26.4.07

Liverpool

Liverpool

Liverpool fica no norte da Inglaterra, pertinho de Manchester. Eh patrimonio da UNESCO pela sua historia em tecnologia de docas e pela sua importancia no desenvolvimento do trading mundial. Tem a maior catedral anglicana da Europa e uma catedral catolica modernosa (com estacionamento subterraneo). Tem predios do sec. 18, 19, neo classicos, etc. Foi duramente bombardeada na Segunda Guerra. E tem o vento mais frio que eu ja enfrentei.

A cidade esta sendo reformada porque em 2008 ela sera a capital da cultura da Europa. No porto tem um novo complexo cultural, o Albert Dock, com museus, lojas, galerias de arte e restaurantes.


Ok, os habitantes de Liverpool (que por sinal sao super simpaticos e solicitos) querem que a gente saiba de tudo isso, mas o que realmente interessa sao eles:

The Beatles

Sao eles que levam milhares de turistas a cidade, todo mundo quer ver como e onde cresceram os Fab Four, e ver as muitas coisas relatadas nas letras de suas musicas.

Eu comecei o dia indo no museu Beatles Story. La eles dao fones de ouvido nos quais voce escuta a historia da banda contada pela irma do John Lennon, por Paul McCartney, Sir George Martin e outros. O museu eh bem detalhado e tem ate uma replica do Cavern Club.

Depois eu peguei o tal Magic Mystery Tour, que eh um onibus colorido igual o do filme onde um guia nos leva, ao som dos Beatles eh claro, para ver: as casas de John, Paul, George e Ringo; as escolas onde eles estudaram, Strawberry Field, Penny Lane, e termina na Mathew Street onde fica o famoso Cavern Club (que foi demolido nos anos 70 e recosntruido no detalhe nos anos 80). La eu tomei uma cerveja com os americanos malucos que tambem estavam no tour e eram bealtemaniacos (eles cantavam todas as musicas e respondiam todas as perguntas).

O guia conta historias engracadissimas e curiosas sobre a banda, alem de apontar muitas das coisas citadas nas letras. Eu aprendi muito sobre eles, mais ainda falta muito para eu ser fa mesmo. No meu iPod so tem 68 musicas deles (sao mais de 200).

Eu so nao fui ao Casbah que foi o primeiro bar que eles tocaram, onde a dona era mae do Pete Best, o primeiro baterista da banda, e dono atual do bar. Dizem que ainda esta com tudo original dentro, inclusive o teto e paredes pintadas por John e Paul.

Alias, coisas que eu nao sabia sobre os Beatles:

- que o Pete best foi substituido pelo Ringo Starr porque nao tocava muito bem.
- que o Ringo entrou na banda porque “he was good with the ladies”, e era um cara legal.
- que as tres musicas favoritas de Sir George Martin sao: Here, There and Everywhere; Strawberry Fields e Something
- que Paul e George estudaram na mesma escola
- que realmente tem uma Eleanor Rigby enterrada na igreja do bairro, mas Paul nega que ela tenha sido inspiracao
- que o primeiro disco,ou single, so nao foi sucesso numero um porque as fans da cidade nao compraram com medo que eles saissem de Liverpool.
- que a Yoko Ono antes de ser Lennon era Yoko Ono Cox.
- que quem tocou guitarra em While My Guitar Gentley Weeps, composta por George Harrison, foi Eric Clapton.
- eu nao sabia quase nada do Brian Epstein e acabei sabendo ate o que tinha na mesa do lado da cama onde ele morreu.
- a melhor historia foi que quando o Paul McCartney foi visitar sua antiga casa (ha pouco tempo) ele estava encostado no carro e um garotinho chegou para ele e disse " por uma libra eu te mostro onde morava Paul McCartney". hahahahaha!

Por enquanto eu so me lembro dessas, mas tem muito mais, afinal perto dos americanos do tour eu sou meio beginner nos Beatles.

Com o tempo ruim que andava fazendo, hoje apareceu um sol que me fez entender toda alegria dos Beatles em “Here Comes The Sun” e tambem porque na letra de Because eles dizem “Because the sky is blue, it makes me cry….Because the sky is blue, ahhhhhhh”. Um solzinho faz toda diferenca por aqui.

Claro que durante a viagem no iPod so dava eles, mas eu fiz uma pausa para o Oasis quando o trem passou por Manchester.

Um comentário:

  1. Quando estive em Liverpool entendi todas aquelas mulheres que desmaiavam pros Beatles... Deu vontade de fazer o mesmo: gritar, arrancar os cabelos, passar mal, chorar de emoção. Eles são demais. Fui no The Cavern numa sexta-feira a noite, acho, estava entupido de gente jovem, da minha idade na época, isso foi há 10 anos, eu tinha 18. A moçadinha deitava no chão e chorava quando o DJ tocava Beatles.

    ResponderExcluir