4.1.08

Momento TOC Livros

Momento TOC Livros

Desde 2004, quando termino de ler um livro, eu anoto a data, o título, o autor e uma pequena sinopse (e a minha opinião) num caderno. Assim eu não esqueço o que eu já li, nem se gostei muito para ler outra vez, nem se odiei e por isso não consta mais na estante. Além do que eu não deixo de praticar o uso da caneta.

Hoje eu fui lá escrever mais uma sinopse e resolvi dar uma geral no caderninho. E o resumo é o seguinte:

- Em 2004 eu só anotei 2 livros, já que eu comecei a fazer isso no mês de novembro. E foi justamente de um deles, De cada amor tu herdarás só o cinismo do Arthur Dapieve, que eu tirei essa idéia de fazer book reports num caderninho.


- Em 2005 eu li 24 livros, uma média de 2 por mês (lembrem-se que eu vejo muita tv, muitos dvds e vou muito ao cinema). Mas isso tem um motivo, eu estava morando no Rio e lá eu sempre leio mais. Ando muito no metrô e na falta de janelas e pessoas interessantes os livros são uma grande distração.


Li clássicos como: The Great Gatsby, O retrato de Dorian Gray, e East Of Eden. Li dois do John Grisham. Li um japonês, No país das neves e um hungaro Divórcio em Buda; um Harry Potter e a série completa do Mochileiro das Galáxias. Li autores novos com Jonathan Safran Foer com Tudo se ilumina e Alice Sbold com Uma vida interrompida. Li autores consagrados como Umberto Eco, A chama da Rainha Loana e Gabriel Garcia Márquez, Memória de minhas putas tristes (que eu não gostei e me deu vontade de reler “Cem anos de solidão” só para tirar a má impressão). Li um com mais de 700 páginas (que podia ter metade), Jonathan Strange & Mr. Norell. E mais alguns que não vale mencionar.

Já escutei alguém aí reclamar que eu não li nenhum nacional. Li sim. Moacyr Scliar, Na noite do ventre, o diamante.


- 2006 foi um ano pobre de livros, mas só em quantidade. Só li 9. Como desculpa para tão pouco, esse foi o ano que eu descobri Lost e a maravilha de ver séries no computador.

Mas olha só como o ano foi produtivo: li um Saramago, um Paul Auster e um Nick Hornby. Três bestsellers: O caçador de pipas, O diabo veste prada e Velocity. Li um nacional, Moacyr Scliar outra vez, Os vendilhões do templo. E li os excelentes: O Estrangeiro e Crime e Castigo.

Na verdade eu terminei 9 livros, porque a grande vedete de 2006 foi Ulisses do James Joyce. Comecei determinada (e até disciplinada) a terminar a jornada de um dia de Leopold Bloom, mas cansei um pouco na metade. E não contabilizei um de quadrinhos do Calvin e nem o Almanaque de futebol que ganhei para a copa.


- Em 2007 eu li 11 livros. Ainda enfeitiçada com as séries eu li muito nas viagens, mas aos poucos eu chego ao equilíbrio entre a leitura e a tv.

Finalmente li A Hora da estrela só para concluir que é genial. Li dois livros-pipoca do australiano Markus Zusak , A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro . Li dois americanos dos bons: Harper Lee, To kill a mockingbird e Philip Roth, The plot against America. Obviamente li o último do Harry Potter e mais um do John Grisham. Li as críticas gastronômicas do Alex Kapranos e um do espanhol Carlos Ruiz Safon, A sombra do vento. Li o clássico inglês Wuthering Heights e até falei dele aqui no blog. E tive o prazer da escrita detalhista de Chuck Palahniuk.

Li mais alguns capítulos do Ulisses (até 2009 eu termino). E na cabeceira da cama fica The complete Beatles Chronicle, que eu vou lendo aos poucos, ainda estou em 1964.

Então para 2008 o objetivo é ler mais de 11 livros. Daqui um ano eu coloco a lista aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário