29.10.05

Interior do Ceará

Interior do Ceará

O meu bisavô era cabra macho dono de muitas terras no interior do Ceará, num lugar chamado Morada Nova. Quando ele tinha não-sei-quantos anos um raio caiu na cabeça dele mas ele não morreu não...foi ser tratado no Rio de Janeiro e voltou para tomar conta de seus negócios. Ele mandou o meu avô estudar medicina na Bahia e lá meu avô conheceu minha avó, voltaram pro Ceará, casaram, tiveram filhos e meu avô foi construir um centro médico no interior. Aí ele aproveitou e foi prefeito de Morada Nova por 2 mandatos. Claro que depois veio todo mundo para Fortaleza e aí é outra história.

Bem, tudo isso pra dizer que eu fui pela primeira vez em Morada Nova. Foi preciso um senhor (primo muuuuuuito distante) escrever um livro sobre as famílias fundadoras da cidade para eu ir até lá. Eu e uma boa parte da família.

No caminho se vê muitas árvores secas, pequenas fazendas e sítios. A cidade mesmo é só a praça principal com a igreja (é claro) e umas 3 ruas adjacentes (uma delas com o nome do bisavô). O calor era grande e é uma pena que a cidade não seja arborizada (mas era, eu vi nas fotos). Hoje devia ser o dia de trazer a colheita e fazer trocas e compras porque tinha uma fila de paus-de-arara causando um engarrafamento na rua principal. E muitas, muitas motos.... É uma região pobre, mas a pobreza rural tem um que de ingenuidade, dignidade e solidariedade.

O tal evento era uma missa, onde o padre fez o favor de informar que humilde vem de húmus (??? eu logo imaginei minhocas....na cabeça dele), e um coquetel de lançamento do livro.

Até hoje eu não tinha nenhuma pretensão literária, mas depois que eu descobri que existe a Academia Moradanovense de História e Letras, um grupo seleto de 10 pessoas, me veio um desejo misterioso de querer usar o babador roxo com detalhes dourados que é o uniforme da AMHL.

A Tia Helo não é dessa família (a dela é do Matogrosso). Mas acho que a Tia Helo mandou "eles" falarem com a minha mãe porque ela teve uma recaída católica e até comungou.

Um comentário: