, e Odaiba que é uma ilha que tem museus e o tal do Gundam Unicorn (personagem de anime).



Mais Japão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário