21.7.17

Analisando a música: Cold Day In The Sun (Foo Fighters)

Quando estava em Londres a Helô me pediu para analisar essa música e pedido de leitora amiga é atendido.

Essa é a segunda música do Foo Fighters que aparece aqui, a primeira foi Everlong.

Foo fighters nasceu depois que o Nirvana subiu no telhado com a morte do Kurt Cobain e o Dave Grohl decidiu ter sua própria banda.

Acho essa banda muito divertida e como escrevi no outro post:
 "...os caras são simpáticos, não se levam muito a sério (os videos são ótimos!), tocam um rock n' roll muito digno e levam isso ao seu público."
Em 2014 a banda fez uma série-documentário na HBO (dirigida pelo Dave Grohl) sobre a gravação do seu album Sonic Highways em várias cidades americanas. É uma ótima série para ver como um album é produzido, de onde vem a inspiração de algumas músicas, história da música americana e conhecer melhor a banda. Recomendo.

Os caras são tão legais que inspiraram um projeto onde 1000 músicos tocaram Learn To Fly (a sequencia de baterias nesse video é incrível) em Cesena na Itália para que a banda fosse fazer um show lá. Dave Grohl respondeu e a banda foi.

Falei das baterias no video porque as músicas do Foo Fighters tem sempre uma bateria marcante, afinal Dave Grohl é um dos melhores bateristas do mundo do rock.

Acontece que nessa banda o Dave Grohl pegou a guitarra e foi para os vocais. No primeiro disco o Dave Grohl executou todos os instrumentos mas ele se deu conta que para tocar ao vivo precisava de outras pessoas. Primeiro baterista foi o William Goldsmith que não deu muito certo. Aí para executar a bateria o Dave chamou Taylor Hawkins, que tocou no tour de Jagged Little Pill com a Alanis Morissette antes de aceitar o emprego com os Foo Fighters.

O Taylor Hawkins é um excelente baterista, tanto que está na banda até hoje e segura muito bem a onda na frente do Dave Grohl.

A música analisada da vez é uma das poucas que o Dave Grohl não compôs e nem canta. Essa música é do Taylor Hawkins. Cold Day In The Sun foi um single lançado em 2005 e está no In Your Honor, o quinto album do Foo Fighters. É um album duplo que tem uma parte de músicas de rock mais pesadas (Best of You, Resolve, No Way Back) e outra parte de músicas mais leves e acústicas.

Cold Day In The Sun está no lado acústico do album. Taylor Hawkins nasceu no Texas mas cresceu na California, então essa música tem uma pegada mais leve com uma bateria marcante.

Vamos saber sobre o que é essa música com uma batida gostosa, daquelas que você se vê pegando a prancha de surf e indo à praia. Inclusive lembra algumas das músicas dos Eagles.

Took a high dive into your brain
And you made your lonely calls
Just might wear your welcome out if you don't let it go

Quero começar dizendo que tocar bateria e cantar ao mesmo tempo é para poucos e o Taylor Hawkins faz isso muito bem. Dito isso, confesso que não conhecia essa música até a Helô me pedir para analisar. Na verdade eu só conhecia as músicas do lado mais pesado do album.

Olhei 10 sites de letras de música as primeiras 2 linhas dessa letra são diferentes em vários lugares. Metade diz que é "Took a high dive into your brain/And you made your lonely calls" e a outra metade diz que é "Take a high dive into your brain/ Made your only cause". Teve um site que disse que era "Take a high dive into your brain/ And make you only cost". Fiquei confusa, escutei várias vezes para ver se entendia direito, mas fui na que me pareceu fazer mais sentido.

O pessoal do forum acha que é sobre problemas, talvez fim, de relacionamento, não necessariamente amoroso, pode ser uma amizade conturbada.

Ele começa dizendo que a pessoa deu um mergulho (bem do alto) no seu próprio cérebro, ou seja, foi fundo, e tomou suas próprias decisões. E emenda "Você pode não ser mais bem-vinda se não deixar para lá.". Deixar o que para lá? Qual foi o babado? Fiquei curiosa.

There's nothing that you couldn't say
'Cause you said it all before
Think it's time you walked this lonely road all on your own

"Não tem nada que você já não tenha dito e acho que está na hora de seguir esse caminho solitário desacompanhada." Vai na frente que ele não vai atrás.

So it's your cold day in the sun
Looks like your bleeding heart has already won

"Então é seu dia frio sob o sol." Traduzindo: não tem calor de raios solares que vai aquecer a situação em que essa pessoa se encontra. A luz do sol chega fraca no fundo do poço. O coração partido já venceu a parada.

I wish I could take it away
Save you from yourself
You get so lost inside your head like no one else
Looking for someone to blame?
Blame me all along
You take the heat but you would never take the fall

Vamos ver se entendi até agora. Houve algum desentendimento entre essas pessoas e nosso narrador está falando para esse amigo/amiga/amante/namorada que a situação não é boa. Que a pessoa está indo numa direção sombria e ele não está a fim de acompanhar.

Mas nessa estrofe ele se propõe a ajudar, diz que gostaria de tirar todas as coisa ruins, e de salvar essa pessoa de si mesma porque ela se perde dentro da própria cabeça.
E ainda pergunta se ela quer alguém para culpar e e diz que pode culpá-lo porque aparentemente ela aguenta a pressão mas nunca assumiria a culpa.

It's your cold day in the sun
Looks like your bleeding heart has already won

Refrão. Um dia frio sob o sol. Talvez essa música seja sobre depressão.

You're so afraid that you are the only one
But you are the only one you know
Don't be afraid 'cause you're not the only one
You're not the only one I know

Nessa parte da música a fase tormenta do relacionamento passou e ele só quer ajudar. Ele entende que a pessoa se sente solitária mas ele a conforta dizendo que ela não está sozinha.

Aqui ele canta a música num tom mais alto como se fosse uma segunda voz, como se fosse um mantra.

It's your cold day in the sun
Looks like your bleeding heart has already won

It's your cold day in the sun

Que é apenas o dia frio sob o sol, a tristeza está dominando, mas pela batida animada e pelo solo de guitarra (violão) acho que tem uma luz aí no fim do túnel.

Vamos ser otimistas, pegar as pranchas, ir até a praia e ver se tem onda no mar.




Esse segundo video é uma das várias vezes que o Foo Fighters tocou no programa do David Letterman (ele é fã).

2 comentários: