23.7.14

Analisando a música: Always (Bon Jovi)

Semana passada fui com a Luizinha ver um amigo dela que toca bateria numa banda cover de Bon Jovi e Guns n' Roses. A banda era muito boa, o vocalista tinha uma voz mais para Axl Rose do que Jon Bon Jovi mas segurou bem todas as músicas. Eu fiquei impressionada com o tanto de músicas do Bon Jovi que sabia cantar porque não sou tão fã da banda assim.

O Bon Jovi surgiu no inicio dos anos 1980 na onda do rock farofa onde os caras usavam laquê no cabelo, calças coladas com animal print, faixas na cabeça e mais um bocado de coisas duvidosas, mas tocavam bem e as músicas eram boas. Nessa leva teve: Poison, Skid Row, o próprio Guns e até o Van Halen entrou na onda. O Bon Jovi era mais pop, fez muito sucesso na época e também depois, sobreviveram a onda grunge que veio a seguir.

O Jon Bon Jovi já era cobiçado pelas fãs na fase farofa, depois ele cortou o cabelo e virou galã. Ele tem uma voz rasgada boa. O guitarrista Richie Sambora também não fica muito atrás (já o resto da banda não conheço).

Tenho dois albuns do Bon Jovi: um LP do Slippery When Wet, o terceiro da banda (de 1986), que peguei emprestado de uma prima (e ela não pediu de volta), e foi primeiro grande sucesso com Wanted Dead or Alive, You Give Love A Bad Name, Livin' on a Prayer e Never Say Goodbye. Também tenho um cd do Keep The Faith (de 1992) que herdei de outro primo. Gosto muito do Keep The Faith, tem músicas ótimas, bem trabalhadas: Dry Country, Little Bit Of Soul, Sleep When I'm Dead, In These Arms, etc.

Fora esses dois albuns todas as outras músicas que conheço são só de escutar rádio ou ver videos. Escolhi Always porque, para mim, o Bon Jovi tem muita música dor de cotovelo (e românticas), e Always é um clássico do gênero e tem um video que fez muito sucesso na época.

Always já é da fase pós-farofa, foi incluída no album de greatest hits Cross Road (1994).

Na internet dizem que Bon Jovi escreveu essa música para o filme Romeo is Bleeding (de 1993, não vi), mas parece que o Jon Bon Jovi não curtiu o filme e decidiu manter a música na prateleira até que lembrou dela ao lançar o album de greatest hits.

Always, que foi um hit instantâneo, é uma balada poderosa: é romantica, cafona, exagerada, dramática e gruda na sua cabeça.

This Romeo is bleeding, but you can't see his blood
It's nothing but some feelings
That this old dog kicked up
It's been raining since you left me
Now I'm drowning in the flood
You see I've always been a fighter
But without you I give up

A música já começa com um ótimo momento bateria imaginária. Como eu disse, "Romeo is Bleeding" é o título do filme que veio de uma música do Tom Waits. O Romeu sangra, internamente, são seus sentimentos de arrependimento, seja lá o que foi que ele fez. Está tão deprimido que só chove e ele está afogado numa enchente (de lágrimas?). Ele diz que sempre lutou, mas que com ela desiste (deve ter feito muita m#%*a).
O Jon Bon Jovi começa cantando essa música num tom meio sussurrado, como se não quisesse assustar ninguém.

Now I can't sing a love song
Like the way it's meant to be
Well, I guess I'm not that good anymore
But baby, that's just me

Nessa segunda estrofe ele já sobe o tom e diz que não consegue cantar uma música romântica como deve ser, que ele já não é tão bom assim, que o problema não é ela, é ele. (sim, essa desculpa já conhecemos, next!)

Yeah I, will love you, baby
Always and I'll be there
Forever and a day, always

Aí ele grita. Alto. Porque todo mundo tem que escutar, né? Ou então não seria uma boa música de fossa. "Te amarei sempre, para sempre e mais um dia.". Gente, para sempre e mais um dia é tempo demais, haja sofrimento.

I'll be there till the stars don't shine
'Til the heavens burst and the words don't rhyme
I know when I die you'll be on my mind
And I love you, always

"Estarei lá até as estrelas apagarem, até o paraíso explodir e as palavras não rimarem mais." E eu achando para sempre e mais um dia era tempo demais. Acho cafona (menos a parte das palavras não rimarem mais), mas que música romântica/dor de cotovelo não é? As meninas devem enloquecer nessa parte que ele diz que quando morrer ela estará em seus pensamentos. Sempre. Constantemente.

Now your pictures that you left behind
Are just memories of a different life
Some that made us laugh
Some that made us cry
One that made you have to say goodbye

Mas ela não é boba. Deixou umas fotos para ele saber o que perdeu. Momentos alegres e tristes e inclusive o momento que a fez ir embora. Pontos para ela.

What I'd give to run my fingers through you hair
Touch your lips, to hold you near
When you say your prayers try to understand
I've made mistakes, I'm just a man

Ele sonha em passar os dedos nos cabelos dela, beijar, abraçar e pede para ela o perdoar, que é apenas um homem e errou. Pausa. Amigo, para você escrever esa música é porque a besteira que você fez não foi pouca e pelo jeito não tem volta. Nem gritando que vai amá-la para sempre.

When he holds you close, when he pulls you near
When he says the words
You've been needing to hear
I'll wish I was him
'Cause these words are mine, to say to you
'Til the end of time

Descobrimos que a fila dela já andou e ela está com outro que deve tratá-la melhor. Isso é confirmado quando o Romeu diz que queria ser o tal cara e dizer as coisas que ela escuta dele. Va-ci-lou. 

And I will love you, baby
Always and I'll be there
Forever and a day, always

Ele não desiste e mundo fica sabendo que ele a amará para sempre.

If you told me to cry for you, I could
If you told me to die for you, I would
Take a look at my face
There's no price I won't pay
To say these words to you

Aqui ele apela e diz que choraria e morreria por ela. (Depois que fez m#$*a é fácil)
"Olha para mim, não tem nada que eu não faria para dizer isso para você." Aham.

(solo de guitarra do Richie Sambora com sentimento)

Well, there ain't no luck in these loaded dice
But baby, if you give me just one more try
We can pack up our old dreams and our old lives
We'll find a place where the sun still shines

"Não existe sorte nesses dados viciados" (código para dizer que ele não vai mudar, ou, se for otimista, é ele dizendo que sabe que não tem vez), mas se ela der mais uma chance eles podem retomar a relação e ir para um lugar onde ainda há esperança. Romeu, olha, ela já está em outra, você diz que não vai mudar e quer as coisas como antigamente, sinto dizer mas você já perdeu....

Yeah I, will love you, baby
Always and I'll be there
Forever and a day, always

I'll be there till the stars don't shine
'Til the heavens burst and the words don't rhyme
I know when I die you'll be on my mind
And I love you, always
Always

Nem dizendo que vai amá-la para todo sempre, forever and ever e mais um dia.

Mas o que vale é o sentimento, ainda mais cantado pelo Jon Bon Jovi.

Vamos levantar os braços, acender os isqueiros celulares e cantar essa balada. De olhos fechados.


O video é daqueles que traduz a música, com historinha, e é um clássico dos anos 1990. Tem a Kerri Russell (Felicity e The Americans) fazendo uma amiga traíra que se pega com o namorado da BFF dentro da casa deles. Daí para frente é só tragédia, tem até um incêndio.




6 comentários:

  1. ah, como é bom cantar essa música em plenos pulmões!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa música é a minha história... eu namorei uma mina muito firmeza..mas dei vacilo e a perdi pra sempre, e nunca me perdoei...

    ResponderExcluir
  3. Owwww Rafael, que pena, mas espero que vc tenha aprendido com os erros. :)

    ResponderExcluir
  4. RafaeL5:02 PM

    oia kaká... :)
    aprendi sim.. algumas liçoes dóem de mais, e demorar pra cicatrizar ... hoje eu vivo me lamentando, e foi dificil me perdoar, acho que ainda me odeio por ter sido tão idiota a ponto de perder aquela garota ... mas pelo menos, a lição ficou né.. bjao :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:45 PM

    ERA CARLA GUGINO E NÃO Kerri Russell

    ResponderExcluir
  6. @Anonimo, a Carla Gugino também está no video (e faz a BFF que foi traída), mas eu destaquei mesmo a Kerri Russell que faz a amiga que trai a Carla com o namorado.

    (presta atenção que escrevi traíra e não traída)

    ResponderExcluir