11.8.24

Paris 2024 Olimpiadas modo: OFF

E chegamos ao fim de Paris 2024.

Tivemos mais uma medalha de ouro coma dupla Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia. Foi uma final emocionante contra as canadenses com tie break e dedo na cara. A útlima vez que o Brasil ganhou ouro no vôlei de praia feminino foi em Atlanta 1996.

O vôlei feminino de quadra ganhou da Turquia e aumentamos nossas medalhas de bronze.

O futebol feminino foi para final contra os EUA e a arbitragem e perdeu de um a zero e ficou com a medalha de prata. Foi a última olimpiada da Marta  e ela e a seleção estão de parabéns.

Iasquias fez uma arrancada espetacular nos últimos metros da prova e chegou em 2. Medalha de prata para ele! É a quinta medalha olímpica do Isaquias.

Alison dos Santos correu muito nos 400m com barreiras e trouxe mais uma medalha de Bronze.

No último dia do atletismo aconteceu no salto em altura dois atletas terminaram com a mesma marca. A mesma coisa aconteceu em Toquio 2020 mas na ocasião os atletas decidiram dividir o primeiro lugar e os dois ficaram com medalha de ouro. Em Paris foi diferente, o americano disse não para dividir a meldalha de ouro com o neo zelandês e no desempate o americano perdeu. Bem feito.

torta de climão

Nos últimos dias da Olimpiada não vi muita coisa mas vi o maravilhoso Breaking. Uma dança urbana transformada em esporte que espero tenha vindo para ficar. O canadense Phil Wizard ganhou a medalha de ouro no masculino e japonesa Ami ganhou ouro no feminino mas que fez sucesso mesmo foi a australiana Raygun, de 36 anos, que fazia os movimentos mais inusitados.


No fim o Brasil ganhou 20 medalhas.

3 de ouro: Judô, Ginástica Artística (solo) e Vôlei de Praia

7 de prata: Futebol feminino, Judô, Surf feminino, 2 da Ginástica Artística (individual geral e salto cavalo), Atletismo (marcha atlética) e Canoagem

10 de bronze: 2 do Judô (inclusive equipe mista), Skate Street, Skate Park, Ginástica Artística (por equipes), Boxe, Surf masculino, Taekwondo, Atletismo (400m com barreiras) e Vôlei Feminino.


Foi uma olimpíada girl power para o Brasil e por isso o meme que mais rodou nos últimos dias:


sempre atualizado



A cerimônia de encerramento, ao contrário da abertura, foi toda no estádio. Bem quase toda porque começou com o nadador francês campeão indo pegar a chama olímpica que ficava no balão nos Jardins Touleries com um coral e uma cantora.

Ana Patrícia e Duda levaram a bandeira brasileira para o encerramento.

No meio do campo tinha um mapa mundi estilizado que era palco, com uma medalha enorme onde fica Paris. Tocou um medley de músicas francesas. Teve a premiação da maratona feminina - Sifan Hassan (Holanda) com ouro, Tigst Assefa (Etiópia) com prata e Helen Obiri (Kenya) com o bronze.

Teve um show de luzes com um "viajante dourado" chegando do alto. Teve show de luzes na arquibancada. Os mascarados da abertura reapareceram com a bandeira grega. Segundo o comentarista da tv o viajante dourado se encontrou com o espirito olímpico e içaram os anéis olímpicos mas tudo muito abstrato (e dramático) como francês gosta.

Teve um momento indie com a banda Phoenix (que gosto).

Aí veio o momento de passar o bastão para Los Angeles.

Os americanos trouxeram HER para cantar o hino e Tom Cruise para buscar a bandeira olímpica saltando do teto do estádio. Ele levou a bandeira de moto para um avião que foi até Los Angeles onde ele saltou de paraquedas, correu até o letreiro de Hollywood e fez os anéis olímpicos. Depois a bandeira olímpica foi até a praia de Long Beach onde o Red Hot Chili Peppers tocou Don't Stop (adoro). Teve Billie EilishZzzzzzzz, Snoop Dogg e Dr. Dre.

Da hora que Tom Cruise saiu do estádio de moto foi tudo por video. Achei meio anticlimático com quem estava no estádio, mas é Hollywood.


Merci et au revoir Paris.


See you soon L.A.!


Mas ainda tem Paralimpiadas! Começa dia 28/08.


Nenhum comentário:

Postar um comentário