21.1.23

Analisando a música: Flowers (Miley Cyrus)

O ano começou com duas estrelas do pop lançando músicas tapa na cara do ex: Shakira e Miley Cyrus. Duas músicas ótimas que lavam a roupa suja com ritmo e poesia. 

Shakira descobriu que seu ex-marido a traía através de um pote de geléia na geladeira (um clássico do picolé de limão), se separou e lançou uma música cheia de diretas que já passa dos 165 milhões de vizualizações no youtube.

Miley já tinha se separado há tempos mas nunca é tarde para realmente colocar a última pedra num relacionamento via uma música que ela lançou no dia do aniversário dele (PAH!).

Miley Cyrus está no show business desde cedo, começou com um programa na Disney chamado Hannah Montana (nunca vi pois sou de outra geração). O pai dela é cantor de musica country e a madrinha dela é a Dolly Parton, apenas.

Só fiquei sabendo quem era Miley Cyrus quando ela foi de vez para a carreira de cantora. Em 2013 ela foi sucesso internacional com Wrecking Ball. De lá pra cá ela abraçou o rock e já fez vários covers de hits dos anos 1980 como Heart of Glass e Zombie. Tem uma versão dela cantando Nothing Else Matters do Metallica que é ótima. Ela fez uma colaboração com a Stevie Nicks que é um mash up com The Edge of Seventeen chamada The Edge of Midnight, uma colab para poucos. 

Miley Cyrus é performática e tem uma voz grave cheia de personalidade. O disco dela Plastic Hearts (2020) é muito bom.

Miley fez 30 anos em 2022 e só melhora.

Já disse aqui no analisando a música de Rolling In The Deep da Adele: Todo mundo sabe que fim de relacionamento rende excelentes músicas e, as vezes, albuns inteiros como é o caso da Adele e Rumours do Fleetwood Mac.

Então vamos saber que flores são essas da Miley Cyrus.

We were good, we were gold
Kinda dream that can't be sold
We were right 'til we weren't
Built a home and watched it burn

Miley Cyrus teve um relacionamento ioiô com o irmão mais novo do Melhor Chris que começou em 2009. Tiveram alguns noivados e se casaram em 2018 só para se separarem no ano seguinte. O divócio saiu em 2020. Olha, 10 anos de relacionamento vai e vem não é fácil.

Ela acreditava nesse relacionamento, tanto que diz que estavam bem, que eram sensacionais juntos, um sonho que não pode ser vendido (nem comprado). Mas ela é realista e diz que estavam certos até não estarem mais. Que construíram uma casa e a viram queimar.

Ela toma distância da relação e consegue ver que teve um momento que o fim chegou.

I didn't wanna leave you
I didn't wanna lie
Started to cry but then I remembered

Ela não queria ir embora e também não queria mentir (provavelmente dizendo que estava tudo bem). Começou a chorar mas lembrou que...

I can buy myself flowers
Write my name in the sand
Talk to myself for hours
Say things you don't understand
I can take myself dancing
And I can hold my own hand
Yeah, I can love me better than you can

Parece que esse refrão é uma referência direta a uma música do Bruno Mars chamada When I Was Your Man. A internet diz que o ex da Miley dedicou essa música para ela. (Bruno Mars foi arrastado para esse barraco). Na musica do Bruno Mars ele diz que deveria ter comprado flores, que deveria ter segurado a mão, dado as horas e levado ela para dançar.

Mas aqui Miley lembrou que pode comprar flores para si mesma, que pode escrever seu nome na areia, que pode falar sozinha por horas (quem nunca?) e dizer coisas que ele nunca entenderia. Ela pode sair para dançar sozinha e segurar sua própria mão. "Sim, eu posso me amar melhor do que você". Drop the mic!

Can love me better
I can love me better baby

Eu posso me amar melhor. Repetidas vezes.

Paint my nails cherry red
Match the roses that you left
No remorse, no regret
I forgive every word that you said

Ela pinda as unhas de vermelho da cor das rosas que ele deixou. Rosas que talvez tenham sido deixadas como desculpas ou uma tentativa de voltar. Mas ela não tem remorso nem arrependimento. "Eu perdoo cada palavra que você disse.". A fase da aceitação e da indiferença. É o fim de fato.

I didn't wanna leave you, baby
I didn't wanna fight
Started to cry but then I remembered

Ela não queria deixá-lo nem brigar. Chorou mas lembrou que não precisa dele.

I can buy myself flowers
Write my name in the sand
Talk to myself for hours
Say things you don't understand
I can take myself dancing
And I can hold my own hand
Yeah, I can love me better than you can

Vai Miley, compra essas flores e dança!

Can love me better
I can love me better baby

Esse é o mantra para 2023.


E o video? Só a sequência crossfit já vale a pena. You go girl! 

Queen.









Nenhum comentário:

Postar um comentário