7.6.24

Yokohama

Yokohama é a segunda maior cidade do Japão (a terceira é Osaka). E é o maior porto do país. Fica meia hora de Tokyo saindo da Tokyo Station no trem local. As duas cidades são tão grandes que não sei onde uma termina e a outra começa, o trem só passa por cidade.

Foi no estádio de Yokohama que o Brasil ganhou a final da Copa de 2002.

A parte de Yokohama que vi, que foi a do porto e Chinatown, não é grande, mas no caminho do ônibus que peguei para chegar lá deu para ver que a cidade ainda está crescendo, tem muitas construções, muitos elevados e é tudo relativamente novo. Em 1923 um terremoto destruiu totalmente Yokohama (tem um episódio da série Pachinko que mostra esse desastre) mas a cidade se reergeu. Os japoneses são mestres em reconstrução.

Cheguei na roda gigante que é símbolo da cidade (joga Yokohama no google que vai logo aparecer uma foto da roda gigante). A roda gigante fica num parque de diversões que não paga para entrar mas paga cada atração. 

De lá andei até o Museu do Cup Noodles - o macarrão instantâneo mais famoso do mundo, miojo para os íntimos. O fica num prédio bacana, novo. A exposição do museu é pequena, basicamente é um filme contando a história do Momofuko Ando e como ele inventou o macarrão instantâneo e depois algumas partes interativas para crianças e um mapa mostrando que mais consome miojo no mundo (Brasil em 11o lugar). Depois disso tem a experiencia de fazer seu próprio Cup Noodles que é comprar um copo, desenhar na lateral e depois levar para um balcão onde colocam o que você quer no macarrão e terminam de embalar. É divertido e as crianças adoram. Tem uma parte que é uma cozinha e acho que lá aprendem a fazer o ramen de frango mas é com reserva e hora marcada.

Do museu andei até dois prédios de tijolo vermelho, depósitos transformados em shopping. Passei por uma passarela circular que achei interessante.

Peguei o ônibus turístico (estilo bonde vintage) para Chinatown. Dava para andar, não era longe mas quis descansar os pés.

A Chinatown de Yokohama é enorme com muitos restaurantes e lojas, Tem loja dentro de loja, tem loja atrás de restaurante e tem muitos cartomantes, muito mesmo, e ficam chamando para entrar e ter a sorte lida. Comi um dumpling que tinha uma sopa de frango dentro, é uma delícia mas tem que comer com cuidado porque se morder de uma vez a sopa quente explode na boca.

De Chinatown andei para o Yamashita Park que fica a beira mar. Tinha muitas pessoas passeando e sentadas na grama fazendo piquenique, o people watching é ótimo.

De lá voltei para Tokyo. Da pequena parte que vi (de uma cidade grande) achei Yokohama agradável.


Mais Japão:
Kanazawa e Shirakawa-go

Nenhum comentário:

Postar um comentário