5.6.24

Momento Transporte Público - Japão (2)

Agora vamos falar dos trens entre as cidades. E vamos falar do famoso Shinkansen, o trem bala.

Para viajar entre as cidades tem trens locais, trens expressos e o Shinkansen, então o tipo de trem vai depender para onde você vai.

trem local

O Shinkansen é muito rápido mesmo e ótimo para longas distâncias. É mais caro que um trem local ou trem expresso mas chega bem mais rápido. 

Existem rotas determinadas para o Shinkansen como a Tokaido Sanyo que vai para o sul do Japão, sendo a Tokaido é entre Tokyo e Osaka e a Sanyo entre Osaka e Hakata, ou a Tohuku que vai para o norte do país ou a Hokuriku que vai para Kanazawa.

E tem vários tipos de Shinkansen: O Nozomi e o Mizuho são os mais rápidos e só param nas principais cidades. O Hayabusa também é muito rápido e faz a rota para o norte. O Hikari e o Sakura são quase tão rápidos quanto os Nozomi porém param em mais estações. E o Kodama para em todas as estações e é o que demora mais.

nozomi

O preço da passagem é independente do tipo de Shinkansen, tanto faz você pegar o mais rápido ou o mais lento o preço é o mesmo. O preço varia com o tipo de assento: se é não reservado, se é reservado ou se é no green car (a primeira classe). O assento não reservado é mais barato mas você tem que chegar cedo na estação e ficar numa fila ou corre o risco de ter que ir em pé. O assento reservado é pouca coisa mais cara mas você garante o lugar (e também se tiver malas grandes tem que reservar). O green car é uns 30% mais caro e é tipo uma business class do avião com menos cadeiras por fileira, cadeiras mais largas e descanso para os pés (e se tiver malas grandes não precisa reservar lugar para levá-las).

Sobre as malas: o limite é de 160cm somando largura+altura+profundidade, maior do que isso não pode ir no trem. Para levar a mala de até 160cm tem que reservar o assento com espaço para as malas, que geralmente é o último assento do vagão para colocar as malas atrás. Na hora de comprar a passagem a máquina pergunta se precisa reservar o assento com malas grandes. Mas se a mala for grande aconselho usar o Takkyubin (ou Ta-Q-Bin) - o serviço de enviar as malas (falo dele num próximo post).

a minha é uma mala de mão e o azul
é o limite que vai no trem
assentos normais (reservados)

green car

Tem também uns trens especiais que precisa reservar com muita antecedencia como o Trem da Hello Kitty e o Yufin No Mori que é um trem todo de madeira por dentro que vai de Hakata (Fukuoka) até um lugar de águas termais.

o yufin no mori chegando e 
todo mundo tirando foto


SOBRE O JR PASS

Desde sempre quem ia para o Japão pegava um JR Pass, um passe para turistas que dá direito a viagens de trem ilimitadas por 7 dias, 14 dias ou 21 dias, a um preço razoável e não precisava lidar com as máquinas de comprar passagem, bastava olhar os horários dos trens e ir.

O JR Pass também é mais usado fora de Tokyo, é mais vantagem para os trens bala, então geralmente as pessoas pegam o passe para usar nas datas que vão sair de Tokyo para outras cidades, mas se Tokyo estiver dentro das datas dá para usar nas linhas da JR na cidade.

Acontece que em outubro de 2023 o preço do JR Pass aumentou em mais de 60% e passou a não ser vantagem.

Eu fiz as contas antes de ir e, para mim, o JR Pass ia ser prejuízo. Sem contar que tem que comprar o JR Pass com muita antecedência para receber um voucher em casa (pagando o envio) para trocar pelo passe quando chegar no Japão. Então não comprei o JR Pass.

Usei o Shinkansen para ir de Tokyo para Kanazawa, de Osaka para Okayama, de Okayama para Hiroshima, de Hiroshima para Hakata (Fukuoka), de Hakata para Himeji e de Himeji para Tokyo.

De Kanazawa para Kyoto foi parte Shinkansen e parte Thunderbird que é um trem expresso (mais rápido do que um trem local e mais lento que um trem bala).

Usei trens locais de Kyoto para Osaka, de Osaka para Nara, de Fukuoka para Yanagawa e Nanzoin, de Tokyo para Yokohama. Mas o único da JR foi o para Nanzoin. Os trens locais paguei com o IC card.

Peguei assento reservado em todos os Shinkansens e um até fui no green car. Fui 4 vezes no Nozomi e uma no Mizuho.

O JR Pass não dá direito ao Nozomi nem ao Mizuho, e tem que pagar um extra se quiser ir no green car. 

Então, somando todos os Shinkansens que peguei com o trem local da JR, no fim o total foi 30% mais barato do que se tivesse pego o JR Pass de 21 dias. 

Uma observação sobre o JR Pass nas cidades. Quem pega o JR Pass só pode usá-lo nas linhas da JR e as vezes não são a melhor opção dentro das cidades. O JR Pass não vale nos ônibus, nem nos metrôs ou outros trens das cidades, não vale nos bondes de Hiroshima. Em Tokyo tem algumas linhas da JR como a mais famosa Yamanote Line, que passa em todos os pontos turísticos da cidade, mas dá uma volta e muitas vezes uma linha de metrô que corta a cidade é bem mais rápida. Nos 29 dias que passei no Japão usei muito pouco as linhas urbanas da JR e quase todas as vezes foi em Tokyo onde não usaria o passe.


Como faz sem o JR Pass?

O Google Maps funciona para saber o horário dos trens, é ótimo.

Se for trem local (de qualquer empresa) pode comprar a passagem na máquina ou usar o IC Card que é bem mais prático.

Para o Shinkansen tem que comprar a passagem. O preço da passagem do Shinkansen é uma tarifa básica + uma tarifa adicional de trem expresso. Mas a máquina já mostra tudo junto.

Comprei quase todas as passagens dos Shinkansens na hora. A Tokyo-Kanazawa e Hakata-Himeji-Tokyo comprei um dia antes e Kanazawa-Kyoto comprei dois dias antes. A máquina de comprar passagem é fácil de usar e aceita cartão (tem vários videos no Youtube mostrando como usar). Tem a loja nas estações (Midori no Madogouchi) para comprar mas sempre tem fila.

parece complicado mas é fácil

Comprei as passagens nas estações que ia viajar com exceção de Tokyo-Kanazawa que comprei na estação de Shibuya. Aqui tem uma opção que a máquina dá que é incluir o trecho urbano de Shibuya até Tokyo Station, mas recusei porque ir no metrô era mais prático e rápido do que na linha da JR. Então tem que prestar atenção nisso, mas se comprar na estação que vai sair não tem erro.


Para comprar online: Tem o site SmartEx que vende as passagens para o centro e sul do país (não usei). Tem o Klook que é um site/app que vende tudo inclusive as passagens de trem (usei o klook para outras coisas mas não para passagens). E tem os sites oficiais da JR, mas para cada região é um diferente. De Tokyo para Kanazawa é o JR West, para Kyoto/Osaka é o JR East. Usei o site da JR West para testar, comprei Kanazawa-Kyoto e retirei as passagens na estação de Kanazawa. Mas achei melhor e mais prático comprar nas máquinas da estação.

Na passagem vem impresso o nome e numero do trem, as estações de saída e chegada, o horario de saída e chegada, o numero do vagão e assento (no caso do assento reservado).

Qualquer duvida tem os funcionários que ficam ali para ajudar e eles falam um pouco de inglês.

Para pegar o Shinkansen tem catraca na entrada e saída das estações. E a passagem fica retida na catraca de saída. Tem um detalhe: as vezes você sai da área do Shinkansen mas ainda está na área de trens da JR, aí a catraca de saída do shinkansen devolve a passagem e tem que passar por outra catraca e a passagem fica retida na catraca de saída da estação. Mesma coisa na entrada: para chegar no Shinkansen da Tokyo Station tem que entrar passando na catraca dos trens locais e lá dentro na catraca do Shinkansen.

Na estação tudo aparece nos painéis e os trens são extremamente pontuais. Quando o trem está aproximando toca uma sirene e quando ele chega geralmente tem cerca de um minuto para embarcar. É tudo muito rápido por isso tem que estar na porta do vagão antes do trem chegar.

Minha dica é sempre chegar com uma boa antecedência, assim dá para comprar o lanchinho na estação e chegar com calma no lugar de espera do vagão.

o mapa dos vagões de acordo com
os trens. 


Dois lugares não fui de trem. De Kanazawa para Shirakawago fui e voltei de ônibus e comprei a passagem online antes de ir porque é disputado. E de Okayama para Naoshima Island peguei um ônibus urbano até Uno e de lá uma balsa para ilha, mesma coisa na volta.

o ticket da balsa para naoshima
compra na hora

Para ônibus intermunicipal tem um site que dá para comprar as passagens. Não usei porque fiz tudo de trem, e o que fiz de ônubus usei o site do ônibus local. Mas é uma boa opção para quem quer economizar em algum trecho. Uma curiosidade sobre viajar de ônibus: eles pedem para marcar se é homem ou mulher porque se for mulher (e sozinha) eles evitam sentar um homem do lado.

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