28.7.24

Paris 2024 - Temos medalhas

O judô brasileiro sempre ganha medalhas desde Los Angeles 1984 e em Paris 2024 não foi diferente: a primeira medalha foi de prata com William Lima. Logo depois Larissa Pimenta ganhou a medalha de bronze.


E ainda tem mais 6 dias de judô e mais brasileiros no tatame.

O skate é um sucesso. Foi em Tokyo e em Paris já virou tradição. As meninas (fofas) dominaram a pista de street e a disputa foi boa.

Rayssa Leal ganhou medalha de bronze no skate street. Ouro e prata foram para duas meninas japonesas: Coco Yoshizawa (fez a maior nota da história da competição 96.49) e Liz Akama. É um esporte de meninas porque entre as 8 finalistas só uma tinha mais de 18 anos.

Ana Satila ficou em 4 na canoagem slalom mas ela ainda vai competir em outras categorias.

Na natação tivemos 2 finalistas até agora: nos 400m livre a Mafê ficou em 7 no feminino e Guilherme Costa ficou em 5 no masculino. 

Futebol feminino começou ganhando a primeira partida contra a Nigeria mas perdeu a segunda contra o Japão.

O volêi de praia vai bem, todas as duplas ganharam o primeiro jogo, e tem a arena mais bonita das Olimpiadas de Paris.

O surfe também vai muito bem no Tahiti. Gabriel Medina está muito a vontade nos tubos de Teahupoo. Ele e João Chianca ganharam suas baterias e avançaram, Filipe Toledo vai para repescagem. No feminino Tatiana Weston-Webb, Taina Hickel e Luana Silva avançaram. O japonês Kanoa Igarashi (torço por ele também tá) avançou para a 3 rodada.

Simone Biles voltou com tudo depois que teve um burnout na Olimpiada de Tokyo (tem até uma série na Netflix sobre ela). As americanas estão em primeiro na classificação de equipes e Simone Biles também na individual.

A equipe brasileira de ginástica artística se classificou em 4 geral. Rebeca Andrade vai disputar 5 finais.


Depois que vi a novela coreana 25/21 passei a me interessar mais pela Esgrima. Vi toda a competição do sabre masculino e espada feminino. Acho a esgrima muito elegante. No sabre masculino o coreano Oh Sanguk foi medalha de ouro e na espada feminino a Vivian Kong de Hong Kong levou o ouro numa disputa acirrada.

oh sanguk poderia
ser protagonista de novela coreana

A equipe feminina de tiro com arco da Coréia do Sul derrotou a equipe da China na final e foi campeã pela décima vez. Sim, desde 1988 as sul coreanas levam ouro nesse esporte. Eu vi a equipe que ganhou nas Olimpiadas do Rio em 2016 e realmente são fantásticas.

campeãs em paris 2024: fofas

E tudo isso foi só nos dois primeiros dias.


26.7.24

Paris 2024

Modo Olimpíadas: ON

Bonjour Paris!

Antes da cerimônia de abertura já teve competição e o Brasil ganhou dois jogos: um de handebol feminino e um de futebol feminino. Começamos bem.

A cerimônia de abertura foi toda diferente. O desfile das delegações foi em barcos ao longo de 6km do Rio Sena e também teve várias apresentações no beira rio ou em barcos ou em balsas.

E tudo começou com Zidane pegando a tocha olímpica que depois foi parar na mão de um mascarado misterioso.

E uma fumaça com as cores da França saindo de uma das pontes que rendeu os melhores memes.

Essa primeira metade da cerimônia achei bem bagunçada porque mostravam alguns barcos depois uma apresentação, aí mostra o mascarado misterioso correndo pela cidade com a tocha, volta para os barcos, vai para o povo dançando na água, depois outros carregando uma mala da Louis Vitton, volta para quem estava dançando, corta para os barcos, corta para Lady Gaga se apresentando numa escada com dançarinos e plumas, corta para o can can, volta para os barcos, corta para Aya Nakamura e fogos de artifício, volta para os barcos, pera que tem mais gente dançando... e assim foi. 

Tinha delegação, como o Brasil, que tinha seu próprio barco, mas tinha barco com várias delegações como o da letra C que veio com Canada, Chile e Camarões. Falaram tanto das roupas e quase não dava para ver nos barcos. O Besuntado de Tonga não foi esse ano. A trilha sonora enquanto os barcos passavam era boa.

Em um dado momento começou a chover MUITO e acho que algumas apresentações foram canceladas. Tinha uma balsa com uma rampa de skate que com certeza desistiram de fazer os saltos por causa da chuva.

O melhor momento dessa parte foi quando o mascarado passou pela Revolução Francesa e de repente aparece um prédio com várias Marias Antonietas ssegurando suas cabeças cantando com a banda de heavy metal Gojira. Aí entrou um barco com uma cantora de ópera e soltaram umas serpentinas vermelhas com fumaça. Maravilhoso.

Outro momento bonito foi a cantora Axelle Saint-Cirel cantando La Marseillaise no topo de um prédio com a bandeira da França numa referência a Delacroix. Enquanto ela cantava subiam estátuas de mulheres francesas revolucionárias. Girl Power.

Mas achei que a cerimônia só melhorou quando escureceu. Teve desfile de drag queens na ponte, teve um smurf azul com barba amarela,  e teve buatchy no rio com som dos anos 1990 que virou uma rave. 

Depois de toda essa dança veio a mascarada montada num cavalo prateado que foi galopando pelo Rio Sena até a Torre Eiffel. Chegando lá a mascarada aparece num cavalo de verdade e leva a bandeira olímpica para ser hasteada.

No pé da Torre Eiffel tinha uma passarela (na forma da torre) com alguns (poucos) atletas embaixo. Foi o momento do bla bla bla, discursos, bla bla bla juramentos.

E Zidane voltou com a tocha olímpica que passou para o Rafael Nadal que levou num barco com Serena Williams, Nadia Comaneci e Carl Lewis até os atletas franceses que revezaram até chegar na pira.

Enquanto isso um show de luzes ESPETACULAR na Torre Eiffel.

A pira é um balão. Sim, um balão. Quem acendeu a pira foi a velocista Marie-Jose Perec e o judoca Teddy Riner. O fogo acendeu embaixo do balão e ele subiu. O balão fica suspenso no ar com o fogo.

E para fechar com chave de ouro: Celine Dion maravilhosa e diva cantando Hymne A L'amour de Edith Piaf.

celine dion cantou na torre eiffel

Passei boa parte da cerimônia querendo saber onde estava o público e como estavam assistindo porque a propaganda era que seria mais democrático e que mais pessoas poderiam ver. Depois descobri que venderam ingressos para as pessoas ficarem ao longo do Rio Sena e ali viam os barcos das delegações passando e o resto viam por um telão. Também tinha umas arquibancadas nas pontes e muitas pessoas foram sorteadas para um lugar para ver a cerimônia (ou os barcos passando no Rio Sena).

Também disseram na TV que tinha vários telões espalhados pela cidade. 

Achei que a idéia de fazer um desfile no Rio Sena pareceu boa mas no fim ficou um espetáculo para TV mesmo, não sei se as pessoas presentes aproveitaram.

Mas isso é Paris, como sempre, lançando moda.