7.7.19

Copa do Mundo

Hoje terminou a Oitava Copa do Mundo de Futebol Feminino. Uma copa maravilhosa com jogos ótimos, e com uma repercussão mundial mais do que merecida.

Nunca levei jeito para futebol, nem para goleira, mas sempre gostei de assistir e torcer.

Como aqui no Brasil o futebol feminino nunca foi divulgado, mesmo tendo excelente jogadoras, só fui assistir um jogo em 2000 nas Olimpiadas de Sydney. Confesso que não sabia o que esperar quando entrei no estádio mas nos primeiros 10 minutos de jogo entre Brasil x Alemanha pela medalha de bronze deu para ver que seria ótimo. O Brasil perdeu o jogo mas logo depois fui premiada com o excelente jogo entre EUA x Noruega. As norueguesas ganhara o ouro olímpico naquele dia.

O que eu posso dizer do futebol feminino é que é mais corrido, menos catimba, menos drama, menos frescura. Elas tem muita técnica, dribla, chutam forte, passam mais a bola, chutam de fora da área, ou seja, tudo que os homens fazem e mais um pouco.

A Copa do Mundo Feminino existe desde 1991, mas acho que nessa oitava edição finalmente teve o destaque que merece. As redes sociais se animaram, as TVs passaram todos os jogos e todo mundo passou a conhecer as jogadoras. O jogo Inglaterra x EUA foi o evento mais assistido do ano na tv do Reino Unido, isso não é pouca coisa.

O time do brasil ainda contou com Marta, Cristiane e Formiga, que jogaram bem, mas o nosso time precisa de renovação e a Marta deixou esse recado depois do jogo contra a França. O Brasil saiu nas oitavas de final.



A final foi EUA x Holanda.

O futebol das americanas é muito forte, lá elas abraçam esse esporte com vontade há muitos anos. Quando era criança e fui morar nos EUA e o primeiro esporte que tive na aula de educação física na foi futebol (isso na década de 1970). Meninas e meninos jogando juntos.

A liga americana é forte, as meninas jogam desde cedo, e jovens ganham bolsa de estudos em universidades por causa do futebol.

O terceiro lugar ficou com a suecas que ganharam das inglesas.

As Holandesas jogaram muito bem, mas as americanas estão realmente um passe a frente.




Tetra-campeãs do mundo. Em 8 edições as americanas ganharam 4.



A FIFA se empolgou tanto com essa copa que está considerando criar um mundial de clubes feminino, uma liga mundial feminina, aumentar as premiações e dobrar o investimento no esporte.

Que venha a Copa do Mundo 2023! Girl power.

Um comentário: